A fragata portuguesa Álvares Cabral está em trânsito para regressar à Somália para uma nova missão de combate à pirataria. Fonte do Estado-Maio Geral das Forças Armadas (EMGFA), citada pela Agência Lusa, adiantou que a fragata «Álvares Cabral», que integra a Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1) vai participar na Operação Ocean Shield, da NATO, entre 09 de Novembro deste ano e 25 de Janeiro de 2010.

A SNMG1, comandada por Portugal até Janeiro de 2010, esteve na costa da Somália durante o primeiro semestre deste ano, tendo passado os últimos meses em operações no mar Mediterrâneo. Os militares da Marinha Portuguesa voltam agora a uma das zonas do planeta com maior tráfego marítimo e onde se têm verificado um grande número de ataques pirata a cargueiros e petroleiros.

A par da missão de combate à pirataria da NATO, junto à costa somali decorre há vários meses a Operação Atalanta, da União Europeia, e também a missão de uma força naval multinacional, constituída por países como o Japão e a Índia.

A Álvares Cabral e a Côrte-Real foram as duas fragatas da Marinha Portuguesa que já estiveram a liderar a força da Aliança Atlântica no combate à pirataria naquela zona do Índico.alvares_cabral_corte

FONTE: IOL Diário / FOTO: EMGFA

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Pinto

Lindo Navio…

E a duvida, quem é mais Capaz ? A Cabral ou nossas Niterói ?

flaviodepaula

O uso de fragata e destróier para este tipo de missão não é exagero???

Não sei se é viável pela logística envolvida, mas não seria melhor deslocar até a área vários navios de menor porte, como corvetas e navios patrulha, apoiados é claro por navios tanque e de suprimentos??

Não sei ao certo, e por isso peço que quem souber me dê umas dicas, mas acho que enviar várias fragatas é um custo muito alto e que podem existir soluções mais baratas e até mais eficientes.

Danilo

Acredito que a necessidade de um navio destes é viavel se levarmos em conta que navios menores não teriam condições de vetorar alvos a longas distâncias a fragata não serviria apenas para policiar a costa da somalia mas tambem como centro de operações e comando podendo usar sua capacidade de radar e sonar para localizar e neutralizar a ação dos piratas somalis, e se levarmos em conta o fatode que eles são ousados e ja fizeram refens varios navios de carga e transportadores de conteiner, como neutralizar um navio deste tamanho caso seja necessario para-lo a força usando um navio… Read more »

Felipe Cps

Linda embarcação mesmo.

flaviodepaula

Danilo ,

Acho que a principal dificuldade de usar navios patrulha na Somalia seria a longa distância que este percorreria para chegar ao local. Necessitaria de uma logística bem complicada, o que aumentaria os custos da viagem.

Com relação a patrulha e combate, acho que navios patrulha totalmente capazes de efetuar a missão. Se bem armados e já no local da missão, seriam bem mais em conta que as fragatas.

é o que acredito, me corrijam se eu estiver errado, por favor