Liaoning final configuration

O Liaoning, primeiro navio-aeródromo da Marinha do Exército de Libertação Popular da China, será baseado permanentemente em Qingdao, no norrte do país, onde realizará operações em águas próximas ao Japão e à Península da Coreia.

Quingdao é a base da Frota do Norte da Marinha chinesa, responsável pela segurança no Mar Amarelo, Mar do Japão, partes do Mar do Leste e no Golfo de Bohai, a cerca de 150 quilômetros de Pequim. O porto tem o maior quebra-mar do país para conter ondas e tempestades, e permanece sem gelo o ano todo.

O Liaoning foi reformado a partir de um navio-aeródromo adquirido da Ucrânia, e é descrito pela Marinha chinesa como um modelo experimental. O navio foi comissionado em setembro do ano passado, em meio a disputas marinhas da China com países vizinhos – notadamente o Japão, em torno das ilhas Senkak/Dayou.

Acredita-se que a Marinha do ELP planeja construir mais quatro porta-aviões, e que um ou mais venham a ser baseados na província de Sanya, próxima ao Mar do Sul – região de litígio com o Vietnã, as Filipinas, Brunei e Malásia.

Apesar de ainda não levar aeronaves, o Liaoning é o elemento mais notável do programa de construção naval da China, que inclui também submarinos lançadores de mísseis balísticos, contratorpedeiros e uma nova geração de fragatas stealth lançadoras de mísseis – a primeira delas foi lançada na última segunda-feira (25) em Xangai.

A Marinha também vem realizando testes de decolagem e pouso no convoo porta-aviões. As aeronaves usadas são os J-15, desenvolvidos a partir do modelo Su-33 da Rússia.

FONTE: ABC News via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments