Governo brasileiro transmitirá insatisfação com exercício aeronaval russo-venezuelano

55

pyotr-velikhy-pedro-o-grande.jpg

A crescente articulação militar e diplomática entre os governos da Venezuela e da Rússia, a ponto de os dois países terem agendado para novembro um grande exercício aeronaval conjunto no Caribe, irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O assunto foi discutido no Planalto com assessores, ficando decidido que a insatisfação brasileira será transmitida ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, quinta-feira, em Nova York, na cúpula dos países da Unasul (União das Nações Sul-Americanas).

Na avaliação do governo brasileiro, a Venezuela está “importando desnecessariamente para a América do Sul” uma disputa diplomática entre EUA e Rússia a reboque do xadrez geopolítico que levou forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) à Geórgia, à porta da fronteira russa. Virão, até mesmo, os bombardeiros supersônicos TU-160, que têm capacidade de carregar armas convencionais e nucleares.

“Não achamos isso positivo e o presidente Lula só não falou ainda com Chávez porque não teve oportunidade. Mas vai falar”, disse ao Estado um ministro. Apesar de ter expulsado o embaixador do EUA, Chávez confirmou sua presença em Nova York para cumprir uma agenda que começa com a abertura da 63ª Assembléia-Geral das Nações Unidas (ONU), terça-feira. Na avaliação de diplomatas e assessores do Planalto a aliança Venezuela-Rússia, bem no rastro dos conflitos na Geórgia, deixou claro que se tratou de um jogo de resposta aos EUA, com Chávez fazendo o papel de “intermediário” da provocação. “Já temos os nossos problemas e as nossas questões, não precisamos de mais nenhum ingrediente para acrescentar tensão à região”, observou o mesmo ministro.

A Venezuela viu na parceria, entre outras coisas, uma forma de responder à iniciativa dos EUA de reativar a 4ª Frota americana, com base no Mar do Caribe, que faz a vigilância do Atlântico Sul. Para o exercício militar conjunto, em novembro, a Rússia promete enviar cerca de mil militares e quatro navios, entre eles o cruzador russo nuclear Pedro, O Grande, um dos maiores do mundo, com capacidade para lançar até 500 mísseis.

Diante da reclamação de Lula, Chávez tende a lembrar que 9 mil militares brasileiros, argentinos e dos EUA fizeram, em abril passado, na costa do Rio de Janeiro a Operação Unitas. A operação, que é realizada há 49 anos, trouxe para o Brasil o maior porta-aviões da frota dos EUA, o George Washington – 333 metros de comprimento, 257 metros de largura e 74 metros de altura.

Fonte: O Estado de São Paulo  

Foto: Cruzador pesado russo Pyotr Velikhy (Pedro, O Grande, da Classe Kirov)  via Naval Technology. Deslocamento carregado de 26.396 toneladas, comprimento de 251,2 metros e 28,5 metros de boca. Propulsão CONAS – Combined Nuclear and Steam Turbine. Para algumas publicações, as características do navio fizeram com que fosse ressucitado o termo Cruzador de Batalha. O nome do navio, originariamente, deveria ser Yuri Andropov, mas foi batizado em 1998 em homenagem ao Czar que criou a Marinha Russa, no início do Século XVIII.

Correções do Blog: as especificações dos CVN Classe Nimitz, diferentemente dos dados publicados na  matéria do Estado de São Paulo, são de 317 m de comprimento e 40,8 m de boca, com o convôo medindo, geralmente, 333 m x 77 m (há pequenas variações na classe). O número de “500” mísseis do cruzador também parece exagerado (provavelmente resultado da soma dos foguetes anti-submarino aos demais mísseis superfície-ar e superfície-superfície), embora a capacidade da classe Kirov não seja desprezível. Pelo contrário.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edilson

Acho que se o Pedrão navegasse por nossas águas a russia estaria abrindo um precedente.
mas seria um alerta para quem fala de uma marinha composta por 50 navios patrulha armados com canhões 40mm
neste ponto eu tenho que jogar contra o patrimonio e rezar para que o chaveco continue pisando na bola, quem sabe assim os políticos e brasileiros (o presidente em especial) e os nossos porta medalhas acordem para a realidade.
chega de brincar de barquinhos e aviõezinhos cehegou a hora do brasil mostrar o que vale, quanto vale e se vale alguma coisa…

Garcia

Depois do pedido de explicação ao EUA quanto a 4 Frota era no mínimo necessária uma ação semelhante quanto ao exercício Russo.

Concordando ou não com isso (reclamar dos outros em vez de cuidar da casa), o que se espera de um governo é uma coerência em suas ações.

Voluntário da Pátria

Muito bem Sr PRESIDENTE LUIZ IGNÁCIO LULA DA SILVA!! Com esta atitude ( se verdadeira) o senhor faz renascer um sopro de esperança em muitos brasileiro que n’um passado distante (até militavam) acreditavam no senhor como solução para os menos favorecidos e para o fortalecimento do nosso BRASIL. Quem sabe V.Exa deixe de lado as traições perpetradas pelo radicais que o cercam e se volte para uma política que vise os interersses do BRASIL!!

andre

mahan em 20 Set, 2008 às 18:15
Mas será transmitida como? Com sorrisos e cínicas conversas ao pé-do-ouvido entre compadres,ou será uma veemente repreensão diante das câmeras e dos demais representantes como deve fazer um verdadeiro presidente do BRASIL?

Dessa forma como vc citou, pode ser no programa do Ratinho!!!!!
hahahahahaha

mahan

Mas será transmitida como? Com sorrisos e cínicas conversas ao pé-do-ouvido entre compadres,ou será uma veemente repreensão diante das câmeras e dos demais representantes como deve fazer um verdadeiro presidente do BRASIL?

Julio

Caros colegas, vcs acreditam que Lula irá reclamar ao Chaves?….é pura balela…se Lula estivesse irritado já teria dado com a lingua nos dentes…Por acaso em algum dos discursos dele houve crítica a Russia e a Venezuela?….Lula é PT, a ideologia está acima do País. Ele criticou abertamente a 4ª Frota, porque também não fez quanto a presença dos Russos na Venezuela? acreditem a irritação do Lula que se considera um “Grande Estadista”…rs…é pelo fato de não ter sido convidado para visitar o Cruzado da classe Kirov, Pedro o Grande. Sds

Iuri Korolev

Caros Srs
Palavras, insatisfações e comentários de governos nada valem no plano da força …
Abs
Iuri

Julio

Iuri Korolev…falou tudo! Parabens…a Gergia sabe bem disso.

Mahan

André, talvez o presidente dos EUA e o rei da Espanha tmb queiram apreveitar o espaço…rs

joao

O senhor Lula,ao invez de ficar falando como sempre,deveria e fazer algo o mais rapido possivel pela MB,que esta sucateada,assim como a FAB e o EB. As palavras vazias de nada servem. E so perguntar para o presidente da Georgia.

Leonardo

Como pode o nosso presimente nunca saber de nada e viver irritado com as coisas que o cercam?

Vassily Zaitsev

Vai ser uma conversa de compadres, nada de mais. O Brasil é uma nação e tanto, mas o governo não faz o suficiente para levá-lo a um patamar acima na geo-política global. Para falar a verdade, é extremamente passivo, deixando pequenos países como Venezuela e Bolívia fazerem da forma que quiserem. Os TU-160 vieram e sobrevoaram o litoral brasileiro sem que ninguém falasse um “A”. Na próxima, simplesmente vão mais adiante, escoltados por SU-30.

LUIZ BRAZIL

Demorou, heim cara! Não fosse a provocação do Blog Naval que, com certeza, faz parte da leitura diária do MD, MB, EB, FAB e outros, além da imprensa, até aqui livre (não se sabe por quanto tempo), as coisas iam acontecendo e o Presidente nada sabia, nada ouvia e nada dizia. 1 X 0 pro PN. BRAVO ZULU!

Brazilian Eagle

O “molusco” tem mais é que ficar quietinho e não se meter em briga de gente grande, primeiro precisamos derrotar os nossos reais e maiores inimigos: os VIRA-LATAS – MOR BRASILEIROS !!!!! Não consegue derrotar nem aos vira-latas aquí no chão e vai querer se meter contra os russos ??? Vai fazer a asneira de desestabilizar a América Latina e mais uma vez fazer o jogo dos inimigos internacionais, às custas do povo brasileiro ???

Iuri Korolev

Pessoal
Já que vocês estão falando na Rússia, eis o exemplo de um país que era uma porcaria em 1917, foi destruído pelos nazistas em 1944 e em poucos anos, após investir pesado em pesquisa e desenvolvimento, tornou-se uma superpotência tecnológica e militar,mais desenvolvida em certos setores até que os EUA.
O exemplo dispensa comentários …
Sds
Iuri

Brazilian Eagle

Iuri Korolev,

Grande verdade, o que certamente dispensa comentários e nos indica o caminho, clara e cristalinamente !!!
Sds.

LUIZ BRAZIL  DT

Ei ai de cima:

Pobres Moscovitas! Deviam se mudar pra lá de mala e cuia. A Sibéria os aguarda de braços abertos. Foram 70 anos de atraso e miséria à custa de um socialismo podre, corrupto e opressor. Vocês não conhecem a história!

Brazilian Eagle

Eu quero ver alguém falar um “A”, sobre a 4a. Frota que está, praticamente sobre o pré-sal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sds.

Brazilian Eagle

A questão não é de ser moscovitas, a questão é de se ter uma política de ser capacho, submisso, cidadãos de 4a. classe, ou ser uma nação livre, independente de dos nojentos norteamericanos, chineses, russos, franceses, ingleses ou quem quer que seja!!! É uma questão de brio, deixar de ser pequeno, ter honra e vergonha na cara!!!

Baschera

É por isto que digo, Chavez é o melhor Ministério da Defesa que já tivemos até agora…..
Não fosse ele e suas provocações, fanfarronices e compras militares, o nobre governo “brasilis” nem saberia que existem FFAAs no Brasil, para nosso desgosto !!
Já dizia meu velho avô, há males que vem para bem.
Sds.

Brazilian Eagle

Rs…com certeza Baschera…ou todo mal traz um bem!!!..rs.
Sds.

joao

Muito bom comentario,Brazilian Eagle. Aconteca que o Brasil infelizmente ainda e cheio daqueles bem contentes em ver seu pais um vassal dos EUA,e acham que qualquer um que se atreve a opinar o contrario e comunista revolucionario. E gracas a essa atitude que as FAAS estao na sucata eterna. Gracas as migalhas do Tio Sam a superioridade aerea depende do F-5,um aparelho desenhado nos anos 60. E ainda o querem usar por outros 15 anos! A Marinha mais bem e guarda costeira,e o pobre Exercito ainda usa o FAL,vestigio das guerras coloniais da Africa dos anos 60. E para botar… Read more »

Iuri Korolev

Caro Luiz Brazil Não sou russo, mas brasileiro com muito orgulho. Nem comunista. Mas é inegável o progresso da Rússia após a 2ª guerra. Eles acabaram com o analfabetismo que era de 40%(!) em 12 anos. Lançaram o 1º satélite em 1957 e o primeiro objeto a pousar na Lua em janeiro de 1966 (Lunik-9). E militarmente em relação aos EUA a palavra é MAD (mutual assured destruction): 5 mil ogivas de cada lado. Além do russo ser um povo muito mais culto e inteligente que o americano. Sou a favor do capitalismo. Mas, é claro, não este capitalismo egoista… Read more »

Julio

Iuri Korolev, em muito concordo com vc…mas, devemos lembrar que durante o comunismo e até hoje o progresso da Russia se deu a custa de muitas vidas inocentes que não aceitaram a ditadura comunista…prefiro que o Brasil siga o exemplo de paises como Japão, Coréia do Sul e até o Chile, aqui perto, que investiram na educação….punem com rigor os políticos corruptos e acima de tudo prezam a democracia…seguir o exemplo da Russia, torna perigoso que algum incomPTente diga ao povo brasileiro quase analfabeto (já que é considerado alfabetizado aquele que sabe escrever o nome) que o modelo ideal é… Read more »

Nailton

Vejam bem uma coisa importantissima nessa discursão ideologica. Se fossem os Russos os dominadores do mundo não poderiamos estar tendo esse debate livre e democratico. Então senhores viva os paises que adotaram um modelo capenga mais com muitas qualidades. Morei em Cuba 1 ano e todos aqui nbo Brasil ficavam falando maravilhas de lá. Isso é facil quando não se tem ideia do que realmente o socialismo na pratica é. Então, o nosso governo tem que ter mais coragem e colocar a Marinha e a FAB para monitorar esse exercicio e dá um recado ao Chapolin de que aqui não… Read more »

METALEIRO4EVERR

Nossa, 333m. de comprimento por 257m. de largura, isso nao eh porta-avioes, eh uma “ilha” nuclear. O Chapolin II (Lula) tem que tomar uma atitude, primeiro foram os bolivianos, depois os paraguaios, agora ate os equatorianos estao botando as manguinhas de fora, e o nosso Itamaraty, nem ai. Estadista tem que chegar e falar: por que nao te calas? Dar xilique depois so para aparecer na midia ja encheu, os cucarachos tao deitando e rolando, tem mais eh que “peitar” e mostrar quem manda na America do Sul (nao Sur).

Brazilian Eagle

Deixemos os estadounidenses e seus aliados, russos e companhia que se matem e aprendam certas coisas que ainda não aprenderam, e da pior maneira, embora um pouco tarde !!! Quem sabe ressurgiremos das cinzas, é nossa única chance de deixar de sermos cidadãos de 4a. classe e humilhados, explorados, vassalos, alienígenas, seres despresíveis em seu próprio habitat, assim acaba o nosso sofrimento!!! Libertamonos ou morre todo o mundo !!! Estão querendo nos jogar contra a Venezuela, mas aqui ninguém é idiota o suficiente para pensar que a Venezuela de Chavez se constitui numa ameaça para o Brazil. Êle pode ter… Read more »

Marcelo Ostra

Metal

Desculpe, ma nao entendi, quem tem 333 x 257 m ?

MO

Brazilian Eagle

Se formos inteligentes não nos involveremos no conflito entre russos, americanos e venezuelanos, deixemos que êles se desgastem. No momento estamos muito vulneraveis, militarmente e também não nos interessa a desestabilização da América Latina, o que sèriamente atrapalharia os nossos planos de integração e qualquer plano estratégico de defesa, inclusive a instituição do Conselho Sul Americano de Defesa. Além disso, o conflito não tem nada a ver conôsco. A Venezuela não constitue uma ameaça para o Brazil, nem tampouco os russos, já sabemos muito bem quem são nossos reais inimigos e um dêles, sem história nem cultura já violentou e… Read more »

KURITA

Caro nailton vc ta de brincadeira rssssssssss, só dando gargalhada rsssss botar MB pra monitorar a esquadra russa kkkkkkkkkkkkkkkkk basta uma marola do pedrão pra emborcar BARROSO , INHAÚMA E OUTRAS PORCARITAS MAIS

Brazilian Eagle

Puxa!!! Como era grande…rs….
Sds.

João das Botas

Há Há Há, alguns são tão inocentes…alguém aí pensa que Lula se preocupa como Brasil e os brasileiros? Ele apenas vê sua ideologia esquerdista e o seu partido. Além disso, o _______se ______de medo do HUGO CHAVEZ ha há há…até parece que terá CORAGEM e vergonha na cara para confrontar o DITADOR.

Leonardo

Os comentários do brazilian eagle parecem vindo direto do tunel do tempo, com uma diferença de 60 anos para a realidade. Pena que 60 anos para trás e não para frente…

LUIZ BRAZIL  DT

É Brazilian Eagle, parece que os meus 61 anos de idade e farta experiência como servidor público não me acrescentaram nada. Falo de cadeira porque sendo neutro na “politicalha partidária” que acompanho, desde que me entendo como gente, tudo o que sei, vi e ouvi são discursos demagógicos, populistas, entreguistas e outros “istas”. Primeiro: a ideologia do político brasileiro é de se dar bem, não interessam os meios, escrúpulos menos ainda e, se o Chefe do Executivo for fraco e incompetente, ai então é “sopa no mel”; será transformado em fantoche, boneco de ventríloquo, refém de suas próprias atitudes. Vide… Read more »

Iuri Korolev

Pelo amor de Deus, LuizBrazil, esse Parlamento aí é pior do que o Lula.
O Brasil é um país socialmente subdesenvolvido ainda, com um povo criança sem espirito coletivo que só pensa em futebol.
Aqui se você é sério é tido como arrogante.
É só mostrar os dentes(sorrir) e ir na casa do cara que o povinho vota em você.
Nas posições decisórias só colocam os subservientes amiguinhos, os mais competentes são expulsos : são temidos.
Eh povinho de m…
Sds
Iuri

GustavoB

Luiz Brazil, então você pretende confiar os mandos do país aos nossos parlamentares? Convenhamos.

GustavoB

Por acaso alguém lembra do que resultou a última experiência parlamentarista no Brasil?

Vejo muitos reclamando, pregando moral sobre a importância de votar certo e tal, mas eles mesmos não entendem patavina de política.

“A República está carcomida e podre”? Menos, bem menos caro amigo.

Vassily Zaitsev

Marcelo Ostra

Entrei de gaiato na conversa;

Alguém escreveu que era o comprimento versus largura do Nael George Wasghinton.

LUIZ BRAZIL  DT

Caros debatedores, o que eu pretendi dizer sobre o PARLAMENTARISMO é que o governo de gabinete, quando não satisfaz as necessidades básicas do povo – saúde, educação, segurança, habitação e transparência no gasto público – basta uma moção de desconfiança e o “PREMIER” cai junto com todo o gabinete e em tempo recorde. Vide agora mesmo em Israel onde o Primeiro Ministro renunciou ao cargo apenas por estar sob suspeita de corrupção. No atual sistema presidencialista o que vigora é o assistencialismo, a barganha, para ser mais claro, a chantagem política pura e simples. Ficas no poder mas terás de… Read more »

Marcelo Ostra

Mas de duas uma ou errou a digitação ou nao se tem noção do que seja um Nae

257 m de boca é ounk (largura … argh) ( o navio sseria quase quadrado)

Ahhhhh Vassily o GW Nael ? meio grandinho para Nael, naum 8-P

🙂
MO

Alte Makarov

Olha só a incoerência: “já sabemos muito bem quem são nossos reais inimigos e um dêles, sem história nem cultura já violentou e depravou a incipiente cultura brasileira com sandwiches, refrigerantes, rock and roll, divórcio e outras porcarias e está tomando o pre-sal e a amazônia e nada é feito à êsse respeito, deixando óbvio que estão querendo nos evolver num conflito onde seremos um dos maiores prejudicados, mais um grande êrro estratégico e político !!! Um dôce e uma dica para quem acertar, … não são venezuelanos nem tampouco os russos !!!” E o apelido que o cara escolheu:… Read more »

LUIZ BRAZIL  DT

Em tempo: onde se lê caldilho, leia-se caudilho. Falha nossa! Desculpem-me.

LUIZ BRAZIL  DT

Outra: onde se lê mal-fazeja, leia-se malfazeja.

Brazilian Eagle

Caro Sr. Luiz Brazil DT, Com certeza, no sistema parlamentarista, muitos e graves transtornos sociais e até golpes de Estado poderiam ser evitados, uma vez que seriam criadas melhores condições para que os núcleos dirigentes de Estado, pudessem melhor atender às necessidades e aos anseios do povo que os elegeu e, ainda, não menos importante, sem necessidade de ruptura constitucional, muito bem lembrado no seu “post”. Certamente, sou favorável a uma reforma política para valer, contemplando um sistema parlamentarista de verdade, bem como, alocarmos imprescindíveis, urgentes e massivos investimentos em educação e defesa, mesmo que seja um pouco de “prateleira”,… Read more »

Nunão

Sobre as “medidas” do CVN: o pequeno texto “Correções do Blog”, ao final do post, foi colocado justamente para que se pudesse preservar o conteúdo da matéria publicada na imprensa dita “leiga” sem fazer correções indevidas no texto original e, ao mesmo tempo, transmitir informações técnicas mais condizentes com o exigente público deste blog.

Meirelles

Deveríamos ter mandado caças para interceptar e acompanhar os bombardeiros russos Tu-160 quando estes se aproximaram da costa brasileira em missão de patrulha.Qualquer país da OTAN ou outros que se preocupam com sua soberonia fariam isso.Teria recado melhor que esse?Isso demostraria que estamos atento aos exercícios.
Em tempo,bota exagero em 500 mísseis no cruzador.Talvez seja bem mais do que todo tipo de mísseis da MB,FAB e EB tem disponível.
Sds.

Brazilian Eagle

Leonardo, falando em túnel do tempo, os Dez Mandamentos vêm de longe, no entanto nunca deixaram de ser a VERDADE. Certas coisas foram, são e serão eternas, a verdade não tem idade!!!Já pensou nisso???
Sds.

METALEIRO4EVERR

Marcelo Ostra e Nunao:o problema nao eh a correcao do blog, mas a estatura cultural de quem escreve no ESP, que nao eh um jornaleco qualquer, sendo um grande formador de opiniao com seus milhoes de leitores. So de bater o olho se ve que nao eh um navio, mas o energumeno e a revisao nao estao nem ai. E a quarta frota so vem porque a MB e as marinhas cucarachas nao trabalham direito, seja por imcopetencia ou falta de verbas ou ambos. Eh o estilo americano, primeiro monitoram, depois tomam conta de tudo. Depois que viraram superpotencia essa… Read more »

METALEIRO4EVERR

Em tempo, nao leio o Estado de SP porque moro no Japao a 17 anos. Aqui o exemplar com 4 dias de atraso custa 12 doletas, o mesmo de uma Veja. Saudacoes a todos do blog.

Nelson Lima

O chavez vai dar muita importância ao protesto brasileiro