FREMM Provence - foto DCNS

Navio é a quarta FREMM construída pela DCNS e terceira para a Marinha Francesa, e realizou sua primeira saída para provas de mar

Nesta quarta-feira, 1º de outubro, a fragata europeia multimissão (FREMM) Provence, destinada à Marinha Francesa, completou sua primeira saída ao mar, a partir de Lorient, o que marcou o início de suas provas de mar que ocuparão as próximas semanas. A informação foi dada em nota da fabricante francesa DCNS.

A Provence é a terceira de uma série de navios do tipo FREMM que deverá equipar a Marinha Francesa. A primeira saída ao mar teve como principal objetivo testar o desempenho dos sistemas de propulsão e navegação do navio. Segundo Anne Bianchi, da direção do programa FREMM, as etapas referentes a este terceiro navio estão prosseguindo “de acordo com o cronograma e o orçamento.” Bianchi também afirmou que essas fragatas são “as mais avançadas tecnologicamente e competitivas do mercado.”

FREMM Provence - foto pequena DCNSAs provas de mar estão programadas para ocorrer dia e noite, em fases que vão da “apropriação”, com duração de três dias, para verificar funcionamento de instalações de segurança e sistemas como os de combate a incêndios e alagamentos, evacuação, manobrabilidade e desempenho em atracação. A segunda fase é focada no sistema de propulsão híbrido CODLOG (COmbined Diesel eLectric Or Gas – combinação diesel-elétrica ou turbina a gás), que permite velocidade de pico superior a 27 nós com a turbina a gás ou baixas velocidades em modo silencioso com os motores elétricos. Também são verificados os sistemas de navegação, que calculam velocidade, posição e rumo.

Assim que essas provas iniciais forem completadas, a fragata deverá retornar às instalações da DCNS em Lorient por algumas semanas antes de uma nova campanha de provas a ser iniciada em 2015, com foco no sistema de combate.

O programa FREMM da DCNS representa um total de doze navios, onze para a Marinha Francesa e um para a Marinha Real do Marrocos. Destes, a primeira do programa, batizada de Aquitaine, já foi entregue à Marinha Francesa em novembro de 2012. A segunda do programa foi a marroquina Mohammed VI, entregue ao Marrocos em 30 de janeiro de 2014, de acordo com o contrato. A terceira do programa, e segunda destinada à França, é a Normandie, que iniciou suas provas de mar em outubro de 2013 e tem sua entrega programada para a Marinha Francesa até o final deste ano.

A fragata seguinte, Provence, iniciou suas provas de mar agora, conforme noticiado acima. Em julho de 2014, foi posta a flutuar a FREMM Languedoc, também destinada à França, enquanto a sexta e sétima fragatas da série (quinta e sexta da encomenda francesa) estão no processo de montagem.

Os navios FREMM franceses têm comprimento total de 142 metros, boca de 20 metros, deslocamento de 6.000 toneladas, é guarnecida por 108 tripulantes (incluindo o destacamento do helicóptero), com acomodações para 145 homens e mulheres. Para conhecer outras especificações técnicas e saber mais sobre o programa, clique nos links da lista a seguir.

FONTE / FOTOS: DCNS (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments