Diplomex 2023: navios-patrulha participantes são inspecionados por cães farejadores

23

O Comando do 5º Distrito Naval (5º DN) divulgou nota sobre a realização, em 10 de novembro, de inspeção com cães farejadores em três navios da Marinha do Brasil, antes da partida destes para a comissão DIPLOMEX 2023:  o navio-patrulha Babitonga (P-63), o navio-patrulha Benevente (P-61), ambos subordinados ao próprio 5º DN e o navio-patrulha Maracanã (P-72), do 8º DN.

Tradicionalmente, essa comissão realizada com a Marinha da República Oriental do Uruguai coincide com o aniversário desta, em 15 de novembro (em 2023, são comemorados os 206 anos da instituição).

Segundo a nota do 5º DN, a inspeção nos navios foi conduzida pelo Serviço de Polícia Judiciária Militar (S-PJM) com o apoio do 6º Batalhão de Polícia Militar (6ºBPM) e é um procedimento obrigatório a ser cumprido em navios antes de suspender para viagem ao exterior. A inspeção é feita na última localidade em que os navios estiveram em território nacional, no caso o porto do Rio Grande – RS.


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Estranho !!!
Já fui pra Montevidéu e não teve nada disso não 👀
Foi no tempo que servia no D 26.
Só não me lembro o ano.
Mas comissão era a Cisplatina/UNITAS

Burgos

Achei lá no NGB, foi em 1991:

Em 3 de dezembro, completou o 18º aniversario de incorporação a Marinha do Brasil, tendo durante este ano participado das Operações TROPICALEX I e II, ADEREX I, II e III, TEMPEREX II, UNITAS XXXII, desde o seu inicio no Uruguai e DRAGÃO XXVII, atingindo as marcas de 99,5 dias de mar e 26.627,5 milhas navegadas.

Em cerimônia realizada a bordo, presidida pelo Comandante da Força de Contratorpedeiros, CA Sérgio Martins Ribeiro, foi entregue ao CF Roberto Agnese Fayad, o Troféu Eficiência “E” – Echo, referente ao ano de 1991.

Piassarollo

Caro Burgos, vivemos tempos estranhos…

Vitor Halécio

Não entendi o porquê disso

MMerlin

É obrigatório de acordo com protocolos internacionais.
E tem várias justificativas. Só para evitar qualquer problema parecido com o que ocorreu na comitiva presidencial já é mais que válido.

Fernando "Nunão" De Martini

Não consegui encontrar leis específicas sobre isso, mas minha pesquisa foi muito rápida devido a compromissos nesta manhã. Fica a dica pra quem quiser pesquisar sobre a legislação a respeito e postar aqui.

Aproveito para acrescentar que navios da MB que aportaram em Rio Grande para a Operantar também passaram pelo procedimento obrigatório, recentemente:

https://www.marinha.mil.br/com5dn/node/1947

Além dessa curiosidade sobre a inspeção obrigatória com cães farejadores em Rio Grande, da qual não tinha conhecimento até recentemente, há outras curiosidades que motivaram a publicação aqui desta nota: 1 – A presença do NPa Maracanã, do 8º DN, na comissão. O navio há pouco participava da GLO no Porto de Santos, a qual foi reforçada em seu início com um NpaOc Apa, do 1º DN, e agora segue para uma comissão no Uruguai. Achei interessante. Provavelmente sua saída da GLO foi coberta pela chegada do NPa Gurupi a Santos, que a MB noticiou dias atrás: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/navio-patrulha-gurupi-chega-ao-porto-de-santos-para-reforcar-acoes-da-glo-do-mar O NPa… Read more »

MMerlin

Nunão, quando li a matéria, fui pesquisar para ver se existia alguma lei ou até “boa prática” depois do incidente com o Sargento da FAB. E não encontrei. O que encontrei foi apenas a obrigatoriedade em determinados navios mas devido a questões agropecuárias. Mas resolvi postar porque encontrei a referência à “protocolos internacionais” em mais de uma matéria (de sites jornalísticos conhecidos) apontando a obrigatoriedade. Referente ao Maracanã (que você mencionou no próximo comentário), gosto bastante da classe Macaé, principalmente por saber que é um projeto pronto e bastante funcional. Na minha opinião, assim que terminasse o trabalho com o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
Fernando "Nunão" De Martini

MMerlin, O projeto do NPa500BR também já está pronto (só não está testado porque precisa construir o primeiro, por óbvio). Pessoalmente, acho que entre aplicar recursos na construção de mais navios classe Macaé (na qual se pagam royalties por ser projeto francês) ou aplicar praticamente o mesmo montante na construção dos primeiros da nova classe NPa500BR (para a qual já se investiu recursos e anos de trabalho no projeto) prefiro a segunda opção. É um projeto com porte ligeiramente maior que o da classe Macaé, com mais espaço externo para lanchas de interceptação e até pequenos drones, além de algumas… Read more »

soutoF

Boa tarde Nunão ja existe verba para construir
a Npa.500 ton.

Fernando "Nunão" De Martini

Boa tarde, Souto.
Você tem essa a origem dessa informação?

Esteves

Bugou.

Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado pelo link.
Mas já estava ciente da matéria publicada aqui mesmo e com a qual contribuí com o link do conteúdo para o editor que publicou kkkkk

MMerlin

Mas disso não tinha dúvidas kkkk

Roberto Moura da Silva

É melhor assim, para evitar dissabores.

Augusto José de Souza

Então o Maracanã também irá dar apoio ao 5DN? Seria uma boa repassar o APA e a corveta Júlio de Noronha para esse distrito naval,além de uma quantidade razoável dos novos navios patrulha de 500 toneladas

Augusto, a matéria só fala dessa comissão específica.

Esteves

Existem algumas matérias. Dizem ser um procedimento mandatório. Toda vez que um navio parte para águas internacionais.

Burgos

Desconheço essa informação caro Istivis;
Boa noite;
Todas as comissões que fiz ao exterior não passei por nada disso não 👀
Acho que deveriam fazer é na volta !!!
Entendedores entenderão 😏

FJJ

Na volta o pessoal esté trazendo iphone, ipad, notebook, enfim, dando um prejuízo para o governo através da Receita Federal. Um problema interno. Mas na saída a questão são as drogas, né, e uma crise internacional.

Mesmo que alguém traga algo mais sério na vinda, uma arma, por exemplo, o escandalo é interno, menos mal que as autoridades de um outro país pegarem uma M dessas em um navio da Marinha do Brasil.

Utama

Entendedores entenderão o essencial: o Brasil é rota importante de drogas e as FFAA já foram pegas carregando cocaína mais de uma vez, incluindo nos últimos meses e anos. A maconha é legal no Uruguai mas não existe dinheiro a ser feito importando produto taxado,mas estamos entre a colômbia e o Uruguai. Não deixe suas boas memórias na Marinha anuviarem a compreensão básica dos eventos relacionados a drogas no país.

Burgos

Prezado;
Desconheço qualquer atividade ilícita por parte de membros de qualquer tripulantes dos navios da MB com relação a drogas durante os meus mais de 30 anos na MB, acredito que não vai ser agora.
Minha memória vai bem obrigado 👍
Ainda não tenho esse problema.
Agora só lamento se membros de outras corporações já Participaram de tal evento ilícito 🤷‍♂️