No último dia 14 de junho, a primeira FREMM (Fragata Europeia Multimissão) italiana da versão antissubmarino navegou pela primeira vez, iniciando as provas de mar que, segundo o planejamento, serão completadas em agosto de 2012.

O navio, batizado de Virginio Fasan (F 591) e lançado do estaleiro da Fincantieri em Gênova em 31 de março deste ano, é visto ao fundo na foto acima (clique para ver a imagem ligeiramente ampliada) navegando ao junto à primeira FREMM italiana, a Carlo Bergamini (F 590), que é da versão de emprego geral (EG), lançada em julho do ano passado e que iniciou suas provas em 6 de outubro. A Carlo Bergamini está realizando, atualmente, as provas de seu sistema de combate.

Segundo notícia veiculada pelo site Occar, as provas do passo do hélice, da propulsão elétrica e da turbina a gás foram realizadas com sucesso. Também já foram realizados testes dos sistemas de radar (de navegação e busca de superfície) e de comunicações (VHF, UHF, HF), antecipando algumas das provas do sistema de combate, que deverão ser iniciadas em setembro deste ano. A entrega da Virginio Fasan à Marinha Italiana está programada para agosto de 2013.

Apesar da foto do alto não estar em alta resolução, pode-se perceber facilmente a principal diferença externa que serve para identificar as versões: enquanto a versão de emprego geral conta com uma torreta de canhão de 5 polegadas (127 mm) à proa, a versão antissubmarino é equipada com uma torreta de canhão de 3 polegadas (76 mm) no mesmo local. Vale destacar que ambas as versões possuem uma torreta de canhão de 76 mm sobre o hangar, à popa.

Para quem quer perceber mais facilmente a diferença, a torreta do canhão de 76mm à proa e outros detalhes da Virginio Fasan podem ser vistos claramente nas fotos maiores (clique para ampliar), acima e abaixo, disponibilizadas pelo site da Marinha Italiana quando do lançamento do navio. Vale a pena comparar essas imagens com as do lançamento da Carlo Bergamini no alto da lista de links para matérias já publicadas.

Pode-se ver que, no espaço anteriormente ocupado na carreira do estaleiro pela Carlo Bergamini, uma nova fragata (F 592) já está em avançado estágio de construção nas instalações de Riva Trigoso.  Nas fotos do lançamento anterior, a própria Virginio Fasan era vista sendo completada (e no segundo link da lista abaixo, pode-se ver a F 592 ainda dentro da oficina coberta). Isso dá uma ideia do ritmo da produção das versões italianas da FREMM, que é um projeto desenvolvido em conjunto entre a França e a Itália.

A fragata mede 139 metros de comprimento, com boca de 19,7 metros e deslocamento máximo de aproximadamente 5.900 toneladas. A velocidade máxima é de 27 nós e o navio dispõe de acomodações para 200 tripulantes.

FONTES / FOTOS: Occar e Marinha Italiana

VEJA TAMBÉM:

Tags: , , , , , ,

About Fernando "Nunão" De Martini

View all posts by Fernando "Nunão" De Martini

2 Responses to “Primeira FREMM italiana antissubmarino em provas de mar com versão EG” Subscribe

  1. Ozawa 25 de junho de 2012 at 12:51 #

    Em 2010 lia-se aqui no PN matéria do LM acerca das opções de escolha para as futuras escoltas da MB. Dizia-se à época, expectativa da MB, de que seria definido o projeto vencedor em 2011, inciando-se a construção das escoltas em 2012…

    E a Itália, em crise, à beira do default, do colapso financeiro, entrega-se a essa aventura naval chamada FREMM… País irresponsável esse não ? O Brasil interrompe vezes após vezes seus projetos de reaparelhamento das FFAA por intermináveis desculpas de crise sucessivas. Ora, desde que Adão comeu um fruto proibido e Eva passou a ter seus filhos em dores…, o mundo está em crise !

    Mas para compra de votos parlamentares, isso temos recursos financeiros inesgotáveis.

    Por que será que não estou surpreso ?

    Chegará o dia em que este debate on line se chamará o que ele já é de fato: “Blog do Poder Naval dos Outros”…

  2. Ozawa 25 de junho de 2012 at 12:53 #

    Senhores editores, favor apagar meus 2 primeiros comentários. Houve algum problema aqui entre a cadeira e o micro.

    APAGADOS, SAUDAÇÕES!

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Força-Tarefa da Marinha do Brasil em 1983, com 16 navios!

Form Photo 83 - 1

Na imagem acima, a rosa de manobra (folha de plotagem) do submarino Amazonas (S16), durante um exercício denominado Photo 83, […]

‘Au revoir’, Normandie: Egito quer FREMM, e quer pra já

FREMM - foto via Marinha Francesa

Segundo jornal francês, fragata já construída para a França e atualmente em provas de mar poderia ser adaptada para entrega […]

‘Embarque’ no NAe São Paulo e nos detalhes de sua modernização

NAe São Paulo - foto 4  Nunão 2011 - Poder Naval - Forças de Defesa

Os textos abaixo, gentilmente compartilhados por Luiz Monteiro, trazem muitas informações detalhadas sobre contrato relativo a consultoria, assessoramento e capacitação […]

DCNS vai assessorar a Marinha do Brasil na modernização do porta-aviões ‘São Paulo’

NAe São Paulo A12

Segundo o Diário Oficial da União, a DCNS irá participar da reforma do NAe São Paulo (A-12). Abaixo, o extrato […]

Reforma de R$ 1 bi em porta-aviões da Marinha pode torná-lo mais lento

NAe-São-Paulo-A12-3

TERESA PEROSA A Marinha reforma o porta-aviões São Paulo. Ao custo de pelo menos R$ 1 bilhão, pretende substituir as […]