akula-ii-shchuka-b-1.jpg

A Rússia poderá alugar ‘vários” submarinos nucleares de ataque da classe “Shchuka-B” (Akula II)  para a Índia, nos próximos anos, apesar do atraso da entrega da primeira unidade, devido a um recente acidente.
Segundo a agência de notícias russa ITAR-TASS, Mikhail Dmitriyev, diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnica-Militar, afirmou que “existe uma possibilidade real de locação por dez anos, de vários dos nossos submarinos nucleares multi-função Tipo 971, classe “Shchuka-B”.
A Rússia fez a oferta depois que a Marinha da Índia revelou seu plano de construir 24 submarinos convencionais nos próximos 20 anos.
Nova Délhi já havia contratado alugar dois submarinos nucleares de Moscou, mas a Marinha projetou que nos próximos 10 anos, a Índia teria de adquirir ou construir de 10 a 12 submarinos nucleares.
Dmitriyev também negou que Moscou estaria negociando o fornecimento de submarinos nucleares à China. “A questão do fornecimento de submarinos nucleares à China não existe. Ao contrário da Índia, a China nunca nos fez um pedido. É por isso que nunca negociamos com a China sobre locação ou venda de submarinos nucleares”, disse Dmitriyev.
A oferta da Rússia é somente para a locação dos submarinos para a Marinha indiana, e não a sua venda, reforçou Dmitriyev.
De acordo com notícias anteriores, o negócio faz parte do pacote maior que inclui a reforma do ex-Gorshkov, e o arrendamento de dois submarinos “Shchuka-B” (código OTAN-Akula-II).
A Índia trabalha há vários anos num projeto próprio de submarino nuclear, denominado navio de tecnologia avançada (ATV), provavelmente baseado no design do “Shchuka-B” russo.

akula-shchuka-b.gif

Akula-II (Shchuka-B): Deslocamento submerso: 12.770 toneladas métricas. Comprimento: 110,3 metros, 13,5 metros de boca, calado e 9,6 metros. Velocidade máxima de 30 nós. Potência da propulsão – 50.000shp. Armamento: 8 tubos para torpedos e mísseis antinavio e de cruzeiro. Tripulação: 73 homens (incluindo 33 oficiais).

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Em matéria de SubNuc os russos são bons…

Alfredo_Araujo

Esse leva o trofeu de o mais bonito dos Subs!!
E os novos Los Angeles levam o de mais feio !!

Invincible

Grandes coisas!!!

A Rússia aluga os seus SubNuc…

E o Brasil está dando a Amazônia… RAPOSA SERRA DO SOL…

Acho que vai ficar bem bonito o nome: Republica Indígena da Raposa.

Tiago Jeronimo

Será que seria viável ao Brazil alugar um Submarino Nuclear russso? Quais seriam os beneficios? Quando a Reserva Raposa Serra do Sol, essa reserva não é mais “dada” aos indíos, e as forças armadas e policias podem entrar na reserva quando e onde quiserem. O novo texto aprovado é uma vitória para o Brasil, para nossa soberania e um basta aos “índios”.

Corsario-DF

Realmente como são bonitos esses subs russos, isso sim é uma arma eficiente. Na minha opnião o Brasil tinha que seguir o caminho da Índia, primeiro a gente aluga e “testa” como operar um subnuclear, para aí sim verificar o que realmente o país necessita nesse sentido. Não sou contra o Subconvencional, mas no fundo prefiro o nuclear, mas como vamos saber o que queremos, se nós não possuímos conhecimento com o nuclear. É igualzinho escolher uma mulher, se a gente não testar antes, pode se arrepender pro resto da vida… rsrsrsrsrs.

Sds.

Alfredo_Araujo

“Corsario-DF em 16 Dez, 2008 às 12:56

É igualzinho escolher uma mulher, se a gente não testar antes, pode se arrepender pro resto da vida… rsrsrsrsrs.”

Por isso testamos todas as opções antes !!

Francisco AMX

Mas a russia vende??? se vende, pq naum comprar 4 ou 5 unidades??? em vez de gastar bilhões para projetar um sub, que certamente não será nem perto de um desses, e depois mais bilhões para construir!
Este Brasil!….