Home Indústria Naval Índia quer instalar módulo AIP nos seus submarinos Scorpene

Índia quer instalar módulo AIP nos seus submarinos Scorpene

1616
7
Scorpene indiano

O desenvolvimento do sistema autóctone pela DRDO foi adiado

Mesmo quando a Marinha Indiana se prepara para incorporar seu primeiro submarino convencional em quase duas décadas, fontes confirmaram que uma decisão foi alcançada em um processo caro e demorado para instalar módulos Air Propulsion Independent (AIP) nos seis novos submarinos Scorpene a serem incorporados nos próximos anos.

No entanto, depende do módulo AIP autóctone estar completamente pronto até lá.

“Todos os seis Scorpenes receberão um AIP indiano. Será instalado pelo fabricante do equipamento original, Naval Group”, confirmou uma fonte da Marinha.

Um módulo AIP está sendo desenvolvido pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa (DRDO – Defence Research and Development Organisation). Estava planejado para ser instalado nos dois últimos submarinos antes que eles saíssem da linha de produção. No entanto, o módulo não se materializou devido a atrasos no desenvolvimento.

Conforme relatado pelo The Hindu anteriormente, o Naval Group, anteriormente DCNS — uma empresa de defesa com sede na França — propôs essa opção depois que as tentativas de instalar o sistema doméstico nos dois últimos submarinos falharam.

Os módulos AIP fornecem discrição e autonomia prolongada aos submarinos diesel-elétricos, permitindo que eles permaneçam submersos por mais tempo.

No entanto, seria um processo caro, já que o casco do submarino deve ser aberto para integrar o módulo AIP e depois selado antes de ser colocado em toda a gama de testes e provas para validar seu desempenho.

O primeiro submarino Scorpene Kalvari completou todas as provas e está pronto para a incorporação até este final de mês ou início do próximo mês. Ele deverá passar por uma remodelação de rotina após seis anos, em 2023.

A DRDO garantiu que o sistema estará totalmente pronto para a integração, a fonte adicionou.

O segundo submarino Khanderi iniciou os ensaios, e provavelmente será incorporado no início do próximo ano.

FONTE: The Hindu

7 COMMENTS

  1. leonel testa 26 de setembro de 2017 at 10:04
    Uma duvida da pra fazer essa mudança nos nossos ?
    Com dinheiro e know how dá pra fazer de tudo!! Mas acho que compensa fazer outro, do que cortar um já pronto prá instalar o AIP.
    Deixemos o AIP para outras marinhas e vamos tentar concluir o nosso SNBR.
    SRN

  2. Hj em dia ter submarinos sem módulos AIP é querer nadar, nadar, nadar e morrer na praia! Ter o módulo AIP garante mais furtividade para os mesmos!

  3. Alguém aqui pode dar uma explicação razoável do por quê a MB considera inadequado/ ineficiente/ dispensável a instalação de AIP em nossos subs ? Por que tal sistema não seria eficiente para subs que atuam no Atlantico Sul? Até hoje não entendi qual a explicação técnica para isso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here