Submarino Nuclear: Por que Jobim não foi à audiência?

0

Despachos internos e encontro com o Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos “impediram” a presença de Jobim na audiência pública

Na última terça-feira, 18 de agosto, ocorreu na Câmara dos Deputados em Brasília, a audiência pública sobre o acordo com a França para a aquisição de equipamentos e transferência de tecnologia para a Marinha do Brasil.

Esta audiência aconteceu na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e precede a votação do acordo pelo Congresso Nacional. A assinatura do acordo está prevista para coincidir com a visita do presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil, durante os festejos da independência, em 7 de setembro.

No entanto, os principais interlocutores do acordo, o Ministro de Defesa e o Comandante da Marinha, não compareceram ao evento. Também não mandaram representantes. O Ministério da Defesa alegou “compromissos anteriormente assumidos” para a ausência do ministro Nelson Jobim.

No site do Ministério da Defesa, a agenda do ministro pode ser acompanhada dia a dia. Ali consta que o senhor ministro Nelson Jobim estava na Capital Federal no dia 18 de agosto, mesmo local onde ocorreu a audiência pública. Também foi informado que o senhor ministro realizou, às 15:00h, despachos internos (lembrando que a audiência foi marcada para às 14:30h). Após seus “despachos internos”, Jobin recebeu o Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Quais seriam estes “despachos internos” e qual a importância dos mesmos para que o ministro deixasse de comparecer à audiência pública que trata de um dos maiores programas, senão o maior, da pasta comandada por ele?

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
gerson

Meus caros,

Todos sabemos que um debate seria otimo, mais, nesta altura do campeonato este debate só poderia trazer problemas, quem sabe até a suspensão do programa. Pois como sabemos os nobres politicos só pensam neles e o Brasil que se f…. , sendo assim acho que o Jobim acertou em não ir a este circo!!

Musashi

Realmente, aqui era somente uma turba querendo desmerecer o projeto.
Acredito que o movimento do Jobim foi bastante inteligente.

Lucas Calabrio

Prezados
A informação postada foi retirada de que fonte?
Se for de um novo garganta profunda me digam.
Sds

Lucas

Desculpem a criação de outro post, mais esqueci de colocar o link onde diz que o submarino nuclear brasileiro ficaria pronto em 6 anos.

http://www2.camara.gov.br/homeagencia/materias.html?pk=%20117501

Hornet

Respondendo à pergunta da matéria: porque o executivo tem a prerrogativa de comparecer em reuniões marcadas pelo legislativo quando bem quiser e quando a agenda permitir. Isto é constitucional. O executivo não pode e nem deve desmarcar compromissos já agendados, sejam quais forem, para atender a um outro poder da República. E isso não tem nada demais, é totalmente normal e acontece todo dia, tanto em Brasília como na Câmara Municipal de cada cidade do Brasil. Não fosse assim, o executivo não governava, só ficaria prestando contas ao legislativo. Seja como for, e segundo o site da Câmara dos Deputados:… Read more »

Robson Br

Tudo tem seu tempo. Com essa crise no senado, não é hora de se expor. Mandar representantes é uma fria, pois alem de não ter autonomia vão ficar expostos. O chefe é o NJ, por isso se ele não for é melhor ninguem ir.

Lucas

Sim, o programa esta contando com a antipatia de alguns deputados e o excelentíssimo ministro não comparece a audiência, como disse o amigo Baschera foi uma tremenda bola fora, e to começando a desconfiar que tem alguma coisa neste acordo que esta por debaixo dos panos, não foi o proprio comandate da marinha que disse que com um recurso de R$1bilhao o submarino nuclear brasileiro ficaria pronto em 6 anos, mais como se faz para encurtar o tempo do processo de projeto e construção da embarcação pela metade, que antes era prevista 12 anos, tem alguma coisa nesse contrato com… Read more »

Hornet

Ainda sobre a questão da discussão do submarino nuclear no Congresso: PLENÁRIO / Pronunciamentos 20/08/2009 – 19h41 Crivella lê nota da Marinha sobre a construção de submarino nuclear Em pronunciamento nesta quinta-feira (20), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) leu nota encaminhada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em que a Marinha do Brasil nega informações divulgadas no último dia 15 pelo jornal O Globo, em matéria intitulada “Submarinos com preço no céu”. Na nota, Jobim afirma que é um erro presumir que a Marinha optou entre um projeto alemão e um francês para desenvolver o submarino brasileiro de propulsão nuclear,… Read more »

Renato

Acho que o senhor ministro deveria ter comparecido a Camara. Atitudes como essa são dão margens a mais comentarios. Diante de seu posto, ele deveria ter mais responsabilidade e atitude. Somos uma nação com uma carencia enorme de bons exemplos por parte de de nossos governantes.

Callia

Nossos deputados e senadores são em sua maioria semi analfabetos , na esmagadora maioria traidores e na maxim
a maioria corruptos , eles querem é a fatia deles do bolo , estão tristinhos por causa.Fora que o momento é conveniente para usar qualquer coisa para afastar os holofotes do poeta do maranhão.

é simples: Se politico fala contra , significa que é bom para o país.

Obviamente tem muita coisa por baixo do pano nesse acordo.Ainda bem se tiver.

O submarino é necessario e todo mundo aqui sabe o porque.

SDS

Flavio

Acredito que não comparecer foi um erro.

Mas, se ele realmente tinha compromissos, que vá dia 26 como combinado e esclareça tudo aos deputados. O que menos precisamos agora é de deputados querendo emperrar as coisas. Se começarem a “xiar” e não tiverem as devidas explicações, podem crer que vem mais uma CPI por ai.

Hornet

Flamenguista, o que o Jobim fez foi escolher o dia para discutir o assunto com o Congresso e não fugir da discussão. A prerrogativa de escolher dia e hora pertence ao executivo, e o Jobim se valeu disso. Conforme a nota que postei acima: “Sem representantes do Governo, o deputado Raul Jungmann informou ter ligado para o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Segundo o deputado, o ministro se propôs a debater na Câmara o acordo com a França na próxima terça-feira, dia 26, em sessão aberta.” Portanto, dia 26 o Jobim debaterá com a Câmara este assunto, sem problema algum.… Read more »

Lucas

Olá amigos do Blog, comenta-se muito sobre o submarino nuclear brasileiro, mais gostaria de saber mais sobre este sub. vai contar com Míssil de Cruzeiro? e se contar, qual o modelo? e também sobre seus sonares,sistemas de armas, armamentos ,etc.
Sei que informações deste tipo são difíceis de encontrar, mas deve-ser ter alguma idéia do que ele possa usar não?

Srs moderadores desculpe o Offtópico mais acho que este assunto é do interesse de todos que aqui frequentam.

Baschera

Bola fora senhor NJ…..

Sds.

Flamenguista

Caro Hornet.
Apesar de a ausência do senhor ministro ter amplo respaldo legal, tal atitude cria, inevitavelmente, um clima para especulações. Se o senhor ministro insistir em fazer valer suas prerrogativas de membro do executivo, isso não vai ajudar em nada a intenção de popularizar o debate sobre o tema defesa, além de fortalecer os críticos “de plantão” que, ao meu ver, estão utilizando todas as armas para desqualificar o acordo entre o Brasil e a França, no que tange a compra de submarinos. Logo irão “fazer fogo” contra a aquisição de helicópteros, etc.
Abraços a todos.

Lucas Calabrio

Prezados
Poderes independentes, necessitam de acertos para os encontros e não ao bel prazer de qualquer deputado e ou senador(e vice versa) para convoca-lo, pois da a entender que o Jobim não faz nada e eles se matam de tanto trabalharem, quando na verdade é o contrário.
sds