Parnaíba - Aniversário

O Monitor “Parnaíba” completou, no dia 06 de novembro, 72 anos de incorporação e de bons serviços prestados à Marinha do Brasil. Construído no Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, foi projetado exclusivamente por brasileiros, marcando a retomada da construção naval do nosso País no século XX. Teve sua quilha batida em onze de junho de 1936, pelo então Presidente da República Getúlio Dornelles Vargas, sendo batizado e incorporado à Armada em seis de novembro de 1937, na cerimônia em que teve como madrinha a Sra. Darcy Sarmanho Vargas, Primeira-Dama do País à época.

Ao longo destes 72 anos é testemunho permanente de inúmeros feitos e fatos relevantes da nossa história. Em abril de 1943, foi desincorporado da Flotilha de Mato Grosso, passando a integrar a Força Naval subordinada ao Comando Naval do Leste, com sede em Salvador (BA), a fim de escoltar navios e patrulhar o porto. Durante a Segunda Guerra Mundial, realizou a escolta de seis comboios e a proteção de navios de guerra norte-americanos, além de operações anti-submarino, com o lançamento de bombas de profundidade.

Todos os navios que ostentaram o nome “Parnaíba” foram marcados pela participação em combate ou foram palco para importantes momentos da História de nosso país.

O Monitor “Parnaíba” é um veterano que continua em plenas condições operacionais, participando de operações no ambiente ribeirinho, patrulhas, comissões de representação militar, operações aéreas, socorro e salvamento, ostentando-se como o “Caverna Mestra da Armada”, no estado da arte e com o vigor de um adolescente, navegando e patrulhando as mesmas águas onde foram vividas as mais intensas passagens da Marinha do Brasil, repletas de exemplos de heroísmo em defesa de nossa pátria, por ocasião da Guerra do Paraguai.

“Parnaíba, o Poder, a Glória e as Tradições da Marinha no Pantanal!”

Monitor Parnaíba2

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wiltgen

Bravo Zulu “Caverna Mestra da Armada”!

Danilo

Que bons ventos continuem soprando para o PARNAÍBA U-17 …

Parabéns a toda a tripulação !

Sds
DANILO