Mariscal Sucre e Esequibo

No último dia 19 de outubro, deu-se início a Fase de Mar da Operação VENBRAS-2009.

Nesse período, os navios da Marinha do Brasil (MB) e da Armada Bolivariana (AB) executam diversos exercícios operativos, nas águas marítimas brasileiras, entre os Estados do Ceará e Pernambuco.

Nas noites de 20 e 21 de outubro, foram realizados exercícios de Trânsito sob Ameaça de Superfície, onde os Navios-Patrulha do Comando do 2º e 3º Distritos Navais, NPa “Guaratuba” e “Goiana”, atuaram como Figurativo Inimigo.

Os exercícios contaram com a participação das Fragatas “Liberal” e “Mariscal Sucre”; do Navio de Apoio Anfíbio “Esequibo” de uma Aeronave AH-11A Super Lynx do HA-1 (1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque).

Esequibo_Super Lynx

Desenvolveram-se, também, ações de esclarecimento e ataque aéreo empregando o míssil “Sea Skua”; ações coordenadas entre navios para o lançamento de mísseis de superfície “EXOCET” e o OTHT.

Tiveram destaque, ainda, os exercícios de Guerra Eletrônica; Transferência de Carga Leve no Mar; Manobras Táticas; Operações Aéreas a bordo dos navios da Armada Bolivariana – VERTREP/PickUp/Pouso e decolagem a bordo.

No dia 25 de outubro, o Grupo-Tarefa Brasil-Venezuela chegou ao porto do Rio de Janeiro, onde os navios da Armada Bolivariana permanecem atracados.

Liberal e Mariscal Sucre

FONTE e FOTOS: MB

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments