Navio-Aeródromo Multipropósito ‘Atlântico’ atuará como hospital de campanha no litoral norte de SP

123
PHM Atlântico

NAM Atlântico - A140

A Marinha do Brasil enviará, na manhã desta quarta-feira (22), o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, maior navio da Força, para o litoral norte de São Paulo, em apoio às ações da Defesa Civil no socorro às vítimas das fortes chuvas que assolaram a região nos últimos dias. A previsão é de que o navio aporte em São Sebastião (SP) na quinta-feira (23).

“Estamos empenhados e comprometidos em levar esperança e solidariedade para as vítimas deste desastre natural. A prontidão dos navios, aeronaves e unidades de fuzileiros navais, nossos homens e mulheres, marinheiros e fuzileiros navais, é o que temos de melhor para oferecer para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, destacou o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Com a chegada do navio, será possível criar uma estrutura que reforçará o atendimento médico aos desabrigados, de forma a desafogar os hospitais da área, que estão priorizando casos mais graves. Ao todo, mais de mil militares da Marinha estarão envolvidos nas ações.

Além do gigante “Atlântico”, navio-capitânia da Marinha, a Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Guarapari” também atuará no apoio aos desabrigados e já está a caminho do litoral de SP. O navio possui uma rampa capaz de atracar em praias para o resgate de vítimas que ainda estão em áreas isoladas.

EDCG Guarapari

Capacidades embarcadas no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”:

  • 06 helicópteros do Comando da Força Aeronaval.
  • 03 Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal, com capacidade para embarque de 35 pessoas cada.
  • 01 Lancha de transporte de pessoal (20 pessoas).
  • 01 Lancha Operativa do tipo Pacific.​
  • 01 Equipe de Pronto Emprego do Centro de Medicina Operativa da Marinha, composta por 28 médicos e militares da área de saúde de diferentes especialidades, incluindo pediatras.​​​
  • Centro Médico do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” com médicos das seguintes especialidades: Ortopedista, Cirurgião Geral, Anestesista, Clínico Geral, além de Farmacêutico, Cirurgião Dentista, Técnicos em Enfermagem, Auxiliar de Higiene Bucal e Auxiliar de Laboratório (patologia clínica).​​
  • Estoque de Saúde de Reação Primária.​​
  • Um Grupamento Operativo com 180 Fuzileiros Navais, da Força de Fuzileiros da Esquadra, com maquinário composto por microcarregadeiras, ambulâncias e pá carregadeira, para ajudar na desobstrução de vias e demais necessidades.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Penske

Uma missão bem complexa envolvendo um cenário real para o PHM Atlântico fazer uso de todo seu potencial e utilidade, nesse quadro de desastre com várias vítimas em região litorânea, com dificuldade de fornecimento de equipamentos, e local e pouso para vários helicópteros simultaneamente.

Joelson

Ainda bem que acabou o Carnaval.

Tiraram o navio do sambódromo e agora ele pode ir dar socorro as vítimas.

Se fosse em outros tempos, imaginem as manchetes!

Last edited 1 ano atrás by Joelson
Camargoer.

Caro. Se fosse em outros tempos, em outros desastres, a manchete seria a mesma. Basta uma pesquisa rápida para ver que as forças armadas já estiveram envolvidas em outras missões humanitárias antes. O problema nunca foi quando as forças armadas apoiaram ações humanitárias durantes desastres naturais, mas seria um problema se não o tivessem feito.

Silveira

Ainda tem o desfile das campeãs.

Penske

PHM Atlântico zarpou da base da Marinha DPHDM (Ilha das Cobras), as 12:50 de hoje com destino ao Porto de São Sebastião S.P.

Otavio Ernesto

O desastre foi no fim de semana. Por que demorou tanto a zarpar?

karl Bonfim

Uma nobre missão para NAM Atlântico, que a sua tripulação faça o melhor pelos os desvalidos por essa tragédia…

Burgos

Afinal, foi para isso que ele veio para o Brasil !!!
Agora colocar tudo em prática o que se foi feito em teoria (adestramento).
Boa sorte e a missão será árdua não se enganem. Tenho um amigo que mora em São Sebastião, ele disse que a coisa foi feia por aquela região (liguei ontem para ele)
E que Deus de um pouco de conforto a aqueles que conseguiram se salvar dessa tragedia e que os que foram já se sintam reconfortado pelo todo poderoso 🙏😔

Camargoer.

Olá Burgos. Concordo com você, Contudo, é preciso lembrar que alguns colegas já se posicionaram contra o envolvimento das forças armadas em ações humanitárias. Alguns defendem que um navio de combate como o A140 foi comprado para fazer guerra, assim como o KC30 foi comprado para transporte militar. A lista de tolices escritas ao longo dos últimos anos é imensa. O apoio das forças armadas nestes momentos é fundamental. Elas possuem pessoal e meios para atuar nestas situações de emergência.

Burgos

Sim !!!
E alguns aí tem que entender que a Marinha é coordenada é administrada e comandada pelo MD e Pres. da República e não pelo Governador do Estado tem um certo delay aí pra atender esses tipos de calamidade pública mesmo até pq envolve outras cadeias de comando dentro da MB.
Só que demorou um pouco mais pq estamos em feriado de Carnaval até conseguir o “pronto” das outras cadeias de comando.
O fato é esse !!!
Mas infelizmente tem uma turma que troca os pés pelas mãos em seus comentários 🤦‍♂️

Camargoer.

Ola Burgos. Eu não sei se o carnaval tem a ver com a decisão da MB oi se foi resultado de uma avaliação do agravamento da situação. Também não sei dizer qual era situação de prontidão do A140, inclusive de suprimentos médicos e outras coisas, ainda que isso não possa ser usado como desculpa. Também não sei dizer se demorou ou não, contudo não lembro do A140 ter sido usado antes em algo deste tipo. Parabéns a quem teve a sensibilidade e a percepção de empregar o A140 neste momento.

Joelson

Troco não! Concordo contigo que há uma cadeia de comando.

A crítica é ao que é veiculado, onde dependendo quem está no governo, tudo é compreensível, principalmente a grande impressa que nesse caso vai até explicar o porque da “demora” em vir o navio.

Na crise da Covid, teve gente das FAAS indo ao Congresso explicar esse mesmo tipo de “demora” em socorrer, ou seja, depende quem está no Governo versus o que a grande impressa vende!

Camargoer.

Caro J. Vamos á cadeia de eventos. A região do litoral norte de SP e litoral sul do RJ recebem periodicamente grandes chuvas. Todos se lembram dos deslizamentos em Parati ou mesmo em Ubatuba em anos passados. Muita gente faz brincadeira com o nomes das cidades da região. Ubachuva e Caraguatáchuva. Toda a região vem sofrendo grandes chuvas desde novembro do ano passado, nas no último fim de semana ocorreu uma precipitação anormal que causou deslizamentos e mortes no sábado e domingo. Já no domingo e segunda feira, as autoridades municipais, estaduais e federais já acionaram equipes de emergência na… Read more »

Nunão

Joelson, Tem um monte de notícias de meios diversos da imprensa sobre ajuda humanitária das Forças Armadas, realizadas durante o governo anterior, com teor semelhante às notícias com o governo atual. Sinceramente não vejo diferença. Alguns exemplos caçados em 2 minutos de busca na Internet: https://www.metropoles.com/brasil/defesa-civil-coordena-ajuda-a-regiao-atingida-pelas-chuvas-na-bahia?amp https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/02/17/ministerio-da-defesa-petropolis.amp.htm https://g1.globo.com/google/amp/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/31/fab-registra-em-media-mais-de-20-voos-de-helicoptero-por-hora-nas-acoes-de-resgate-em-brumadinho.ghtml Sobre os que reclamam de eventual lentidão para aprontar o Atlântico, também não vejo nada fora do normal no prazo de cerca de dois ou três dias para partir. O navio foi todo abastecido com combustível, víveres, embarcou maquinário diverso do usual, tropas foram mobilizadas para embarque, helicópteros, compartimentos foram organizados para… Read more »

Dalton

Lembra – e é só um pequeno exemplo – do USS Iwo Jima (LHD 7) deslocando 40.000
toneladas a plena carga que navegou pelo rio Mississippi o mesmo que ele percorreu
após sua construção ter sido finalizada, para apoiar as operações humanitárias em
New Orleans em 2005 após a devastação causada pelo furacão Katrina.

Camargoer.

Lembrei também de um porta-aviões da USN apoiadno as vítimas do terremoto no Haiti.

Dalton

Na verdade Camargo o USS Carl Vinson estava a caminho do Pacífico
iniciando sua viagem Atlântico Sul abaixo para circundar à América do Sul
então estava próximo ainda do Haiti quando recebeu ordens de fazer meia volta até que navios anfíbios, melhor adequados e/ou melhor custo x benefício para esse tipo de missão fossem despachados.

Camargoer.

Exato. No caso das tropas brasileiras no Haiti, lembro que elas se preparavam para deixar o país quando aconteceu o terremoto, o que levou á decisão de prolongar a missão por lá.

Carlos Crispim

Isso aí, bem lembrado.

Allan Lemos

A compra do Ocean foi sem dúvidas o maior acerto da MB nas últimas décadas.

Vovozao

22/02/2023 – quarta-feira, bdia, um dia grandioso e valoroso para a MB, no momento que as pessoas estão sofrendo; podemos contar com o pronto emprego de nossas forças armadas; parabéns aos nossos comandantes e todos os que serão empregados para auxiliar nossos irmãos.

Alex Barreto Cypriano

Boa, MB. Um pouco tarde, mas melhor que nunca. Há um tremendo amadorismo envolvido neste caso, onde ajuda humanitária chega em sacola (!) por lancha, caminhão ou caminhonete (as que não foram saqueadas, ou os produtos revendidos a preço majorado(!), o que denota o espírito cordialmente sádico e predatório reinante) e sequer há um sistema de alerta eficaz (como há no Rio). A verdade é que o litoral norte de SP tem sido ocupado irregularmente (o fenômeno da segunda residência) desde os anos 1980. Vão os mais ricos e compram ou tomam terrenos e constroem suas mansões próximas à praia,… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Ah, e pra quem curte a frieza da vingança tardia, Lula prometeu habitações do MCMV pra minorar o sofrimento dos desabrigados da região, aquela mesma em que os ricaços influentes se uniram pra impedir empreendimentos do MCMV no seu refúgio paradisíaco… Dou amargas risadas com o descalabro atual, no qual os inocentes e inermes perecem sob as patas de dois monstros apocalípticos em feroz luta.

Camargoer.

Olá Alex. Morei no Japão por quase 4 anos. Lembro da instrução das autoridades de defesa civil para que tivéssemos uma reserva de comida e água para no mínimo 2 dias, mas o recomendado era de uma semana, que seria o tempo necessário para as equipes de emergência se organizarem em casos de uma grande catástrofe. Além disso, faźiamos treinamentos anuais e tínhamos mapas de evacuação no bairro para os casos de grandes catástrofes. A região do litoral norte de SP e litoral sul do RJ sempre receberam enormes quantidade de chuvas. Periodicamente, ocorrem problemas assim na região. Alí, o… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Sim, mestre Camargoer, parece que o problema é especulação porém somada à desigualdade crescente e ao paradoxo de municípios que cobram IPTU mas não lançam infraestruturas. Quase todo mundo ali não tem coleta de esgoto, lançando mão, quando lançam, de fossas sépticas. Fossa séptica, solução temporária até a chegada da rede coletora de esgotos, é assunto sério e demanda cuidados (como não ter débito de químicos como detergente, cloro e materiais estranhos como papel higiênico). Precisa estar associada com poço sumidouro (ou valas de infiltração) pra infiltrar no terreno (o volume e comprimento desses dispositivos depende da qualidade do solo)… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Ademais, municípios cuja população fixa chega a ser menor que a população sazonal afluente (flutuante) estão feridos de morte. O turismo é, por assim dizer, sua graça e a sua desgraça. Grosseiramente, a população fixa do litoral norte equivale à população flutuante de temporada. Não tem como resolver esse tipo de lúmpen-urbe, de fazer ela ser um lugar decente pra se viver, dentro do sistema capitalista, e ainda mais na sua vertente atual neoliberal/financista. Não à toa planejamento urbano demanda pessoas com índole fleugmática (senão não aguentam a frustração e indignação).O que não quer dizer que não existam abnegados que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Grozelha Vitaminada Milani

O Bahia não seria mais apropriado pela sua doca traseira que o Atlântico?

Ou mesmo os 2 nesse cenário devastado?

Alex Barreto Cypriano

Overshooting da MB.

Burgos

Dependendo da demanda ou necessidade pode ser acionado futuramente 👍
Mas o pontapé inicial já foi dado com NAM Atlântico 💪🇧🇷⚓️

Camargoer.

Ola G. Talvez veja tenha razão, ambos seriam adequados. Contudo, seria necessário verificar qual dos dois navios poderia ser acionado primeiro. Talvez, e apenas talvez, o G40 demandasse mais tempo para zarpar por algum motivo. Também será preciso avaliar se o A140 sozinho dará conta do esforço, caso contrário seria ótimo acionar o G40.

BK117

Caro Camargoer, vale lembrar que o Bahia tem tido problemas, não conseguindo mesmo completar a Aspirantex. Como será que está a disponibilidade e confiabilidade dele?

Camargoer.

Pois é. Desconhecia que ele teve problemas na Aspirantex. Obrigado pelo alerta.

Nunão

Na situação em que a operação de helicópteros é uma das coisas mais importantes, creio que o Atlântico é mais adequado que o Bahia. Caso o Atlântico não estivesse disponível, o Bahia também daria conta do recado, porém com capacidade bem menor em emprego de aeronaves.

Palpiteiro

Entendi que o navio vai ficar atracado no porto de são Sebastião. O que pode ser útil são as embarcoes que atracam nas praias isoladas. Acredito que o deslocamento mais rápido e efetivo é entre praias, não necessitando de uso de docas no navio. O navio maior serve de base de hospedagem para todo o pessoal e equipamentos.

Foxtrot

Quando há um governo integrador e responsável a atuação das FAAs e órgãos público é completamente diferente.
Comparem a diferença entre a atuação das FAAs na pandemia de COVID, com a ação na situação dos Ianomâmis e agora no litoral norte de SP.
Parabéns a todos os envolvidos !

Carlos Campos

integrador de que? ministros pulando carnaval enquanto o povo em SP morre, deu de inicio 2 milhões para as famílias, gastou quase isso em hotel e mobília.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
Salomon

O amigo labora em erro. Há forte integração no governo. A nossa primeira-dama estava prá lá de integrada aos festejos do tríduo momesco.

Foxtrot

A última estava muito integrada com cheques de milicianos e caixa 2.

Carlos Campos

a ministra miliciana no atual governo, bora falar dela ou finge que não sabe,

Salomon

A primeira Janja tem até gabinete no Palácio. Breve o primeiro escândalo, não tem jeito, é impossível não acontecer. O que pode rolar é encobrirem.

Foxtrot

É, pior foi o que passou
Guardou 25.000 reais para contenção e apoio a desastres, enquanto gastava muito mais em moteceatas, andava de jet esqui enquanto na Bahia o povo morria, voava de helicóptero sobre tragédias para ver desgraça do alto.
O povo Ianomâmi viu como o des-governo passado foi bom.

Carlos Campos

Bolsonaro gastou muito mais que os 2 milhões dados, agora soltou mais dinheiro pq tinha ficado feio, lembrando que bozo enfrentou coisa parecida, e a ajuda foi melhor. sobre os Ianomami, desde o primeiro governo Lula acontece coisa parecida, parece que vai ser parte daquele meme, teve 13 anos para consertar e não consertou, ou será que vai ser o novo NADA EM 4 ANOS

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
Velho Alfredo

As FFAA na Op COVID atuaram todos os dias, em expediente integral por meses, coordenando com diversas agências federais, estaduais e municipais. Pessoalmente, coordenei ações onde comboios do EB apanhavam respiradores em uma cidade, levavam ao aeroporto mais próximo, onde embarcavam em Anv da FAB e seguiam pra estados com problemas. Foram inúmeras ações de transporte, triagem, desinfecção(de hospitais, correios, aeroportos, etc), distribuição de alimentos, fechamento de fronteiras etc Concomitante com intensificação de preparo GLO, caso houvesse crise de segurança, e planejamento pra apoio em meios e profissionais pra manter a logisitica terrestre, aérea e naval brasileira. Tudo isso desde… Read more »

Foxtrot

Nem vou responder para não gastar muito.
Atuaram tanto que enquanto Manaus e região estava sem oxigênio, os aviões da FAB e navios da MB estavam parados.
O EB estava produzindo cloraquina.
É de abismar como ainda tentam defender o que não há defesa.
Só pode ser falta de caráter mesmo !

Velho Alfredo

Vc é daqueles q vão pela imprensa?

Manaus? Tu sabe qual a real problemática de Manaus e o quanto as FFAA apoiaram? Não… não sabe….

E realmente, a falta de caráter dos lacrinhos recalcados como vc é muita

Velho Alfredo

Ah
E explica ai sobre o tema: “responsabilidade das FFAA com oxigênio de Manaus”
Faz teu nome

Foxtrot

Querido, conheço Manaus e região norte.
Só após o escândalo ter se tornado internacional é que resolveram trabalhar.
Mas entendo que as FAAs só poderiam agir com aval de seu comandante em chefe (o presidente), talvez por isso mesmo a ação tardia das mesmas.
Mas que elas (FAAs) foramletargicas e ineficientes em várias catástrofes que atingiram o Brasil, foram sim.
E não há como negar !

santiago

Imagino que a prontidão de um grande navio em um país sem conflitos não seja ideal, lembrando que o feriado no RJ , a movimentação para abastece-lo com suprimentos para resgate não seja a mais fácil . Afinal ele não deve ter os porões carregados para ajuda humanitária o tempo todo.

E reforço que essas infelizes situações estão dando a oportunidade das fa se redimirem um pouco com a sociedade e, também , devolver um pouco do grande investimento .

Willber Rodrigues

O Bahi tambem não poderia fazer esse trabalho?

No mais, isso só demonstra, mais uma vez, que a compra do Atlântico foi o maior acerto da MB dos últimos 20 anos.

Camargoer.

Olá W. Creio que sim, mas a pergunta seria qual dos dois navios estaria em condições de zarpar primeiro. Acho que o A140 dá conta, mas se precisar do G40, penso que seria possível envia-lo também. Isso vai depender da extensão do problema

Esteves

O governador é 10 no IME. Sendo 10 no IME imaginei que o apoio, o esforço e os recursos viriam dos batalhões do EB preparados para atuar em áreas isoladas. Catástrofe em terra. Precisa dar passagem para chegar água, comida, saída, médicos, remédios, comunicações, energia, eletricidade…tudo que faz uma cidade funcionar. Tem que retirar toneladas de detritos da rodovia e reconstruir a própria. Tem que reerguer postes de comunicação e energia. Purificar água. Distribuir comida que não pode ser preparada em fogão. Não há gás. Não há aquecimento. A serra é gelada. A140 pra que? Porque tem hospital? Não é… Read more »

Grozelha Vitaminada Milani

O Sr. conhece a rede hospitalar do Litoral Norte Paulista? Conhece os hospitais e pronto socorros de São Sebastião? E se comprou o Atlântico e o Bahia são para usar. Não para serem as Rainhas Sereias do Cais do Rio de Janeiro. Ou vão servir de salão de festas dos Almirantados e Políticos regados a Lagostas, Caviar, Camarões, Vinhos e Champanhes? Na minha opinião, o Atlântico deveria sim aportar no Cais de São Sebastião e o Bahia fundear em frente a Boiçucanga, ou Camburi. Ou vice versa. Agora, só vejo mal humor e má vontade em todos os seus comentários.… Read more »

santiago

só parar para pensar um pouco amigo, você está levando um heliporto enorme, helicópteros mais capazes que vão trabalhar sem a necessidade de sobrecarregar ainda mais a estrutura existente, porque quem tem dinheiro está saindo de helicóptero privado de lá. E junto, dentro, está vindo todo o tipo de recurso para salvamento , até ontem ainda tinham bairros sem energia, como pode garantir que os centros cirúrgicos e de atendimento estão em bom estado , ora, essa embarcação é sim muito útil

Carlos Campos

pra ta falando isso tu não tem ideia da situação e todos os atos tomados pelo governo.

Velho Alfredo

As unidades de infantaria, engenharia, logisitca e aviação do EB, subordinadas ao CMSE, estão operando desde o início.

Esteves

Muito bom.

Esteves

Favor desbloquear o comentário.

Grato.

Grozelha Vitaminada Milani

O Sr. deveria estar questionando a operacionalidade do Bahia …

Esteves

O Bahia está morto.

Salomon

Agora sim. Embora o motivo seja triste e ruim, mostramos a Força em ação. É isso que dá quando temos um governador com moral, e que foi da Marinha. BV

Esteves

Errado.

Primeiro não há como atuar com helicópteros na serra. Segundo, a primeira e única atitude do governador eleito, por enquanto, foi aumentar o próprio salário.

Grozelha Vitaminada Milani

Já assistiu algum filme do Vietnã? Rambo? O senhor acha que existia helipontos nas selvas do Vietnã? Deveria se informar a finalidade da criação do helicóptero. Prá que serve. Os Águias (Esquilos) da Polícia Militar operam também no Litoral Paulista fazendo resgate de pessoas sejam em afogamentos ou pessoas desgarradas das praias assim como resgate em embarcações. Pousam na água? NÃO! Usam guincho com cabo para fazer esse resgate e ou evacuação. Portanto, sim onde veículos terrestres não chegam para resgate e suporte médico, transporte de materiais e alimentos, … Enfim suporte logístico Helicópteros são extremamente necessários e úteis. Se… Read more »

Esteves

Rambo.

Vi no cinema. Historinha também vejo no cinema.

santiago

Como não ? você acha que é um paredão de 90 graus que acompanha a serra do mar ?

Esteves

30%.

Grozelha Vitaminada Milani

Não adianta liberar a estrada se não houver a contenção das encostas. Como funciona a moradia da população menos abastadas que vivem nas encostas da Serra do Mar: A população invade área de Mata Atlântica e preservação. A Defesa Civil notifica e avisa os riscos. O Poder Publico nada faz para retirada, portanto a Polícia não pode remover. Se a área invadida fosse da iniciativa privada não do estado, já haveria uma reintegração de posse. Como é do estado, fica por isso mesmo. O próprio MP que agora disse que vai investigar vai descobrir que o maior culpado é o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Grozelha Vitaminada Milani

Petrobras S/A Estação de Guaratuba – Transpetro.

https://maps.app.goo.gl/HTapAwEjbBnrPEbJ6

Esteves

Soluções para décadas. Mandatos para anos.

glasquis7

Un Off: O Timbira foi aposentado hoje. Tem apenas 27 anos de operação.

Luxos que só o Brasil se dá por estas bandas.

Grozelha Vitaminada Milani

Não tem dinheiro nem para manter flutuando, quanto mais para navegar.

Lamentável a penúria, falta de planejamento e prioridades da Marinha do Brasil.

Lamentável.

Sequim

Uma decisão como essa ajuda a lembrar a todos, inclusive a alguns militares, que as FAs são instituições do Estado brasileiro que sempre devem estar a favor do povo brasileiro.

Esteves

É só na chibata mesmo. “O Sr. conhece a rede hospitalar do Litoral Norte Paulista? Conhece os hospitais e pronto socorros de São Sebastião?” São Sebastião não tem hospitais. Caraguatatuba tem hospital regional. Santos em redes de hospitais. Deveriam ter construído uma base operacional em cada cidade atendendo os dois extremos do trecho acidentado. “E se comprou o Atlântico e o Bahia são para usar. Não para serem as Rainhas Sereias do Cais do Rio de Janeiro.” Não compraram o Atlântico para servir de palanque pra governador e presidente. O momento é de esforço terrestre para desencavar quem está atolado… Read more »

Grozelha Vitaminada Milani

Vá se informa. Existe o terminal da Petrobrás e existe o cais do Porto.

O terminal Almirante Barroso, TeBar opera petróleo. Não opera Gás.

Esse terminal da Petrobrás também é responsável por abastecer dois oleodutos que abastece as refinarias de Paulínia e Cubatão.

Vá se informar. Pare de falar o que você não conhece.

Tá falando muita muita M!

Last edited 1 ano atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Esteves
Grozelha Vitaminada Milani

Esse link acima onde menciona gás???

Grozelha Vitaminada Milani

Terminal São Sebastião Terminal São Sebastião. Este é o maior terminal operado pela Transpetro. São Sebastião recebe petróleo por navio-petroleiro e abastece quatro refinarias do estado de São Paulo através dos oleodutos São Sebastião-Guararema e Santos-São Sebastião. Os derivados entram e saem do terminal pelo oleoduto Guararema-Paulínia. Outra forma de vazão é o envio dos derivados por navios para outros portos nacionais ou para exportação. Endereço: Av. Guarda-Mor Lobo Viana, 1.111 Centro – São Sebastião – SP Oleoduto OSPLAN I Origem e destino: Terminal de São Sebastião/SP – Replan (Paulínia/SP) Produtos: claros Extensão: 235 Km Diâmetro: 24” Intermediário: Guararema/SP Oleoduto… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Esteves

Isso que tu chama de porto é um terminal de óleo. No meu tempo era somente gás.

Grozelha Vitaminada Milani

Não sei da onde vc tira essas bobagens que não tem fundamento e nunca existiu!

Põem o link do gás aí.

Olha o GÁS!

Esteves

É um terminal da Petrobras. Começou operando gás em Caraguatatuba. Lembro da contaminação na fazenda de mexilhões em frente à praia da Cocanha.

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/porto-de-sao-sebastiao-cotado-para-envio-de-nova-remessa-de-tubos-para-gasoduto-da-petrobras

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Grozelha Vitaminada Milani

Não existe gasoduto de São Sebastião prá lugar nenhum. Existem oleodutos. E indo da praia da Riviera de São Lourenço pela Rio-Santos no sentido de São Sebastião você vai passar por uma estação de bombeamento da Petrobrás do oleoduto que serve a refinaria de Cubatão.

Last edited 1 ano atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Esteves

Ok.

Nunão

Vídeo do NAM Atlântico atracado em São Sebastião, onde chegou há poucas horas:

https://twitter.com/marmilbr/status/1628814336834641921

Esteves

“só parar para pensar um pouco amigo, você está levando um heliporto enorme, helicópteros mais capazes que vão trabalhar sem a necessidade de sobrecarregar ainda mais a estrutura existente, porque quem tem dinheiro está saindo de helicóptero privado de lá.” Exato. Helicópteros servem para salvar turistas que podem pagar 30 mil a hora voada. O trabalho nesse momento é cavar. Não é hora de empinar pipa. .“E junto, dentro, está vindo todo o tipo de recurso para salvamento , até ontem ainda tinham bairros sem energia, como pode garantir que os centros cirúrgicos e de atendimento estão em bom estado… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Grozelha Vitaminada Milani

Tenho certeza que vc nunca pós os pés no litoral norte paulista.

Grozelha Vitaminada Milani

Tenho certeza

Esteves

Putin tinha certeza que dava um jeito em 15 dias.

Carlos Campos

Pessoal passou o tempo todo chamando o Bozo de genocida, mas não tá chamando o ex presidiário, 2 pesos duas medidas, que Bom que o Tarcísio ainda tem boas relações dentro do meio militar

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
Esteves

Boas relações? Ele…ele..,também tem amantes? Até ele?

Camargoer.

Caro. Deixando a retórica eleitoral e partidária de lado, o governo de Bolsonaro foi incapaz de propor um projeto e a dificuldade que qualquer pessoa mais politizada tem em defini-lo é apenas reflexo da ausência de uma coerência ideológica. Porém, foi possível identificar algumas ideias gerais. A primeira, foi a glamourização do período militar e a retórica anticomunista. A segunda, foi a militarização do governo por meio da indicação prioritária de militares para os cargos de confiança. A terceira foi a negação da política partidária já que o presidente passou a maior parte do seu mandato desfiliado. O governo Bolsonaro… Read more »

Carlos Campos

Bolsonaro foi incapaz de propor um projeto—- conversa tua, o projeto era menos burocracia, mais investimento privado, menos imposto, o que até aconteceu mas não no nível que agradasse, pois a pandemia atrapalhou. fake news sua. Glamourização do Período Militar- outra fake news sua, afinal o governo estava muito mais fazendo ou tentando fazer alguma coisa, do que tá relembrando o período militar, que existe o apreço do Bolsonaro por esse período é verdade, mas dizer que houve uma glamourização aí tu tá mentindo. Militarização do Governo eu concordo. Negação da Política Partidária é outra fake news sua, o Bolsonaro… Read more »

Esteves

Agora…somente agora descobriram que existem saqueadores nesses tipo de evento. Que precisa do poder de polícia no local.

Somente agora descobriram que não há água potável, não existem cisternas, a comida está acabando para os moradores que perderam tudo. Os turistas estão saindo de barco e de helicópteros. Os turistas, incluindo quem tem casa na Praia da Baleia, estão indo em direção às Bahamas.

O problema é na serra. O problema não é na praia.

Agora, somente agora…pensaram. Falta de treinar, falta de experiência, falta de planejamento, falta de gestão. Falta de efetividade.

Quem elegeu essa gente? Quem?

Grozelha Vitaminada Milani

Internet virou palanque de idiotas sem noção.

Narrativas construídas por imagens do Google.

Haja mimimi e recalque.

Last edited 1 ano atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Esteves

Vá cobrar do teu governador, as promessas de campanha.

— No meu primeiro dia vou baixar um decreto desfazendo todas as maldades do governo anterior. Começando pelo ICMS.

Aumentou o próprio salário. Na primeira crise foi engolido.

Próximo, por favor.

Grozelha Vitaminada Milani

Faz o L coma Picanha de Mortadela e Cervejinhas Dolly … Que mundo mimizentos vc vive?

Esteves

Um mundo aonde não existe somente 2 lados. E dois lados bem ruinzinhos.

Esteves

O dia que porta-helicópteros servir pra reabrir rodovia…o dia que navio para missões humanitárias prestar pra socorrer regiões em estado de calamidade provocada por deslizamentos em região de serra…lama e isolamento basicamente. Além das vidas, soterrados ou não.

Mas fica bacana no palanque. Esqueceram de tocar o hino.

Esteves

Não adianta liberar a estrada se não houver a contenção das encostas. Impossível conter aquela serra naquele trecho com inclinação de 30 graus. Tem uns 6 metros de terra até chegar na rocha. Se cortarem como fizeram na Tamoios (obra de décadas) vai haver um volume de terra e rocha impossível de manejar. Como funciona a moradia da população menos abastadas que vivem nas encostas da Serra do Mar: A população invade área de Mata Atlântica e preservação. Mentira. Ninguém invadiu nada. Em qualquer litoral brasileiro pobre mora no morro e rico mora na praia. A Defesa Civil notifica e… Read more »

Grozelha Vitaminada Milani

Novamente, vc não conhece o litoral norte, principalmente as praias e leis do município de São Sebastião. A Serra do Mar é do estado. E sim, muitas áreas foram invadidas. Frequento São Sebastião desde dos anos 70, onde muitas vezes as praias eram usadas como pistas e as pontes para atravessar os rios eram de madeira de mão única. Para se ir de Santos a São Sebastião e vice versa demorava em média 6 horas. Também estive quando um petroleiro manobrando para atracar no terminal rompeu as tubulações gerando um grande incêndio e quase a cidade foi destruída em 1976.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Esteves

O que você chama de invasão é posse. A Mata Atlântica, a Serra do Mar é uma APP. Teu presidente não pagou a multa de 10 mil que levou em Angra. Ninguém invade nada lá. Existem transferências de titularidade desde a monarquia. Os cartórios daquelas cidades ainda registram escrituras de posse e escrituras de chave. Ok. Como em qualquer local habitado existem irregularidades. Mas não é essa a realidade daquele ponto da serra diferente de Caraguatatuba somente pela inclinação do maciço. Lá (Serra de Maresias) não tem favela. Juquehy só tem rico. Não é porque vive na serra que é… Read more »

Demolidor

O governo anterior deveria ter feito isso na pandemia, este navio poderia ter salvo milhares de pessoas em Manaus

Esteves

O governo anterior foi o governo da morte.

— Deixa morrer.

Esteves

Essa história de invasão. Mostram a encosta ocupada. Sem infraestrutura. Chamam de invasão.

Mostram a orla ocupada por condomínios, loteamentos, vilas, resorts, residenciais. Mangues destruídos. Tem infraestrutura pra tudo e pra todos. Tem até heliponto.

Quando é pobre é invasor. Quando é rico é condômino.

Grozelha Vitaminada Milani

Vc é um fanfarrão.

Liga não que menos de 3 meses já voltaram a morar nas mesmas encostas e áreas de risco.

Last edited 1 ano atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Grozelha Vitaminada Milani

O Atlântico foi para São Sebastião para o presidente pousar o Airbus A319. Tem tanto espaço entre o morro e o mar que não tem e nunca teve aeroporto naquela área de mais de 100 quilômetros de extensão.

Esteves

Aeroporto pra tirar a lama do caminho? Bem…ainda acredito que a melhor forma de fazer isso é cavando.

Mas cada um faz do jeito que quer…com avião, com navio, com palitinho.

Esteves

Óbvio. É a morada daquela gente.

Luiz Antonio

Amigo, você conhece a região? Você sabe das dificuldades para trabalhadores comuns comprarem algum lote próximo ao seu local de trabalho? Caso não saiba, Qualquer terreno de 250 m2 custa uma fortuna devido aos empreendedores de condomínios, hotéis e pousadas (onde muitos moradores dos morros trabalham) inflacionaram o mercado imobiliário, inclusive através de invasão e obtenção de escritura de posse conseguida por meios, digamos, “misteriosos”. É fácil dizer ‘porque essas pessoas procuram esses lugares perigosos para construírem suas casas (??)”
Eu respondo: Por sobrevivência e disponibilidade de trabalho, por pior que seja.
Qual a outra saída? Pedir dinheiro na rua?

Esteves

Ele não sabe nada. Sabe o que passa no TikTok.

Grozelha Vitaminada Milani

Isso é Capitalismo.

Chama-se Lei da Oferta e da Procura querida!

Muito mímimi e lacração!

Não tem competência prá morar na praia não se estabeleça.

Vão prá Cuba, cercada de praias e mar por todos os lados.

Luiz Antonio

Já sei que você não é coveiro.

Camargoer.

Caro. Tanto o lucro quanto o preço de mercado (lei da oferta/procura) são muito anteriores ao capitalismo. Mesmo sociedades nas quais não havia dinheiro em circulação, como no antigo Egito, as relações de valor e de trocam eram reguladas pela oferta/demanda. É bastante curioso que existem inúmeros exemplos disso no Velho Testamento. Capitalismo é outra coisa e está relacionado com a posse dos meios de produção, venda da capacidade de trabalho, mais valia e de produção por meios industriais. Também é preciso distinguir a posse da terra como meio de produção ou como espaço de moradia, essencialmente uma característica de… Read more »

Grozelha Vitaminada Milani

O cidadão trabalhador não nasceu lá. Então, mude-se novamente. Muitos fizeram sucesso e hoje tem comércio, pousadas, hotéis, restaurantes, bares … Etc.

Outros não. Vai reclamar prá Deus. Prá São Pedro … Muito recalque.

Vão se tratar desse Complexo de Vira Lata.

Procurem ajuda e parem de colocar nos outros a culpa do seu fracasso e insucesso.

Mimizentos lacradores.

Alex Barreto Cypriano

Em pouco tempo, Grozelha, não haverá mais vencedores senão apenas perdedores no desmonte civilizacional. Nem os muito ricos vão escapar porque colocaram suas fortunas em cassino em vez de produção material. E não existe fortuna duradoura sem base material duradoura.

Alex Barreto Cypriano

Luiz Antonio, o preço da terra, na especulação fundiária, é distinto do preço do edifício, na especulação imobiliária. Na prática tudo começa com a especulação sobre o valor da terra e termina com a sobre o valor edilício; mas é tudo uma ficção do regatear. Verídica historinha: um terreno comprado num condomínio de luxo valoriza com o tempo e a ocupação – ele duplica ou triplica de preço se você esperar. E se você for esperto, mesmo, vai deixar seus vizinhos bacanas construtores economizarem no descarte do movimento de terra por oferecer seu terreno pra receber o descarte – alguns… Read more »

Inhotep

Agora sim as forças armadas estão trabalhando pelo Brasil, sem mamata, Viagra, bombinha peniana e leite condensado.

Luiz Antonio

Se existe algo que ninguém pode criticar, ou mesmo duvidar é o envolvimento das FA em situações de calamidades. Sempre quando foram acionadas, seus trabalhos foram decisivos, humanos e exemplares. Apenas por essas ações sua existência se justifica em um país com muitas pessoas desassistidas e vulneráveis a desastres naturais.
Meus cumprimentos à Marinha do Brasil, à FAB, ao Exercito Brasileiro, ao Corpo de Bombeiros de SP e a todas as equipes de resgate.

Esteves

Endosso isso. Parabéns de verdade a todos que estão lá.

Renato

Demorou… eu não sei onde ele estava e o que estava fazendo, mas chegar somente na quinta!? Alguém sabe dizer?

Esteves

Esteve no mar.

Um Simples Brasileiro

Eu vi a imprensa geral chamando-o de “porta-aviões”.

Neto

Sobre a classe do navio desembarque de emprego geral Guarapari, existe algum variação deste civil para embarque de carros e população entre cais de margem de rios em operação no BR?
.
Me parece um mercado possível e necessário, substituindo antigas balsas e oportunizando um backup civil para emprego militar quando possível.