S-3 da USN invade espaço aéreo venezuelano
Um jato Lockheed S-3 Viking da Marinha dos EUA invadiu o espaço aéreo venezuelano no último sábado 17/5. O sistema de vigilância aérea da Venezuela rastreou a aeronave por volta das 8:40 h da noite, voando sobre a ilha de La Orchila. A ilha possui uma base militar e também serve como local de férias e repouso para os presidentes venezuelanos.
Os EUA responderam que realmente a aeronave invadiu o espaço aéreo venezuelano, mas de forma não intencional. Segundo explicações daquele governo, o jato decolou do aeroporto de Hato (ilha de Curaçao) para uma missão militar de vigilância anti-drogas e, aparamentemente, teve problemas de navegação. No entanto, estas aeronaves, que eram originalmente aviões de combate anti-submarino, estão perfeitamente equipadas para realizarem diversos tipos de missões de inteligência (Sigint, Comint e Elint).
O governo da Venezuela protestou tempestivamente. Segundo palavras do Ministro da Defesa daquele país, esta “foi uma ação deliberada e um ato provocativo”.
Recentemente os EUA ofereceram células usadas de S-3 Viking para países do cone sul por um preço simbólico, mas até o momento nenhum deles optou pela aeronave.
Esse triângulo das bermudas!!!
ops,é mais ao norte… há já sei, pane no gps, o satélite sim estava sobre o triângulo…
Venezuela x EUA: Caracas não aceita explicação de embaixador americano
O embaixador americano em Caracas, Patrick Duddy, se reuniu com o chanceler Nicolás Maduro para explicar a invasão do espaço aéreo do país por uma aeronave militar dos EUA, no sábado.
Na saída, Maduro disse que “não está satisfeito com as explicações”. Em nota, Duddy repetiu a versão de que o incidente ocorreu por “erro de navegação”.
” Déjà vu “??
Folha de S. Paulo
Data: 21-05-08
O pior é que se erro de fato houve ninguém vai acreditar mesmo!!!
A Força Aérea Venezuelana vai testar uma das suas aquisições da Rússia, o míssil supersônico ar-superfície, que será lançado do caça Su-30 MK, Kh-alguma coisa, “el poderoso”. E o Brasil fica só nas discussões sobre o reaparelhamento de suas forças armadas; tá devagar, hein?!?!!!!!
Caro Lucius.
O Lula Lá não está devagar!
Só está cumprindo os acordos com os coleguinhas marxistas nossos vizinhos.
Cabe ao Hugo Chavez, membro do Foro Sâo Paulo, cuidar da criação da futura “Forças Armadas Bolivarianas da URSAL”. Daí suas compras milionárias de armamentos e o treinamento e equipamento de uma milícia popular (incluindo o MST???).
Cabe ao Lula “desviar” as verbas bilionárias (CPMF, indenizações a ex-presos políticos, BNDES, etc.) para financiar a manutenção dos governos marxistas seus amigos (Bolívia, Paraguais, Equador, etc.).
Tenho dito.
Leia mais sobre o famigerado “Foro São Paulo” em
http://www.midiasemmascara.com.br/editoria.php?id=8
Não acho que o Governo está vendido para o Huguinho , acho o seguinte : Os marxistas se venderam para os populistas da america do sul e quem manda no Brasil mesmo , os banqueiros que deixam o nonedactilo brincar a vontade porque assim essa farambula parece uma democracia, nos venderam para os EUA. As forças armadas vão virar animadoras dos parques de diversão das reservas indígenas e a esquadra vai servir de tiro ao alvo para os traficantes.Assim poderemos discutir em paz os assuntos referentes à marinha da Namibia sem nos preocuparmos mais com essa historia demodê de defesa… Read more »
Tempo de reação é o nome desse teste. Muito comum na época da Guerra Fria.
Perfeito – McNamara
O Lockheed S-3 Viking foi planejado para substituir o Grumman S-2 Tracker como peça fundamental de ASW embarcada da U.S. Navy. O protótipo do S-3 voou pela primeira vez em janeiro de 1972. O novo aparelho só entrou realmente em operação em junho de 1975, com o VS-21, a bordo do porta-aviões USS John F. Kennedy. Os Vikings são operados por 4 tripulantes: o piloto, o Cotac (co-piloto e coordenador tático), o Senso (Operador de sensor/Sensor Operator) e o Tacco (Coordenador tático/Tactical Co-ordinator). O S-3 carrega equipamentos de procura de superfície e de submersão, que coletam, processam, interpretam e guardam… Read more »
depois da prova que CHAVEZ patrocina o TERRORISMO na COLÔMBIA e mantem ligações perigosas com o IRÃ, aquela cela…aquela… ao lado do NORIEGA… já está reservada mais um DITADOR.
Meu Caro Konner,
Muito obrigado pela informação, está que realmente interessa aqui, neste blog. Bom seria se pudéssemos trocar idéias dentro deste contexto e não em discussões sobre geopolítica continental, sempre na alopração da “esquerda/direita” ou da “direita/esquerda”.
O interessante é o seguinte:
Se comprassemos o S-3 seria “sucata”, mas como a USN ainda utiliza esta plataforma é um “ótimo” equipamento, “muito bem equipado” e etc.
Às vezes tenho dificuldade de entender as criticas, como se nossos especialistas fossem completos idiotas…
abraço
Daniel a diferenca eh que a USN upgrades os avioes deles, enquanto a gente…
E os 56 AMX italianos que estão sendo retirados de serviço, não poderiam mesmo ser modificados para operar no opalao? Ou simplesmente operar de uma base no continente? Não seria uma boa opção? ASW talvez? Muitos já estão modernizados, alguém tem mais informações sobre estes aviões e em que grau de modernização estão?
Tem gente que se baseia nas (torpes) idéias de Olavo de Carvalho, aquele ser doente ?
Os Vicking, não nos esqueçamos, foram oferecidos desprovidos de equipamentos.
Falar que a vida do venezuelano não melhorou em nada desde que Chavez assumiu é ignorância. Pensando bem, de fato você tem razão Mauro, o padrão não se manteve, ele melhorou.
Os Viking são sucata.Os sensores são bons, mas seus motores Allison bebem tanto que deviam ir pro AA.Além do mais, suas células estão mais gastas do que as dos nossos A4.
Macnamara expôs bem: Estão testando a reação da FAV. Quanto ao S3, bem, vamos analisar que eles foram oferecidos de grátis, porém, sem o recheio, ou seja, a MB teria que gastar uma baba para torna-lo eficaz. Sem contar no fato de ter que criar outro esquadrão e outra linha de logistica. Sem chances! Os A4 da Mb estão recebendo o que lhes impedia de voar, e assim que o SP retornar, os mesmos estarão lá realizando Catrapo. Quanto a modernização dos mesmos ela já foi aprovada, porém, ainda não fecharam com a Embraer os detalhes do contrato. A proposta… Read more »
QUAL SERIA A POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAR ESSES VIKING EM REVO PARA O SP? SAIRIA MUITO CARO OU SERIA VIÁVEL DO PONTO DE VISTA FINANCEIRO?
Em 2004 a Lockheed Martin’s Full-Scale Fadiga fez um ensaio para determinar a vida útil da aeronave S-3B Viking, os resultados demonstraram que a vida da célula poderia ser de até 23000 horas. O número médio de horas em todos os S-3B Viking era de + ou – 13000 horas de voo, ‘em 2004 ‘. Em março de 2006, CNAF aprovou a modificação de 13 dos S-3Bs para proceder a partir da aposentadoria dos F-14 D Tomcat, de forma a satisfazer exigências NTISR para missão de apoio à guerra mundial contra o terrorismo (GWOT), permitindo assim ao S-3B Viking continuar… Read more »
S-3B Viking – (foto)
https://www.fas.org/man/dod-101/sys/ac/s-3b-kh-viking.jpg
A Marinha francesa está testando/implantando o Neuron/UCAV, idem os israelenses que após a fracassada experiencia nos anos 80/90 com o projeto Lavi, estão dando prosseguimento ao ultra secreto prototipo….
O Rochel, um UCAV que promete no prazo de 10 anos, retirar todos os Eagles dos porta aviões de Israel!!
Por que o Brasil, não procura essa tendencia moderna, e segue o rumo da tecnologia não tripulada para embarcações e mantem a parceria ainda com os indianos/russos no inacreditavel e estupendo projeto PAK-FA T-50…
Caças saindo do forno de 5° Geração, rumo a era do Wolf/seculo XXI!