Home História CT Sergipe

CT Sergipe

1148
20

d35

Clique no desenho para ver o perfil do contratorpedeiro (CT) Sergipe, que serviu à MB de 1973 a 1995. O Sergipe (ex-USS James C. Owens – DD 776)  era um navio da classe “Allen M. Sumner” FRAM II e juntamente com outros contratorpedeiros, constituiu a espinha dorsal do poder naval brasileiro na década de 1970/80.

ARTE: Jacubão

NOTA do BLOG: Nosso artista digital Jacubão está preparando os perfis de todos os CTs que a MB já teve, que pretendemos publicar todos juntos, em futuro post.

20 COMMENTS

  1. Excelente trabalho. Conheço muito bem o navio, por ter viajado a bordo do Sergipe durante muitos anos. Parabéns pela perfeição dos detalhes!
    Como sugestão, que tal fazer um trabalho semelhante sobre o CT Piauí (D31), um pouco mais “idoso” que o Sergipe?

  2. Não querendo abusar, mas não poderia fazer de todos os navios em um arquivo só ?

    Ja vi este tipo de arquivo da Marinha Francesa, alemã, Inglesa… Seria interessante ter uma da MB

    [ ]´s

  3. Não sei se é porque os Sumner Fram II foram os primeiros navios da MB em que pus os pés, quando estes calçavam havaianas de número significativamente menor que os sapatos de hoje, mas é a minha classe de CTs preferida, entre as operadas pela força. Lindos demais da conta.

    Nos livros didáticos da época de guri que tinham capítulos de Educacão Moral e Cívica (meados dos anos 70), a foto que exemplificava a MB era de um desses (a mesma que adorna hoje a página inicial do NGB), acho que isso contribuiu também para gostar da classe: afinal, as duas torres superpostas de vante e o volume do hangar lá atrás dão um porte muito bonito para a classe em fotos de 3/4.

    Parabéns ao Jacubão pelo desenho!

  4. Servi a bordo deste magnifico navio na decada de 80, sei como navegava rapido graças as suas 4 caldeiras e 4 turbinas a vapor e tambem que estava sempre pronto para ir ao Mar.
    São lembranças de uma Marinha do Brasil que tinha navios fortes e que tinham muita “BALA” de 127mm para quem quisesse desafiar.

  5. Na minha opinião de leigo, acho que 2 desses deveriam ter sido modernizados e equipamentos tb, para servir de apoio de fogo aos fuzileiros…inclusive adpataar outros tipos de armamentos modernos ao navio…

  6. O Jacubão é mais que um simples artista digital. Até a ferrugem ele colocou. Picasso que se cuide.

    Parabéns a Ele e ao Blog e abraços a todos.

  7. Olá pessoal, excelente este material fornecido sobre navios da classe Allen Sumner.
    Deixo aqui meu abraço especial ao Jacubão pela arte feita do “Siri Danado”, baita navio que a MB operou….
    Possuímos plantas desta classe na seção própria do site Panzer Model, e quem quiser também aparecer por lá para debater ou dar alguma informação sobre estes navios, vamos gostar muito, vejam http://www.panzermodel.com/Forum/index.php

    Gostaria tbm de agradecer publicamente a equipe aqui do Blog Naval, pois estão sempre veiculando materias de alta qualidade sobre unidades da Marinha do Brasil. Sempre que possível eu reproduzo materias na nossa seção de Embarcações, e deixo o devido link aqui do site.
    Convido a todos para uma visita, vai ser um prazer para todos nós receber os membros aqui do Blog e também demais usuários.
    Parabéns por esta e por todas as reportagens.
    J Division
    Panzer Model – Administrador

  8. Queria aproveitar aqui o ensejo e fazer uma pergunta técnica, posto que já foi objeto meu de pesquisa e nunca encontrei informação.
    O Jacubão retratou o Ct Sergipe sem o VDS na popa. Tenho fontes de fotos onde o navio aparece aqui no Brasil com este equipamento instalado, ou seja, ele veio dos EUA com o VDS instalado, mas em algum ano a MB resolveu por retirá-lo. Em que ano o VDS foi retirado do navio?
    Agradeço a informação, deixo um grande abraço a todos:
    J Division

  9. Bem vindo J Division, bem vindo agradeçemos o oferecimento das infos em Vso site

    Mas … risos .. em tempo quem tem planta é aviaozinum …. quem tem navio tem os planos … (heheheheheheeheh)

    MO

  10. Sobre o VDS. não temos a precisão da info até o momento, preciso consultar o Zeh sobre, principalmente me surgiu uma duvida após seu PNR em 1985, devido a a colisão com o Eugenio C

    Abs
    MO

  11. Jacubão, belíssimo trabalho, eu tb dei muito soco no a bordo do “siri danado” na década de 80 mais precisamente entre 1982 e 1983, quando ele abarruou de proa no porto de Santos-SP
    Quem estava a bordo deve se lembrar, salvo engano o comandante era o CF Coinbra ou CF Seabra rsss.
    Belas lembranças de tão magnifico Navio.

    abs .’.

  12. Ótimo trabalho servi no siri danado 90/93 saudades daquela galera, pessoal unido e pau pra toda obra..
    Boas lembranças de quando fomos para Buenos Aires..
    Alguém lembra do Mestre (danoninho)
    Será que cabo couto ainda ta na ativa….rs….

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here