Voo AF 447: Corveta ‘Caboclo’ continua apoiando as buscas

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Bosísio deixa a região e NDD Rio de Janeiro segue para a área

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O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que, nesta terça-feira, dia 16, às 11h30 (horário de Brasília), mais um corpo foi avistado e recolhido pela Corveta Caboclo. No total, 50 corpos foram encontrados.

A definição da área de busca a ser diariamente estabelecida para as aeronaves é obtida a partir de estudo realizado pela equipe do SALVAERO Recife, que analisa diversos dados, como reportes anteriores, correntes marítimas e ventos predominantes. Esses dados são inseridos no programa de computador SARMASTER, que auxilia na identificação de novas áreas a serem recobertas. A área designada para as buscas de hoje alcançou mais de 19 mil quilômetros quadrados.

A fragata Bosísio chegou às proximidades de Fernando de Noronha com os seis corpos anteriormente encontrados pelo Navio-Anfíbio francês Mistral. Às 8h15 (horário de Brasília), um helicóptero H-34 Super Puma pousou no arquipélago com esses corpos. Nesse momento, a fragata segue para Natal–RN a fim de realizar manutenção de rotina.

Amanhã, dia 17, o Navio Desembarque Doca Rio de Janeiro irá se posicionar a cerca de 25 milhas (48 quilômetros) ao norte de Fortaleza-CE, a fim de receber dois helicópteros: um UH-14 Super Puma e um UH-12 Esquilo. Além desse navio, que se desloca para a área de busca, a Marinha brasileira mantém os seguintes meios naquele local: Navio-Tanque Gastão Motta, as Corvetas Caboclo e Jaceguai, o Navio-Patrulha Goiana, além do Rebocador de alto-mar Triunfo. A Marinha francesa opera com o navio Mistral e a fragata Ventôse.

A Força Aérea Brasileira atua com 10 aeronaves, sendo um avião R-99, três C-130 Hércules, dois C-105A Amazonas, dois P-95 Bandeirante de Patrulha, um helicóptero H-60L Black Hawk e um H-34 Super Puma. A França utiliza duas aeronaves: um Falcon 50 e um Atlantic 2. Ainda ontem, a Operação superou um total de mil horas voadas por aeronaves brasileiras e estrangeiras.

Centro de Comunicação Social da Marinha
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

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Robson Br

Que diferença que faz um navio militar de patrulha com 1000 toneladas. Pena a sua idade e a limitalção para utilizar uma aeronave orgânica. Tanto a FAB como a MB vai sair deste triste episódio com outra visão de utilização dos meios. Tenho certeza sairá outra doutrina. Navios multifunção como os PA’s Italianos com vários helicópteros e arenonaves de patrulha embarcados seriam muito útil nesta situação ou de apoio em operações militares.

CADU

Boletim da CRE / Senado, Nº 07 — 15 de junho de 2009 Diplomacia Parlamentar França garante tecnologia militar e nuclear ao Brasil O Presidente do Senado da República Francesa, Gérard Larcher, garantiu apoio político do Congresso de seu país aos programas de reequipamento das Forças Armadas que constam da Estratégia Nacional de Defesa brasileira. Em visita à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal (CRE), ele afirmou que há plena disposição para transferir tecnologias sensíveis ao Brasil. — “A França é um país independente, com indústria de defesa própria e que, por isso, pode transferir tecnologia… Read more »

Corsario 01

Vamos agora pensar num pequeno detalhe:

1 Caboclo para 3 NPas( Grajau – Guaiba – Goiana ).

Depois malham o navio. É velho? Sim, mas deu um couro em 3 NPas.

É muito mais econômico, cabe mais combustivel, viveres(comida)e água potável.

Então, para os que não entendem nada e só gostam do que é moderno, lembren-se que as vezes “Galinha velha é que dá bom caldo”!!

Bravo Zulu para a Corveta Caboclo e seus 50 e tantos anos de bons serviços a Marinha do Brasil e por que não dizer, ao Brasil!

abrivio

Típico caso de adequação/inadequação de meios. Os meios se escolhem pela missão, nem sempre o mais moderno será o melhor. A MB está careca de saber que precisa de patrulhas oceânicos, bem como utilizá-los. É claro que qq pessoa inteligente aprende com a vida. O projeto Corveta que deu origem as Inhaúma era a princípio uma patrulha de grande porte que acabou virando escolta (a história do cobertor curto). O caso deixou claro que a FAB tem ou terá em breve meios adequados para a missão. Da mesma forma a carência da MB ficou patente. Da mesma forma que há… Read more »

rodrigo rauta

Corsario, aplausos pra vc!!!!!
Cade a Galera que malhava o navio???? A Caboclo é a unica que ta la desde o inicio!!!!
Mostra que realmente é um grande navio!!!
Parabens a Caboclo e a sua tripulação, principalmente!!!
Abraços!!!!!

Felipe Cps

Hehehe, tá bom, a véia cumpriu a missão… Mas que a “Caboclo” parece com o navio daquele filme “O Rato que Ruge” em que os caras do principado europeu “invadem” os Estados Unidos, ah isso parece, rsrs…

Abs.

Felipe Cps

Em tempo: pessoal, não elogiem muito a Caboclo naum, porque se algum político lê o blog e descobre que é ela que tem segurado o rojão, babau reaparelhamento da MB… E toca ir de “Imperial Marinheiro” pro séc. XXII…

Dalton

Que maldade Felipe…

comparar a Caboclo com o barco do filme…alias este filme foi reprisado recentemente no canal TCM e pude assistir novamente,
Peter Sellers é o cara!

Só um pequeno detalhe, nao era um Principado e sim um Ducado!

Parabéns a Caboclo e nada de querer invadir os EUA …voltem direto para casa.

abraços

TEN. ROCHA

De fato, a classe Imperial Marinheiro representa um desenho de sucesso em comparação com os meios da mesma época. Porém, merecem o devido descanso. O que se faz necessário, é a existência de uma força marítima de maior vulto na região nordeste, que inclua navios com convôo, capazes de transportar e/ou dar suporte para as aeronaves. Navios como as fragatas, cumprem com algumas restrições este tipo de missão mas na ausência de outros meios, ” quebraram o galho” a contento. O que deve ser valorizado, é o profissionalismo das nossas 2 forças, já que vivemos em um país que vive… Read more »

Callia

Ten Rocha. Concordo plenamente com você na questão da ressaca da ditadura.Eu estou satisfeito com a atuação dos RPs neste SAR , as noticias estão fluindo e as pessoas estão vendo para que servem as FAA e do que elas são feitas.E isso ela própria deveria mostrar na midia.As FAA ainda não sabem lidar com a midia e com o grande publico mas desta tragédia me parece que está nascendo uma relação diferente.Hoje você vê as pessoas mostrando o trabalho da Marinha.Trabalho este que só quem já serviu no chão de ferro realmente sabe o que é. o País deveria… Read more »

Jacubao

Uma coisa não dá para negar, esses navios (apesar de muito velhos)estão dando uma grande demonstração do proficionalismo dos nossos ilustres marinheiros, que mantém operando e navegando esses robustos navios e que isso sirva de exemplo aos críticos que malharam impiedosamente esses navios.

BRAVO ZULU a todos da corveta CABOCLO.