quarta-feira, agosto 10, 2022

Saab Naval

VÍDEO: As duas primeiras fragatas FREMM da Marinha Francesa operando juntas

Destaques

Alexandre Galante
Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

No final de junho de 2014, as duas primeiras fragatas FREMM Aquitaine e Normandy, construídas para a Marine Nationale, conduziram testes de interoperabilidade ao largo da costa Atlântica. O evento foi marcado por este vídeo feito pelo fabricante DCNS.

O objeto em forma de pirâmide em rápida rotação sobre a superestrutura é o radar multi-função Herakles da Thales.

A França tem planos para adquirir 11 navios da classe para a Marinha Francesa, de um total de 12 FREMM a serem construídas no programa pela DCNS – uma das fragatas, a Mohammed VI, foi encomendada e já entregue ao Marrocos. Dez navios da variante italiana da FREMM, conhecida como classe “Carlo Bergamini”, foram planejados para construção pela Fincantieri em Riva Trigoso, na Itália, e vários já foram entregues.

 

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

35 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando "Nunão" De Martini

Gosto do navio.

Nem acho tão feio quando outras pessoas acham.

Acredito que tenha, pelo seu porte e volume interno, um bom potencial de crescimento, o que é fundamental para o futuro.

Sei que a solução de utilizar radares de busca e direção de tiro de rotação acelerada visa contrapor ameaças cada vez mais difíceis na defesa aérea.

Mas que esse radome do Herakles quando visto de cima, rodando desse jeito, parece uma integrante da ala das baianas de uma escola de samba, ah, isso parece!

Roberto Bozzo

Nunão, eu acho as italianas mais “imponentes”, um estilo mais marcante… mas o mastro principal tão alto não aumenta o RCS demasiadamente ? Apesar de todo o cuidado elas não seriam “menos furtivas” que as francesas ?

MO

er Roberto, menos feias ?? rssssss

Fernando "Nunão" De Martini

Roberto, O que importa mais é o formato do mastro. Há diversos outros navios de características furtivas, principalmente os que têm maior ênfase em defesa antiaérea, com mastros consideravelmente elevados, o que é fundamental para que os radares fiquem mais altos. E, quanto mais alto está o radar (embora isso também influa na estabilidade do navio), maior é o chamado “horizonte radar” para detectar alvos a baixa altitude, devido à curvatura do planeta. No caso, o radar EMPAR das FREMM italianas (que também é utilizado nas Horizon da Itália e da França) fica numa posição bem mais elevada que os… Read more »

Roberto Bozzo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pô MO, acho elas bonitas mesmo…. sei que vc é das antigas, mas a “muderrrnidade” chegou, são outros tempos … são desenhos mais futuristas (não tanto quanto o Zumwalt) mas que revelam conceitos novos, características diferentes.

MO

Argh Bozzo, mas ao menos as italianenses são de menor feiozidade, comparada com a Aquitaine e cia .

Jean-Marc Jardino

So corrigindo o texto acima, serão construídas 12 na França, sendo que serão 11 para Marinha Francesa e 01 para Marinha do Marrocos que ja foi entregue. Na Marinha Francesa serao 9 para luta ainti-submarina e 2 para defesa anti-aérea. Quem quiser saber mais a respeito segue o link abaixo.

http://www.defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=10124:dcns-lanca-a-agua-a-terceira-fremm-francesa&catid=160:noticias-em-portugues&Itemid=497

daltonl

Serão construídas 6 da versão antisubmarino visando
substituir 7 navios da classe Georges Leygues, que estão sendo retirados de serviço com cerca de 35 anos, seguidas por duas de versão antiaerea para substituir dois navios da classe Cassard dentro de uns 10 anos.

Em 2016 será tomada a decisão de qual versão serão construídas as 3 restantes do total de 11 para a Marinha francesa e se as mesmas irão substituir 3 das 5 classe La Fayette o que reduziria para 15 o total de principais combatentes de superficie, incluindo duas “Horizon”.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, Dalton e Jean-Marc. O texto já foi corrigido no erro sobre o programa francês (que na verdade tem 12 planejadas no total, uma para o Marrocos, esta já entregue).

Para saber mais sobre os programas FREMM na França e na Itália, acrescentamos agora ao final uma pequena lista dentre várias dezenas de matérias já publicadas aqui a respeito, incluindo algumas que abordam o assunto levantado pelo Dalton, da possível redução do número de navios franceses.

Carlos Soares

“Mas que esse radome do Herakles quando visto de cima, rodando desse jeito, parece uma integrante da ala das baianas de uma escola de samba, ah, isso parece!”

Nunão

kkkk …… há opções:

Carlos Soares

Vejam até o fim ……. muito bonito.

Shabat Shuvá

Carlos Soares

Clicando em 5’25” verão a inspiração para o “radome do Herakles” :

Carlos Soares
Carlos Soares
Carlos Soares

Entenderam ?

Marinhas organizadas, sérias e com planejamento estratégico.

Independentemente de governos e partidos.

Política de Estado e não de INTERE$$E$.

Carlos Soares

Pela primeira vez não vou contestar o JMJ, nessa ele está correto.

Devem ser boas naus e eficientes.

Mas não as compraria, simples assim.

Oganza

Videozinho legal… já baixei e está na biblioteca. Mas sem meias palavras: O NAVIO É FEIO… MUITO FEIO… é HORROROZO ainda mais visto de cima com essa proa bico de pato kkkkk No quesito plasticidade e entre as FREMMs, fico com as italianas… aquele ficou menos feio, na verdade acho até apreciável. Mas quando se fala em beleza, armamento e sistemas, tudo muito bem equlibrado em navios da nova geração, NADA supera a F802 De Zeven Provincien… eita navio bonito… só pecaram nessa cor branca… não costo de navios de guerra na cor branca, mas ai é só tinta (muita),… Read more »

Oganza

Outra classe que me agrada pelo conjunto da obra (beleza, armamento e sistemas) é a F124 Sachsen

https://www.thaifighterclub.org/images/answer2012/A03142278120820115313.jpg

Oganza

Mas se o cara quiser impor respeito de verdade, ai é de DDG 51 Class meu amigo. Seja ele americano, nipônico, coreano ou até mesmo espanhol… 🙂

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/cb/PCU_Spruance_%28DDG-111%29.jpg

Grande Abraço a todos.

Carlos Soares

Oganza

Alemãs tem uma vantagem:

Não pagam propina.

Carlos Soares
Carlos Soares
Carlos Soares

PIB bem menor que o nosso, raríssimos recursos naturais, importador em larga escala de petróleo e derivados, etc …. etc …. Dois oceânicos bem opostos, estreito de Gibraltar etc ….
http://www.armada.mde.es/ArmadaPortal/page/Portal/ArmadaEspannola/buques_superficie/prefLang_es/04_Fragatas-F100-F80–01_fragatas-clase-alvaro-de-baza-f-100

Carlos Soares

“Entenderam ?

Marinhas organizadas, sérias e com planejamento estratégico.

Independentemente de governos e partidos.

Política de Estado e não de INTERE$$E$.”

Oganza

Carlos Soares, kkkkk na verdade pagam sim, todos pagam e tb recebem, mas para chegar a isso, muita coisa tem que estar errada. Trabalho com Europeus e Americanos a mais de 10 anos e os Alemães reunem o que se tem de melhor na Europa… são pragmáticos, engenhosos, criativos e muito, muito organizados, sem falar que são absurdamente calorosos, contrariando toda a lenda sobre eles, meus melhores amigos europeus são alemães e ingleses. Na Espanha, tirando os Catalões e Bascos (esses sabem e gostam de trabalhar), o resto pode jogar no mar. Na França e Itália, me reservo ao máximo… Read more »

Carlos Soares

Pô Oganza,

agora f#d&u……

Tudo que você mencionou acima discordo em boa parte.

Latinos ? Quais ? Da onde ? Quais Etnias e Ascendências ?

Em que educação foram criados ?

Porcarias há em todos os lugares.

Em muitos ….. muitos …… mas não todos.

Realmente IMPRESSIONANTE. (rs)

juarezmartinez

Oganza! Como vai tudo bem??

Tchê, imagina associação entre Espanhóis(Não Catalões ou Bascos) e Franceses, pense no maior somatório de empáfia, incompetência e arrogância…..Airbus Europa….
Não fale desta gente perto PAMA CM, podem ovuir varios palavrões…..

Grande abraço

joseboscojr

Roberto, O mastro da Italiana deve ser menos furtivo que o mastro da francesa mas não devido à altura dele e sim devido à forma e ao conceito do radomo. O radomo do EMPAR é esférico e fixo, quem gira é a antena de radar. Como ele tem que ser de material “transparente” ao radar ele deixa penetrar as emissões de radar alheias, e embora a antena do radar esteja inclinada, o que reduz o retorno para um radar situado ao nível do mar, quando ele mostra sua parte lateral ou de trás ele permite um retorno considerável a um… Read more »

Roberto Bozzo

Entendi Bosco, agradeço a explicação.

Aproveitando, o EMPAR por ser usado nas Horizon, entendo eu, que seria o melhor para uma futura FREMM versão AAW ? Ou teria de usar outro radar?

Jean-Marc Jardino

Meu Deus, cada comentario besta que leio aqui, que nao tem nada a ver com o texto, como brasileiro é uma pessoa que nao representa nada para o mundo, se vcs soubessem oque os Europeus e Americanos acham dos brasileiros, eu sei pq ja fazem anos que moro fora do Brasil e so eu sei o qto comi b…..para chegar onde estou e trabalhando com quem estou,,,,,,,,,,,,,cresçam brasileiros e aprendam a respeitar os mais inteligentes e competentes, pq se nao fosse eles, a industria aeronáutica e marítima do Brasil estava ainda no tempo do 14 Bis e caravelas. Americanos, Franceses,… Read more »

Lyw

“… cresçam brasileiros e aprendam a respeitar os mais inteligentes e competentes…” Jean-Marc Jardino, um cara que pensa assim, como você, continua comendo b… até hoje. Porque a moderação permite que um sujeito tão racista e preconceituoso continue participando deste sítio e insultando a todos? NOTA DOS EDITORES: PORQUE HOUVE COMENTÁRIOS IGUALMENTE XENÓFOBOS ANTES, INSTIGANDO ESSE TIPO DE RESPOSTA IGUALMENTE PRECONCEITUOSA (LEMBRANDO QUE OS COMENTÁRIOS SÃO RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE), E AGORA É POUCO PRODUTIVO FICAR APAGANDO OU DANDO BRONCA DE FORMA INDIVIDUAL. NÃO É TODO DIA QUE É POSSÍVEL EDITAR OS COMENTÁRIOS RAPIDAMENTE. COMO NÃO FORAM EDITADOS OU… Read more »

Carlos Soares

A música é uma m#rd@, mas o vídeo dessa fragata:

Corsario137

O diabo dessa budega giratória é que ela te hipnotiza e você não consegue prestar atenção no navio, só nela. Que coisa horrorosa!

Publicidade
Parceiro

Últimas Notícias

Semana da Índia no Rio: Governo indiano recebe público e imprensa a bordo da fragata INS Tarkash

Eventos comemoram os 75 anos da Independência indiana e 200 anos da Independência do Brasil A Embaixada e o Consulado...
Parceiro

- Advertisement -