O 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), foi ativado no dia 25 de junho de 1998, nas antigas instalações da Base de Aviação Naval do Rio Grande, na Ilha do Terrapleno de Leste na Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul.

Adotou como símbolo o albatroz, ave marinha característica da Região Sul do país capaz de voar a longas distâncias da costa e em condições meteorológicas por vezes muito severas, passando então a ser conhecido na Aviação Naval como “Esquadrão Albatroz”.

O HU-5 utiliza os helicópteros Helibras UH-12 Esquilo, realizando operações ribeirinhas, patrulhas fluviais, busca e salvamento (SAR), esclarecimento visual, transporte de tropa, evacuação aeromédica (EVAM), ligação e observação, apoio logístico, apoio às operações especiais, reconhecimento armado e ataque aéreo.

Seu atual comandante é o CC Henrique Silva Velho.

“Albatroz, as asas da Marinha no Sul”

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini

Esse é um esquadrão ao qual poderia ter muita serventia alguns UH-14 (Super Puma) que eventualmente deixem o esquadrão HU-2 quando os UH-15 (Super Cougar) reequiparem o mesmo.

Seria um grande ganho para missões SAR na área do 5º Distrito Naval.

juarezmartinez

Desde de que se dê condições de operar esta aeronave apartir de Rio Grande, coisa que hoje, o esqudrão não tem nem de perto. Precisariam rever heliponto, estrutura de hangar, estrutura de manutenção e principalmente precisam de mais $$$$$ para voar, porque hoje com 3 Esquilinhos, voando um e meio a custo de vôo baixo, quero ver com um SP a quase US$ 5.000,00 a hora de vôo….
Penso que o ideal aqui pelos mares do sul, a contar pelo tamanho do din din da gloriosa pra manter e operar seria algo do porte do Augusta A 109.

Grande abraço