Marinha do Brasil inicia as buscas à aeronave do voo AF 447 da Air France

0

A Marinha do Brasil decidiu empregar três navios para iniciar as buscas à aeronave desaparecida do voo AF 447, da Air France. Esses navios partiram de seus portos de origem, abaixo discriminados, e rumaram para o local das buscas, na direção nordeste de Natal-RN.

A última posição conhecida da aeronave Air France (fonte: Força Aérea Brasileira – FAB) é a da Latitude 00º 26´,59 S e Longitude 031º 52`, 64 W, localizada a cerca de 421 milhas náuticas (aproximadamente 800 Km) a NE de Natal – RN.

O Navio-Patrulha (NPa) “Grajaú” suspendeu hoje de Natal-RN, às 09:30h, demandando a posição estimada do desaparecimento, com previsão de chegada no local dia 02/JUN às 21:30h.

A Corveta (Cv) “Caboclo” suspendeu de Maceió-AL, às 10:00h de hoje, atestada de combustível, demandando a posição estimada do desaparecimento, com previsão de chegada na área dia 03/JUN, às 20:00h. A Cv “Caboclo” será empregada nas buscas SAR (Search and Rescue) e no reabastecimento do NPa “Grajaú”.

A Fragata (F) “Constituição”, atracada em Salvador (BA), de regresso da Operação Unitas Gold, recebeu ordem de suspender hoje, às 15:00h, para demandar a cena de ação. O navio dispõe de um helicóptero Super Lynx embarcada. A previsão de sua chegada na posição é dia 03/JUN, às 21:00h.

O Navio de Serviço da Esquadra, Fragata (F) “Bosísio” e o Navio-Tanque (NT) “Gastão Mota”, estão de sobreaviso para suspender, caso necessário.

Além disso, a Marinha coordena ações de buscas junto a possíveis Navios Mercantes (NM) que estejam previstos para cruzarem a área estimada do sinistro. Caso se confirme rotas convergentes, esses navios são contactados para atuarem conjuntamente com os navios desta Força.

No presente momento, o SALVAMAR BRASIL conseguiu contato, via satélite IMARSAT, com navios mercantes (NM) navegando naquela área, os quais foram alertados sobre o incidente. Quatro NM foram acionados para ajudarem nas buscas: LEXA MAERSK, JO CEDAR, UAL MTEXAS e STOLT INSPIRATION.

O Comando do 3º Distrito Naval, sediado em Natal-RN, assumiu o controle operativo dos navios e aeronave da MB, nas ações no mar, em apoio à FAB (SALVAERO-Recife), por meio de seu SALVAMAR NORDESTE.

Estão sendo efetuadas divulgações no “Aviso aos Navegantes” sobre o desaparecimento, com as informações disponíveis no momento (posição estimada e tipo de aeronave), sendo solicitado aos navegantes na área procurar, assistir e informar, caso avistem qualquer sinal da aeronave desaparecida.

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha manterá atualizados os dados sinóticos referentes ao local estimado do desaparecimento.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments