chile_peru_marA presidente chilena, Michelle Bachelet, comentou nesta quinta-feira a apresentação por parte do Peru, diante da Corte Internacional de Justiça de Haia, de um relatório pedindo a revisão dos limites marítimos entre os dois países, dizendo que neste momento é “fundamental” manter a “tranquilidade”.
“Estamos preparados, sabemos que temos a razão e estamos trabalhando fortemente nisso”, enfatizou Bachelet.
A governante chilena anunciou que o Chile está preparado para se defender na instância internacional. “O exercício da soberania durante todos esses anos nos dá a razão (sobre o impasse)”, reforçou.
A Chancelaria do Chile, segundo Bachelet, “está sendo assessorada por uma equipe de brilhantes especialistas internacionais e os melhores especialistas nacionais”. A presidente explicou que se trata de “um tema do país, um tema de Estado, que reúne todos os chilenos”.
Na segunda-feira, o chanceler chileno, Mariano Fernández, havia anunciado que a defesa de seu país em Haia será baseada em argumentos “de direito e de fato”. A diplomacia de Santiago defende que “o limite marítimo é o limite legal entre Peru e Chile, e isso deve ser respeitado”. O relatório com a posição do Peru foi apresentado nesta quinta-feira em Haia pelo ex-chanceler Allan Wagner, segundo informou o ministro das Relações Exteriores do Peru, José Antonio García Belaunde.
O ministro pediu, em entrevista à rádio San Borja, “unidade nacional” para apoiar a posição do Estado peruano frente ao pedido, formalizado em Haia em janeiro de 2008.
García Belaunde também disse que o relatório, de quatro volumes, foi entregue tanto na versão impressa como na digital ao secretário da Corte de Haia.
Wagner estava acompanhado do coagente do Peru, embaixador Jorge Chávez Soto, e da ministra conselheira, Marisol Agero, coordenadora da delegação nacional.
O ex-chanceler afirmou que os representantes peruanos tiveram uma “longa discussão” com o secretário da Corte Internacional, para explicar os argumentos do relatório.

FONTE: ANSA

NOTA do BLOG: Para saber mais sobre Espaços Marítimos e seu reconhecimento internacional, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

É verdade Venilton, só uma pequena ressalva: EUA e Japao tinham um objetivo ou adversario em comum que era a URSS, alias o Japao teve problemas com a URSS desde o inicio do seculo XX, já em 1905. URSS e China tambem já foram bem proximos pois tinham os EUA como provavel adversario. O inimigo do meu inimigo é meu amigo. Mas Chile e Peru ainda guardam magoas, e seria uma missao dificil para o Brasil, já que deseja agradar todo mundo, mas talvez tenhamos que aceitar mais responsabilidades pela nossa posiçao na America do Sul e consequentemente atrair inveja… Read more »

venilton

quanta besteira as linhas litiformes são reguladas pelos meridiamos latitude e langitude qualquer marjo de 1a viagem sabe disto prova deste fato é nossa fronteira com o Uruguai no chui ela obedece em linha reta paralela as linhas dos trópicos , de forma muito clara para os dois paises, mais neste caso por teimosia ou burrice dos seu governantes em promover os espirito de guerra continua o meio termo seria a melhor opção , pois o peru e o chile deveriam pedir ajua a um pais neutro – Brasil para acabar de vez com esta briga , pois se a… Read more »

CorsarioDF

Situação muito delicada, pois a Bolívia vai no ensejo de cobrar o acesso ao mar, perdido em batalha!!! Depois vem questionar o Acre do Brasil, e agora vem a demarcação da Raposa Serra do Sol em terras contínuas, daqui a uns 5 anos os EUA (dependendo do ambiente sul americano, Chapolin, Chanço Pança e o Bobo da Corte)declaram independência da 1ª República Indigina e Ecológica do mundo, e os grandes “pensadores” desse governo invertebrado vão ficar babujando que não foi culpa dele de entregar o Brasil de mão beijada… Os dois países são muito bem armados, mas como disse o… Read more »

Marcos

Senhores sem Rodeio!!

Mas se for pra dar uma briga de gente grande mesmo vai ser lá!!

Marine

Wolfpack,

So gostaria de dizer que pelo o que eu vi em 2002 nos CFN do Peru e Chile ha uma diferenca enorme entre essas duas forcas…O Chile estava muito mais preparado do que o Peru doutrinamente, treinamento, equipamento e moral.

Abracao!

Dalton

Grande problema, sem falar que Peru e Bolivia juntos já levaram uma surra do Chile no passado e certamente nutrem sentimentos pouco simpaticos para dizer o minimo.

Wolfpack

Se formos ao Google Earth veremos bem na fronteira um aeroporto em Arica o Chile, provável base para lhe dar maior alcança ao Norte.
Acredito que as reinvidicações do Peru são corretas. No Brasil entendemos da mesma forma o mar territorial de cada estado brasileiro. Um linha perpendicular é traçada nos limites de fronteira e acompanha o relevo costeiro. Neste caso é complicado, mas o melhor seria uma bissetriz entre as duas reivindicações. A FFAA do Peru não estão assim tão despreparadas para enfrentar as chilenas no caso da situação se agravar.

Rodrigo Cesarini

Os recursos pesqueiros daquela região são formidáveis, fora a velha rivalidade ente os antigos adversários na Guerra do Pacífico.

RJ

Sempre tem algum interesse econômico por trás. O que tem naquele pedaço de mar entre Chile e Peru?

Mahan

O Peru é a chave para que Chavez e sua turma aprontem uma grande bagunça na vila sul-americana. Este conflito, ainda político, deveria ser visto com atenção e mediado, se necessário, pelo Brasil. Infelizmente o desgoverno LULA prefere ser o paladino de CUBA, VENEZUELA E BOLÌVIA.

[…] sobre o reforço da defesa da soberania na região norte do país, após a demanda judicial do Peru frente Corte Internacional de Haia pela demarcação da fronteira marítima o Chile, Codina assegurou que seu país não mudou em nada […]

Heloisa

oque são linhas paralelas e meridiamos??

Dalton

Paralelos e meridianos são linhas utilizadas para calcular a longitude e latitude e consequentemente encontrar com precisão
qualquer coisa no globo terrestre.

Os meridianos são linhas que vão do polo norte ao polo sul e
paralelos são linhas paralelas ao equador de leste para oeste.

O cruzamento destas linhas fornece a localização do que se procura.

sds