Grupo-Tarefa Brasil-Venezuela chega a Fortaleza para iniciar a Operação ‘VENBRAS-2009’

11

Os navios que realizarão a Operação “VENBRAS-09” chegaram a Fortaleza (CE) na manhã do dia 16 de outubro. A Marinha do Brasil e a Armada Bolivariana comporão o GT 701.1 para executar a Fase de Mar da Operação, na Área Marítima entre Fortaleza e Rio de Janeiro.

CMG Médici (CGT brasileiro), CN Diaz (CGT venezuelano) e
CN Landa (Comte do navio) a bordo da Fragata Mariscal Sucre (F21)

Durante a Fase de Porto, no período de 16 a 18 de outubro, foram realizadas as Reuniões de Operações e Comunicações e a Reunião “Pré-Sail”.

O Grupo-Tarefa brasileiro (GT 710.1) é comandado pelo CMG Paulo Ricardo Médici, Comandante do 1º Esquadrão de Escolta, e tem a participação das Fragatas “Liberal” (F43) e “Independência” (F44), Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Submarino “Tupi” (S20), e Aeronaves AF-1, SH-3A, AH-11A Super Lynx. Durante o trânsito para o Rio de Janeiro, contará com o apoio dos Navios Patrulha dos Comandos dos 1º, 2º e 3º Distritos Navais, que atuarão como Figurativo Inimigo.

O GT venezuelano está sendo comandado pelo CN Clemente Antonio Diaz, tendo a participação da Fragata “Mariscal Sucre” (F21) e o Navio Transporte de Apoio e Reabastecimento “AB Esequibo” (T62).

Durante a Fase de Mar, atualmente em execução, no período de 19 a 25 de outubro, estão programados diversos exercícios operativos, tais como Ações de Defesa Antiaérea, Ações de Superfície e de Submarino, Ataques Coordenados, Guerra Eletrônica, Tiro Anti-Aéreo, Transferência de Carga Leve no Mar, Transferência de Óleo no Mar, Manobras Táticas, Operações Aéreas e Trânsito sob Ameaças Múltiplas.

A Fase de Mar da Operação “VENBRAS” é realizada, anualmente, entre as Marinhas do Brasil e Venezuela, sendo executada, em sistema de rodízio, em Águas Marítimas brasileiras e venezuelanas.

FONTE: MB

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

Bem pessoal
Acredito que isso é errado.
As noticias que nos chegam da Venezuela são de um Estado que sufoca o sistema democrático usando das próprias ferramentas da democracia.
Acho que se é assim, e parece

Colt

… que é, então o Brasil devia se abster de fazer exercícios militares com as FAs venezuelanas. O senador Tasso Jereissati deu um parecer na Comissão de Relações Exteriores do Senado contrario à aceitação da Venezuela no Mercosul. Em seu relatório ele cita a Comissão de Direitos Humanos da OEA os apontamentos presente em seu relatório de 2008, sobre a venezuela. O Brasil devia tomar uma postura pró democracia e barrar a Venezuela no Mercosul, bem como exercícios militares. Vejam os links abaixo com o relatório do Senador Brasileiro, do relatório da OEA e do Protocolo de Ushuaia sobre a… Read more »

danilo

Colt,

Concordo com você, acho que Hugo Chavez se aproximou do Brasil apenas por interesse e por auto-defesa, afinal queira bem ou não a unica força armada presente na américa do sul capaz de por medo na venezuela seria a do Brasil, desse modo poderia se dizer que ele esta manipulando o Brasil com seus acordos e tratados, e os exercicios militares seriam uma dessas formas de manipulação. Afinal a posição dele neste momento é muito agradavel pois ele é aliado da unica força armada que realmente poderia representar perigo para ele e sua ”revolução bolivariana”.

Abs.

Bronco

Os dois navios já estão no Rio desde ontem, atracados no cais dos turistas, pertinho da plataforma, atrás dos galpões. Da Perimetral dá para vê-los bem de perto, apesar de a visão ser muito atrapalhada pelos armazéns.

Wilson

@Colt

“As noticias que nos chegam da Venezuela são de um Estado que sufoca o sistema democrático usando das próprias ferramentas da democracia.”

Notícias que nos chegam por onde? Globo, Folha, Estadão?

Se for assim, não deveríamos fazer exercícios com a Colômbia também, tendo em vista que o congresso de lá está por aprovar uma terceira reeleição para o Álvaro Uribe.

[]s

Felipe Cps

Wilson em 28 out, 2009 às 8:52: Wilson, confome o relatório do Senador Tasso Jereissati apontou, as notícias sobre a ditadura venezuelana chegam mesmo é via OEA, aquela mesma ONG do comunista Miguel Insulza. Isso a pedido do Senador Eduardo Suplici. Ou seja: nem os aliados do Cháves podem negar que seu país é atualmente uma ditadura comunista. Não é Globo, Folha ou Estadão não, e esse seu argumento anti-imprensa me cheira a enxofre vermelhuxo… E concordo que ditaduras tem de ser isoladas. Ocorre que Álvaro Uribe AINDA não foi reeleito pela terceira vez. O dia em que for, o… Read more »

Giordani

@Felipe Cps em 28 out, 2009 às 10:20 Eduardo Suplici aliado do Cháves? Só por causa da cor da camisa dele? Tá de pegadinha comigo? “Não é Globo, Folha ou Estadão não, e esse seu argumento anti-imprensa me cheira a enxofre vermelhuxo…” Sou anti-imprensa sim, mas me chamar de fedorento doeu no meu coração. O mais correto seria dizer que sou “vermelhuxo” – isso parece coisa da Xuxa – por ser anti-imprensa, e não o contrário. Se é que me entende. Também acho que ditaduras devam ser isoladas. Mas gostaria de lembrar que o FHC também utilizou o congresso para… Read more »

Felipe Cps

Giordani em 28 out, 2009 às 10:36: Véio, cada hora vc entra com um nick diferente, de maneira que nem sei mais com quem to falando, rsrs… Eduardo Suplici é do PT não? Então é aliado do Cháves, porque esse partido é do mesmo Foro de São Paulo do Cháves. Cabe lembrar que Lulla é não só idealizador como fundador do PT E do Foro. Quanto ao FFHH, ele se reelegeu uma única vez, meu caro, e depois entregou o poder. Então a comparação não é válida. No mais, poque que sempre que se fala em picaretagens a tchurminha apela… Read more »

Giordani

Felipe Cps em 28 out, 2009 às 12:25

Só me dei conta de que tinha que mudar o nick em todos os blogs depois de postar aqui.

Quanto ao FHC, estavamos falando de alterar a constituição para se reeleger. Por isso o citei.

[]s

Felipe Cps

Beleza Giordani. Abs.