Exercício ocorre até o dia 21 de setembro

Com 5.500 militares, 21 aeronaves e 21 navios, incluindo um submarino, começa no próximo dia 10 de setembro, no Brasil, a Operação UNITAS LXIII. O evento de abertura foi realizado nesta quinta-feira (08), na cidade de Niterói (RJ), na sede da Esquadra brasileira, seguido de uma coletiva de imprensa.

Desde 1960, a UNITAS é o exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos norte-americanos e, nesta edição, tem o Brasil como coordenador e país-sede. Os principais objetivos da operação são incrementar a interoperabilidade das Marinhas por meio da condução de operações navais, aeronavais e de fuzileiros navais, além de estreitar os laços de cooperação entre os países participantes.

63ª Operação UNITAS
Comandado pelo Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, o Grupo-Tarefa (GT) brasileiro é composto pelos seguintes navios: Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico; Navio-Doca Multipropósito Bahia; Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia; Fragata Constituição; Fragata Liberal; Fragata União; Embarcação de Desembarque de Carga Geral Camboriú; Navio-Patrulha Oceânico Amazonas; Navio-Patrulha Macaé; Navio de Apoio Oceânico Purus; e Navios-Varredor Aratu e Araçatuba.

O GT contará, ainda, com um destacamento de Mergulhadores de Combate, uma tropa de 500 Fuzileiros Navais, Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) e o apoio das seguintes aeronaves da Marinha do Brasil: Super Cougar (UH-15); Seahawk (SH-16); Super Linx (AH-11 A/B); Esquilo (UH-12); Skyhawk (AF-1); além das aeronaves “Orion” (P-3AM) e “Bandeirante Patrulha” (P-95), da Força Aérea Brasileira.

Evento de abertura foi realizado no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, em Niterói (RJ) – Imagem: Marinha do Brasil

Este ano, a Operação terá a participação de dezessete marinhas estrangeiras: Camarões, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Jamaica, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, Peru, Reino Unido, República Dominicana e Uruguai.

“Nesta edição, haverá uma unidade-tarefa específica voltada à segurança marítima. Esses exercícios serão realizados pelos Navios-Patrulha da Marinha de Camarões, da Namíbia, como também pelos Navios-Patrulha inglês e brasileiros”, detalhou o Almirante Cardoso.

A Operação UNITAS 2022 consistirá de uma fase de porto e uma marítima. A fase de mar, por sua vez, contará com três etapas. A primeira será de preparação onde serão feitos exercícios de ações de superfície, antissubmarinas e antiaéreas, de guerra eletrônica e operações de interdição marítima; na segunda haverá exercícios ligados especificamente à segurança marítima; já a fase final será uma etapa anfíbia, que contemplará uma simulação de resgate de civis, por meio de uma incursão anfíbia na Praia de Itaóca (ES), envolvendo o movimento de um elemento anfíbio multinacional e o emprego de veículos de assalto anfíbio e embarcações de aterragem.

“Desde 2008, a UNITAS é realizada com uma fase anfíbia. Essa inclusão mostra a importância que a Marinha do Brasil atribui à preparação das Forças para realizar operações de ajuda humanitária e remediação de desastres. Uma das contribuições importantes desse tipo de treinamento é o aprendizado que nós tivemos na ajuda humanitária ao Haiti”, explicou o Almirante Cardoso.

Na fase de porto, serão realizadas oficinas para as tropas de Fuzileiros Navais e Operações Especiais, além de atividades que permitirão intercâmbios culturais, eventos esportivos e projetos de relacionamento com o público civil.

Para o Secretário da Marinha dos Estados Unidos, Carlos Del Toro, as duas semanas de intensos exercícios incluem operações complexas em alto-mar, testando a capacidade de ação conjunta internacional, que exige coordenação em todos os domínios.

“O sucesso neste tipo de missão requer uma comunicação constante, cooperação multilateral e, o mais importante, confiança. Confiança na capacidade e decisões das nossas Marinhas e das nossas Nações”, comentou o Secretário.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Olham eu pai ali.

Fernandi Alves da silva

Uma grande operação participei muito quando estava na ativa .

Abner

Os Estados Unidos envio algum submarino?
E quais navios foram enviados?

Sg Rodrigo Ramos

Nenhum submarino. Enviou 2 navios, um multipropósito e um Arleigh…

Dalton

Complementando o BK117 o USS Albany SSN 753 baseado em Norfolk, Virginia atracou em Itaguaí no dia 5.
.

Abner

Ele vai participar do Unitas ?
Ou veio para outra missão/ treino?

Dalton

Irá participar sim da UNITAS e como curiosidade os EUA estão enviando o mesmo número e tipos de unidades da UNITAS do ano passado que teve
como anfitrião o Peru, no Pacífico.
.
Naquela ocasião o submarino enviado foi outro “Los Angeles” o USS Columbia enquanto o LPD foi o USS John Murtha e o Arleigh Burke o USS Mustin.
.
De uns poucos anos para cá a US Navy tem feito experiências combinando um LPD e um DDG Arleigh Burke.

Nuk77

Vergonha nacional.

Justamente o país que sabota de todas as formas possíveis nosso Programa Nuclear e do Submarino Nuclear de Ataque.

Mas não se espera menos desse almirantado…

Dalton

Se o “almirantado” fosse propenso a teorias de conspiração então concordaria com você e embora a relação entre ambas as nações esteja longe de ser perfeita, até por conta dos EUA ser uma super potência cujos deveres e direitos são difíceis de se compreender completamente, passou da hora de se tentar culpar os EUA por nossas mazelas. . Revistas antigas que guardo já comentavam sobre o SSN brasileiro na década de 1980, ironicamente na década seguinte a corveta Barroso começou a sofrer uma série de atrasos culminando em 14 anos até estar operacional; o principal avião de combate continua sendo… Read more »

BK117

Na questão do submarino, os EUA enviaram o USS Albany, um classe Los Angeles.

Gerson Carvalho
Willber Rodrigues

Acabei de ler essa notícia no Airway, e vim rápido pra postar, mas você foi mais rápido.
O legal do Brasil é que aqui, ninguem morre de tédio…

Leonardo M.

Interessante é a marinha do Paraguai que vai participar
Vão mandar alguma fragata pelo Rio Uruguai ?

109F-4

Em relação ao São Paulo, se não querem e se não será transformado em museu… bem, usem-no como alvo pros F-21 do Riachuelo. Seria um bom (e grande) exercício.

Thuran

Vamos explodir uma bomba de amianto na nossa amazônia azul?

Tutu

Segundo a lógica de alguns para despejo de lixo radioativo (que é bem pior que o Amianto), se tá no findo do mar tá quieto.

Last edited 1 ano atrás by Tutu
Alan Santos

Engraçado que o Brasil inteiro de casas com telhas de amianto e ninguém fala nada …

Dalton

Fala sim e foi proibido. Só que não dá para trocar tudo então o que se pode fazer é evitar fazer daqui para frente e países que costumavam aceitar cascos de navios carregados de materiais tóxicos e perigosos, não apenas amianto, estão muito mais rigorosos quanto a expor suas águas e pessoas a contaminações sem falar que um enorme casco rebocado pode vir a soçobrar mais facilmente.

Roosevelt

Dalton, tento mesmo entender o porquê de toda essa polêmica acerca dos materiais tóxicos nesse navio. Seria o primeiro a entrar no estreito de Gibraltar? Quantos da mesma época do São Paulo já cruzaram e ainda cruzam essas águas diariamente? É sabido que o amianto é um material nocivo para a saúde tanto que eliminaram dos processos de proteção térmica há tempos substituindo pelas mantas cerâmicas, mas acho mesmo que estão fazendo muito estardalhaço justo com esse equipamento. E se fosse destinado para Aliaga, será que ainda assim teria toda essa comoção? Sei não viu meu nobre, politicagem desnecessária até… Read more »

mendonça

evitar daqui pra frente ?
qualquer loja de material de construção ou depósito ,vende telha de amianto , o que não é mais visto ,são caixas de água,que agora são de PVC .

Johan

Voltando aqui depois de um bom tempo para indagar: Ué, não informaram neste site que a MB estava sem combustível para realizar treinamentos e operações até o final do ano? O pior que tem muita gente que acreditou e ainda foi usado como ferramenta de divulgação internet a fora. Uma lástima!

BK117

Ué, não informaram neste site que a MB estava sem combustível para realizar treinamentos e operações até o final do ano?” Não estava “sem combustível para operações”, releia este parágrafo da matéria em questão: Só foram mantidas as comissões que já estão em andamento ou de “maior importância”, como o “deployment” do S34 nos EUA, a Guinex 2, Unitas LXIII, Parada Naval, Revista Naval, VIGM, avaliação operacional do submarino S40 e experiência de máquinas do A140.  Marinha do Brasil cancela exercícios por falta de combustível – Poder Naval – Navios de Guerra, Marinhas de Guerra, Aviação Naval, Indústria Naval… Read more »

Last edited 1 ano atrás by BK117
mendonça

mas que diabos o paraguai faz nesse exercício?

Wilson França

A gente tem uma marinha com aviões e sem porta aviões; eles podem ter uma marinha sem mar.

Willber Rodrigues

Se o problema for esse, não seja por isso:
O São Paulo tá voltando pra cá.

Dalton

Aperfeiçoar a Interoperabilidade, comunicação e laços entre as diversas marinhas participantes, realizar treinamentos e cursos que podem ser aproveitados onde a marinha paraguaia atue, simular ações de assistência humanitária em caso de desastres naturais
são alguns bons motivos.

Nuk77

Operação UNITAS reuni EUA, que contesta a Soberania dos países da América do Sul no Atlântico Sul, e subservientes (contra os Interesses e Soberanias Nacionais e Integração regional) no Rio de Janeiro…