Marinha dos EUA promove 1ª mulher a oficial-general 4 estrelas em 238 anos

1

euamarinhamichellehowardapchiefmasscommunicationspecialistpeterdlawlor

ClippingNEWS-PAA Marinha dos Estados Unidos promoveu nessa terça-feira uma mulher para a patente de oficial-general quatro estrelas pela primeira vez em seus 238 anos de história, representando um marco para as mulheres dentro das Forças Armadas do país. A almirante Michelle Howard foi promovida para o cargo de vice-chefe de operações navais, de acordo com informações da agência AFP.

Howard ficou conhecida por comandar uma força-tarefa no Golfo de Áden, em 2009, em operação para resgatar o comandante de um cargueiro comercial sequestrado por piratas somalis, o capitão Richard Phillips, episódio que seria retratado nas telas do cinema em filme protagonizado por Tom Hanks.

O secretário da Marinha, Ray Mabus, disse que Michelle Howard mereceu a promoção por conta de uma “brilhante carreira naval”, e classificou o episódio como um marco histórico. Jonathan Greenert, almirante-chefe da Marinha, disse que a colega é um modelo e está preparada para carregar o fardo muito bem.

A promoção segue uma recente decisão de comandantes de permitir a presença de oficiais mulheres em submarinos e em operações de combate, postos até então exclusivos para os homens. Mulheres foram admitidas em navios de guerra e jatos de combate em 1993.

Apesar do ineditismo na Marinha, o Exército e a Força Aérea dos Estados Unidos já têm em suas fileiras mulheres com a patente de general quatro estrelas.

FONTE: Terra

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Almirante 4 estrelas ou simplesmente Almirante seria o correto ao invés de General de 4 estrelas que é patente do
Exercito, Fuzileiros Navais ou Força Aérea, em que pese
um Almirante ser considerado um oficial general,soou estranho a falta da palavra “oficial” antes do General até porque no original em ingles foi usado a patente correta “Four Stars Admiral”.

Howard também foi a primeira afro-americana a comandar um navio da US Navy, no caso o USS Rushmore um LSD
da classe Whidbey Island.