Foi divulgada na Internet uma série de ilustrações que mostram a versão naval do caça stealth chinês J-31/FC-31.

Os futuros porta-aviões da China do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery) deverão receber aviões furtivos em seus conveses e, segundo especialistas militares chineses, serão uma versão do caça bimotor FC-31 de médio porte.

Tendo já projetado o atual avião de caça naval J-15 da China, o Shenyang Aircraft Design Institute estaria trabalhando na navalização do FC-31.

O FC-31 é um caça a jato de médio porte de quinta geração, originalmente destinado à exportação. O jato bimotor fez o seu voo de estreia pública no Airshow China 2014 em Zhuhai, província de Guangdong, no sul da país.

As ilustrações mostram a semelhança do FC-31 navalizado com o F-35C da Marinha dos EUA.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Frente de F-35 e traseira de F-22 KKKKK

Marcelo Bardo

Pensei a mesma coisa. Um F-35 bimotor.

CESAR ANTONIO FERREIRA

As derivas eram parecidas com a do F-22 no primeiro protótipo. Agora possui as derivas parecidas com a do F-35.

Leandro Costa

Representação artística é uma coisa. Fazer funcionar direito é outra completamente diferente, como já bem sabem devido aos ‘probleminhas’ com os J-15.

Cristiano de Aquino Campos

O J-15 teve problemas normais no inicio do projeto, hoje funciona bem. Subestimar o inimigo e dar meia vitória para ele.

Leandro Costa
Bruno de Oliveira Malgor

Leandro á reportagem do link fala a respeito de uma matéria do Sputnik que muitos aqui dizem não ser confiável, e o que ela aborda é o fato dele ser pesado para um hangar! Mas pareceu , que mas é jogo de informação pelo fato dele ser cópia de um caça russo , do que realmente uma matéria técnica, sem contar que ela é do ano passado e de lá para cá muitas coisa acontecerão né!

Leandro Costa

Se você dar uma pesquisada, vai encontrar várias matérias sobre problemas com o J-15. Acho que essa foi a primeira que apareceu na pesquisa. O problema principal seria com os motores e o sistema de gerenciamento dos mesmos, até que a própria China parece ter assumido que o caça em si não tinha a performance desejada para uma aeronave embarcada, mas era o que eles tinham na época para copiar e isso é bastante compreensível. É bom lembrar que aviação embarcada não é um negócio que se aprende do dia para a noite só porque eu tenho um navio e… Read more »

Marcos10

Os chineses chegaram a conclusão que é mais barato partirem de um desenvolvimento novo de que tentarem corrigir os existentes no J15.

Rafael

Mesmo assim….. já tá melhor q a gente q só pode se orgulhar do super tucano.

Dudu

Rafael:
Melhor mesmo é podermos comentar esses assuntos ou outro qualquer livremente na internet,como estamos fazendo.

Elton

todo caça em operação atual ja foi uma representação artistica durante a fase de projeto e do jeito que eles tão se esforçando pode levar tempo mas com certeza vão construir e operar

Tomcat4.0

Ficou bonito este F-35 bimotor.
Agora, pra mim nada superou ainda a beleza de um suposto Mig(não lembro o número) q seria o q está sendo o Su-57 hoje, a revolução aérea russa.
Até salvei a imagem ilustrativa, bonito demais.

Tomcat4.0

É o Mig-41 achei, link da imagem abaixo;comment image

Leandro Costa

É maneiro, mas parece um MiG-21 estilizado para parecer ‘stealth’ 😛

Evgeniy (RF).

É o Mig-41 achei, link da imagem abaixo;

—–

Este não é um MiG-41. É apenas uma fantasia de lutador de alguém. A base da imagem, naturalmente, le
vou MiG-21.
E o MiG-321 estará correto.

João Bustos Moreno Neto

É o nosso, coitadinho, será que é para o turismo? Éfinho demais e não da nem pra levar a sogra.

Leandro Costa

MiG 1.44?

Cristiano de Aquino Campos

E um caça médio, o j-15 e pesado, o que significa 50% a mais de caças a bordo. Isso daria 36 nos atuais e 72 nos futuros PA chineses

Bardini

Que raio de conta maluca é essa?

Ironcop

“Cálculos altamente complexos seguindo meus preceitos ideológicos”

Leandro Costa

Acho que esse é o único caminho viável para eles, sinceramente. Faz muito mais sentido.

Claudio

Imagina um desses com o recheio do gripem?

Claudio

Gripen

rommelqe

Não é STOVL…

rommelqe

Mas na ultima ilustração esta no “comando” de quatro drones. Assim que gostaria de ver um GRIPEN F, operando dois ou quatro drones….

Vitor

Chinês nunca é original kkkk tudo imitação Ching ling ????

Ricardo Bigliazzi

Esses Chineses a milênios fazem desenhos fantásticos. O porcelanato Chines sempre se notabilizou por suas obras primas retratando belíssimas paisagens.

Renan

A diferença da ilustração da China para a brasileira é que a deles saem do papel passa pela maket, se torna um mock-up, um protótipo líder de classe, domina a tecnologia e se faz aos montes para compensar o investimento.
Já no Brasil compra a transferência de tecnologia, faz 1 a 4, e se perde o conhecimento.
Para no futuro comprarmos novas tecnologias.
E os desenhos fica na maquete não avança.

João Bustos Moreno Neto

Estaremos sempre na retaguarda. Pqp

CESAR ANTONIO FERREIRA

J-31

Rodrigo Martins Ferreira

Não sei ainda como não comentaram que este desenho já é melhor que o F35..

Vocês estão amadurecendo

Renan

Não comentamos porque é óbvio, não precisa dizer, mas pelo visto até o óbito vamos ter que escrever para você saber
Kkkkkkkk

Renan

Brincadeira

Vitor

EFE- Tlinta e um chines

Defensor da liberdade

Não sei pq o pessoal faz pouco dos projetos chineses, pelo menos ele estão usando sua mão de obra especializada para algo útil, logo, logo o mercado de armas estará inundado de produtos chineses, assim como os mercados de automóveis e smartphones estão. Já no Brasil a galera está saindo das faculdades para virar Uber ou manicure…

samuka

Defensor da liberdade dizendo o que as pessoas devem ou não fazer..

Claudio

Que bom seria se o Brasil copiasse também, vejo muitas críticas aos chineses por copiarem,certo estão eles , fazem para a soberania deles, enquanto na república das bananas , só sabem criticar , não é atoa que mácron está botando pressão no país hoje, não temos meios de nos proteger de uma coalizão internacional”EUA e Europa” pra roubar as riquesas da Amazônia com desculpa de proteger o meio ambiente,num futuro deveríamos rever quem é os “aliados”, provavelmente tentarão internacionalizar a amazonia pela força, antes farão de tudo pra desestabilizar o país.

WVJ

Também acho.
No passado li sobre deias de usar dirigíveis na Amazônia pra exploração sustentável de madeira (que daria ótimos vídeos futuristas), mas aqui nada sofisticado parece ir adiante nem como campanha de prospecção de mercado porque, ao que parece, o brasileiro só é criativo em memes de Whattsapp.
Cadê nossa elite viciada em dinheiro público pra arriscar um pouco com novas ideias no mercado??
O zé pedreiro criando coisa na obra e esses banqueiros que não arriscam um centavo em prol do país!?

Carlos Campos

Extra Extra Extra Chineses conseguem cruzar F22 com F35 kkkkkk eles disseram que isso daria à China o melhor caça possível, a reprodução deve continuar segundo almirantes

Flávio Henrique

E fizeram antes da LM!!!

Peter nine nine

Marcam semelhanças, para mim são claramente diferentes, ora quando se adopta conceitos idênticos, parecenças são inevitáveis, ainda assim são aviões esteticamente e tecnicamente diferente.

Luiz Trindade

Cópia sem vergonha do F-35. Porém estão lá fazendo o dever de casa… A rota da seda não voltará para as mãos de estrangeiros à China. EUA dormiram no ponto, agora tá ae…

Fernando

acho que já vi esse aí em algum lugar, na verdade eram dois.