O Chefe do Estado-Maior da Marine Nationale da França, em uma observação surpreendente, observou que a Marinha Chinesa está fazendo um enorme progresso, mas uma coalizão de forças seria capaz de derrotá-la.

Em uma sessão de audiência parlamentar em 27 de julho, o almirante Pierre Vandier, chefe da Marinha Francesa, alertou que a Marinha Chinesa será “2,5 vezes maior que a Marinha dos EUA”, mas estava confiante de que uma coalizão de forças poderia vencê-la.

“Passei os últimos dois anos explicando em todos os lugares que estamos testemunhando um movimento de rearmamento naval sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial. Em 2030, a tonelagem da Marinha Chinesa será 2,5 vezes maior que a da Marinha dos EUA que, apesar de seus esforços, permanecerá estável ou mesmo continuará encolhendo, enquanto a frota chinesa crescerá geometricamente.”

O porta-voz do chefe da Marinha disse mais tarde ao site Politico: “Nós nunca dissemos que a França está em guerra com a China. ‘Contra a Marinha Chinesa’ queremos mostrar com nossa presença que queremos navegar livremente por lá. Se, em algum momento, tivermos que entrar em um ciclo de competição, contestação e até confronto, devemos ter uma marinha muito livre e para isso treinamos com outras nações litorâneas.”

Os militares da China disseram na quarta-feira (10/8) que “concluíram várias tarefas” em torno de Taiwan, mas realizarão patrulhas regulares potencialmente sinalizando o fim dos dias de jogos de guerra, mas também que Pequim manterá sua pressão sobre a ilha.

FONTE: The Economic Times – Índia


NOTA DA REDAÇÃO: Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

92 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriano Silva

Acredita em Papai Noel? Kkkkk

gordo

Duvido muito que a China mantenha esse ritmo de crescimento, uma que não sai barato e outra que não vejo eles querendo aventuras muito além do quintal marítimo. Eles tem muito da doutrina soviética, e vão usar muito da aviação baseada em terra combinada com a força de submarinos para atritos no “quintal” mantendo a marinha de superfície menos exposta. Bater de frente com a marinha dos EUA longe de casa não é bom negócio, ainda mais com o Japão e Coreia do Sul dando apoio, caso precisem vão usar submarinos nucleares que são bem menos vulneráveis. Chineses sabem bem… Read more »

Luis Carlos

Só que vc esqueceu que a Marinha americana está diminuindo por problemas orçamentários.
Aliás, não só a Marinha, como os Fuzileiros, Força Aérea e etc.
Desta forma, é plausível esta situação da Marinha chinesa ficar muito maior que a americana.
Não sei se já em 2030, mas que será muito maior, será.
Afinal, país maior, Forças Armadas maiores.

Renato B.

Muito raramente os EUA entram numa aventura militar sozinhos.

marcus mendes

Quantidade terá. Mas, a qualidade?

Antonio Cançado

Pra quem acredita que quantidade se impõe sobre qualidade, talvez…
Quanto a ‘país maior, forças armadas maiores’, papo furado, vide Rússia e Canadá…

Palpiteiro

Meu palpite é que as contas mudam quando a frota fica velha e a frota chinesa me parece relativamente nova.

Renato B.

Um bom ponto para o qual há precedentes. A URSS também já teve grandes taxas de crescimento. Nos anos 70 muita gente acreditava que era só questão de tempo para superar os EUA, porém todos sabemos como isso terminou.

josebaldo

Ter é uma coisa, manter é outra … E a geração de filhos únicos cobrando o preço em material humano para a produção, imagina para servir “voluntariamente”. Imagino a China explodindo de dentro para fora, a não ser que inventem algum conflito para fazer cortina de fumaça para o próprio povo.

WSilva

”Imagino a China explodindo de dentro para fora”

A história da China é muito sobre isso, o problema(para rivais da China) é que normalmente demora 200, 300, 500 anos para isso acontecer, tempo suficiente para seus rivais desaparecer ou enfraquecer.

O fato é que os EUA não conseguirão se sustentar por muito tempo sem explorar novos povos, seus recursos naturais ou sem causar guerras.

É importante lembrar também que a China sempre acaba voltando ao topo, enquanto outras grandes potências do passado nunca mais chegaram perto.

Erick Barros

Quem está explodindo de dentro pra fora são os EUA.
Vários analistas políticos ressaltam a crescente divisão na sociedade americana e consideram a ocorrência de uma guerra civil por lá.
O recentes acontecimentos apenas reforçam essa possibilidade, como a violenta invasão do Capitólio, as operações policiais com motivações políticas e etc.
Não podemos esquecer o crescente empobrecimento de grande parte da população que aliado a uma constante crise econômica torna o ambiente ainda mais explosivo.

Renato B.

Ambas são possibilidades, tanto para a China quanto para os EUA. De qualquer forma, o fim da história previsto pelo Fukuyama não rolou, vejamos o que o século XXI nos reserva. Imagino como vão ficar as coisas a medida que as mudanças climáticas ficarem ainda mais pesadas.

Caio

Mesmo que a população da china seja 60% feminina. Ela terá 40 % de homens para as suas forças armadas e numa população de 1.4 bilhões de pessoas isso equivale a 520 milhões de homens, até faltar gente para suas forças armadas ou de produção, meio mundo já acabou.

Elias

Um vaso de guerra destes “sinked” sao muitas perdas … pessoal altamente qualificados que se perdem de difícil reposição… futuro são drones mesmo

Hélio

Vai chorar?

Henrique

“Em 2030, a tonelagem da Marinha Chinesa será 2,5 vezes maior que a da Marinha dos EUA”
.
Vão começar a imprimir navio então  

sergio

Exatamente, não sei de onde eles vão tirar tantos navios assim para dobrar os números de hoje em 8 anos, mais e Frances, e vindo da França, da um desconto !!!!!

Emmanuel

https://www.naval.com.br/blog/2022/08/12/marinha-chinesa-incorpora-o-25o-destroier-type-052d/
Se não me falha a memória, de 2015 até este ano foram 25 navios dessa classe.
25.
Sim, eles estão, praticamente, imprimindo navios.
E eu nem sou fã da marinha chinesa. Mas já começo a olhar a qualidade dos navios deles com outros olhos.

Henrique

sím, mas só desses ai foi 187k toneladas, nessa época a marinha dos EUA estavam de ~3,5 milhões de toneladas
.
se a ideia é passar os eua em 2,5 vez os caras vão ter que fazer ~5 milhões de toneladas… isso daria 8 QE por ano ou 63 navios e 10k toneladas ano
.
.
Com certeza essa matéria/números desse tipo aqui: “FA do país X não tem dinheiro nem pra comprar clipes de papel” ai 15 dias depois: “Pais X vai investir 500 bilhões na defesa” kkkkk
.
.
.
(keynesianos não gostram do imprimir? kkkkkk)

Emmanuel

Eles não precisam passar em tonelagem. Precisam ter mais navios.
É disso que se fala de uma marinha chinesa 2,5 vezes maior que a norte americana.
E conseguirão.

Leo Rezende

Se toneladas em aço não fazem diferença numa frota,então realmente é só imprimir navios. De papel.

sergio

Realmente !!!!!!

Cristiano de Aquino Camposim

O que vale mesmo e quantas armas tal navio transporta e não seu peso. Os navios da segunda guerra mundial eram mais pesados dos quê os atuais, mas hoje o poder de fogo e maior.

sergio

Pelo contrario a tonelagem diz muito sobre uma frota. Veja a marinha americana, eles tem 3 milhoes de toneladas, e tem menos navios que os chineses, o que seguinifica que os navios deles são maiores e de maior tonelagem, navios maiores levam mais armas, mais equipamento, etc, Veja a marinha chinesa, quantitativamente ela tem mais navios, e apenas 1,8 milhão de toneladas, sanguifica que apesar de mais navios, eles não navios menores, menos poderosos, menos armados.e só ver os infográficos aqui mesmo no site, a grande maioria de navios deles e formado por corvetas e fragadas leves, enquanto que o… Read more »

Leo Rezende

Daqui a pouco vão colocar até juncos pra fechar essa conta de 2,5 vezes…

naval762

Em uma sessão de audiência parlamentar em 27 de julho, o almirante Pierre Vandier, chefe da Marinha Francesa, alertou que a Marinha Chinesa será “2,5 vezes maior que a Marinha dos EUA”, mas estava confiante de que uma coalizão de forças poderia vencê-la.”
Então a marinha americana ou vai diminuir ou vai parar de crescer? É isso mesmo? Alguém corte o whisky desse almirante, por favor.

Luís Henrique

Claro, o chefe da marinha francesa não sabe nada. Chegou no cargo por pura sorte.
O pessoal aqui do blog que sabem tudo. Insistem em debater assuntos reais baseados em pura torcida e preconceitos.
Podemos debater esses números , o crescimento da marinha chinesa, comparação com a marinha americana utilizando argumentos, informações sobre aquisições, futuras aquisições, etc. Muito melhor do que acabar com o debate com um simplório “duvido” ou “não acredito” ou desqualificando o comandante francês.

gordo

Colin Luther Powell morreu pistola com a mentira que fizeram Ele dizer, induziram. Não tenho como provar o contrário, acredito na palavra dele, que foi enganado. Questionar se a China vai fazer tantos navios como o Almirante diz não tem nada de absurdo, ninguém está dizendo que a Terra é plana ou que vacina contra sarampo causa autismo. Questionar se vão fazer tantos não diminui em nada a capacidade chinesa. A URSS quebraria de qualquer jeito, mas entrar de cabeça na corrida armamentista contra os EUA acelerou o processo. Os EUA com o dólar tinham o Mundo para financiar gastos… Read more »

Luís Henrique

Não tem como comparar a China com a URSS. A URSS investia 10%, 15% e até mais de 20% do PIB em defesa e era um estado socialista e pouco desenvolvido em termos industriais, a não ser na indústria bélica e espacial. A China está vencendo os EUA primeiro na economia, para depois supera-los no poder militar. Em 2021 a China exportou U$ 3,3 tri e os EUA U$ 1,7 tri. OU seja, quase o Dobro. Em termos de PIB a previsão do FMI para PIB PPP é: China U$ 30 tri em 2022 e EUA U$ 25 tri. Para… Read more »

Wellington R. Soares

O mundo caminha para uma colisão inevitável, mais cedo ou mais tarde teremos o enfrentamento de grandes potencias.
Assim como nas duas últimas grandes guerras, tudo se inicia com movimentos aqui e ali, influências e alianças. Hoje estamos em um nível alarmante de movimentos desse tipo.
O mais preocupante é continuar vendo nosso Brasil literalmente “a ver navios”.
Será que realmente estamos fadados a viver como um mero espectador do que acontece no mundo ?

Felipe Morais

A questão é: Vão nos permitir viver como meros espectadores? Uma Força Militar com capacidade dissuasória serviria principalmente para isso. Nos dar a opção de escolha. Se nos envolvemos diretamente ou não. Uma força organizada de forma que tornasse uma aventura por aqui inviável. Não precisava de tanto assim. Os alemães anunciaram um aumento de despesa militar de U$ 100 bi. Aqui, um terço disso já faria a missão ser cumprida em termos de equipamentos. 1 terço disso. Em termos orçamentários, isso, dividido entre 10 a 20 anos é nada. Não dá o que se gasta com fundo eleitoral, partidário… Read more »

Ted

Os americanos perceberam que a China fora dos conflitos tava se dando bem. Enquanto os problemas de energia e estagnacao/inflacao corroem o ocidente, entao estao tentando arrastar a China pro tabuleiro. Estas manobras custam caro, mas nao o suficiente, acompanhem os proximos capitulos, sorte nossa de ainda nao sermos o foco, mas seremos, a Franca sera nosso visinho invejoso.

Wellington R. Soares

Verdade mesmo, vamos discutir urnas, aborto, linguagem neutra e tantas outras besteiras que não mudam em nada o nosso destino.
Será que é tão difícil assim um país como o nosso chegar e comprar de cara umas 15 Tamandare?
Uns 10 scorpenes ?
É muita palhaçada!!!!

Carlos Campos

nesse caso quero que o Brasil seja espectador, vamos ver eles se matando e ficar com o que sobrar.

Wilson França

Tomara que fiquemos como meros espectadores. Não estou a fim de morrer numa guerra entre potências estrangeiras.

737-800RJ

[OFF]
No Domingo fui visitar a fragata indiana INS Tarkash aqui no Rio e foi sensacional. Infelizmente não consegui tirar boas fotos, pois havia muitas pessoas à bordo no horário em que escolhi. Fiquei impressionado com a beleza e o poder de fogo da embarcação. 8 BrahMos impõem muito respeito! A tripulação foi muito cordial e aberta aos convidados, especialmente com as crianças.
Que voltem mais vezes!

737-800RJ

.

737-800RJ

Detalhe do AK-630:

737-800RJ

RBU 6000

737-800RJ

.

Pedro

Deveria virar aliança estratégica, somos um povo alegre, colorido e feliz. Eles precisam de nós e nossa base agrícola e longo prazo e poderíamos aprender com eles em química, fármacos, energia nuclear, tecnologia espacial, militar e 4g em geral.

India-Mike

Impressionante nave realmente. O problema pra mim é quando a gente observa q a aeronave orgânica é um Alouette III peladão. Não dá pra fazer OTHT com essa aeronave, significando que sem o apoio de aeronaves baseadas em terra o alcance prático do Brahmos está limitado ao horizonte radar…

Tudo bem q esta falha deve ser ‘consertada’ agora com a aquisição de SeaHawks, mas para mim denota uma certa deficiência doutrinária. Estamos agora observando questões de doutrina tb com a Rússia e tenho certeza q numa possível operação chinesa outras questões serão levantadas tb…

Carlos Campos

acredito que eles devam receber dados de outras aeronaves e ou embarcações, não acredito que eles devem ter algo equivalente a uma fusão de sensores para ataque colaborativo pq o navio é mais antigo

Neural

Mickeyboys chorando em 3, 2, 1..

Luís Henrique

Envie um e-mail para a US Navy e para a PLA Navy.
Semana que vem eles vão paralisar a produção e vão transformar 99% dos navios ativos em museus.
Cada marinha manterá apenas 1 navio de combate. Muito melhor, menos alvos para os mísseis hipersônicos.
kkkkk

Luís Henrique

Para cada nova arma ofensiva, defesas são criadas ou melhoradas. Seu argumento que quantidade é ineficaz apenas porque hoje existem mísseis balísticos e hipersonicos não tem fundamento.
Inclusive, quanto mais navios de combate a marinha chinesa ou a americana possuírem, maior será a quantidade de mísseis hipersonicos que poderão transportar e disparar.

100nick-Elã

Diga isso se olhando no espelho: “a paixão te deixa cego”

Carlos Campos

kkkkkkkk boa

Erick Barros

O problema é que a imagem dele não aparece no espelho.
Huahuahuahuahua

Jefferson BA

Parabéns aos chineses. Enquanto uns torram dinheiro em fundo eleitoral e pec kamikaze 3 meses antes da eleição (maior loucura que já vi na vida, 41 bi após alterar a Constituição federal…imaginem o PT fazendo algo sequer próximo disso), outros investem pesado em pesquisa, produção, resultando em empregos de verdade, não BOLSA ESMOLA as vésperas de eleicao. Se essa informação for real, então Japão, Índia e outros países da região vão aumentar ainda mais os investimentos militares nas suas marinhas. O pessoal fica nessa briga EUA X China e esquecem do resto. A própria Austrália está se desenvolvendo bastante: tem… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Jefferson BA
Leonardo M.

41bilhoes em uma conta de padaria
Seriam 18 fragatas Tamandaré

Ou umas 10 Tamandaré + 9ou12 corvetas

Carlos Campos

imaginem o P..T fazendo algo sequer próximo disso), ele fez pior querido, e graças a boa gerencia das estatais a PEC Kamikaze já está paga.

Pedro

O calote dos precatórios manda um abraço… nada é de graça, nem tão a esquerda e muito menos a direita. Ponderação e pragmatismo.

Carlos Campos

os precatórios serão pagos obecendo as regras.

Jefferson BA

Boa gerência das estatais…você tem quantos anos? kkkkkkk

Carlos Campos

não é uma questão de anos, mas de dados, olha o lucro delas, nunca foram tão lucrativas, funcionários públicos o menor gasto com funcionários públicos em 14 anos, dados amigo dados.

India-Mike

20 anos atrás a marinha chinesa não tinha praticamente nada em termos de navios ou doutrina. 20 anos (e um incrível crescimento financeiro e tecnológico) depois e eles estão no nível da USN. Segundo a análise, até o final da década estarão 2.5x o tamanho da USN em tonelagem. Tudo muito bonito no papel, mas uma marinha é muito mais q navios. Como a China está conseguindo formar o material humano necessário para todos esse meios? Com quem ela está fazendo exercícios navais conjuntos para criar doutrina? Por mais q tenham uma enorme população para treinar, com um crescimento deste… Read more »

Last edited 1 ano atrás by India-Mike
Nelson Junior

Na década de 80 os soviéticos tinham forças armadas muito maior que os EUA, e deu no que deu (quebraram)… Quero ver a China manter uma frota 2,5 vezes maior que os EUA, sendo que estes tem um PIB maior que dos Chineses e seus gastos militares vem de anos de aquisições… A conta simplesmente não vai fechar e vão cometer o mesmo erro dos soviéticos… Sem contar o fato de que o Ocidente já começou a “boicotar” a China no qual vem “desacelerando” seu crescimento visivelmente ano a ano… E no caso de uma guerra a China não vai… Read more »

Luís Henrique

PIB 2022 pelo FMI em PPP (paridade do poder de compra) China = U$ 30 tri EUA = U$ 25 tri Alemanha (maior economia da Europa) = U$ 5,2 tri Ou seja, a China já possui PIB equivalente à EUA + Alemanha. Agora em 2022. Previsão do FMI para 2027 (PIB PPP) – daqui apenas 5 aninhos… China = U$ 43 tri EUA = U$ 31 tri India = U$ 18 tri Japão = U$ 7 tri Alemanha = U$ 6,3 tri Indonésia = U$ 5,8 tri Rússia = U$ 4,9 tri Brasil = U$ 4,5 tri Reino Unido =… Read more »

Nelson Junior

Fontes ?

Luís Henrique

Esta no texto, FMI fundo monetário internacional. Procure o site inglês imf.org

Nelson Junior

Não achei fontes com os dados que vocês apontou, e não tem nada “no texto”…
Porém vou deixar aqui uma matéria caso haja interesse que explica a diminuição do “crescimento” da economia Chinesa…

https://warren.com.br/magazine/economia-china-ultrapassar-eua/

WSilva

A economia chinesa experimentou o maior crescimento econômico da história do planeta por mais de 30 anos, é natural que haja uma queda a medida que o país progride assim como aconteceu com todas as nações desenvolvidas. Ainda assim, o ritmo mais lento da economia chinesa é mais rápido que o ritmo da economia americana, por isso a China inevitavelmente irá superar o pib nominal dos EUA como já superou em PPC, então é apenas uma questão de tempo, e claro, se nada de anormal acontecer no mundo. Isso também não quer dizer que os EUA estarão acabados ou que… Read more »

Luís Henrique

A fonte é o FMI como eu havia informado no texto.
O PIB é o PPC Paridade do Poder de Compra, em inglês PPP Purchasing Power Parity.

Luis Carlos

Vc vem falar de ‘diminuição’ do crescimento chinês?
A Europa e os EUA estão entrando em recessão.
Crescimento negativo.

Luís Henrique

Olhando para esses números fica mais claro porque os EUA estão muito ativos em fortalecer os laços com a Índia.

Eu acho que logo eles irão aprovar a venda do F-35 para a Índia.

Também já li sites indianos dizendo que os EUA ofereceram bombardeiros B1 lancer para a Índia.
A Índia pode comprar 6 Tu-160 russos e os EUA, supostamente entraram na competição com os B1…

Luis Carlos

A ìndiam recentemente, lançou um programa de nacionalização de armamentos.
Não creio que tenham interesse em F-35.
Ainda mais sendo caríssimos e muito problemáticos.

Luís Henrique

A Índia pretende adquirir 114 caças do MMRCA 2.0 O Rafale é visto como favorito. Os EUA provavelmente tentarao vencer a disputa com F-21 (f-16) e F-15ex. Mas se perceberem que não será suficiente, acho que acabam ofertando o F-35 com tot e montagem final na Índia. A Índia está comprometida com tejas e AMCA, mas como ainda vai levar alguns anos até o AMCA entrar em operação e estando longe do ideal em numero de esquadrões, a Índia provavelmente ainda vai comprar caças estrangeiros. É só os EUA aceitarem a montagem na Índia com algumas transferências de tecnologias que… Read more »

Paulo Montezuma

O que aconteceria com a economia chinesa se os países ocidentais obrigarem suas empresas que produzem na China a transferirem a produção de volta pras suas fronteiras e taxarem os produtos made in China? A China conseguiria manter o ritmo de construção de suas forças armadas? Conseguiriam manter essa forças? Conseguiriam manter o ritmo de crescimento da economia? Todos os players estão ligados, mas ainda acho que a China é muito dependente da economia ocidental pra iniciar uma guerra contra o ocidente e os interesses americanos.

Alexsandro Costa

Como se pudessem colocar a fábrica num caminhão e leva ela embora de um dia pro outro. Claro que se parassem repentinamente a China ia sofrer. Mas quem compra também não ia ? Ocidentais aguentam menos que os orientais ver seu padrão de vida despencar repentinamente. E isso já tá acontecendo a medida que a mão de obra deixa de ser atrativa. Jogar esse argumento de fábrica fechar é tão ridículo quanto os que jogam o argumento de que a China pode jogar títulos americanos no mercado. Como se os títulos não tivessem vencimento. Enfim, cabe a China fazer essa… Read more »

Paulo Montezuma

em que parte do meu comentário você entendeu que esse processo complexo seria feito dessa forma (Como se pudessem colocar a fábrica num caminhão e leva ela embora de um dia pro outro)? Qualquer processo onde as potências ocidentais repatriassem as indústrias que estão na China demandaria tempo e muitas tensões diplomáticas. Quanto a sua informação de que ocidentais aguentam menos reduzir seu padrão de vida, isso é besteira, à medida que mais empregos seriam gerados em seus próprios países. Lembre que a China é dependente de comodities. A pressão sobre a China só vai crescer à medida que o… Read more »

Luis Carlos

Essa possibilidade é remotíssima.
As cadeias de suprimento e produção chinesas são imbatíveis.
Se vc acha o iPhone caro, imagine ele sendo produzido na Europa e nos EUA.
Ficariam proibitivos.

Luis Carlos

O que aconteceria?
Os produtos ocidentais seriam muito mais caros e os chineses dominariam o mercado mais facilmente.
A produção chinesa é o que ainda salva muitas empresas ocidentais.

Carlos Campos

não acredito que será tão grande assim, mas que já é maior e terá mais deslocamento que a USNAVY aí sim.

Carlos Campos

pode até a ser, mas quando a India tiver os hipersônicos dela que estão sendo desenvolvidos pela DRDO, vai ser a mesma coisa, além de que não confio nesses hipersônicos contra navios, os stelth são melhores, tipo o LRASM

marcus mendes

Quantidade terá. Mas, a qualidade?

Mk48

Não interessa quantas vezes a PLA Navy ou qualquer outra marinha seja maior quantitativanente em relação a US Navy.
.
Enquanto não tiverem ao menos , os olhos, ouvidos e a experiencia de combate da USN, vão fracassar.

Red Pill - 红色药丸

Um verdadeiro profeta temos aqui no blog…

Gabriel BR

É a civilização do mandato eterno !!!!!

Mensageiro

Aqui vemos uma líder de torcida chinesa toda emocionada, rebole, rebole, mexa seus mamilos para eles Gabriel kkkkk.
Menos emoção pelas outras nações vey, vc é brazuca. Me dá vergonha alheia.

Last edited 1 ano atrás by Mensageiro
Gabriel BR

Volta para o baixo meretricio que o marinheiros americanos estão te esperando

Carlos Crispim

conversa fiada.

Erick Barros

Hipersônicos americanos?
Não existem.
E segundo alguns aqui do site, inúteis.
Tenta outra.

Mensageiro

Pode ser até 5vezes maior que a marinha americana com sua doutrina/experiência
e tecnologia ganham. Basta submarinos furtivos e a marinha chinesa vira pó.

Last edited 1 ano atrás by Mensageiro
Bruno Vinícius

Estou curioso para entender como que o Almirante chegou a essa conclusão. Não vejo como seria viável para a Marinha Chinesa multiplicar em 4-5x sua tonelagem atual em apenas 8 anos.

Roberto

Isso não é algo impossível de acontecer,a pergunta que deve ser feita é o custo de produção de um navio chinês e americano,.

Antonio Cançado

A Marinha Imperial do Japão também era maior que a U.S. Navy em 1941…

Cesar

Serão maiores em quantidade de navios.
Em tonelagem deslocada, a história é outra.

Gabriel BR

cada país tem sua própria estratégia , leia sobre a história da marinha francesa .

Augusto L

A USN sem uma coalizão seria capaz de derrota-la, quantidade não significa nada se você não investe em sistemas de armas inteligentes e C4ISR. A invasão russa da Ucrânia é um exemplo disso.

E não os chineses não conseguem os 2 ao mesmo tempo. ISSO É UM FATO! O resto é mi mi mi

MHC

Entre o maior e o melhor a diferença é grande.

Rochus Shen

Impressionante como os EUA possuem mentalidade belicista. Chineses nunca invadiram países nem tomaram territórios. A última guerra que estiveram envolvidos foi em meados do século XIX, defendendo seu território e povo da desgraça do ópio inglês. “Coalizão” significa que nunca lutam sozinhos, arranjam confusão e arrastam países subservientes. As próximas vítimas serão a Índia e Brasil, países que despontarão economicamente e também ameaçarão a hegemonia econômica americana.