Última edição do Rios de Saúde deste ano será em dezembro

0

A 4ª e última edição do ano do programa “Rios de Saúde” sairá de Belém para atender a região das ilhas próximas a capital. Urubuoca, Jutuba, Paquetá, Ilha Nova, Cotijuba e Ilha Longa serão os locais beneficiados, além dos municípios de Soure e Salvaterra, na Ilha de Marajó. Serão 13 dias, entre 2 e 15 de dezembro, ancorados para o atendimento das populações ribeirinhas.

Resultado de uma parceria entre Governo do Estado e Marinha, o programa contará também, nesta edição, com o apoio do Grupo Cáritas, da Arquidiocese de Belém. A igreja católica sensibilizou-se com as necessidades das regiões ribeirinhas e decidiu somar esforços à ação do governo estadual.

O projeto visa levar mais qualidade de vida às comunidades que vivem às margens dos rios, em localidades de difícil acesso, por meio de serviços de saúde e cidadania. Uma novidade desta edição é que a Fundação Curro Velho levará grupos para realizar dinâmicas de conscientização ambiental e sanitária, já que nestas regiões, além de baixa acessibilidade, a atenção básica à saúde é carente.

Os técnicos do governo que prestarão os serviços, juntamente com militares da Marinha, compõem a tripulação, de aproximadamente 100 pessoas, que partirá da base naval de Val-de-Cães a bordo do Navio Auxiliar Pará, da Marinha do Brasil. Alguns dos serviços oferecidos pelo programa são: emissão de carteiras de identidade e de trabalho, prevenção ao escalpelamento, brinquedoteca, vacinação e exames de preventivos do colo do útero (PCCU).

A coordenadora da Câmara de Políticas Sociais da Secretaria de Estado de Governo (Segov), um dos órgãos que integram o programa, Silvia Comaru, ressalta a importância dos “Rios de Saúde” para as comunidades favorecidas. “Nessas visitas, além de oferecer serviços que possam melhorar a qualidade de vida dessa população ribeirinha, nós tentamos conscientizá-los quanto ao meio ambiente, à prevenção de doenças, tentando sempre orientá-los como proceder de acordo com as situações que possam vir a ocorrer.”

A última edição do “Rios de Saúde” ocorreu em agosto, quando foram atendidas 17 mil pessoas. A próxima edição está prevista para fevereiro de 2009, possivelmente nas regiões do Marajó, São Sebastião da Boa Vista, Bagre e Breves.

Fonte: Agência Pará

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments