Sem dinheiro para submarinos novos, Armada Chilena anuncia a revitalização dos seus IKL-209

Submarino Thomson, IKL-209

Submarino Thomson, IKL-209

Submarino Thomson, IKL-209
Submarino Thomson, IKL-209

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

Sem dinheiro para financiar a encomenda de submarinos novos – conforme planejava até o ano passado – e com sua indústria naval militar qualificada somente a construir unidades de superfície até o porte de 1.500 toneladas, a Armada do Chile desistiu, temporariamente, de lançar de forma oficial uma concorrência para a aquisição de dois submarinos novos, e formalizou apenas um plano de “atualização” dos seus dois navios de origem alemã do modelo IKL-209/1400 – o Simpson e o Thomson –, que já têm 34 anos de construídos.

O anúncio da revitalização dos IKL foi feito pelo comandante en jefe de la Fuerza de Submarinos, contra-almirante Carlos Schnaidt Mecklenburg (um filho e neto de submarinistas chilenos que frequentou o curso de Comandante de Submarinos da Marinha do Brasil), durante entrevista ao jornal El Mercurio que foi publicada na quarta-feira da semana passada (04.07).

O oficial, de 52 anos, declarou que as embarcações assim remodeladas poderão se manter em atividade por mais uns 15 anos, o que, ao menos em tese, permitirá ao governo local preparar-se, economicamente, para licitar a aquisição de dois submarinos convencionais – diesel-elétricos – de última geração.

Nos últimos três anos, tanto o grupo alemão ThyssenKrupp Marine Systems, fornecedor do IKL, quanto o francês Naval Group, fabricante do submarino classe Scorpène, que também integra a frota chilena, vêm oferecendo seus navios aos militares do Chile. Mas também a indústria sueca SAAB prometia disputar a preferência do cliente sul-americano, oferecendo o seu modelo A26, de 1.900 toneladas (ligeiramente mais leve que o Scorpène).

Submarino General O'Higgins (SS-23) da Armada do Chile
Submarino General O’Higgins (SS-23) da Armada do Chile, classe Scorpène

ICN – De acordo com uma fonte do Ministério das Relações Exteriores do Brasil familiarizada com a questão dos submarinos chilenos, o adiamento da compra pelos chilenos, permitirá que eles observem melhor a recente qualificação da empresa brasileira Itaguaí Construções Navais (ICN) – associação da Odebrecht com o Naval Group – para a produção de submarinos da Classe Scorpène.

Em tese, acompanhar a construção de submarinos de alto desempenho no estado do Rio de Janeiro seria, para os chefes navais do Chile uma operação muito mais simples e imensamente mais barata do que fazer o mesmo na Europa.

Além disso, a Marinha do Brasil (MB) vem contatando as marinhas amigas no sentido de avisá-las sobre sua intenção de manter a carga de trabalho da ICN, tão logo a companhia entregue os quatro Scorpènes que constrói para o Comando da Força de Submarinos sediado na Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ).

Na entrevista Schnaidt também admitiu que o novo período de manutenção planejado para os IKL chilenos incluirá uma revisão dos procedimentos de segurança – consequência direta do desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan (causado por uma explosão em uma das praças de baterias do navio, aparentemente em decorrência do ingresso indesejável de água no navio pelo tubo do snorkel). Tenemos procedimientos que realizamos con acuciosidad y siempre revisamos nuestros protocolos, ressaltou o comandante chileno.

Com dois submarinos tipo IKL-209 e dois Scorpènes – o O’Higgins e o Carrera – a Força de Submarinos chilena é, por ora, a mais moderna e importante da América do Sul, condição que deve perder para a sua congênere brasileira já no ano de 2020, quando o Riachuelo, primeiro Scorpène brasileiro (de um modelo bem mais moderno que os barcos chilenos), estiver sendo entregue ao setor operativo da MB.

Submarino Riachuelo no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro
Submarino Riachuelo no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro

Classe H – Na terça-feira 3 de julho a Força de Submarinos do Chile completou o seu 101º aniversário, data comemorada na Base Naval de Talcahuano, em uma solenidade presidida pelo Comandante da Marinha chilena, almirante Julio Leiva Molina.

Hoje, além dos navios, essa Força dispõe da Escuela de Submarinos “Almirante Allard” (fundada em 1920), e de uma Escuela de Armas Antisubmarinas – instituições que, nos últimos 30 anos, já receberam alunos submarinistas de Argentina, Brasil, Equador, África do Sul, México e Coreia do Sul.

A cerimônia do 3 de julho lembrou a incorporação, em 1917, nos Estados Unidos,  dos primeiros seis submarinos chilenos, todos da Classe H – Guacolda, Tegualda, Rucumilla, Quidora, Fresia e Guale –, navios de 434 toneladas de deslocamento (em imersão), 4 tubos lança-torpedos e 22 tripulantes.

Reportagem a bordo do submarino O’Higgins classe Scorpene da Armada Chilena

137 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Julio Buzoli

O Chile, que é o CHILE, admite que não tem dinheiro para novos submarinos convencionais, e a Argentina, que é a ARGENTINA, dizendo que vai operar submarino nuclear… O que dizer?

Heverton Ribeiro

É o tango do portenho doido.

USS Montana

Quando eu li isso até postei aqui que os argentinos devem estar utilizando produtos ilícitos, ai levei um puxão de orelha dos administradores do blog. Hehehe

Andresksk

En realidad este Refit estaba planeado desde el 2017, estos submarinos se van de baja el 2025 pero tambien la idea es tenerlos en perfectas condiciones para para la venta a un Pais como Ecuador.

Chile se ha gastado mas de 1000 millones de Dolares en la Modernización de sus submarinos Scorpene, Fragatas Typo 23 y la Construccion del Rompehielo.
https://www.infodefensa.com/latam/2018/05/17/noticia-ohiggins-incorpora-disipador-reducir-firma-termica.html

logan

exacto!! – aún no se define ningún reemplazo. Los 209 ya estàn estandarizados con los Scorpene en algunos sistemas.

Andresksk

En realidad si, sistema de gestion de combate subtics Operan Misiles SM-39, torpedos Black Shark con sonares Thales.

Esto va todo con calma, la Armada de Chile no compra sistemas a lo loco, si no que mejor lo ofrecan todavia quedan 7 años y a los U-209 ahi que darle un Refit, para en un futuro ponerlos a la venta.

venom

al 2030 con más de 45 años… Quién los va a comprar?

Camargoer

Caro Julio. Os orçamentos militares da Argentina e do Chile são similares (da ordem de US$6 bilhões por ano). Outro detalhe é que a proposta é de um submarino diesel-elétrico equipado com um pequeno reator, que daria um desempenho similar ao de um AIP. Em outro post, levantei alguns dados financeiros que encontrei em vários posts. A conclusão do Santa Fé necessitara de US 60 milhões, enquanto que um submarino novo custaria cerca de US$ 500 milhões, similar ao custo de modificar o Santa Fé para instalar um reator de baixa potência. É preciso lembrar que os argentinos possuem um… Read more »

Júlio Buzoli

Camargoer, me desculpe, mas a realidade das FFAA Argentinas está aí pra todo mundo ver. Sobre o orçamento semelhante, vale lembrar que a argentina tem por volta de 20 mil militares a mais que o Chile no serviço ativo. Acho que é uma diferença bem significativa. Some-se a isto, o fato de o governo argentino impor seguidos cortes ao montante nominal do orçamento argentino, fato que, no Chile, não é tão corriqueiro. A Argentina, atualmente, tem penado para pagar os T-6 que comprou – já barato – dos EUA… Se o valor nominal dos orçamentos representasse igualdade de meios, a… Read more »

Camargoer

Caro Julio. Você tem razão sobre as diferenças entre a Argentina e o Chile, inclusive sobre as prioridades de cada governo. Considero seu comentário bastante pertinente. Contudo, parece-me que os problemas na balança de pagamento da Argentina são causados por razões que pouco tem a ver com o gastos militares. No post sobre a modificação do Santa Fé há uma discussão sobre a instalação de um reator de baixa potência, o que é bem diferente de transforma-lo em um submarino nuclear. Acho importante essa distinção para não criarmos uma falsa discussão aqui no blog. Acredito que os problemas econômicos da… Read more »

kornet

E é assim que vão de F 35? Sei.

Hernan

acontece que as forças armadas do Chile vê todas as possibilidades e prioridades do seu equipamento militar, ou seja, existem despesas mais urgentes para mudar submarinos que dão para um outro modernização da extensão da vida, também no Chile econômica se destaca por ser muito responsável pelo equilíbrio fiscal e geralmente chile é talvez o mais pragmático da América Latina, nesse sentido, o país e é conhecido por muitos foristas graves que as forças armadas do Chile se caracteriza por altamente organizados em aquisições militares e eles fazem as suas compras assim que o dinheiro está lá e é algo… Read more »

Zorann

Cara, são 3 forças armadas, cada uma com suas necessidades. É preciso fazer escolhas. Escolher modernizar IKL, não significa necessariamente comprar/ou não F-35.
.
Chile é um país sério. Não se compara em nada com o Brasil.

Gustavo

na verdade ofereceram o F-35 para o Chile, a LM já procura algumas vendas para suprir os possíveis cancelamentos da Itália e Turquia. o Chile não tem intenção de comprar o F-35.

ECosta

Que legal se permanecer os IKL´s e Scorpenes da América Latina sendo dados todas as manutenções aqui no Brasil.

Andresksk

Chile tiene las capacidades de hacerle modernizaciones a sus Submarinos Scorpene ya se los hizo en ASMAR, cual los todo de nuevas capacidades sin hablar que son los unicos submarinos con Disipador de Calor… https://www.infodefensa.com/latam/2018/05/17/noticia-ohiggins-incorpora-disipador-reducir-firma-termica.html

Arokicker

Entonces por que están acompañando el trabajo en Itaguaí? Está en la materia.

Guilherme Poggio

Armada do Chile visita Complexo Naval de Itaguaí No dia 04 de julho, a comitiva da Armada do Chile, realizou uma visita técnica às instalações do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), localizado no Município de Itaguaí (RJ). Durante a visita, a comitiva assistiu uma apresentação ministrada pelo Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção dos Submarinos, Contra Almirante (EN) Koga, sobre os desafios do Programa, andamento das obras, prazos previstos para prontificação e ressaltou, também, as possibilidades de parcerias com o Chile. Na sequência, as autoridades visitaram a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e a Área Sul do… Read more »

Nilson

Imagino que os militares do Chile estejam temerosos em firmar compromissos de altíssimo valor e longo prazo, devido à ventilada revogação da Lei do Cobre, que destina 10% do valor exportado à aquisição de meios militares.
De qualquer forma, a revitalização de seus 2 IKL pode servir como estímulo à revitalização dos nossos 3 que estão na fila.

DOUGLAS TARGINO

Que pena, gostaria muito em ver a marinha do chile, argentina, peruana com pelo menos 3 subs novos cada!

ALEXANDRE

Eu tb,seria bom para eles e para nós

Luis Galvão

Como disse o colega Ecosta no seu post aí acima, seria muito bom e importante que o Brasil pudesse passar a ser o centro de manutenção dos IKL’s e Scorpenes que operam na AL.

Preservar a capacidade e o investimento feitos para construção de novos Scorpenes é fundamental, especialmente para que a MB possa gerar receita própria.

Com relação a construir novos IKL’s para exportação tenho minhas dúvidas, não sei se temos ainda o ferramental necessário.

Hernan

Embora o Chile não construa submarinos, aeronaves ou navios, suas forças armadas e seu comando logístico são muito bem pensados, isso significa que eles mantêm e modernizam seus próprios equipamentos militares sem enviar seus navios, submarinos ou aviões para o exterior (F 16). quando o Chile adquire seu material de combate, geralmente compra toda sua logística, para ser mais exato, em 2016, o Chile tornou-se o primeiro país do mundo a fazer o corte do escarpeno, reforma extensiva e modernização, não para o Chile interessante construir ou não construir, mas eles estão claros que devem ter apoio em casa, vejo… Read more »

Vicente Jr.

E os nossos IKLs?

Acho que vale a pena mantê-los atualizados e modernos.

Quanto custaria isso? Seria feito em qual estaleiro?

Ou não vale a pena?

Marcos

Já estão sendo modernizados

BJJ

A coincidência é tanta que esta matéria até parece uma reposta àquela de ontem do F-35, onde alguns comentaristas diziam que o Chile dava “banho” no Brasil em matéria de defesa. Nada de novo, visto que até a compra dos pequenos submarinos type 206 usados da Colômbia já foi vista como um “banho” sobre o Brasil e o Prosub. Sobre a marinha chilena, me parece que inevitavelmente eles passarão pelo mesmo problema da MB: envelhecimento da frota de superfície e consequentemente a diminuição do número de meios. Todos seus principais navios de superfície possuem aproximadamente a mesma idade (+/- 30… Read more »

Hernan

o que acontece é que muitos tendem a confundir o orçamento sujeito ao que realmente é interessante, chile recentemente modernização meia-vida de suas fragatas tipo 23 600 milhões para começou três fragatas, que vai deixá-los com sistemas mais avançado na América Latina em navios e infinitamente superior ao que actualmente tem o Brasil em navios, que vai dar trégua ao Chile para se concentrar sobre a substituição em 5 anos seu anti fragatas aéreas é a primeira prioridade dos submarinos da marinha chilena Este momento não é sua prioridade, porque eles recebem uma solução razoável dentro de seus ciclos de… Read more »

Zorann

A situação nossa é muito pior. Ali eles tem uma Type 22 que passou por modernização (muito superior as nossas) e as Type 23.
.
A urgencia nossa é muito maior.
.
E ele dão uma surra no Brasil sim. Sempre estão um passo a frente, com um orçamento que é 1/6 do nosso.

Carlos Castro

Ouvi dizer que estão trabalhando num torpedo pesado e num míssil anti navio de fabricação nacionais, comparáveis ao MK48 e ao Harpoon.

Silvano Conti

Eles fabricam o que em termos de material de defesa?
Me parece que foram eles que compraram o HMS Ocean, com pelo menos três tipos de helicópteros diferentes para emprego em combate naval, além do mais, com um míssil anti navio de fabricação nacional transportado pelo EC-225M naval.
Fabricam pelo menos a chapa de aço do Scorpene deles?? não né, nem isso, não tem tecnologia para tanto.

Andresksk

Se formos à realidade, o Chile é a única marinha com capacidade AAW.ASW na região.

Para a modernização que seus fragatas digitam 23 estão passando,
é novo Radares AESA, Camm Missiles, novo sistema de combate CMS-330, Assim como a modernização do sonar Casco S-2150 e a integração sonar do Arrastre Captas 4 de Thales
Eles são as melhores fragatas ASW.

Silvano Conti

E os Sea Hawk e Super Linx da Marinha do Brasil, equipados com sensores e torpedos anti submarinos, servem para que?? que história é essa de única com capacidade ASW… por favor… não viaja… nem sei se tem algum Sea Hawk.
Espero que o sobre dure um bons anos ainda de extração.

Andresksk

Silvano Acaso Chile no tiene helicópteros ASW Y ASUW? eso no significa que no se modernicen las Fragatas, Hoy Chile es la Unica armada con reales capacidades ASW en la region la unica armada con Fragatas ASW con TASS incluido mas de tener helicópteros embarcados ASW Y ASUW por favor seamos serios.

Sin hablar la unica Armada tambien con Fragatas AAW en la región

Rafael Oliveira

Silvano:
“com um míssil anti navio de fabricação nacional transportado pelo EC-225M naval” você se referia a qual míssil? Eu deduzi que seria o Mansup, que não ainda não existe na versão ar-mar (e nem na mar-mar está pronto).
Hoje a Armada do Chile está melhor armada do que a MB. Para mim isso é claro e inequívoco. Com o orçamento deles, melhor comprar algo bom do que tentar desenvolver um monte de coisas e não conseguir (muito do que o Brasil tenta desenvolver fica no caminho, sendo perda de dinheiro e de tempo).

Fernando "Nunão" De Martini

Ele deve ter se confundido com o acordo de que a motorização dos AM-39 Block II destinados aos helicópteros H225M contemplou motorização nacional (Avibras) dos mísseis.

Rafael Oliveira

Silvano,
Nem o MANSUP mar-mar está pronto, quanto mais o MANSUP ar-mar (se é que um dia ficará).
As Forças Armadas Chilenas tem algumas vantagens e algumas desvantagens sobre a brasileira. Hoje e até os primeiros anos da década de 20, a Armada Chilena estará a frente da MB. Isso é um fato, mesmo com a compra do Ocean e com a maior quantidade e qualidade dos nossos helicópteros navais. Por ora, eles possuem fragatas e subs mais modernos e melhor equipados.

Silvano Conti

O Sea Hawk e Super Linx são equipados com torpedos anti submarino, não tem nada a ver com o Mansup, algo inatingível para um país como o Chile, diga-se. Em termos de poder militar na América Latina, segundo todos os sites especializados, o Brasil é o primeiro de longe, e o Chile é apenas o sétimo, e isso também é um fato. Olha a diferença entre ir na França comprar dois Scorpenes, e ir na França e comprar o direito e a capacidade de fabricar este mesmo submarino, em maiores dimensões, com capacidade de 70 dias de operação, contra 45… Read more »

Andresksk

Algo imposible para Chile? Por favor Chile opera Helicopteros Cougar con capacidades ASW Y ASUW armados con misiles AM-39 como torpedos MK-46 MODO 2 sonares profundidad, embarcados en sus Fragatas Typo 23 que estan pasando por una modernización… Oye enchufate no puedes comparar los buques Argentinos con las Fragatas Typo 23 son Fragatas ASW construidas para ese fin, el unico pais con capacidades de sonares de arrastre en la region es solo Chile como tambien sistemas VLS es Chile, se le estan metiendo mas de 200 millones a cada unidad para dajarlas aun mas capaces. Jajajaja Ahora comparas cantidad vs… Read more »

Marcelo Andrade

Oi?

Cara , o Chile melhor do que nós?? Onde??? Estamos com vários projetos em andamento nas 3 FFAA, pode ser que nossa Marinha esteja com mais urgência mas olha o tamanho do TO marítimo e fluvial que nós temos!. Vamos acabar com esse Complexo de Vira-latas!! Nosso parque industrial engole o Chile 3 vezes!! O que falta aqui é vontade política. O Chile só produz, frutas, alho, cobre e vinho, aliás, muito bons, por sinal!!!

Silvano Conti

Salmão, no Carrefour e Wall Mart só tem Salmão do Chile… nisso eles são bons. Eu acho também que eles imaginam que seus F5 foram modernizados por eles mesmos, e não pelo pessoal da Northrop Grumman, vindo dos EUA só pra isso. Nossos F5M foram modernizados pela Embraer, segundo um Brigadeiro da FAB, a Embraer entende e conhece mais do F5 do que o fabricante Northrop Grumman, já que este caça foi totalmente desmontado e minuciosamente estudado no Brasil, que ao final, teve que revelar todas as informações coletadas durante a modernização a Grumman, por questões contratuais. A história é… Read more »

Glasquis7

_____________ _____________ “Eu acho também que eles imaginam que seus F5 foram modernizados por eles mesmos, e não pelo pessoal da Northrop Grumman, vindo dos EUA só pra isso.” Os F5 Chilenos foram modernizados em 1993 por IAI, Israel Aircraft Industriesl e por ENAER. Em 1997 ENAER incorporou a sonda REVO. Em Março de 2010 foram incorporados ao grupo 12 em Punta Arenas e em 2016 se iniciaram os trabalhos de troca da “pele” das asas feita por uma associação entre ENAER y Kellstromdeixando estes vetores em condições e voar até 2030. A Nortrop Gruman jamais participou de modernização alguma… Read more »

Fila

Silvano,

Grande parte das guerras que irromperam nas últimas décadas duraram meses. Nesse cenário, você tem que estar pronto. Produzir suas armas em casa pode não fazer tanta diferença assim.

BJJ

Zorann Não mencionei que nossa situação era melhor. Na verdade, de forma bem clara, afirmei que em um futuro próximo eles passarão pelos mesmos problemas que MB enfrenta hoje, visto que sua marinha está envelhecendo e, como basicamente suas compras militares mais caras dependem de material de segunda mão, eles ficarão com poucas opções que caibam no orçamento. No mais, discordo que eles estejam um passo na nossa frente. Temos 36 Gripens zero km encomendados, com radar AESA, Irts, e mais uma série de coisas que deixarão a FAB bem a frente deles. Temos 5 AWACS, já em modernização, enquanto… Read more »

Andresksk

No mienta Señor, Chile opera los Fragatas mas modernas de la región, ya se esta en planes de reemplazar las unicas Fragatas AAW de la region el 2025, a las Fragatas Typo 23 cada una se le esta modernizando por un costo de 220 millones de dolares total de 660 millones de dolares son las unicas Fragatas con capacidad ASW en la region de cierto con Sonar de arrastre incluido S-2087 Thales como Radares AESA entreo otros sistemas. Nuestra Fragatas Clase M ya fueron modernizadas, le metieron Exocet MM-40 Block 3C como CMS. Nuestros submarinos Scorpene fueron modernizados, son los… Read more »

Paulo Guimarães

O Chile não fabrica absolutamente nada, compra tudo pronto de fora, deveriam refletir na extrema dependência externa a que estão submetidos. Uma hora, na hora da verdade, isso pode cobrar o seu preço, e um alto preço.

Andresksk

No Fabrica nada? a ti quien te conto esa ? porque Fabricamos nuestros OPV Patrulleras buques Anfibios como Rompehielos… lo que no Fabricamos son Submarinos Y Fragatas pero si tenemos la capacidad de modernizarlas y dejarlas con sistemas punta que Brasil no tiene, porque ningun Buque Brasileño opera algo comparado a unas typo 23 sin hablar que nuestros submarinos Scorpene son los unicos con disipador de Calor en esta Clase y trabajos hechos en Chile.

Sin contar que nuestra Fragata typo 22 es Batch 2 vs Brasilena que son Batch 1.

João carlos

Acho que voce precisa se informar melhor antes de escrever essa bobagens… vamo lá, se informe e depois opine… esse negocio que só o Brasil fabrica… é conversa de moleque, sério. Só em material naval eles construitam um navio oceanografico, uma OPV para a Islandia, e 4 OPV pra marinha deles e agora estao construindo um Quebra-gelos… isso tudo depois do Tsunami de 2010… e o Brasil fez oque neste tempo todo? Cara, opiniao e c* todo mundo tem… mas imformacao… ai a coisa pega

Glasquis7

Nossa, juro que é um dos poucos comentários sérios que tenho lido nos últimos anos.

Glasquis7

O Chile produz muito do próprio armamento. Desde treinadores aéreos básicos há Jatos CAS. Também produz seus próprios Blindados, quase uma dúzia de Fuzis, sub fuzis e Sub metralhadoras, VANT, Misseis Ar Terra, Misseis Terra Ar de curto e médio alcance, Sistemas controle e tiro, Navios de combate de até 1700 Ton, etc. Não acredite naqueles que postam que só o Brasil constrói. O Brasil é sim o maior construtor na região mais a maior parte da sua indústria bélica está no setor privado e corre o risco de ocorrer o que acontece na atualidade om a EMBRAER em que… Read more »

Luis Galvão

Muito bonito o seu texto.

Do jeito que você fala, até a US Navy teria dificuldades em enfrentar a marinha do Chile.

Hahahaha.

BJJ

Andresksk. Ninguém questiona a qualidade dos navios da marinha chilena. A questão (que eu comentei acima e que iniciou esta discussão) é que a marinha chilena está envelhecendo, e como a idade de seus principais navios de superfície é bem próxima, a frota atingirá o fim da sua vida útil e deverá ser substituída basicamente ao mesmo tempo. Dito isto,basta analisarmos a história: qual foi a última fragata nova adquirida pelo Chile? Considerando que o Chile tem dependido quase que exclusivamente do mercado de usados para equipar sua marinha na últimas décadas, e que esse mercado está se fechando para… Read more »

Wilson França

Virou super trunfo essa discussão.

Glasquis7

A ARCh, está sondando as Type 23 (tem prioridade na escolha destas) tem as Fragatas Australianas mas na verdade o mais seguro é que o Chile vá de algumas Halifax e se não conseguir o total de unidades que precisa, poderá ter algumas Fragatas de construção nacional.

“ASMAR Podría Construir Fragatas para La Armada”
http://noticiasffaachile.blogspot.com/2018/06/asmar-podria-construir-fragatas-para-la.html

André Gomide

Se Seja mais educado também, colega Chileno.

É a segunda vez que vc chama quem debate contigo de mentiroso.

Marcos

Ué? Ontem disseram que até 2023 o Chile estaria com F-35, enquanto o Brasil ia de Gripen NG que não é melhor que um F-16 Block 50/52

DOUGLAS TARGINO

Até? Eu não vi nada disso na matéria que você está dizendo. Eu vi que entre 2023 a 2040 o chile poderia comprar o F-35!

Flávio Henrique

Eu aposto que vão pro F-16 Block 70 antes de ir pro F-35

USS Montana

Lidar com defesa não é pra qualquer um, é tecnologia de ponta e isso exige grandes investimentos e verbas. Torço pelas FFAAs da América Latina pois temos sim ameaças que se dizem nossos amigos mas são lobos em pele de cordeiro.

Everton Matheus

Concordo. A Russia e a China não estão de brincadeira.

USS Montana

EUA, Inglaterra, Europa também.

Everton Matheus

kkkkkk claro claro, a Ucrânia e o Japão estão ai pra confirmar.

Renato

Até tu Brutus? E o cobre?

Agnelo

Acredito q Marinha do Chile passa pelo mesmo q nós.
O fim da Guerra Fria diminuiu a produção de MEM no 1º Mundo e alongou a vida dos MEM já produzidos e empregados por países daquela aliança.
Resultado: Diminuiu a disponibilidade de meios usados e o preço destes e dos novos.

logan

A substituição dos 209 chilenos é definida em 2025!! .. porque os atuais submarinos estão em queda em 2030.

Silvano Conti

E quando o cobre acabar? vão viver do que?

Flávio Henrique

de Lítio…..

Paulo Guimarães

Lítio só tem na Argentina, amigo, e não creio que gere tudo isso de receita.
O Chile não é um país considerado industrializado, Brasil, Argentina e México, são.

João carlos

As maiores reservas de Litio estao na Bolivia, as segundas no Chile e as terceiras na Argentina… só pra eaclarecer…

Burgos

Tá certo !!!
Não tem dinheiro pra caçar de Scorpene vai de IKL mesmo !!!

Flávio

A Armada de Chile havia selecionado a fragata Meko A200, mas desistiu quando os ingleses ofereceram as Tipo 23 e a Tipo 22 e os holandeses, depois de oferecerem fragatas ao Brasil e este recusado, ofereceram ao Chile. Dessa maneira o Chile comprou 8 navios relativamente novos pelo preço que pagariam por 2 Meko A200, sendo que o programa chileno previam 4 Meko. Caiu do céu essas propostas para eles. Se não fosse, estariam com a Armada composta por 4 Meko A200 e só . Nunca entendi porque o Brasil recusou 4 fragatas M e as 2 fragatas L da… Read more »

Dalton

O Chile aproveitou-se de uma situação que talvez nunca mais venha a ser repetida que foi a retirada de serviço precocemente de 3 excelentes T-23s e das T-22 Batch 2, uma das quais adquirida pelo Chile e todas as 4 dentro da mesma década e de acordo com as necessidades da marinha chilena. O mercado de usados está muito ruim nos dias de hoje e até a US Navy que extrair 40 anos ou mais de seus combatentes de superfície. . .A marinha brasileira havia adquirido na década anterior, 1990, as 4 T-22s Batch I com em média apenas uns… Read more »

Flávio

Obrigado Dalton.

Acho que as 4 fragatas classe M (2 compradas pelo Chile e 2 por Portugal) e as 2 fragatas L, oferecidas primeiro ao Brasil, deveriam ter sido adquiridas.

Concordo, o Chile teve sorte. Não se repetirá.

Everton Matheus

Longe de querer o pior do Chile, o cantinho que provê o meu Salmão cru aqui nessa terra tupiniquim. Mas, eles também estavam interessados em furar o olho do Brasil naquela possível aquisição dos Super Cobra americanos, certo? Seria o Chile uma Argentina melhorada? O Chile faz o que pode coitado, pode até sonhar alto, mas esses países que se baseiam em commodities precisam ter uma viabilidade econômica alem de Cobre, Pétroleo, Soja,…

João carlos

como o Brasil… por exemplo, onde 89% das exportacoes sao comodities… ferro, soja, carnes bovinas, acucar, café…

Glasquis7

Você está enganado. Os Cobra ofertados são 20 unidades, 12 pro Chile e 8 pro Brasil. Nada de querer furar um o olho do outro, apenas negócios. O Chile procura helos de ataque faz algum tempo e chegaram a ser oferecidos alguns Apaches mas, esses sim seria um over killer para a região.

Só um recado, mais da metade de América Latina vive de comodities. O Brasil não foge à regra e não há nada de errado nisso.

Everton Matheus

Eu não disse que o BR ta fora dessa. Até a Russia se baseia de commodities ué kkkk. É que no Brasil as commodities são um pouco mais variadas.

Andresksk

Se formos à realidade, o Chile é a única marinha com capacidade AAW.ASW na região.

Para a modernização que seus fragatas digitam 23 estão passando,
é novo Radares AESA, Camm Missiles, novo sistema de combate CMS-330, Assim como a modernização do sonar Casco S-2150 e a integração sonar do Arrastre Captas 4 de Thales
Eles são as melhores fragatas ASW.

Paulo Guimarães

Dariam um ótimo exercício naval aos submarinos peruanos, mas não creio que possam vencê-los, o Brasil tem o Sea Hawk e o Super Linx nessa função, creio que seja melhor, só se for muito dos seus safos de baixo dágua para não cair naqueles radares de radome.. O Tikuna é letal, e seus MK48 não estão para brincadeira, só a US Navy, Austrália e Brasil o operam. É claro que um F21 a bordo dos futuros Scorpenes fabricados no Brasil nos colocaria um pouco a frente deles. Belo programa de modernização, sem dinheiro ou capacidade tecnológica para ter algo como… Read more »

Marcos

SeaHawk? H225M? Super Lynx? A-4 Skyhawk?

Alguém segura o chauvinismo desses chilenos

Silvano Conti

Pois é, é isso que eu venho falando, creio que um helicóptero é muito, mais muito mais eficiente na guerra naval anti submarina e anti navio, que um meio de superfície como uma fragata.
O melhor é despachar meios aéreos, não podem ser atingidos por um submarino, e varrem uma área muito maior, e possuem capacidade anti superfície também.
Só mito e muito exagero.
______________
SeaHawk? H225M? Super Lynx?……. quase nada, ou seja, não temos meios de combate ASW. É cada um.

Luiz

Meus deus a compra das 8 fragatas usadas transformaram a marinha do Chile na US Navy só faltou os porta-aviões…rsrsrsrsrsrs
De fato o Brasil só poderá se dedicar a navios de superfície após a conclusão dos 4 scorpenes e do submarino nuclear.

Mateus

Chile dispõe de navio-varredor?

Flávio Henrique

Não é a única em ASW, talvez possa ser uma das melhores se contarem só com os sistemas embarcados em navios isso é claro se a marinha sem considerá a Marinha do Peru (não sei o estado dela). mas não adianta tem a tudo e não ter a capacidade de produção…Pergunte aos Argentinos se eles não queriam ter capacidade de repor meios e mísseis no conflitos das Falkland/Malvinas…….

João carlos

A marinha do Peru está bem mais ou menos… muita coisa velha e agora um multi proposito novo de tamanhao médio (BAP Pisco) fabricado lá mesmo com pessoal coreano dando suporte e só…

Nilson

A estratégia do Chile é ter forças pequenas (comparadas com as do Brasil), mas muito bem equipadas. O limite para eles não é a aquisição de meios (para isso eles têm a lei do cobre, apesar de estar balançando), mas o custeio das forças, que tem que sair do orçamento normal. Por isso chegam naquela situação citada outro dia, não ter pilotos para todos os F-16. Já o Brasil, devido à extensão territorial, demanda uma quantidade de pessoal muito maior, motivo pelo qual sobra proporcionalmente pouco dinheiro para aquisição de meios. São realidades distintas, mas uma coisa é certa: enquanto… Read more »

Glasquis7

Vocês colocam os seus helis como um fator de superioridade ante as capacidade ASW e ASuW mas se esquecem que a ARCh conta também com uma frota de AS 532 Cougar armados com AM39 Exocet e MK-46 e está transformando 8 AS 365 Dauphin pra ASW e ASuW ficando com 13 helos anti sub / anti navio. Tem também 3 Persuaders C 295 ASW e ASuW e 4 P3 Orion com as mesmas capacidades mas com Harpoon pra ataque a superfície.

Marcos

Quais as linhas de produção ou “montagem” ativas no Chile?

Além dos 4 submarinos que eles estão construindo, do míssil naval com testes para outubro, míssil de cruzeiro para 2020, licitação para quatro corvetas novas, projeto de um submarino nuclear, com 36 caças novos, com 28 cargueiros novos, com linha de produção de blindados 6×6, com sistema de saturação astros 2020, com atgm nacional

Além da compra de um porta-helocópteros… sem esquecer de 8 AEW&Cs que o Chile dispõe

Quais foram as últimas compras do Brasil? 6 BlackHawk da Polônia e 6 Super Tucanos do Chile?

Glasquis7

O Chile, guardadas as devidas diferenças, (Brasil 210 milhões, Chile 17 milhões) tem pra sim, uma boa indústria bélica local. Na verdade que na atualidade a indústria bélica do Chile é a segunda maior na América Latina perdendo apenas pro Brasil. Devido ao Chile ser um país pobre em recursos (Não tem energia, nem produz gás, nem petróleo, sofre com um quinto do seu território desértico, o mais árido do mundo, com um quinto do seu território coberto por neve mais de 4 meses por ano, um terço do seu território é montanhoso, sofre com vulcões, mais de 2000 no… Read more »

Dalton

Mais importante que a “Lei do Cobre” é o fato do Chile ter o Peru como vizinho…um país que
tem quase o dobro de população e com o qual há problemas de fronteira, então é um incentivo e tanto para manter boas forças armadas, é a chamada “percepção de ameaça” que é maior no Chile que no Brasil, mesmo que ligeiramente maior, pois não acredito que Chile e Peru chegarão novamente às vias de fato, mas, nada melhor que ter uma boa capacidade de dissuasão.

Nilson

Sim, o principal fator são as ameaças externas, as motivações para aprovarem e manterem por lá a Lei do Cobre certamente foram as querelas com Bolívia, Peru e Argentina.
Tais querelas devem estar gerando menos ameaça, tanto que estão com proposta de trocar a Lei do Cobre por um “orçamento garantido” para a Defesa.

Bardini

E virou mais uma discussão de “o meu é maior que o seu”, entre Brasil e Chile.

Virtua

Pois é Bardini. Coisa mais infantil. Parece coisa de colegial

Fernando "Nunão" De Martini

Realmente um dos debates mais chatos dos últimos tempos.

João Carlos

Verdade… principalmente porque o Brasil tem muita coisa mais velha.. e o Chile pouca coisa mais nova… entao ficam brigando à toa… o que ninguem lembra é que o Chile é, provavelmente, o maior aliado do Brasil… e de longe!

Antonio Palhares

Caro Bardini.
“Curintia e Parmera”. E quem é de São paulo pensa o quê ? A mim não interessa estas comparações infantis.
Veja o tamanho da economia deste estado e o seu parque industrial. Aqui perguntamos o que este estado não produz. A coisa deveria ficar na informação técnica.
Realmente este debate ficou chato. Tem muito brasileiro que não conhece o Brasil.

Nemo

Tá parecendo a secão de comentários do G1.

Marcelo Andrade

O Chile é mais comprido do que o Brasil!!!! rsrsrsrsr

Everton Matheus

Parece uma tênea.

Delfim

Ui doeu !

Glasquis7

Embora pareça absurdo, o Chile é sim, mais cumprido que o Brasil. Além disso, tem o dobro da superfície marítima como SAR. O que acontece é que a sua superfície territorial continental é bem menor que a do Brasil mas, o Chile e mais cumprido que o Brasil sim.

JT8D

A que ponto chegamos

Matheus

Cada força armada tem suas distinções com os paises é o mesmo .mas o fator ameaça externa conta muito se tivéssemos uma China se apropriando de nossa zona econômica exclusiva estaríamos assim?claro q nao.Os chilenos não se dão bem com o Peru, Argentina e Bolívia.por isso parece q FFAA lá são prioridade é aqui não é claro temos muito o q melhorar mais somos equilibrados com eles em algumas áreas superiores em outras e inferiores e outras.

Marquês de São Vicente

Alguém saberia me dizer quais são as principais diferenças tecnológicas entre os Scorpéne chilenos e os que estamos construindo? Acho que um comparativo daria uma ótima matéria! Agradeço pela atenção.

Henrique de Freitas

De novo essa discussao sobre o Chile. O Chile nao tem nem industria automotiva…onde nascem as necessidades de todas as maquinas pesadas para a industria moderna juntamente com a industria naval; e ainda o basico de treinamento industrial e processos para qualquer outro tipo de industria e bla bla bla…
Tudo e’ bonitinho dentro da casinha, o dia que nao chegar 1 navio aos portos Chilenos acaba toda essa “organizacao” e visao arrojada do futuro.

Luiz Floriano Alves

Os IKL são excelentes embarcações. Se mantidas e atualizadas darão muitos anos de bons serviços. Não esqueçam que foram fabricadas/projetados no pais que mais usou submarinos, a Alemanha.

Carlos Alberto Soares

Carvalho,

Revitalização dos IKL 209,

Ótima medida.

Acontece muitas coisas nesse período.

EduardoSP

“Na minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorgeiam não gorgeiam como lá”

O fato é que a sociedade chilena está avançando bem mais rápido do que a brasileira para dar a seus cidadãos melhores condições de vida.

Glasquis7

“Sem dinheiro para submarinos novos, Armada Chilena anuncia a revitalização dos seus IKL-209”

Aos editores, por gentileza, poderiam apontar em que parte a matéria publicada pelo jornal Chileno diz que a Marinha Chilena não tem dinheiro pra compra de submarinos?

https://noticiasffaachile.blogspot.com/search?q=submarinos+u+209+de+la+armada

Luis Galvao

Bom dia Glasquis. Li a matéria original no link que você postou e de fato, não há nenhuma menção a falta de dinheiro. O que entendi é que simplesmente a Armada chilena vai iniciar um processo de atualização dos seus 209, como seria normalmente de se esperar em navios na faixa de 30 a 35 anos de idade. Se não me engano, o Thompson está nos EUA participando de mais um DESI, certo ? O que vejo aqui no Blog de uma maneira em geral é que sempre que é postada uma matéria sobre algum país vizinho, automaticamente começa um… Read more »

JT8D

Imaturidade e dificuldades de interpretação de texto explicam 90% das divergências (tem outras causas também, mas não quero generalizar nem ofender ninguém)

Glasquis7

Outra coisa a se levar em conta. Estes submarinos estão em modernização programada já no ano passado e o Thompson entrou em Janeiro ao Estaleiro de Talcahuano.

https://www.infodefensa.com/latam/2017/12/20/noticia-submarino-chileno-thomson-comenzara-enero-programa-modernizacion.html

Glasquis7

Esta modernização já foi anunciada no ano passado:

https://www.youtube.com/watch?v=f1UKalm9gAI

https://www.youtube.com/watch?v=S41WxOg53Rs

http://www.emol.com/noticias/Nacional/2017/11/29/885388/Gobierno-y-Armada-optan-por-realizar-mantenimiento-a-los-submarinos-mas-antiguos-de-la-flota.html

E esta modernização já estava programada desde o ano passado.

Ainda não encontrei a parte que diz que a ARCh está sem dinheiro pra comprar submarinos.

Rodolfo

Aprendi um novo ditado: “Nao ha fera mais feroz que chileno ferido no seu orgulho!”
Quem pode com um povo assim no caso de uma guerra?
Ainda bem que nao temos fronteiras… Obrigado Senhor pela Cordilheira também.

Glasquis7

Só pra corroborar a sua afirmação, o Chile e o único povo da América Espanhola que resistiu a duas invasões, Uma do Imperio Inca (Os incas tentaram cruzar o Maule e levaram uma surra que os fez perder toda vontade de conquistar as terras de Arauco) e a outra o Imperio espanhol, nesta última, deu-se uma guerra de quase 300 anos que acabou com a declaração de Independência do Chile. Depois disso, em duas guerras enfrentou uma coalisão Peru Boliviana e em ambas venceu, ficando com territórios de ambos países. depois disso, nem bolivianos nel peruanos tem se animado a… Read more »

Nilson

Apesar de opiniões contrárias, entendo que a comparação com outras forças sul-americanas é importante, inclusive para agregar novos conhecimentos e para justificar solicitações de verbas ao Governo, partindo do princípio de que o Brasil deveria ter forças navais e aéreas no mínimo equivalentes às do seu vizinho mais poderoso, que inevitavelmente terá uma economia menor. Pode ser um fator esclarecedor para parte da opinião pública também, junto à qual estarmos defasados pode ser um argumento para justificar gastos com defesa. Parece-me que tais comparações enquadram-se perfeitamente no objetivo do blog, “a ponto de influenciar positivamente as políticas governamentais no futuro”… Read more »

JT8D

Pelo nível das comparações a conclusão será sempre de que não precisamos investir, já que nossos vizinhos aqui sempre são considerados “despezíveis”. Comparações são normais, o que não é normal é a falta de noção e o desrespeito

Camargoer

Caro Nilson. Concordo com você. É possível comparar, discordar, propor, com inteligência, respeito e educação. Talvez isso seja difícil para alguns, já que muitos assuntos aqui no blog são complexos e demandam mais conhecimento e experiência do que opinião.

Camargoer

Caro Nilson. O desenvolvimento de tecnologia militar e a produção de material para as forças armadas é uma grande vantagem econômica para uma economia industrial em tempos de paz. Este setor tem um efeito multiplicador. No caso brasileiro, é mais importante criar e manter uma base industrial de defesa (de alta e baixa tecnologia) que seja capaz de abastecer as forças armadas (com uniformes, munições, comunicação, armamento leve e pesado além de serviços de IT e IA) do que manter forças equipadas com material importado, mesmo que estes equipamentos sejam os mas avançados. Ao contrário dos países produtores de petróleo,… Read more »

Luis Galvao

“a economia brasileira não tem como sustentar a sua população em um nível mínimo de renda apenas como exportadora de commodities e proteína animal.” Perfeito. “muitos assuntos aqui no blog são complexos e demandam mais conhecimento e experiência do que opinião.” Também concordo. Prezados Camargoer, Nilson e JT8D, somando-se os seus comentários acho que temos um bom quadro esclarecedor desta questão. Ocorre que a Trilogia, pela qualidade das matérias publicadas cresceu muito, o que é excelente e justo com o trabalho de seus editores, porém este sucesso atraiu diversos novos foristas , e dentre eles (e alguns outros mais antigos)… Read more »

Nilson

Ótima intervenção, Camargo. Traz outra linha de argumentação importante para incentivo ao gasto em defesa. Não creio que se excluem, ao contrário, se complementam. Olhando do ponto de vista de quem busca recursos num processo duríssimo de negociação, é sempre bom ter argumentos que alcancem todo o espectro de destinatários a serem convencidos. Conforme o processo decisório, algum ou alguns dos argumentos podem ser acatados e transformado em orçamento, privilegiando determinada linha de atuação, se possível num plano de longo prazo. Infelizmente, o que vemos hoje é que não transparece um norte, uma estratégia. Por exemplo, se na END fosse… Read more »

JT8D

Como a maioria da legislação brasileira, a END é uma declaração de intenções que não se preocupa com o contexto econômico e nem com os recursos necessários à sua execução

Nilson

Concordo, é uma mera acomodação de interesses e ideias as mais diversas, quando se sabe que um plano, para ter sucesso, precisa definir e priorizar detalhadamente seus objetivos, deixando de lado alguns interesses e ideias. Me lembra de um comentário em alguma matéria anterior, tipo assim: o governo pediu para colocarmos no PAEMB o que a Marinha precisa, e isso é o que foi feito. Ora, as necessidades são sempre superiores às possibilidades, simplesmente listar as necessidades não costuma levar ao sucesso. Lógico que muita coisa está em andamento (ProSub, Gripen, Guarani, KC390, H-BR, p. ex), outras estão em preparação… Read more »

Silvano Conti

Amigo, não me parece que a END seja apenas uma declaração de intenções, muito menos que não se preocupa com um contexto econômico ou recursos necessários a sua execução, pelo contrário, nem sempre se atinge 100%, mas não é algo feito ao sabor dos ventos ou de forma irresponsável, como sua declaração parece denotar. Quanto a obter um “percentual pequeno de realização”, trata-se de outra afirmação que não encontra o menor sentido de realidade nos fatos, é simples, de tudo o que seu comentário lista, fazendo parecer crer que nada será atingindo ou pior, está abandonado, a realidade mostra que… Read more »

Glasquis7

“Silvano Conti”

“não podemos esquecer, que tinha um jornalista chileno dedicado a assuntos de defesa, que sua principal ocupação era afirmar o abandono do Prosub, os Scorpenes nunca seriam construídos, segundo ele, o estaleiro e base de Itaguai estavam em situação de abandono, praticamente não se via movimento,”

Por gentileza, diga o nome e mostre a matéria que comprove a sua afirmação, do contrário, só será mais uma ___________das que o senhor vem postando.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ESCREVA EM MAIÚSCULAS.

Antônio Guimarães

JT8D 12 de julho de 2018 at 10:06 A END funciona, foi criada pelo ministro Nelson Jobim, e já foi motivo de elogios do comandante do Exército. A questão do dinheiro pesa, como a gente nota neste caso específico da modernização desses submarinos em questão. Veja o caso dos nosso amigos argentinos, eles estão no programa do KC-390, e buscam conseguir se posicionar no programa do Gripen, mas a questão financeira realmente pesa, espero que consigam, seria importante ter os argentinos envolvidos no programa do Gripen, lhes falta um bom avião de caça, e já demonstraram que são pilotos valentes… Read more »

Nilson

Prezado Silvano Conti 12 de julho de 2018 at 11:20, agradeço pelas suas considerações, respeito sua opinião, em que pese discordar em alguns aspectos. Em síntese, o que tenho tentado dizer em algumas intervenções é que se o planejamento tivesse sido mais realista, muito mais se poderia ter feito com os mesmos (e escassos) recursos. E que isso é uma lição a ser aproveitada. Também não falei em planejamento irresponsável, falei em planejamento descolado da realidade econômica e orçamentária. São coisas bem diferentes. Já argumentei também que na atual END/PAEMB os militares foram iludidos por promessas do governo. Possivelmente em… Read more »

Paulo Neto

Sem dinheiro, apelam para maquiagem, agora é só esperar pelos vários esquadrões de F-35. Trankilo.

Antonio Rodrigues

Vão ter que esperar um bocado, creio que seu orçamento nem de longe alcança uma compra como essa, e o pior seria manter essas máquinas voando, U$ 55 mil dólares a hora de voo, pouco provável que embarquem em tamanha insanidade. Sobre a modernização desses submarinos, me parece o mais racional a ser feito, dado a situação orçamentária que atravessam, como se depreende da matéria. O modelo do Chile é esse mesmo, difícil dizer se estão agindo corretamente ou não, mas compram sempre tudo pronto, não se preocupam em investigar em desenvolvimento e pesquisa. Mas eu acho correto partirem para… Read more »

Glasquis7

Silvano Conti ” uma coisa que nunca vou cansar de dizer: Nenhum país da América Latina, absolutamente nenhum deles tem a capacidade para encarar qualquer programa desses, e não é por falta de dinheiro – se bem que não é tão fácil para algumas economias, arrumar 8 bilhões de euros para um Prosub – mas principalmente pela absoluta e completa falta de capacidade tecnológica” O Peru, o Chile e a Colômbia constroem navios militares que o Brasil, atualmente, não consegue construir. O Brasil é o país que mais investe em tecnologia na região. Qual tipo de tecnologia? O senhor deveria… Read more »

Nilson

Pessoal, só para não deixar informação em contexto inexato gravada no blog, esclareço sobre a matéria trazida pelo Glasquiz: “Baixo preparo e qualificação posicionam o País no penúltimo lugar entre os 13 países do ranking Future Health Index (FHI), levantamento realizado pela Philips com intuito de avaliar o status da preparação dos mercados para cuidado com a saúde.” “Para a pesquisa, foram analisados 13 países globalmente. O Brasil é o único da América Latina participante do estudo.” Ou seja, na citada pesquisa, o Brasil é o penúltimo entre apenas 13 países. No contexto de nossos debates, parece que ter sido… Read more »

Marcos

Alguém segura esse chileno

Brasil não consegue construir?

G23
Niterói
Barroso
Macaé
Grajau
E nos próximos anos as Tamandarés

4 submarinos não ta bom pra vc?

__________
__________

O que o chile constrói? OPV 80? Rompe Gelo?

Quais das fragatas chilenas foram construidas no chile? corvetas?

COMENTÁRIO EDITADO. OS EDITORES JÁ AVISARAM QUE ESSA DISPUTA SEM SENTIDO NOS COMENTÁRIOS NÃO VAI LEVAR A NADA DE ÚTIL.

Carvalho Filho

Sem dinheiro, me parece a atitude mais correta a adotar, trabalhar com o que tem, e tentar mantê-los em mínimas condições de utilização.

Charly Diego

Cada país com suas necessidades e peculiaridades, não vejo essa necessidade de fla-flu com o Chile, eles tem questões fronteiriças muito fortes e necessitam de prontidão , nós não temos tanta urgência, espero que dentro de um futuro possamos ter um acordo comercial importante envolvendo submarinos, eles operam nossos A-29 e pelo visto lhes tem sido úteis, tomara que possamos ajudar com sua marinha. Esse complexo de vira-latas de alguns aqui é uma vergonha, temos problemas, todos tem, mas também temos nossos méritos, é preciso ensinar a valorizar nossas conquistas.

Glasquis7

Marcos
“Alguém segura esse chileno
Brasil não consegue construir?”

Leia o comentário:

“O Peru, o Chile e a Colômbia constroem navios militares que o Brasil, atualmente, não consegue construir.”

Não há nada falso no comentário. Atualmente os estaleiros da Marinha só conseguiriam construir navios de até 500 Ton. Esse comentário se refere apenas às condições não às capacidades. Sabemos que tecnicamente o Brasil tem capacidade de construir fragatas mas as condições atuais dos estaleiros da Marinha não permitem ir além de navios de 500 ton.

Carlos Alberto Soares

Glasquis7 e Walfrido,

Compramos um Citroen/Pegeout um reforno minha Mercedez ?

Dúvida cruel, rsrsrs.