VÍDEO: As duas primeiras fragatas FREMM da Marinha Francesa operando juntas
No final de junho de 2014, as duas primeiras fragatas FREMM Aquitaine e Normandy, construídas para a Marine Nationale, conduziram testes de interoperabilidade ao largo da costa Atlântica. O evento foi marcado por este vídeo feito pelo fabricante DCNS.
O objeto em forma de pirâmide em rápida rotação sobre a superestrutura é o radar multi-função Herakles da Thales.
A França tem planos para adquirir 11 navios da classe para a Marinha Francesa, de um total de 12 FREMM a serem construídas no programa pela DCNS – uma das fragatas, a Mohammed VI, foi encomendada e já entregue ao Marrocos. Dez navios da variante italiana da FREMM, conhecida como classe “Carlo Bergamini”, foram planejados para construção pela Fincantieri em Riva Trigoso, na Itália, e vários já foram entregues.
VEJA TAMBÉM:
- Lançada a Languedoc, quarta FREMM da Marinha Francesa
- FREMM ‘Normandie’ vai ao Mediterrâneo para provas de sistemas
- DCNS: mais de 50 testes de sistema de combate realizados na FREMM ‘Normandie’
- De chapa em chapa, de bloco em bloco, se constrói uma FREMM francesa
- De chapa em chapa, de bloco em bloco, se constrói uma FREMM italiana
- Vídeo: DCNS termina a terceira série de provas da FREMM Normandie
- Marinha da Itália recebe terceira fragata FREMM
- FREMM ‘Aquitaine’ atinge IOC em guerra antissubmarino
- Imagens: fragatas FREMM da Marinha italiana juntas no mar
- ‘Provence’, a terceira fragata FREMM francesa, foi lançada pela DCNS
- Lançada a ‘Normandie’, segunda FREMM francesa e terceira da DCNS
- DCNS prossegue com os testes de mar da fragata FREMM do Marrocos
- Começam as provas de mar da fragata FREMM do Marrocos, ‘Mohammed VI’
- Com redução de encomenda de FREMM, França pensa em novo navio menos capaz
- Marinha Francesa, força menos afetada por cortes, receberá três FREMM a menos
- Fragata FREMM ‘Aquitaine’ sai do Rio de Janeiro para exercícios com a MB
- Fragata FREMM ‘Aquitaine’ no Rio
- Fragata ‘Aquitaine’ lança com sucesso seu primeiro míssil Aster
- Imagens: primeiro reabastecimento em alto-mar da fragata ‘Aquitaine’
- A fragata FREMM da DCNS
- Lançada a ‘Normandie’, segunda FREMM francesa e terceira da DCNS
- DCNS apresentará nova FREMM durante a Euronaval 2012
- Fotos do interior da Aquitaine, a primeira FREMM francesa
- Primeiro pouso do novo helicóptero Caiman Marine (NH90) a bordo da fragata FREMM
- Candidata à nova escolta da MB:fragata franco-italiana FREMM
Gosto do navio.
Nem acho tão feio quando outras pessoas acham.
Acredito que tenha, pelo seu porte e volume interno, um bom potencial de crescimento, o que é fundamental para o futuro.
Sei que a solução de utilizar radares de busca e direção de tiro de rotação acelerada visa contrapor ameaças cada vez mais difíceis na defesa aérea.
Mas que esse radome do Herakles quando visto de cima, rodando desse jeito, parece uma integrante da ala das baianas de uma escola de samba, ah, isso parece!
Nunão, eu acho as italianas mais “imponentes”, um estilo mais marcante… mas o mastro principal tão alto não aumenta o RCS demasiadamente ? Apesar de todo o cuidado elas não seriam “menos furtivas” que as francesas ?
er Roberto, menos feias ?? rssssss
Roberto, O que importa mais é o formato do mastro. Há diversos outros navios de características furtivas, principalmente os que têm maior ênfase em defesa antiaérea, com mastros consideravelmente elevados, o que é fundamental para que os radares fiquem mais altos. E, quanto mais alto está o radar (embora isso também influa na estabilidade do navio), maior é o chamado “horizonte radar” para detectar alvos a baixa altitude, devido à curvatura do planeta. No caso, o radar EMPAR das FREMM italianas (que também é utilizado nas Horizon da Itália e da França) fica numa posição bem mais elevada que os… Read more »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pô MO, acho elas bonitas mesmo…. sei que vc é das antigas, mas a “muderrrnidade” chegou, são outros tempos … são desenhos mais futuristas (não tanto quanto o Zumwalt) mas que revelam conceitos novos, características diferentes.
Argh Bozzo, mas ao menos as italianenses são de menor feiozidade, comparada com a Aquitaine e cia .
So corrigindo o texto acima, serão construídas 12 na França, sendo que serão 11 para Marinha Francesa e 01 para Marinha do Marrocos que ja foi entregue. Na Marinha Francesa serao 9 para luta ainti-submarina e 2 para defesa anti-aérea. Quem quiser saber mais a respeito segue o link abaixo.
http://www.defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=10124:dcns-lanca-a-agua-a-terceira-fremm-francesa&catid=160:noticias-em-portugues&Itemid=497
Serão construídas 6 da versão antisubmarino visando
substituir 7 navios da classe Georges Leygues, que estão sendo retirados de serviço com cerca de 35 anos, seguidas por duas de versão antiaerea para substituir dois navios da classe Cassard dentro de uns 10 anos.
Em 2016 será tomada a decisão de qual versão serão construídas as 3 restantes do total de 11 para a Marinha francesa e se as mesmas irão substituir 3 das 5 classe La Fayette o que reduziria para 15 o total de principais combatentes de superficie, incluindo duas “Horizon”.
De fato, Dalton e Jean-Marc. O texto já foi corrigido no erro sobre o programa francês (que na verdade tem 12 planejadas no total, uma para o Marrocos, esta já entregue).
Para saber mais sobre os programas FREMM na França e na Itália, acrescentamos agora ao final uma pequena lista dentre várias dezenas de matérias já publicadas aqui a respeito, incluindo algumas que abordam o assunto levantado pelo Dalton, da possível redução do número de navios franceses.
“Mas que esse radome do Herakles quando visto de cima, rodando desse jeito, parece uma integrante da ala das baianas de uma escola de samba, ah, isso parece!”
Nunão
kkkk …… há opções:
Vejam até o fim ……. muito bonito.
Shabat Shuvá
Clicando em 5’25” verão a inspiração para o “radome do Herakles” :
Na vizinha España:
http://www.naval.com.br/blog/2014/07/14/as-fragatas-f-100-da-armada-espanhola-navegando-juntas/
A quatro anos e meio:
http://www.naval.com.br/blog/2011/03/16/navantia-apresentara-proposta-para-construcao-de-onze-navios-a-marinha-do-brasil/
Há cinco anos:
http://www.naval.com.br/blog/2010/09/21/modernizacao-da-esquadra-o-contra-ataque-frances/
Entenderam ?
Marinhas organizadas, sérias e com planejamento estratégico.
Independentemente de governos e partidos.
Política de Estado e não de INTERE$$E$.
Pela primeira vez não vou contestar o JMJ, nessa ele está correto.
Devem ser boas naus e eficientes.
Mas não as compraria, simples assim.
Videozinho legal… já baixei e está na biblioteca. Mas sem meias palavras: O NAVIO É FEIO… MUITO FEIO… é HORROROZO ainda mais visto de cima com essa proa bico de pato kkkkk No quesito plasticidade e entre as FREMMs, fico com as italianas… aquele ficou menos feio, na verdade acho até apreciável. Mas quando se fala em beleza, armamento e sistemas, tudo muito bem equlibrado em navios da nova geração, NADA supera a F802 De Zeven Provincien… eita navio bonito… só pecaram nessa cor branca… não costo de navios de guerra na cor branca, mas ai é só tinta (muita),… Read more »
Outra classe que me agrada pelo conjunto da obra (beleza, armamento e sistemas) é a F124 Sachsen
https://www.thaifighterclub.org/images/answer2012/A03142278120820115313.jpg
Mas se o cara quiser impor respeito de verdade, ai é de DDG 51 Class meu amigo. Seja ele americano, nipônico, coreano ou até mesmo espanhol… 🙂
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cb/PCU_Spruance_%28DDG-111%29.jpg
Grande Abraço a todos.
Oganza
Alemãs tem uma vantagem:
Não pagam propina.
Mas realmente Oganza, a USA é …..
http://www.defenseindustrydaily.com/adding-arleigh-burkes-northrop-grumman-underway-06007/
Como é bom sonhar …..
http://www.globalsecurity.org/military/systems/ship/ddg-51.htm
PIB bem menor que o nosso, raríssimos recursos naturais, importador em larga escala de petróleo e derivados, etc …. etc …. Dois oceânicos bem opostos, estreito de Gibraltar etc ….
http://www.armada.mde.es/ArmadaPortal/page/Portal/ArmadaEspannola/buques_superficie/prefLang_es/04_Fragatas-F100-F80–01_fragatas-clase-alvaro-de-baza-f-100
“Entenderam ?
Marinhas organizadas, sérias e com planejamento estratégico.
Independentemente de governos e partidos.
Política de Estado e não de INTERE$$E$.”
Carlos Soares, kkkkk na verdade pagam sim, todos pagam e tb recebem, mas para chegar a isso, muita coisa tem que estar errada. Trabalho com Europeus e Americanos a mais de 10 anos e os Alemães reunem o que se tem de melhor na Europa… são pragmáticos, engenhosos, criativos e muito, muito organizados, sem falar que são absurdamente calorosos, contrariando toda a lenda sobre eles, meus melhores amigos europeus são alemães e ingleses. Na Espanha, tirando os Catalões e Bascos (esses sabem e gostam de trabalhar), o resto pode jogar no mar. Na França e Itália, me reservo ao máximo… Read more »
Pô Oganza,
agora f#d&u……
Tudo que você mencionou acima discordo em boa parte.
Latinos ? Quais ? Da onde ? Quais Etnias e Ascendências ?
Em que educação foram criados ?
Porcarias há em todos os lugares.
Em muitos ….. muitos …… mas não todos.
Realmente IMPRESSIONANTE. (rs)
Oganza! Como vai tudo bem??
Tchê, imagina associação entre Espanhóis(Não Catalões ou Bascos) e Franceses, pense no maior somatório de empáfia, incompetência e arrogância…..Airbus Europa….
Não fale desta gente perto PAMA CM, podem ovuir varios palavrões…..
Grande abraço
Roberto, O mastro da Italiana deve ser menos furtivo que o mastro da francesa mas não devido à altura dele e sim devido à forma e ao conceito do radomo. O radomo do EMPAR é esférico e fixo, quem gira é a antena de radar. Como ele tem que ser de material “transparente” ao radar ele deixa penetrar as emissões de radar alheias, e embora a antena do radar esteja inclinada, o que reduz o retorno para um radar situado ao nível do mar, quando ele mostra sua parte lateral ou de trás ele permite um retorno considerável a um… Read more »
Entendi Bosco, agradeço a explicação.
Aproveitando, o EMPAR por ser usado nas Horizon, entendo eu, que seria o melhor para uma futura FREMM versão AAW ? Ou teria de usar outro radar?
Meu Deus, cada comentario besta que leio aqui, que nao tem nada a ver com o texto, como brasileiro é uma pessoa que nao representa nada para o mundo, se vcs soubessem oque os Europeus e Americanos acham dos brasileiros, eu sei pq ja fazem anos que moro fora do Brasil e so eu sei o qto comi b…..para chegar onde estou e trabalhando com quem estou,,,,,,,,,,,,,cresçam brasileiros e aprendam a respeitar os mais inteligentes e competentes, pq se nao fosse eles, a industria aeronáutica e marítima do Brasil estava ainda no tempo do 14 Bis e caravelas. Americanos, Franceses,… Read more »
Em tempo =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/09/mv-msc-annick-3fsd2-porta-container-da.html
18 photos
“… cresçam brasileiros e aprendam a respeitar os mais inteligentes e competentes…” Jean-Marc Jardino, um cara que pensa assim, como você, continua comendo b… até hoje. Porque a moderação permite que um sujeito tão racista e preconceituoso continue participando deste sítio e insultando a todos? NOTA DOS EDITORES: PORQUE HOUVE COMENTÁRIOS IGUALMENTE XENÓFOBOS ANTES, INSTIGANDO ESSE TIPO DE RESPOSTA IGUALMENTE PRECONCEITUOSA (LEMBRANDO QUE OS COMENTÁRIOS SÃO RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE), E AGORA É POUCO PRODUTIVO FICAR APAGANDO OU DANDO BRONCA DE FORMA INDIVIDUAL. NÃO É TODO DIA QUE É POSSÍVEL EDITAR OS COMENTÁRIOS RAPIDAMENTE. COMO NÃO FORAM EDITADOS OU… Read more »
A música é uma m#rd@, mas o vídeo dessa fragata:
O diabo dessa budega giratória é que ela te hipnotiza e você não consegue prestar atenção no navio, só nela. Que coisa horrorosa!