Rafale naval cai no Mediterrâneo e piloto é resgatado por helicóptero da USN

    416
    7

    Caça participava de treinamento de combate aéreo com um F-18

     

    Segundo informes da Marinha Francesa (Marine Nationale) e da Marinha dos EUA (USN), um Rafale M (versão naval) acidentou-se na tarde desta segunda-feira, 2 de junho. O piloto, da flotilha 12F de Rafale, conseguiu se ejetar. Segundo o informe francês, o caça participava de um treinamento de combate aéreo com um F-18 do porta-aviões USS Eisenhower, ao largo da costa espanhola do Mediterrâneo. Uma investigação foi iniciada para apurar as circunstâncias e as causas deste acidente.

    A nota da Marinha Francesa também informa que o piloto foi recuperado por um helicóptero da USN e transferido para bordo do porta-aviões francês Charles de Gaulle, onde recebeu a atenção da equipe médica do navio. O Charles de Gaulle está realizando treinamentos no Atlântico e Mediterrâneo desde que partiu de Toulon em 30 de maio, e essa comissão estava marcada para terminar no próximo dia 5 de julho.

    Já a nota da Marinha dos EUA não faz referência ao treinamento de combate com um F-18. A nota da USN informa que enquanto realizava um treinamento de coalizão no Mediterrâneo nesta segunda-feira, o porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69) recebeu um aviso sobre um caça francês caído, proveniente do porta-aviões francês Charles de Gaulle (R 91).

    Seguindo-se à notificação, um helicóptero do Esquadrão Antissubmarino (HS) 5, do grupo aéreo embarcado 7 que opera no CVN 69, foi despachado para providenciar busca e assistência. Assim que o HS-5 chegou à cena, recuperou e transportou o piloto para o porta-aviões francês, para que este recebesse tratamento médico.

    FONTES: Marinha Francesa e Marinha dos EUA

    NOTA DO EDITOR: se você clicou em chamada do Poder Aéreo para acessar esta notícia, não deixe de clicar aqui para também conferir as demais matérias que estão na página principal do Poder Naval.

    VEJA TAMBÉM:

    Subscribe
    Notify of
    guest
    7 Comentários
    oldest
    newest most voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Ricardo Cascaldi
    Ricardo Cascaldi
    8 anos atrás

    Só cai também.

    FLIGHTER
    FLIGHTER
    8 anos atrás

    Normal !!!, toda jaca madura cai…

    Vader
    8 anos atrás

    Falando sério, como cai esse Rafale hein? Pelas minhas contas é o quinto, com o que? 93 unidades entregues?

    Taxa de atrito de 5,37%, confere?

    E são 152,3 milhões de euros de prejuízo pro Hollande…

    Almeida
    Almeida
    8 anos atrás

    Mais um?!

    Também, vejam só como os pilotos franceses voam:

    Vader
    8 anos atrás

    Ahahahaha, o cara errou, rsrsrs… Nuss, certeza que a hora que ele desceu do avião a equipe de manutenção teve que desinfetar o assento, hehehehe…

    daltonl
    daltonl
    8 anos atrás

    Quarto Rafale “M” perdido, mas está bem dentro do normal e como a encomenda é de 58 aeronaves, é mais do que o suficiente para equipar um único NAe, além de aeronaves de reserva treinamento e testes.