Na sexta-feira, 20 de maio, o Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou informe com imagens de ataque à Marinha da Líbia (ou, nas palavras do informe, “Marinha do Coronel Gaddafi”) na noite anterior, realizado por jatos da RAF participando de um grande ataque da OTAN. Segundo o informe, a missão foi em apoio à operação Unified Protector, que tem como objetivo proteger cidadãos líbios sob ameaça de ataque.

Os ataques da RAF tiveram como alvo a base naval de Al Khums, a mais próxima concentração do porto de Misurata de belonaves do regime do Coronel Gadaffi, que repetidamente vem tentando aproximá-las de navios empregados no apoio humanitário.  

Segundo o Major General John Lorimer, “além de atingir duas corvetas, os Tornados da RAF alvejaram com sucesso uma instalação nas docas empregada na construção de barcos infláveis de alta velocidade, que as forças líbias vem usando diversas vezes, num esforço para minar Misurata e atacar navios na área. Apesar de todas as vezes os navios da Marinha Real e de outras forças da OTAN terem previnido qualquer dano causado por esses ataques, a destruição das instalações na noite passada, juntamente com um estoque significativo de barcos, reduzirão a capacidade do regime de manter essas táticas. Antes do início das patrulhas navais da OTAN, o Coronel Gaddafi empregou suas belonaves convencionais, como as corvetas, para alvejar cidades costeiras com tiros de canhão; as operações da noite passada terão um impacto significativo em sua capacidade de fazê-lo de novo.”

FONTE / IMAGENS: Ministério da Defesa do Reino Unido

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] e comente no Poder Naval COMPARTILHE:FacebookLinkedInTwitterOrkutPDF POSTS RELACIONADOS:Tornados da RAF atingiram sete […]

edcreek

OLá,

Pessoalmente estava esperando essa noticia, quando vi a noticia fiquei imaginando qual seria a força utilizada. Como os alvos estavam estaticos não deve ter sido dificil, será que houve algum tipo de reação?

Pelo visto não, sobre o que li me parecem que foram duas bases atacadas, alguem sabe? o texto fala em apenas uma….

Abraços,

giordani1974

Esse atoleiro líbio vai consumir todos os recursos das nações envolvidas…haja petróleo depois…quero ver os A-MX em ação…em ação…

E sobre a Síria? Haverá NFZ?..

GUPPY

giordani1974:

‘E sobre a Síria? Haverá NFZ?..’

NFZ???

Abs