Deputado quer investigar compra de equipamentos militares

0

Itagiba começa a recolher assinaturas para formar CPI

Wilson Tosta

O deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) anunciou, nesta sexta-feira (11), que vai começar a recolher assinaturas para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as recentes compras de equipamentos militares, fechadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente francês, Nicolas Sarkozy. O parlamentar afirmou querer saber quem são os brokers (intermediários) da operação e pretende apurar se um integrante do Ministério da Defesa ficou hospedado na casa de um dos fornecedores do armamento, durante visita à França. Essas são, de acordo com o deputado – delegado da Polícia Federal e ex-secretário de Segurança do Rio – informações que têm chegado a seu gabinete e cuja veracidade pretende checar.

“Estamos falando de bilhões de dólares”, disse Itagiba. “E para gastar bilhões de dólares, precisa justificar. E também dizer o porquê da escolha. Não houve licitação.” Pelos acordos assinados, o Brasil comprará da França quatro submarinos convencionais Scorpène, um casco para o submarino nuclear, um estaleiro para construí-los, uma nova base para operá-los, peças sobressalentes, armamentos (como torpedos), softwares e 50 helicópteros. Os dois países também abriram negociações para a compra, pelos brasileiros, de 36 aviões de caça Rafale, fabricados pela empresa francesa Dassault. Ao todo, os negócios militares Brasil-França preveem um gasto, nos próximos 20 anos, a cifras de hoje, de 12,5 bilhões de euros – R$ 32,7 bilhões.

Itagiba afirmou ter informações que identificam os corretores pelos nomes de José Pinto Ramos, Braga e Roberto – este, supostamente, advogado em São Paulo. O deputado reconheceu não conhecer irregularidades no caso. “É isso que quero saber”, declarou. O parlamentar também considerou estranho que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, “desautorizasse” o presidente Lula, dizendo, no dia seguinte ao anúncio do fechamento do negócio dos Rafale, afirmando que as negociações ainda estavam abertas. “Hoje (sexta-feira), os jornais dizem que o caça está escolhido politicamente, não tecnicamente”, declarou. “Isso está o samba do crioulo doido.”

Para constituir uma CPI na Câmara, é necessário ter, no mínimo, 171 assinaturas de apoio. Itagiba disse não ter “bola de cristal” para prever quando conseguirá o número de apoios necessários. “Mas que isso está um escândalo, está”, disse. As compras militares brasileiras têm sido objeto de intensa disputa entre possíveis fornecedores. Entre os insatisfeitos, estão a empresa alemã HDW, que oferecera a construção de submarinos convencionais, e a Boeing, fabricante americana dos caças Super Hornet. O governo brasileiro alega que os alemães não constroem submarinos nucleares e afirmam que os EUA não abrem totalmente os códigos-fonte das aeronaves, que permitiriam que os aviões fossem equipados com armamento não-americano.

FONTE: Agência Estado
FOTO: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
João Batista

Este senhor não merece a menor credibilidade. Se este pais fosse mais sério, ele não se elegeria nem síndico de prédio, quanto mais para um mandato público.

Uma pena que a imprensa venal só de voz a banda podre.

Não tem um infeliz de um jornal que explique para seus leitores como funcionam as compras na área de defesa.

Abraços

fernando

nossa!!! olha so a cara desse idiota, ta na cara que ele quer sair na midia, um idiota desse nem parece que e brasileiro, como se diz, esse e o principal inimigo do pais…

walfredo

Nessas horas dá vontade de morar na china….

KeplerK

Mais um palhação querendo aparecer. Marcelo Itagiba, ¿por qué no te callas?

Marcos Saulo

Esse congresso nacional não temm respaldo de investigar um fio de cabelo, deviam continuar fechado…saudades do General Costa e Silva

Clausewitz

Simplesmente, um idiota ao Cubo!

jose carlos

Oleoleoleole tem um Bobão querendo aparecer, rssss , como os companheiros acima ja manifestaram tava demorando.

Celio Andrade

Nao votem nele..tá lançada essa campanha no RIO..

Luís Aurélio

CPI ???? O que estes canalhas da Câmara Federal e o do Senado querem é fazer roubalheira, meter a mão no dinheiro mesmo. Tem mais é que fechar este congresso de m*rd* .

Saudações a todos os Patriotas!

Repsol

Incrivel como os caras se enforçam pra ferra o pais. hah
Politico brasileiro me desanima.

Roberto

Esse empregado do Daniel Dantas sempre arruma um espacinho para tentar aparecer. Tomara que o povo do Rio de Janeiro não bote esse cara novamente na Câmara dos Deputados.
Esse pertence a bancada do Daniel Dantas no Congresso.
Querem apostar que em breve o Heráclito Fortes vai se juntar a esse cara!!!

Garreau

Realmente, o Legislativo brasileiro carece de autoridade moral, mas, daí a achar que contas não devem ser prestadas, vai uma longa distância. Se queremos ser “primeiro mundo” em segurança e defesa, temos que aceitar certos conceitos que, em nada, minam a autoridade dos chefes militares. Um exemplo foi citado em comentário anterior (pseudônimo antigo, nada francófilo): “Farragut em 10 Mar, 2009 às 15:28 Se queremos FFAA de primeiro mundo, seria interessante importarmos alguns conceitos como accountability. Digo isto pois este pesadelo logístico deveria ter sido previsto antes da compra ou, caso tenha sido, deveria ser compensado pelos ganhos (tangíveis ou… Read more »

alex

Nossa como pode, uma nação deste tamanho com tanta riqueza, e com tão poucos recursos para defendê-la, e quando aparece alguém com peito, para botar ordem na casa e fazer o que há anos vários presidentes deveriam ter feito, da a este Pais uma verdadeira e temida forças armadas, e valorizar esses homens e mulheres que dão a vida a Pátria, Me aparece uns que se dizem deputados, querendo CPI, querendo investigar, Chega, quer abrir CPI abre uma, pra investigar os aumentos que dão a esse povo do congresso, abre CPI pra investigar essa novas vagas que estão querendo abrir… Read more »

Antonio M

Delegado da Polícia Federal? Ah, mas se fosse o Protógenes aí o Lula deixava ……

Caipira

Acho que não consegue o número necessário de assinaturas não..

joao terba

Esse congresso não tem moral ,quanto o Brasil gasta com o congresso por ano, nós vamos gastar um bilhão por ano na compra dos equipamento,o governo gasta mais ou menos de tres a quatro bilhões por ano para manter essa máfia.

Noel

Srs. não se irritem tanto com essa possível, porém improvável, CPI. Até porque, ela pode até ser útil, pois daria a oportunidade das FFAA esclarecerem mais alguns detalhes, daria certamente um “cala boca” em muitos críticos ignorantes (incluindo parte da imprensa), transmitiria algum conhecimento aos parlamentares não afetos a temas militares/defesa, que são a esmagadora maioria, que somado ao trabalho, já realizado pelas assessorias das Forças junto ao Congresso, poderia até transformar esses parlamentares em novos aliados em futuros embates na Casa. Gostemos ou não, uma das principais atribuições do Congresso, é a fiscalização dos gastos do Executivo(algo que eles… Read more »

Nailton

Amigos,

Esse é um daqueles que querem fazer nome com polemica e atrapalhar nosso Brasil. Agora, nos sempre nos revultamos e nada fazemos para pressionar.
Vamos escrever a esse deputado e tentar impedir essa palhaçada.

Marco Antonio Lins

Aos Sr.

Querem abrir novo circo! Faz pena tanta mediocridade.

Wilson Johann

Estão tentantando “achar guampa em cabeça de cavalo”. A imprensa traidora e entreguista (Folha de São Paulo e outros), tentou de todas as formas, através de denúncias descabidas, tendenciosas e infundadas, obstruir os planos de reequipamento das forças armadas, bombardeando os projetos de aquisição de armamentos e tecnologias com todos os tipos de argumentos e acusações possíveis. Deu com os burros na água, caindo no descrédito e angariando desconfiança e repúdio da população. Agora, apontou suas baterias para o Congresso, acusando-o de omissão, de não cumprir o seu papél de fiscalizador e de ser conivente com as “visíveis irregularidades” apontadas… Read more »

COMANDANTE MELK

Senhores,

boa parcela dessa cambada só presta pra isso, prestar desserviço a nação. Ho sujeitinho mais ser vergonha esse deputado Marcelo Itagiba ein. Querendo se promover às custa de um projeto(Que naturalmente tem partes sigilosas) de extrema necessidade para segurança do país. Como diria o cabeça branca do Boris Casoy, “ISTO É UMA VERGONHA´´…

Grato.

Esdras

Aff, porque não vai investigar coisas realmente necessarias?
Ele só quer se apreveitar, porque o caso geour polemica na imprenssa.
Deviamos fazer um abaixo assinado contra a investigação.

Skull

Quem sabe nao mandamos e-mail para ele dep.marceloitagiba@camara.gov.br

Perguntando porque agora que o Brasil esta saindo do atraso e ele quer inventar moda?

Poxa pagamos impostos aos montes e esse dinheiro eu quero ver na compra do armamento.

Nao precisamos xingar mas pelo menos indagar.

abraços

gerson

Caros amigos,

Agora sim este é o congresso que eu tanto admiro! vão começar uma CPI pra ver quanto podem levar de propina pois tão vendo um montante muito grande e ainda não receberam nada!!! HEHEHEHEHE

Lucas Calabrio

Prezados
Honestamente, alguém aqui já tinha ouvido falar dessa criatura?
sds

Roberto CR

sit Itagiba…sit…rola…dá a pata…bom garoto… (rsrsrsrs)

O estado do Rio de Janeiro tem um dever cívico nas próximas eleições: mandar esse indivíduo pro raio que o parta.

Skull em 11 Set, 2009 às 18:52
Obrigado pelo endereço do Itajiba. Já mandei o recado.

Abs

Lucas Calabrio

quer ibope

Rodrigo Rauta

Esse Itagiba é um otario mesmo…na epoca que era secretario de segurança aqui do Rio, não fazia nada, a não ser aparecer pom essa cara de bunda dele na Tv explicar os altissimos indices de criminalidade, corrupção na PM, a baixa disponibilidade de viaturas, as cagadas que os PM´s, mal treinados, faziam na ruas…Nunca fez nada, absolutamente nada, que fosse de algum serviço pra cidade e agora vem com essa….O q ele quer é aparecer pra ver se ano que vem se elege de novo…eu, carioca, não votei na primeira e agora mesmo que não vou votar nesse mané!!!

Abraços!!!!

hubyylio

Itagiba não é otário..
alias nenhum politico brasileiro é otário, nem ladrão nem canalha nem burro nem idiota..
IDIOTAS e Otários são os brasileiros que elegeram eles..
politicos idiotas e imcompetentes não “voam” para cargos públicos, são eleitos..

Jeferson

Esse Itagiba assim como toda a oposição (PSDB e DEMOcratas) só está em busca de uma nova crise para diminuir a popularidade do Lula. Eles não tem credibilidade para reclamar de ninguém… O envolvimento obscuro que existe entre Itagiba e Daniel Dantas mostra o tipo de gente que a oposição coloca no parlamento nacional.

Leandro RQ

É apenas um vagabundo querendo aparecer. Nada mais do que isso.

GUPPY

Companheiros do Blog,

Sou eleitor do Rio de Janeiro e garanto que da minha casa esse Itagiba não leva nenhum dos 4 votos, mesmo sendo secreta a votação. A minha família vota unida.

Abraços.

Iuri Korolev

Caros Srs
Embora este Congresso tenha errado muito, não nos comportemos como filhotes da ditadura.
Deixemos que a imprensa e o Parlamento fiscalizem e falem o que queiram, já que possuem direito constitucional a isto.Depois a decisão será tomada.
A construção de uma democracia não é fácil e a do Brasil ainda é planta nascente.
Caso contrário o Presidente torna-se um imperador.
Não é com mordaça e respostas agressivas que chegaremos a qualquer lugar.

Abs

Victor

Das duas a uma, ou o Ilustrissimos Nobre Deputado Itajiba está a mando de algum dos concorrentes ou está deverás magoado que a Odebrecht esqueceu dele.

Espero que os colegas do RJ lembrem desse deputado e façam o favor de não votar nele.

Adler Medrado

No mínimo esse escroto acha que essa é uma oportunidade para ganhar algum dinheiro mas ele vai quebrar a cara.

Nós nos ferramos nas mãos daqueles que elegemos.

The Captain

Pra vocês entenderem bem quem é o ilustre deputado basta que lhes lembre que o mesmo foi secretário do casal Garotinho, se não me engano tanto do ex-governador, quanto da sua esposa, Sra. Rosinha Gorotinho.

Danilo Mendonça

Alguém sabe o e-mail desse babaca?
eu já acho que isso aí tem um dedinho americano.
por saberem que estão em desvantagem.
Quanto será que ele deve estar levando pra tanta palhaçada?

Frederico Augusto Marques

Isso é pirraça do Governador Sérgio Cabral, devido a partilha dos royalties do pré-sal. Ele colocou a bancada do Rio de Janeiro para espetar o Governo Federal. Só que o acordo militar em questão foi um entendimento entre as lideranças tanto da base governista, como do PSDB,PPS e DEM, quando da aprovação do financiamento externo do prosub e dos helis. É puro jogo de cena, não vai muito longe não.

Willy

Só para lembrar, este deputado é o mesmo secretário de segurança de um dos Governos mais mafiosos, bandidos e corruptos da história do Rio de Janeiro. Basta lembrarmos da operação “segurança S/A” coordenada pela Polícia Federal, coincidentemente a mesma instituição do dito cujo. Também ficou bem em dúvida o apoio das milícias, que formam currais eleitorais à base da força e da marginalidade, a este deputado durante as eleições de 2006. Está queimado no Rio pela sua imagem atrelada ao casal Garotinho. E para se capitalizar como “homem sério” precisa deste factóide. Se houver questionamentos, que o façam pessoas e… Read more »

Patriot

Esse mané carecone é velho conhecido. Membro do “DEMos” é associado
ilustre do PIG (Partido da Imprensa Golpista).
Fiel escudeiro do Daniel Dantas, aquele banqueiro que “Henrique”+ceu no periodo das privatizações. Itagiba é presidente da CPI das escutas telefônicas, com a missão de desacreditar a nossa brilhane Polícia Federal. A mando de quem??? adivinhem!!! Isso mesmo, do “banqueiro bandido” como diz o delegado protogenes Queiroz, aquele afastado do comando da “Operação Satiagraha” que prendeu o chefe do Itagiba. Ah..já ia me esquecendo, o Itagiba foi assessor do Serra quando o mesmo erá ministro da saúde, no governo FHC.

rick

É dor de cotovelo, porque não convidaram ele para viagem à PARIS,
tadinho gente, era o sonho da mulher dele…. rs
abs a todos.

BVR

Itagiba,…..Papelão esse, meu !!!!!!
As FA´s sempre estiveram com problemas reclamando de orçamento e vc NUNCA deu um pio.
Agora quer GRALHAR ?!!!?????

Vai pedir CPI nas compras do HUGO CHAVEZ !!!!!!!!!!!!!

Itagiba foi eleito pela elite do RJ, e ainda mais além de ser (como informaram acima) empregado do DD ele é filhote do casal -20, “Pivetinho” (Garotinho) e “Roubinha” (Rosinha). Ou seja, o DNA político desse deputado é Ruuiimmmmmmm !!!!!!!!!!!!!!!!…

Sds aos do Blog

gbarcelos

isso é o famoso lobby dos americanos…semear a discórdia….pra não dar em nada…enquanto não for fechado com americanos isso não será aceito…e não saírá do papel.

CPI? esses “representantes” são idiotas ou o quê?

Nailton

Para quem quizer enviar e-mail de protesto contra esse deputado segue o endereço de e-mail dele e da presidencia do PMDB.
Vamos deixar nossa indignação por essa trapalhada de um ex-delegado da PF que virou deputado.

dep.marceloitagiba@camara.gov.br
pmdb@pmdb.org.br

Valeu!

Capitão

O deputado é eleito pelo RJ.
Trarão empregos para fluminenses e muitos cariocas.
O PMDB é da base governista.
O Nelson Jobim e o Comandante da Marinha vêm esclarescendo muita coisa deste lá de trás. Será que ele estava presente?
Isso quer dizer uma coisa: Ele quer barganhar isso com o governo. Quer $$$$$$$$$$$$.

Jonas Rafael

Vai se informar ô ____________. Tu fez curso de deputado por correspondência? Ops, não precisa fazer curso pra ser político. Aliás não precisa saber muita coisa, só ter conhecidos influentes… mas enfim, tava demorando aparecer algum embromento pra botar areia no caldo. Só espero que não atrapalhem o cronograma por bobagem. Já é ruim se tiver que atrasar por porblemas técnicos, mas por brigalhada partidária é de querer matar…

Flavio

Tava demorando para aparecer um palhaço e querer atrapalhar o processo.

Deputado, em respeito ao povo, faça um favor….NÃO ENCHA O SACO.

Se quisesse realmente debate, porque não pediu no inicio do processo?? O que o senhor quer na verdade é perturbar e aparecer na midia.

CPI – Comissão Parlamentar de IDIOT….

Pedro

Este senhor foi Secretario de Segurança de “Little Boy “vulgo garotinho maior ladrào deste pobre estado , frequentador do Gavea onde faz sua base quer a fama pelo caminho errado , certamente esperando uma “Beira “. Parece que nunca leu as diversas e numerosas explicaçòes oficiais dadas em detalhe pela Marinha do Brasil ……onde estava ??? agora surge como paladino de uma camara podre querendo fama como presidente de CPI Sabemos que vai fazer uma palestra no Club Naval no proximo dia 21 de Setembro em vez dos nossos votos , vamos nós Oficiais de Marinha esperar este sacripanta com… Read more »