O Vale Beijing, um dos maiores navios do mundo, está de volta ao serviço sete meses depois de ter sido danificado durante o carregamento em Ponta da Madeira (MA). O retorno acontece em meio a indícios de que a China planeja no futuro permitir a atracação de navios do mesmo porte em seus portos.

Em 6 de dezembro, um acidente no porto brasileiro de Ponta da Madeira foi um grande revés para Vale em sua campanha para reduzir os custos de frete para a China com uma frota sem precedentes de 35 Valemax, categoria de navios extra-grandes.

Os armadores chineses temem que os navios da Vale inviabilizem seu negócio e usaram o incidente para fazer lobby com sucesso de Pequim proibir as embarcações, devido a preocupações de segurança e sua ameaça potencial para a indústria marítima nacional.

O Ministério dos Transportes da China aprovou em maio planos para construir berços para navios de minério de ferro de até 400 mil toneladas, uma indicação de Pequim pode, eventualmente, levantar a proibição de navios da Vale.

O Vale Beijing deve chegar ao porto brasileiro de Ponta da Madeira em 8 de agosto, depois de concluídos os reparos em um estaleiro sul-coreano. A razão para o acidente ainda está pouco clara.

“Vale Pequim passou por reparos e inspeção entre abril e final de junho e agora está funcionando perfeitamente”, disse um porta-voz da STX Pan Ocean, que deverá entregar seis mega navios até o final de 2013.

A proibição da China forçou a Vale a transportar minério de ferro para a China através de um hub de transbordo, nas Filipinas. A Vale também vai abrir um hub na Malásia em 2014 e está considerando projetos na Coreia do Sul e Japão.

FONTE: Portos e Navios

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Mauricio R.

Na medida do possível, devido a crise, a Vale deve diversificar.
Procurando novos mercado p/ o minério pelotizado ou investindo em produtos de valor agrgado.
De preferência e ainda se possível, longe da China PRC.

MO

Porcos e navios é publicação para bobos mesmo “Vale Pequim” .. que navio é este ????

Não se enganem todos os ULOOs classe Valemax são estrangeiros com guarnições estrangeiras e especificamente o Vale Beijing é da STX Pan Ocean Coreense (até seu padrão de pintura é da STX …

Observador

Caro MO: Você levanta uma questão importante. Na época em que a China proibiu estas embarcações eu achei estranho, porque parte da redução de frete certamente seria repassada aos chineses. Pelo que você diz o problema era outro, e não a Vale e seus meganavios tirando mercado dos armadores chineses. O problema é que ficaram “do-doi” pelo fato da Vale ter construído o Vale Beijing na STX (coreana), sendo operado pela STX Pan Ocean. Será que alguns dos próximos Valemax não serão construídos na China? Será que não é por isto que o governo chinês está revendo a proibição? É,… Read more »

Marcos

Observador: Os navios encomendados pela Vale, pelo que se noticiou, metade foram para estaleiros coreanos e a outra metade para estaleiros chineses. Mas até onde entendi, embora os navios tenham sido encomendados pela Vale, a operadora (ou mesmo proprietária) é a STX. Tentando explicar melhor: a Vale encomendas os navios e os “arrenda” à STX, que os paga em fretes. Quanto as rachaduras, de fato nunca saberemos o que houve. Só podemos especular. Minha opinião: houve má distribuição do peso durante o carregamento somando-se a alguma falha no projeto, isto é, a estrutura foi sub-projetada. Devem ter feito algum reforço… Read more »

Observador

Caro Marcos,

Pois então.

Como chinês não faz nada por amizade, para mudarem de idéia e aceitarem os valemax em seus portos, eles devem ter tirado alguma vantagem da Vale. E a vantagem é jogar para o escanteio os coreanos, neste ou em algum futuro negócio.

Bem diferente do governinho daqui no trato com estrangeiros, sempre propenso a fazer agrados com o NOSSO dinheirinho suado a ditaduras, pseudo-democracias e escroques da pior espécie.

Sem falar na construção de estaleiro que faz navio torto pelo triplo do preço e o quádruplo do prazo, só para angariar votos no Nordeste.