Saab fará revisão no submarino HMS ‘Halland’ da Marinha Sueca

1

HMS Halland - foto 2 Forças Armadas da Suécia

Nesta segunda-feira, 29 de setembro, a empresa sueca Saab divulgou nota sobre informando que fará a revisão do submarino HMS Halland da Marinha Sueca, no período 2014-15. Esse trabalho faz parte de uma carta de intenções relacionada às capacidades subaquáticas das Forças Armadas Suecas, anunciada em 9 de junho deste ano, e foi concedido pela FMV (administração sueca de material de defesa). O valor informado é de 130 milhões de coroas suecas, equivalente a cerca de 18 milhões de dólares, ou 44 milhões de reais.

Esse tipo de trabalho de revisão, realizado a cada seis anos, inclui todas as medidas necessárias para garantir a disponibilidade operacional do submarino, e o contrato inclui a definição de futuras necessidades de manutenção, o que tem potencial de resultar em trabalhos adicionais a serem contratados separadamente, no período.

HMS Halland - foto Forças Armadas da Suécia

Ainda segundo a nota, a revisão será realizada no estaleiro da Saab Kockums em Karlskrona, que é uma área de negócios da Saab. Segundo a ficha técnica divulgada pelas Forças Armadas da Suécia sobre os submarinos (três no total) da classe “Gotland” à qual pertence o Halland, os mesmos foram incorporados em meados da década de 1990, tendo 60,4 metros de comprimento, 6,2m de boca, deslocamento de 1.600 toneladas em imersão, e propulsão diesel-elétrica (os dois motores diesel são MTU) acoplada a um eixo, que permite velocidade de cerca de 10 nós na superfície e 20 nós em imersão.

Os submarinos classe “Gotland” também são dotados de sistema de propulsão independente da atmosfera (AIP) Stirling, com 2 motores do tipo, e seu armamento inclui  torpedos pesados para ações contra navios e torpedos leves para defesa contra outros submarinos. A profundidade de operação divulgada é de 150 metros e a tripulação é de 35 integrantes.

submarinos suecos classe Gotland - foto Forças Armadas da Suécia

submarino sueco classe Gotland - foto Forças Armadas da Suécia

FONTE: Saab (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

FOTOS (e informações técnicas): Forças Armadas da Suécia

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Soares

Suecos

coisa séria a custo justo.