Home Marinha do Brasil Saiba onde assistir à chegada do Porta-Helicópteros Atlântico ao Rio de Janeiro

Saiba onde assistir à chegada do Porta-Helicópteros Atlântico ao Rio de Janeiro

6816
27

Na Parada Naval a ser realizada amanhã, dia 25 de agosto, o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico vai se juntar à formatura de navios às 8h30, próximo da Pedra do Arpoador.

Depois, os navios seguem em desfile, passando pelas praias de Copacabana e Flamengo e, em seguida, o PHM Atlântico adentra a Baía de Guanabara por volta de 9h50, quando então realizará uma salva de 21 tiros.

Após, o navio fundeará nas proximidades da Escola Naval, com previsão de atracação às 12h no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

Divulgamos abaixo o roteiro fornecido pelo leitor Vicente Roberto de Luca, sobre os melhores locais para assistir a chegada do PHM Atlântico:

  1. Parada Naval a iniciar às 08 horas e a terminar às 11 horas.
  2. A rota da PN começa no litoral da Barra da Tijuca, segundo informado, no posto “8” da praia. Pelos meus cálculos dos fatores de tempo e distância (termina às 11:000), creio (apenas uma suposição) que deva iniciar no posto “6”, em frente ao Condomínio Village Oceanique.
  3. Obviamente, deverá deixar as Ilhas Cagarras por bombordo e, a seguir, “fechar” em direção ao posto “9” de Ipanema (suposição). Passa a contornar o Forte de Copacabana, “desfila” por Copa e deverá abrir para aproar o canal principal de entrada na baía de GB. A partir daí, tudo é festa.
  4. De acordo com esse roteiro, entendo que excelentes locais para curtir o nosso Atlântico, são:
    – a praia da Barra, no postos “6”, “5” e “4”;
    – Praia de Ipanema, do Jardim de Alah em diante (talvez um pouco do Leblon – do costão do Vidigal ficaria mais distante);
    – Forte de Copa – excelente:
    – talvez não seja adequada a visada a partir dos Fortes de Niterói (na época que meu filho estagiou lá, só abria às 10 horas, às vezes até mais tarde; o horário pode ser incompatível);
    – pista Claudio Coutinho (uma boa) na Praia Vermelha, embora com pouco conforto;
    – pra quem puder gastar, Morro da Urca e não Pão de Açúcar (neste, por vezes, fecha o tempo);
    – Aterro do Flamengo, já próximo do Aeroporto Santos Dumont;
    – no próprio aeroporto ou no Bossa Nova Shopping, com todo o conforto – lá no terraço (tem estacionamento no aeroporto ou “0800” ali no Calabouço, mediante contribuição social espontânea ao “Flanela”, na estrada para a Escola Naval);
    – e Praça XV.
  5. Dispositivo da Parada Naval: ao que parece, serão dez navios.

27
Deixe um comentário

avatar
18 Comment threads
9 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
23 Comment authors
FernandoBardiniAndréVEIGA 104Flávio Henrique Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Matheus
Visitante
Matheus

Momento histórico. Parabéns MB

Ronaldo de souza gonçalves
Visitante
Ronaldo de souza gonçalves

O pessoal do canal está babando,e é uma das melhores comprar de oportunidades dos últimos tempos,espero que a MB adquira o Albiom,ai fica beleza,seria a maior força de desembarque anfíbio da América Latina,fora o EUA seria a segunda força anfíbia das Américas.Quanto a Porta aviões o modelo Espanhol serviria bem mas vamos esperar a crise acabar.

AL
Visitante
AL

Bardini, vc que bate nessa tecla com frequencia: qual deles seria (hipoteticamente) melhor para nós? O Juan Carlos I ou o Cavour? Os deslocamentos são quase os mesmos…

Flávio Henrique
Visitante
Flávio Henrique

Embora tenham tamanho parecidos eles diferem em doutrinas já que um é um NAe SVTOL com capacidade segundaria anfíbias (RO-RO) e outro é LHD com capacidade de NAe SVTOL segundaria…. As diferenças começa na propulsão propulsão “mais convencional”(nos meios de superfície) COGAG (Cavour) e outro mais vanguardista propulsão elétrica com a geração sendo feita por uma turbina + diesel (seria COGLADL?)… sendo que o Cavour tem uma velocidade máxima superior há 29 nós e o JC1 máxima de 21 nós…e termina nas defesa no Cavor 16 células VLS A-43, 2 canhões 76mm/62, 3 ODLS (é parecido com MK-49, Bosco entende… Read more »

Bardini
Visitante
Bardini

Cara… Depende contexto. Pra mim, ambos podem ter suas vantagens e desvantagens. Tudo depende do contexto. . O Cavour é muito mais Navio de Guerra… http://www.seaforces.org/spcrep/C550-Cavour-F591-Virginio-Fasan-Trieste-2014.htm . O Juan Carlos I é mais multipropósitos. Quebraria mais galhos por aqui… . Como pretendemos empregar o CFN nas próximas décadas? Como imaginamos a Guerra Naval nas próximas décadas? Quais as aeronaves vamos ter disponíveis? Quais os cenários imaginamos encarar? Quantos Navios vamos ter capacidade de comprar e manter para a Força de Superfície? . Em termos de “Guerra Naval”, eu iria de Cavour, se o F-35B fosse uma realidade para a MB…… Read more »

Bruno
Visitante
Bruno

Prezados, boa tarde.

O Forte de Copacabana também não abre as 10:00h?

Ozawa
Visitante
Ozawa

Não é demais repetir um aviso aos navegantes e aos caminhantes que, segundo as previsões climáticas, há previsão de pancadas de chuva com raios, a partir da tarde de sábado (25) no Rio, com a chegada de nova frente fria, juntamente com o Atlântico. Depois da chuva, o ar polar vai se espalhar pela região.

Roger
Visitante
Roger

Para os que curtem monitorar a montagem da esquadra que irá recepcionar o Navio Capitânia PHM Atlântico A – 140, o site Marine Traffic já está disponibilizando o sinal de AIS das seguintes embarcações, saindo da Bahia da Guanabara:

Submarino Tupi S – 30
NDM Bahia G – 40
Fragata União F – 45
Fragata Greenhalgh F – 46
Navio Patrulha Amazonas P – 120
Submarino Tupi S – 30

Como foi comentado que 10 embarcações Navios irão compor a esquadra, quais navios ainda entrarão nesta lista ?

fogoamigo
Visitante
fogoamigo

E o NPqHo Vital de Oliveira H 39.

JonasnN
Visitante
JonasnN

A algum tempo a marinha tem interesse de comprar mais alguns SH-60 Sea Hawk. Não seria mais barato fazer uma atualização nos UH-15B para também ASW? Já vi aqui nos comentários que ele tem limitações em vôos pairando, não teria como contornar essa limitação?

Juarez
Visitante
Juarez

JonasnN 24 de agosto de 2018 at 18:11 A algum tempo a marinha tem interesse de comprar mais alguns SH-60 Sea Hawk. Não seria mais barato fazer uma atualização nos UH-15B para também ASW? Já vi aqui nos comentários que ele tem limitações em vôos pairando, não teria como contornar essa limitação? Jonas, meu filho, por gentileza, não tente piorar algo que já é muito ruim.Hoje, mais do que nunca, a marinha precisa de vetores que cumpram a missão, porque de enfeites, gambiarras e coisas inoperáveis já se tem que chega. O SH, nesta categoria, é o que se tem… Read more »

Guizmo
Visitante
Guizmo

Bem que podiam televisionar……uma pena;

Se alguma boa alma do RJ puder filmar e disponibilizar no YouTube….

Front
Visitante
Front

Tive a informação de um câmera que trabalha na TV Record (R.J.), que amanhã a partir da 08:00 da manhã, eles transmitirão “flashes do evento” durante a exibição do Jornal Fala Brasil especial. Mas não irão transmitir na integra. No caso esperamos que o Galante consiga montar alguma estrutura e transmitir por algum link aqui no site do Poder Naval.

Guizmo
Visitante
Guizmo

Opa, boa! Obrigado

Paulo
Visitante
Paulo

Boas Opções para fotos ou filmagens com a bela panorâmica que o Rio nos oferece, seria a partir de Niterói… Fortaleza Santa Cruz : Localizada Bem na boca da barra, Parque da Cidade ( Niterói ) : Foto aérea… E, por fim, ao longo da avenida Milton Tavares de Souza ( Niterói ) que fica entre o Forte Gragoatá e o Museu ( MAC ) esta ultima seria a minha preferida por pegar o Atlântico por bombordo e o Rio ( Pao de açúcar e Cristo ) ao fundo e ficar bem no través da EN. Infelizmente não poderei estar… Read more »

Renan
Visitante
Renan

Eu convocaria 6 helicópteros AH-2 da FAB para o desfile.
Seria bonito ver tudo isso lá
10 embarcações
6 helicópteros de ataque
6 helicópteros diversos
A4

Marcos Aurélio Neto Alves
Visitante

Pra quem não mora no Rio de Janeiro, a Marinha não vai transmitir ao vivo em algum canal ou no próprio site?

Paulo
Visitante
Paulo

Boas Opções para fotos ou filmagens com a bela panorâmica que o Rio nos oferece, seria a partir de Niterói… Fortaleza Santa Cruz : Localizada Bem na boca da barra, Parque da Cidade ( Niterói ) : Foto aérea… E, por fim, ao longo da avenida Milton Tavares de Souza ( Niterói ) que fica entre o Forte Gragoatá e o Museu ( MAC ) esta ultima seria a minha preferida por pegar o Atlântico por bombordo e o Rio ( Pao de açúcar e Cristo ) ao fundo e ficar bem no través da EN. Infelizmente não poderei estar… Read more »

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Aproveitem vcs que estão no Rio,deste momento histórico. Salve a gloriosa Marinha Brasileira. Bem que a trilogia poderia abrir um canal aqui e transmitir.

Up The Irons
Visitante
Up The Irons

Vou ver lá da pista do Santos Dumont! A vista lá do Shopping Bossa Nova Mall, anexo ao aeroporto, deve ser ótima também. Mas a melhor mesmo deve ser a do Pão de Açúcar…

VEIGA 104
Visitante
VEIGA 104

Lamento meu pai não estar mais aqui pra ver esse dia histórico; lembro como ele me falava sobre as fragatas como uma criança fala sobre a primeira bicicleta ganha no natal. Quero deixar meu orgulho e agradecimento a todos os que se empenharam e com muita competência e dedicação conquistaram esse grande feito para o Brasil e a marinha que só nos dá orgulho. Vocês fazem a diferença. BRASIL.

André
Visitante
André

Infelizmente fico triste em não poder ver esse momento por está trabalhando amanhã, mas um dia pretendo fazer parte dessa gloriosa Marinha que nós temos e participar de outros incríveis momentos como esse.

Fernando
Visitante

Será que transmitem pela internet?