PSV ‘Starnav Cepheus’ / PPKI – Suspendendo para provas de mar

Imagens do PSV (Platform Supply Vessel) nacional “Starnav Cepheus” (casco nº C-386, IMO 9759472, 5.100 dwt e 90,00 m loa), suspendendo do cais de acabamento do estaleiro Detroit Brasil Ltda., em Itajai/SC, no dia 09/03/2016, para realização de provas de mar antes da entrega ao armador Starnav Servicos Maritimos Ltda, Macaé/RJ.
As provas de mar são literalmente o ultimo estágio do processo de construção de um navio, aonde são aferidas as máquinas, motores, geradores, equipamentos de navegação em funcionamento, navegando.
Para mais informações e imagens:
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2016/03/psv-starnav-cepheus-ppki-suspendo-para.html?m=1
Imagens via Luiz Fernando Nardes
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Pô, mais que navio de patrão hen, parrudo, imponente. Eu sinceramente, dentro da minha maior ignorância “marionáutica” queria entender por que diabos a MB opta “porrr picaretaxxx doxxx méu irrrmão” para construir os Mururus, ao invés de capacitar um estaleiro do porte deste a faze-los.Só se é porque o estaleiro é ” Catarina”….
G abraço
De bem que é um PSV … pelado e 1.0 … o bixo são os AHTS !!!!!
MO, exacerbando a tua paciência, quais os estaleiros que tem capacidade fabricar os AHTS em Pindorama?
G abraço
Estaleiro barriga verde não deixa nada a desejar hein Juarez.
É verdade, os’ Catarina’ tão podendo hen tchê……
G abraço
e em plena crise soltam dois navios de uma vez? gostei xe for desse aí.
a maioria é preta e vermelha. flamenguista.
esse aí é mais bonito.
e imponente também.
com um radar umas metralhadoras e quinze fuzileiros. rs.
navios militares levam contigente em excesso. 200 tripulantes. uns para fazer limpeza. outros para cozinhar para os 200. outros para içar a âncora?
outros para o que mais?
e um mercante leva quantos tripulantes?
Os estaleiros do RRJ fabricavam,mas atualmente ou ate uase atualmente os de ITJ estavam fazendo com mais frequência e continuidade, mas com a crise da Petrobras … ai cara estes dois possivelmente serão entregues e poderao ser desaivados por falta de mercado e / ou cancelamento de contrato, sei não qual erá o destino deles (o mesmo se aplica ao Bram …
Nonato, atualmente faixa 18 – 24 tripulantes, navios tanques 24-18 em média, dependendo do armador e tipo de navio. Se vc pensar em camarotes , nos mercantes são suites individuais, caso adaptado para função militar, perde-se este padrão e passa a serem coletivos, ai aumentaria e muito a disponibilidade para guarnição, apesar de em media terem camarotes para 30-36
para quem gostou, mais desta classe:
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/08/psv-starnav-aquarius-3fzv5-maiden-call.html
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/08/psv-starnav-aquarius-3fzv5-atracado-no.html
Só uma conotação, ao lado de Itajaí, existe o Estaleiro naveships, onde pode-se ver na imagem acima 4 navios de apoio/rebocadores, onde, tem dia que já cheguei a ver (moro em Itajaí) 15 desses navios,
Alguém sabe de qual estaleiro é esse projeto? Parece da Damen holandesa.
Acho que não pq quem tem a licencença do Damem é o Estaleiro Wilson Sons
* gostei da cor desse aí
EduardoSP, eu acho que é Norueguês, vou tentar ver quando passar por la
Realmente estes caras estão de parabéns. Imaginando o custo brazil embutido nestas embarcações, fico desanimado. Quanto àquela discussão “construir um navio deste tipo/desta classe para fins de OPV por exemplo, acho que dá, obviamente levando em consideração os requisitos navais militares. A pergunta é: a MB teria interesse? Provavelmente não.
Sds.
Quando falo em requisitos navais militares me refiro a coisas como: autonomia, velocidade, duplicidade de sistemas, requisitos estruturais, potência de motores e por ai vai.
MO, aqueles rebocadores da primeira foto cairiam como uma luva na MB não acha ,sendo adaptados para a função de OPV, parecem ser do porte do navio deste tipo que tem projeto na Engepron, coloca um 40mm na proa e dois 25mm (um de cada lado) e pronto.rs
E o Brasil compra navio oceanográfico da China.
Off topic:
Editores, vai ocorrer no final do mês de abril o I Simpósio Nacional de História Militar, que ocorrerá no Museu Naval. Seria interessante divulgar o evento aqui na trilogia.
Oi Eduardo, não da, PSV não é rebocador, nao tem aparelho de reboque nem Bollard Pull, teria que ser AHTS´s, estes PSV serviriam para partrulha e ApLOg, mas até ai os AHTS bm, sendo bem mais completos
Ahh confundem PSV com rebocador … (talves seja pela aparência física …
qual o porte desse navio? como se mede? em toneladas de deslocamento? qual o preço? seria bem mais barato do que um militar do mesmo porte?
Valeu MO, confundi pela aparência física mesmo.rs
Off
Russos saindo da Syria a partir de amanhã.
Acabou a grana ?
Belo navio, que faz inveja a MB, e construído aqui próximo, Itajaí/SC, e não entendo como ainda critiquem, pois basta armá-lo, que já prestaria bons serviços ao Brasil, ainda mais que nossas costas marítimas estão desabrigadas, face o sucateamento que tomou conta da nossa armada.
Escusas-me – o comentário era para o PSV “BRAM BUCK”, mas não deixa de ser um belo navio.
MO e Rogério Rufino,
Obrigado pelas respostas.
As ordi
Outro belíssimo navio! Parabéns aos envolvidos!!!! Esses estaleiros catarinas são excelentes. Também acho que poderiam ser mais envolvidos na indústria militar. Será que a MB não poderia transferir algumas encomendas para lá? Inclusive navios não terminados”?
E o melhor é com geradores nacionais WEG!