A Finlândia e a Estônia integrarão sua defesa antinavio costeira, o que permitirá aos países fechar o Golfo da Finlândia para navios de guerra russos, se necessário, disse o ministro da Defesa Hanno Pevkur (Reforma) ao jornal finlandês Iltalehti

“Precisamos integrar nossas defesas costeiras. O alcance de voo dos mísseis estonianos e finlandeses é maior que a largura do Golfo da Finlândia. Isso significa que podemos conectar nossas defesas antimísseis e compartilhar todas as nossas informações entre si”, Pevkur disse numa entrevista durante uma visita de trabalho à Finlândia.

A Estônia comprará mísseis terra-mar israelenses Blue Spear neste outono, que têm um alcance de 290 quilômetros. Os mísseis MTO 85M da Finlândia têm um alcance de mais de 100 quilômetros.

No ponto mais estreito do Golfo da Finlândia, há 52 quilômetros de mar entre os dois países e 120 quilômetros no mais largo.

Pevkur disse que a integração dos sistemas de defesa antimísseis permitirá fechar o Golfo da Finlândia aos navios de guerra russos.

“O Mar Báltico será o mar interno da OTAN quando a Finlândia e a Suécia se juntarem à OTAN. Comparado com o que é hoje, a situação está mudando”, disse ele.

O ministro também discutiu a segurança do espaço aéreo. Foi acordado pela OTAN que os Aliados protegerão toda a região do Mar Báltico.

“Para mim, este é um espaço aéreo. Todos devem entender que Noruega, Finlândia, países bálticos e outros países formam o flanco leste da OTAN. Não estamos apenas protegendo Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia ou outros países do leste da OTAN. Quando falamos sobre a OTAN, o mais importante é o artigo 5º: um por todos e todos por um”, disse

“O espaço aéreo finlandês não pode ser protegido se o espaço aéreo estoniano não estiver protegido ao mesmo tempo, e vice-versa. Caças cruzam o Golfo da Finlândia de 80 quilômetros de largura em minutos.”

Iltaleht perguntou se os americanos enviarão caças F-35 para a Estônia e Pevkur disse que as discussões sobre o tamanho da presença dos EUA estão sendo discutidas atualmente.

Os ministros da Defesa da Estônia e da Finlândia se reuniram no início desta semana em Helsinque.

FONTE: ERR.ee

NOTA DA REDAÇÃO: Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jefferson BA

Matéria legal… Os russos estarão em uma situação péssima nessa região. Cercado no mar Báltico, já em terra terão um presente: uma coluna imensa de blindados poloneses. Previsão de 1000 k2 até o final da década e 366 abrams na 18 divisão mecanizada da região de Varsóvia. Sem falar IFV, artilharia etc… O nazista de Moscou (Putin) é um gênio. Uniu todos os paises da otan (antes em banho maria), fez 2 países “neutros” entrarem na otan, fez o Japão pensar em dobrar o orçamento militar e acordou um país bem “pobre”: Alemanha. Tudo isso para ir matar aqueles que… Read more »

EduardoSP

Como eu digo, a Rússia pode ocupar e anexar toda a Ucrânia, mas eles perderam essa guerra.

Rogerio

Nem vvai adianta se os russo ir a guerra ou não, são obrigado pelo americanos ((🤑🤑🤑🤑))

Otto Lima

Ganha a guerra quem atinge seus objetivos estratégicos e a Rússia está muito longe disso. Tudo o que Putin conseguiu até aqui foi trazer a OTAN para ainda mais perto de si, com as adesões da Suécia e da Finlândia.

Fabio Jeffer

Sério? Que guerra vc tá acompanhando Nutella

leonidas

Os Russos sempre estiveram cercados pela Otan… rs Pois sua saída para mar aberto sem dependência de nenhuma nação fica limitada devido as altas latitudes. A ignorância sobre geografia, história, geopolítica das analises que vemos sobre os fatos envolvendo esta guerra é de doer…rs No Báltico nada passa entrando ou saindo sem anuência da Dinamarca que pertence a OTAN já tem décadas. No Mar Negro nada passa entrando ou saindo em direção a Crimeia ou ao mediterrâneo sem antes passar pelo estreito de Bósforo, mar de Marmara e estreito de Dardanelos sem a anuência da Turquia que já pertence a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
leonidas

Ter aumento da fronteira com a Otan e considerar isso um risco para a Rússia somente é de uma ingenuidade absurda. De certo modo a ameaça da Otan em relação à Rússia é como alguém ameaçar outro de jogá-lo do 15º andar de um prédio, e agora diz que poderá jogá-la do 20º andar. Oras bolas em ambos os casos o resultado é o mesmo. Logo voltando à questão, qualquer confronto bélico entre Moscou e Ocidente irá necessariamente escalar para uma guerra nuclear, a questão é se a guerra ficará reduzida ao leste europeu ou chegará na casa de quem… Read more »

leonidas

Sobre a Crimeia: Tem uma galera ai que insiste em dizer que a Crimeia seja Ucraniana. Tá osso…rs Vou repetir como já fiz algumas vezes na trilogia. A Ucrânia como nação jamais existiu antes de 1991. Logo em 1954 ela era uma das republicas socialistas soviéticas e nesta condição recebeu a Crimeia para fins administrativos. Eu não sei se é do conhecimento da galera aqui da trilogia mas na URSS soviéticas não era admitida a ideia de se afirmar nacionalidade como: Russa, Ucraniana, Georgiana etc, eram todos soviéticos!. Acho que isso por si só já mostra como a cessão da… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Fabio Jeffer

Criméia era Russa, é Russa, e vai continuar sendo Russa pq não existe força nenhuma capa de tirá-la da Rússia. Até pq os habitantes da Criméia querem permanecer na Russia

paulo araujo

https://www.thepostil.com/the-hidden-truth-about-the-war-in-ukraine/

Ótimo artigo de Jacques Baud, coronel do Exército suíço.

Sobre a Ucrânia. Neste site tem outros dele, que são muito bons, com uma visão muito profissional desta guerra.

Recomendo.

Jefferson BA

Você disse: Mas alguém realmente acha que haveria guerra convencional entre a Otan e a Rússia quando o assunto seja um confronto terrestre em suas fronteiras? Eu digo: Sim, sem a menor dúvida. Uma guerra entre Rússia e OTAN é totalmente possível dentro do contexto do leste europeu. Você disse: “estudar história”, ora a OTAN nasceu justamente para frear as ambições reais da URSS de tomar a Europa ocidental. Ela e ADOLF Hitler invadiram a Polônia e começaram a 2 guerra mundial. A 2 guerra mundial começou exatamente com alemães e RUSSOS invadindo outros povos. A OTAN nasceu para evitar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Jefferson BA
Nascimento

“A Ucrânia jamais fez pedido para entrar na OTAN”

https://en.wikipedia.org/wiki/Ukraine%E2%80%93NATO_relations

“Ukraine applied to integrate with a NATO Membership Action Plan (MAP) in 2008.”

Ucrânia pediu pra entrar na OTAN sim. O resto do seu texto é pura torcida inútil. Diversos países fizeram o mesmo ao redor do globo ao longo a história. A própria OTAN desmembrou a Iuguslávia inclusive.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Jefferson BA

Wikipedia 2008
Kkkkkkkk obrigado professor de geopolítica.
Não vou perder tempo rebatendo mentiroso fanático.

Nascimento

A Ucrânia pediu pra adentrar na OTAN, diferente do que tu disse, logo o mentiroso aqui é você…

Mente e depois vem com deboche? Tava dormindo quando escreveu ô baiano? O “mentiroso fanático” pelo visto é tu. Maior textão inútil com um fusuê todo pra nada, baseado em mentiras, inclusive.

Outras fontes pro senhor:
https://www.nbcchicago.com/news/national-international/ukraine-wanted-to-join-natos-alliance-for-years-what-stopped-it/2813488/

O próprio site da OTAN diz que a Ucrânia pediu pra adentrar na aliança:
https://www.nato.int/cps/en/natohq/topics_37750.htm

O resto é papo de torcedor, como sempre.

rui mendes

A OTAN desmembrou a ex Jugoslávia, é tão cómico…

Nascimento

E não foi responsável pelo desmembramento da Juguslávia não?

Ensinam a mentir em Portugal? É por isso que tu acha que teu país vai comprar NH90 e A400?

leonidas

O Putin que eu defendo? rs Eu não defendo o Putin, eu defendo a realidade, o mundo real. Suas falsas equivalências já contem um ´serio vicio de origem que é comparar a Rússia atual com o que foi a URSS!!! Fica pior ainda quando faz alusão a alemanha nazista. Quando Hitler começou seu expansionismo Churchil era alguém solidário na sua pregação contra o nacional socialismo. O movimento russo na Crimeia não foi uma “ação” foi uma “reação” a ideia da Ucrânia estar na Otan com sua politica despropositada em direção a Moscou…rs A Otan é a expansionista, não a Rússia… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Nascimento

Esse aí é um torcedor que só ofende os demais e acusa os outros do que ele mesmo faz.

paulo Neves

https://southfront-org.translate.goog/us-marine-corps-officer-expresses-admiration/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

Artigo em duas partes publicado no United States Marine Corps Gazette. Escrevendo sob o pseudônimo de Marinus, um oficial sênior do corpo de fuzileiros navais faz uma análise realista da guerra na Ucrânia.

Vale a pena.

Fabio Jeffer

Mais um Nutella desinformado

rui mendes

A Polónia além dos K2 Coreanos e dos M1A2 Abrams, também têm cerca de 200 Leopardo 2 PL.

Jefferson BA

Nos sites gringos que li a ideia é desativar todos os leopard 2 até o final da década, quando todos os k2pl estarão em prontos e ativos. Ficando a 18 divisão de Varsóvia com os abrams por causa do peso, cuidando daquela região que não necessitará passar por rios, além disso irão comprar cerca de 300 blindados IFV de 42 toneladas feitos na Coreia do Sul. Os 1000 k2pl ficarão no restante do país, tendo capacidade de atravessar pontes e rios, juntamente com IFV de 25 toneladas feitos na própria Polônia. Resumindo: blindados pesados ficarão em Varsóvia até os limites… Read more »

mendonça

esses 1000 tanques k2 e outros leopardos , não faz muita diferença em se tratando da russia , tendo em vista a vasta gama de armamento antitanque que eles tem entre outros recursos , a ucrânia tinha antes da invasão, entorno de 4000 tanques , neste momento esse numero está bem perto do zero …

Bruno Vinícius

Embora não se deva subestimar a capacidade militar da Suécia e da Finlândia, me parece que o maior ganho da OTAN com a entrada dos dois países na aliança foi geográfico ao invés de em poderio militar. A defesa dos países bálticos contra um ataque russo – hoje – é muito mais provável de ser bem-sucedida do que era no começo do ano.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Underground

São Petersburgo é uma das saídas dos russos para o Ocidente, porém não se trata apenas de Estônia e Finlândia. Há Letônia, Polônia, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Noruega, países que os russos tem de pedir passagem. Os russos são obrigados a passar por todos esses países para saírem no Mar do Norte. E embora os russos possam optar por Murmansk, esta encontra-se a 1000 quilômetros de distância, além dos problemas de gelo no inverno.

rui mendes

E depois, é injusto????
A Europa também podia argumentar igual, a Rússia com tanto gás e petróleo, e nós Europeus sem nenhum, temos que comprar aos Russos, é injusto, mas não, é a vida, cada país com os seus recursos e dificuldades.

Chevalier

Excelente. Não deixa passar nem uma canoa soviética.

Alan Santos

Falou em Finlândia os russos já tremem na base ..rsrsr “ali é osso” …lembrando que hoje em dia a Rússia não conta com seus “capachos” da URSS… tem armas nucleares etc ,mas como a OTAN é um aliança nuclear e o baixinho mafioso sabe aonde a corda estica fica por aí mesmo …potência de segunda classe .

Henrique

Mias uma vitória do Putin ai kkkkkkkkkkk

gordo

A Rússia não tem condições de manter um conflito convencional com a OTAN e para Ela o uso de armas nucleares táticas é o que sobra. Essas ameaças de fechar acesso a isso ou aquilo vai se resumir a ameaças porque algo efetivo mesmo corre um sério risco de uma escalada que não poderá ser contida depois que se iniciar. Os EUA, OTAN e UE vão ficar apenas nas sanções e ver se acontece alguma coisa dentro da Rússia e o Putin cai.

Bruno Vinícius

Acredito que fica claro que esse bloqueio se daria apenas no contexto de uma agressão russa à OTAN.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
leonidas

Se isso acontecer, nada será bloqueado pois os países envolvidos serão atacados com armas nucleares, isso tudo só tem valentia como efeito dissuasório em tempo de paz…

rui mendes

Que quê, atacados com armas nucleares nada, a Rússia sabe que se fizesse isso, seria atacada sem dó, com armas nucleares também.
Isso é fácil dizer, por quem não tem essas responsabilidades, quem têm, sabe bem o que significa armas nucleares e ninguém quer matar e de seguida ter a certeza que vai morrer, bem como a sua família e amigos, e que o seu país deixará de existir para sempre, e até o espaço geográfico do seu país, não poderia ter vida por várias centenas de anos.

Nascimento

A OTAN não pode fechar os estreitos a menos que esteja em guerra, português. Senta e chora.

Wellington Jr

Poder pode, o negócio é querer.

Regis

O Brasil também precisa de um sistema antinavio costeiro. Poderíamos fazer nós mesmos, já que temos a plataforma (veículo do Astros), sistema de radar (SABER-200) e o míssil (MANSUP com alcance de 150Km). Claro nada contra a compra de um sistema estrangeiro, desde que feito de forma adequada às nossas necessidades e limite orçamentário.

Zé bombinha

Na minha ignorância o alcance deve ser de 300Km no mínimo.

Nelson Junior

Acredito que mesmo um sistema de 150 Km (doméstico ainda por cima) é um excelente começo… Bem posicionado, protegeria centros estratégicos e importantes como a Bahia de Guanabara, porto de santos, etc… Como o colega Regis destacou, já temos os lançadores o radar e o míssil, o que nos cabe é integrar esses sistemas e “por em prática”… E posteriormente ir aperfeiçoando a distancia e precisão até chegar a um sistema que atenda as exigências para a costa Brasileira… Não se começa a dirigir em uma ferrari, tem que ir aos poucos, esse é o caminho

Renato B.

Eu concordo, mesmo um alcance como esse já seria o suficiente para desestimular um desembarque. Os argentinos mostraram esse potencial com seus exocets improvisados no desembarque das Malvinas.

Nelson Junior

Exato

Alex Barreto Cypriano

Tal sistema serve bem pra cobrir estreitos ou estuários. O litoral brasileiro é muito grande, ~7.500 km de extensão, e oferece várias alternativas pra um atacante. Seria preciso estabelecer um sistema numeroso de baterias costeiras, umas 40-50, ao menos. O Brasil não é disso, é de general com rendimentos de até um milhão de reais por mês, coisa mais pé no chão…

Uruk Hai

Esses sistemas costeiros são indicados para mares confinados, golfos, estreitos, etc. Para países com costas oceânicas a eficiência deles é muito limitada.

rui mendes

O mansup não terá 70km de alcance???
Onde está escrito, ou quem disse, que terá 150km de alcance????

Regis

Rui, segundo alguns vídeos falando do projeto que circulam no YOUTUBE 70Km é o alcance oficial do míssil, mas pode chegar até 150Km quando equipado com um booster. Já faz alguns meses que vi isto, porém não encontrei mais nada sobre o projeto.

Almir

Defendemos nem a bahia de Guanabara.

Otto Lima

O míssil poderia ser também o AV-TM 300 da Avibras, que está sendo desenvolvido para o Exército Brasileiro.

Last edited 1 ano atrás by Otto Lima
rafael

se eu fosse o General chines, sun tzu, eu olharia com cara desgosto pro putin, o tanto de erros estratégicos que ele esta fazendo.

Âncora

As agressões de Putin ao longo dos anos sepultaram as ambições de integrar a Rússia à Europa. Agora, por tudo o que fizeram e fazem, lhes restou a Ásia.

Ramon

Putin foi um gênio, achou que podia fazer o que ele bem entendesse ameaçar quem ele quisesse, mas fez uma Otan que era questionada sua existência se tornar mais sólida ainda, fez a galera #façaamorenãofaçaguerra comprar cada blindado disponível no mercado, até ano passado a gente tirava sarro do velho do Biden tirando as sonecas dele mas até o velho esclerosado o Putin acordou, e a galera do chapéu de ferro continua falando em uma realidade que só eles vêem é um nível intelectual muito superior a de meros mortais.

Elias

Não é brincadeira estar ao lado da boca do urso.. sinceramente se seus olhos estiverem voltados para o mar báltico,, sem chance nenhuma

Angelo

Cortina de chumbo….

Foxtrot

Pois é.
O Astros ou baterias escamoteáveis defesa costeira com mísseis,Mansup como primeira linha de defesa, Caburé segunda linha de defesa e MT-300 como última linha de defesa nos colocaria em outro patamar.
Mas programa estratégico de defesa no Brasil e montar localmente pelo fabricante internacional equipamentos que ele fabrica lá fora.
Como T.O.T eles nos ensinam apontar a bandeirinha nacional, cortar algumas chapas de aço especial, apertar parafuso, ler o torquímetro etc.

mendonça

esses 1000 tanques k2 e outros leopardos , não faz muita diferença em se tratando da russia , tendo em vista a vasta gama de armamento antitanque que eles tem entre outros recursos , a ucrânia tinha antes da invasão, entorno de 4000 tanques , neste momento esse numero está bem perto do zero …

Last edited 1 ano atrás by mendonça
Carvalho2008

Aos defensores que aqui escreveram sobre o Brasil, sua enorme costa, e a necessidade de montar dispositivos similares, é por isto que defendo enterrar, ou melhor, mergulhar estas baterias em pequenos submersiveis de baixo custo. Façam um cruzamento deles com um Gahdir e verão que não existe arma no mundo para capaz de contraposição neste cenario.

Nos dias de hoje, misseis ou uma força aérea poderia fazer a supressão destes caminhões, mas se estivessem na água junto a costa, não haveria como identificá-los. E estando tão perto da costa, a rede de comunicação quase não muda e seria muito fácil.