FOTOS: Visitação pública ao Navio-Aeródromo Multipropósito ‘Atlântico’ no Porto de Cabedelo (PB)

23

Pela primeira vez o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico atracou em Cabedelo (PB) junto com a fragata Defensora, durante a integra a Operação Aderex 2024. A visitação pública ocorreu no no dia 17 de março das 9h às 17h.

Durante a Aderex, o Atlântico realizou diversos exercícios na área marítima entre Recife e Cabedelo, como pouso de aeronaves a bordo, procedimentos para controle de interceptação de aeronaves, combate a ameaças diversas, transferência de carga entre navios no mar e emprego de armamento.

FOTOS: Herbert Silva

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

Essa sujeira da fumaça preta dos geradores. Não conseguem melhorar?

Fernando XO

Esteves, a pintura da parte da superestrutura de nossos navios próxima às chaminés é feita na cor preta exatamente para minimizar esse efeito… dê uma conferida nas fotos acima… de toda forma, antes da atracação, fazemos a chamada baldeação para retirar o sal da superestrutura, anteparas e conveses… pintura, quando necessária, é realizada, normalmente, no porto sede… abraço…

Esteves

Obrigado.

Nauta

É navio de guerra, e não cruzeiro marítimo!

Esteves

Não precisa Estar sujo.

Douglas Targino

Fui o primeiro a chegar 3:50 da manhã! Quem chegou mais tarde se lascou nas filas, pessoal reclamando como se a Marinha tivesse culpa da quantidade de pessoas, pelo calor, pelas pessoas chatas! Fui o primeiro a entrar e o primeiro a sair (pena que não podia ver também a fragata).

Esteves

Sempre vão aonde Esteves não Está.

soldado imperial

Parabens pela iniciativa.
Eu moro no interiorrr com um R bem forte mesmo, de porrrteira kkkkkkkkkk. Eu moro há mais de 500 km da praia. Ainda não foi possível visitar os navios da Marinha do Brasil. Estou atento, um dia dou uma escapulida de vou pra fila a uma da manhã para não perder a chance.
saudações

Douglas Targino

Eu moro no interior a 160 km, mas ainda fui! Claro, se fosse 500 também não iria…

Neto

Cara, moro a 15km de Cabedelo e simplesmente mosquei.
.
Parabéns ao colega forista Hebert que pode comparecer a tirar as fotos.

Augusto José de Souza

Quando devem abrir navios da esquadra em Santos? Já faz tempo que não atraca nenhuma fragata ou Corveta,poderiam abrir a fragata constituição e o NDM Bahia em Santos.

BK117

É um belo navio, não canso de dizer que foi uma excelente compra que fizemos. Uma pena que a Marinha nunca trás aqui pra Minas, um descaso! rsrsrsrs Outro ponto que sobressai é o S-70B. Estava vendo um doc recentemente sobre uma Type 23 caçando um submarino russo e o heli ASW foi essencial. Achei interessante. Não acho interessante o Atlântico operar como o Minas uma vez operou, como plataforma ASW quase “dedicada”, pelo alcance menor de um heli em comparação com um S-2, mas agora vejo como quase indispensável ao destacamento aéreo embarcado do navio. O S-70B é o… Read more »

Dalton

O “Atlântico” foi concebido como um navio para apoiar operações anfíbias muito diferente do “Minas Gerais” este sim foi um NAe Leve otimizado para operações contra submarinos que utilizou para isso aviões e helicópteros enquanto o “Atlântico” tem uma capacidade ASW secundária dependendo do helicóptero “Seahawk” cuja quantidade é pequena ainda mais quando descontados os que poderão estar em manutenção ou usados em outras funções e/ou de outras plataformas. . O “Seahawk” conta com um avançado sonar e também radar para localizar um submarino na superfície e pode transportar até 2 torpedos mas diferente do MH-60R da US Navy não… Read more »

BK117

Agradeço, caro Dalton! Torço para que adquiram mais Seahawks.

Sabe me dizer o que é necessário para o emprego de sonoboias? Eu deduzo que seria um equipamento para captar e processar os sinais emitidos por ela e um console para o operador, certo?

Será que não seria possível/viável a adaptação para emprego de sonoboias nos AH-15B, integrando com o N-TDMS e lançando manualmente as boias?

Seria uma maneira de menor custo de incrementar a capacidade ASW do Atlântico, padronizando o Seahawk como heli orgânico das novas fragatas.

Dalton

Eu que agradeço a oportunidade de trocar informações sobre um assunto que nos é caro de forma educada.
.
Quanto ao emprego de sonoboias é preciso antes de mais nada espaço ou querer dedicar esse espaço para elas, ao invés de outra coisa, há uma versão
por exemplo do “Lynx” bem menor capaz de lançar sonoboias também.
.
Além disso, mais do que uma dificuldade técnica para se fazer adaptações se tem uma prioridade de ter esse ou outro equipamento ainda mais diante de orçamento limitado e pequena quantidade de aeronaves.
.
Abraços !

BK117

Muito obrigado, caro Dalton!
Abraços e bom final de semana!

Alex Barreto Cypriano

Em função da altura solar as nuvens adquirem colorações maravilhosas, feéricas. Em foto de navio, sol, céu e mar são o que embelezam a feiúra imanente do equipamento. Algumas dessas fotos do sr. Herbert Silva têm um céu bonito cujos matizes se refletem nas paredes cinzas do velho navio. Quem pinta, a óleo por exemplo, sabe que nenhum objeto tem cor única e que vemos reflexões coloridas, douradas, prateadas, azinabradas, vermelhas, amarelas, azuis, em tudo. Mesmo nas sombras, tons de marrom, azul, verde escuro. A técnica impressionista recomenda inclusive alijar o preto no escurecimento/sombreamento e usar cores complementares justapostas…

Last edited 1 mês atrás by Alex Barreto Cypriano
GNSousa

EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fabio

Cara, sempre quis ir nessas visitações aberas mas nunca sei quando ocorre aqui em Santos, existe algum site que divulga as datas e locais das visitações?

Fernando "Nunão" De Martini

Você pode acompanhar A Tribuna de Santos e também acompanhar o site Marine Traffic periodicamente.

O Poder Naval também divulga as visitações de navios sempre que possível.

Augusto José de Souza

Faz tempo que não vem navio a Santos,nem mesmo os do 8DN abrem para visitação,poderiam mandar pelo menos a fragata constituição e a Corveta Júlio de Noronha que estão disponíveis na BNRJ e o Bahia para transportar novos fuzileiros navais para o recém criado grupamento em Santos e para Rio Grande e esses navios da dão apoio às áreas do 8 e 5 DN já que as demais estão na área do 3DN.

Augusto,

É só ficar atento aos exercícios de todos os anos.

Na Aspirantex do ano passado o NAM Atlântico e três fragatas abriram para visitação e mais de 14 mil pessoas visitaram.

Além deles, lembro que o NE Brasil e o NV Cisne Branco também abriram para visitação no ano passado. Não faltaram oportunidades.

RPiletti