USS Mustin DDG-89

Por Zhang Zhihao

As Forças Armadas chinesas alertaram e expulsaram na quinta-feira um navio da Marinha dos EUA que entrou ilegalmente nas águas territoriais das Ilhas Xisha (ou Paracel) da China no Mar da China Meridional, disse o coronel sênior Li Huamin, porta-voz do Comando de Teatro do Sul do Exército de Libertação Popular da China.

Na quinta-feira, o destróier de mísseis guiados USS Mustin navegou nas águas territoriais das ilhas sem a permissão do governo chinês.

O comando do teatro despachou unidades navais e aéreas para identificar, monitorar e avisar a embarcação para sair da área, disse Li em comunicado divulgado na quinta-feira.

“As ações provocativas dos EUA minaram seriamente a soberania e os interesses de segurança da China, violaram seriamente as leis e os regulamentos internacionais e danificaram a paz e a estabilidade da região”, afirmou. “É um ato descarado de hegemonia da navegação”.

À medida que a pandemia do COVID-19 continua, Li criticou os EUA por ignorarem a vida e a segurança de seu próprio povo e extrair energia do combate à doença para flexionar seus músculos no mar do Sul da China.

“Isso expôs completamente a natureza hipócrita de suas ações”, disse ele. “Isso também prova que as forças armadas dos EUA são a fonte de problemas e caos para o Mar da China Meridional. A China tem soberania indiscutível sobre as ilhas e suas águas adjacentes na região”.

Li disse que o comando do teatro “permanecerá em alerta máximo e tomará todas as medidas necessárias para cumprir seu dever de proteger a soberania e a segurança nacionais, bem como a paz e a estabilidade na região”.

FONTE: China Daily

Subscribe
Notify of
guest

203 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Osvaldo serigy

Vamos aguardar a ofensiva dos EUA, sobre este caso.

Leandro Costa

Não existe ofensiva. São águas internacionais que a China diz que são dela, então foi apenas um exercício de liberdade de navegação. A declaração dos Chineses é o que sempre falam, e caso alguma autoridade americana for declarar alguma coisa, dirá que estavam transitando em águas internacionais.

A China não expulsou ninguém. No máximo acompanhou durante o trânsito, como de costume. Mais do mesmo, por enquanto.

Charles Dickens

Trump deu carta branca para os navios americanos atirarem contra embarcações iranianas que representarem ameaças. Vai fazer o mesmo em relação a navios chineses? Bater em bêbado é fácil.UQero ver essa “machesa” toda com os chinos.

MestreD'Avis

E os chineses atirarem nos americanos em águas internacionais? Essa “machesa” fica onde?

Karl Bonfim

Verdade, é muita cara de pau dos chinas, “violaram seriamente as leis e os regulamentos internacionais e danificaram a paz”, blá-blá-blá, blá-blá-blá, mimimi, mimimi para quem tá acostumando a mentir como eles, realmente é mais do mesmo, mesmo!

Luiz Alberto Mezzomo

A região onde ocorreu, se for territorial de algum país, é do Vietnã.

Joao Moita Jr

Vamos ver o que diremos quando eles começarem a fazer “ apenas exercícios de liberdade de navegação” aqui entre Miami e Cuba…

marcus

Pois é, eles se acham no direito, de enviar os seus navios de pesca para qualquer lugar do mundo. Mas, se algum navio pesqueiro invadir a área que eles acham que é deles, ficam nervosinhos.

HÉLIO FERRAZ FALCOCHIO

Um barco de pesca brasileiro foi atacado por uma embarcação chinesa a 600 quilômetros da costa potiguar, em águas internacionais, nesta quinta-feira (22). E só não afundou porque é novo e feito de aço. https://www.naval.com.br/blog/2018/11/23/guerra-do-atum-barco-brasileiro-e-atacado-por-embarcacao-chinesa-em-alto-mar/

Edson Parro

Pois é!

“Bisogna le palle!”

marcus

Essa é a versão Chinesa. Na minha opinião a China atualmente, não tem condições de sustentar uma guerra convencional contra os EUA.

No futuro quem sabe.

Rprosa

A ofensiva americana vai ser via twiter assinado pelo Trmph

Paulo Lahr

A china ocupou as ilhas em 74. Este eh um problema dela com Taiwan e o Vietnam.

Antoniokings

Acho que a China está começando a perder a paciência com os americanos.

Diego Tarses Cardoso

Acho que o mundo está perdendo a paciência com a China também.

Antoniokings

A gigante é ela.

Portanto, melhor ter muita calma nessa hora.

Flanker

Hãhã……sem os outros países o que a china é? Nada!! Vai vender suas muambas para quem? Aí vai ter dinheiro de onde? Eles que fiquem quietos….Não estou dizendo que quem quer que seja tenha o direito de desrespeitar a soberania alheia…mas, se a china é gigante ou não , isso não lhe dá o direito de querer impor sua vontade…assim como os EUA tb não…..

paulino

Haha, os brasileiros são muito ignorantes. Uma China depende do mundo. O mundo não depende do mercado chinês? Em 2019, uma China importou 2,1 trilhões de dólares em mercadorias de todo o mundo e os Estados Unidos importaram 2,5 trilhões de dólares em mercadorias de países de todo o mundo. A China é o segundo maior mercado depois dos Estados Unidos!

Flanker

E quanto essa china vendeu para o mundo? Ela cresce a economia dela só comprando? Nào vende nada? Então
tá….se os países deixassem de comprar da china, ela faria o que? E tu és o que? Nào é brasileiro?

paulino

A China é a segunda maior economia do mundo. Em 2019, a taxa de crescimento econômico da China foi de 6,1, o PIB da China atingiu (14,4 trilhões de dólares), o comércio total de importação e exportação da China foi de 4,58 trilhões de dólares, as importações de mercadorias da China (2,1 trilhões de dólares) e exportação de mercadorias (US $ 2,5 trilhões) A ​​China é o motor do crescimento econômico mundial. A contribuição da China para o crescimento econômico mundial atingiu 39%. Na era da globalização, todos os países do mundo dependem um do outro!

Antoniokings

paulino

Como adendo, seria interessante acrescentar o declínio relativo dos EUA no comércio exterior chinês.

Atualmente estão em quarto lugar atrás de Europa, países do Belt & Road e ASEAN.

Flanker

Toda essa papagaiada que tu escreveu eu sei decor…..o que não invalida o que eu escrevi…..se a China se meter a besta, vai sentir as consequências como qualquer outro…..devido à própria globalização citada por ti.

marcus

Não é necessário dar um tiro contra a China, basta parar de comprar o que ela produz. 90% ou mais dos produtos que a China copiou e produz com mão de obra semi escravizada, qualquer país da Europa ou os EUA conseguem fazer, até mesmo países próximos a China conseguem.

O Brasil que está com o parque industrial defasado, consegue também.

Façam isso e a Chinesada vai voltar a comer rato, cachorro, gato e morcego.

JORENE

Não voltam. Continuam comendo esses acepipes. rsrs

paulino

A China é o maior destino de exportação do Brasil. O Brasil exporta 28% de seus produtos para a China. Em 2019, o Brasil exportou para a China (US $ 576,2). O Brasil importou da China (US $ 35,27 bilhões em mercadorias). O Brasil manteve um superávit de US $ 22,35 bilhões com a China. Exportado para os EUA (US $ 26,95 bilhões), o Brasil importou dos EUA (US $ 30,09 bilhões), uma grande quantidade de minério de ferro brasileiro, petróleo, soja, carne bovina e suína exportada para a China, o Brasil é o mais dependente dos chineses. mercado, milhares… Read more »

Edson Parro

Pode ser, mas o China compra, do Brasil, comida! Já de lá compramos qualquer coisa que podemos comprar de outro lugar.

Quem tem quantidade de comida para vender para o China? A Austrália? Os E.E.U.U.? Os países da África?

Quem depende que quem?

paulino

A produção de grãos do Brasil é muito menor que a da China. A China nunca compra arroz e trigo do Brasil. A produção de grãos da China é a primeira do mundo. Em 2019, a produção de trigo e arroz da China atingiu 660 milhões de toneladas. Os 660 milhões de toneladas de alimentos são suficientes para 1,4 bilhão de pessoas. Compre apenas soja para alimentação de porcos. A China é o maior produtor de carne de porco. O povo chinês gosta de comer carne. Os padrões de vida do povo chinês melhoraram. Eles consomem muita carne de porco… Read more »

Marcelo

Podem comprar da Argentina

Marcelo

Podem comprar da Argentina grãos e carne

Chuck Norris Do Paraguai

Os EUA idem. Me diga um só pais que sobrevive sem comércio exterior?

paulino

O Brasil depende do mercado chinês. A China é o maior destino de exportação do Brasil. O Brasil exporta 28% de seus produtos para a China. Em 2019, o Brasil exportou para a China (57,62 bilhões de dólares). O Brasil importou da China (US $ 35,27 bilhões). Excedente de US $ 22,35 bilhões, o Brasil exportou para os EUA (US $ 26,95 bilhões), o Brasil importou dos EUA (US $ 30,09 bilhões), uma grande quantidade de minério de ferro, petróleo, soja, carne bovina e suína brasileira exportados para a China, A China é o maior parceiro comercial do Brasil, o… Read more »

Fabio Araujo

Só que poucos países tem condição de atender a demanda da China eles podem até tentar diminuir as compras ao Brasil e aos EUA, mas não vão conseguir deixar de comprar e que conseguirem comprar de outros fornecedores vão terminar pagando mais caro por uma quantidade menor!

Antoniokings

Vc está um pouco atrasado.

Estão para sair as novas diretrizes econômicas chinesas.

Visam estimular o mercado interno e orientar sua economia mais para os mercados orientais.

Assim, diminuiriam o relacionamento econômico com Europa e EUA.

Estas diretrizes vão ao encontro da nova realidade econômica mundial, com maior dinamismo das economias orientais e estagnação das ocidentais.

Esses chineses são fogo!

P.S. Vou procurar a reportagem e coloco o limk.

marcus

Quem vai comprar da China na Asia? Os países que ela que tomar o mar territorial?

Rprosa

A china é um dos pocuos paises do mundo que poderia viver apenas com o seu mercado interno, posto que apenas o mercado interno chinês representa cerca de 20% do mercado consumidor mundial e olha que grande parte deste mercado ainda não esta totalmente explorado, vocês conseguem imaginar o que é alimentar e saciar as necessiddes de mais de 1,6 bilhão de pessoas.

Fabio Araujo

Não é bem assim, eles não conseguem produzir todo o alimento que precisam, a China tem um grande território, mas nele tem o Himalaia e o deserto de Gobi que limitam e muito as terras agricultáveis, a demanda de ferro e outras matérias prima também é maior que a produção local. Por mais que eles não queiram admitir eles tem uma forte dependência do mercado externo.

Antoniokings

Sem contar que ela tem um colchão cheio de dinheiro.

Edson Parro

United States Dollar!

Cada vez que titio Trump “roda a maquininha”, o China financia.

Cheng

O e-RMB esta no teste nas 4 cidade pilotos, logo logo a impressora de $$ do Trump vai parar de rodar!

Cheng

A China não vai ter mais dinheiro debaixo do colchão, pois terá seu e-RMB.

E isso deixou o rabo do Trump entre as pernas….

marcus

E o petróleo? Vão tirar de onde? Vão criar o petróleo? Fazer uma copia pirata do petróleo?

paulino

Existem vários campos de petróleo na China. O petróleo é um material estratégico de reserva. A China raramente extrai seu próprio petróleo. A China só comprará petróleo estrangeiro primeiro. No caso de uma guerra entre a China e os Estados Unidos, ameaçará a segurança do petróleo na China. Muitos países do mundo precisam comprar petróleo. Se China, Japão, Índia e outros países não comprarem petróleo, a Arábia Saudita, a Rússia e o Irã não terão renda. Agora, devido ao baixo preço do óleo de coronavírus, todos os países do mundo estão armazenando óleo!

Cheng

Inteligente, a China tem seu plano B e C.

Atualmente a China não está extraindo a própria reserva, apenas importando, o país asiático tem a Rússia como um dos maiores fornecedores de gás e petróleo, fornecendo ininterruptamente pelo seus dutos.

O Irã também está fornecendo através dos dutos de gás do Turcomenistão e do Paquistão. Atualmente está planejando o petróleo iraniano pelo futuro duto Irã – Paquistão – China.

Marcelo

Rússia, iran, Venezuela são países com muito petróleo

Edson Parro

Rprosa;

com qual din din o mercado interno do China funcionaria sem depender do US$?

Qual você acredita ser o poder aquisitivo desses 1,6 bilhão de bocas?

Paulo Lahr

Para que um tenha uma dependencia, o outro tbm deve depender. Fato

Carlos Campos

aí que tá, o mundo existia antes dessa China comunocapitalista, e vai continuar existindo se ela se for. nenhum país do mundo e insubstituível.

paulino

O Brasil permaneceu um país em desenvolvimento de baixa renda por quase 200 anos de independência. O Brasil tem os recursos mais ricos e a terra mais fértil. Se essa vasta terra for dada à Alemanha, Japão e Israel, esses países serão mais fortes que os Estados Unidos. Por que o Brasil é pobre e atrasado? Como os brasileiros são preguiçosos e não trabalham muito, as pessoas são viciadas em futebol, os políticos brasileiros são corruptos e incompetentes, eles não têm capacidade de administrar o Brasil, o Brasil tem muitas deficiências, como o Brasil pode se tornar um industrial, econômico,… Read more »

ANTONIO SANTANA DE OLIVEIRA

Você não lê história, kkkk
Veja a sua frase esta incorreta.
Na verdade a china já existia antes mesmo do comércio mundial, podemos até dizer que foi a china que inventou o comércio como conhecemos hoje, a famosa rota do ópio, rota da seda e por aí vai.

Rprosa

Lhe devovo a pergunta sem a hegemonia do dolar e a OTAN como escudo quem são os EUA, ou você vai fingir desconhecer que o orçaemento militar americano somente é possivel gracas a engenharia economica do dólar, assim como certamente você vai desconhecer que o deficit americano apesar de ser subdimensionado, ja alcança cifras estratosfericas e se não fosse o cartão verde do dólar os EUA ja teriam idoa bancarrota a muito tempo, poisa sua classificação de crédito lhe impediria até de pedir emprestimo no banco da esquina, mas isso certanmente vcoê não sabe ou desconhece.

Flanker

Então tá….alimenta 1,4 bi de bocas produzindo tudo em um território do tamanho do Brasil….

paulino

Haha, os brasileiros estão preocupados com a escassez de alimentos na China? A China é o país com a maior produção de grãos. Em 2019, a produção de grãos da China (660 milhões de toneladas), a produção de grãos dos EUA (440 milhões de toneladas), a produção de grãos da Índia (310 milhões de toneladas), a produção de grãos da China é suficiente para 1,4 bilhão de pessoas e a China fornece grãos para a África e Coréia do Norte. A China compra soja brasileira para alimentação de porcos. A produção anual de carne suína na China chega a 54,04… Read more »

marcus

E se perderem toda a soja que importam, vão alimentar os porcos com o que?

Flanker

Marcus, eu larguei de mão essa gente….não discuto mais….eles só entendem o que lhes convém…..volto a dizer : se a China é tão auto-suficiente, por que ela compra tanto dos outros? E se o mercado interno dela tb é suficiente para não precisar vender, então tudo certo…..fechem-se sobre si mesmos e pronto…….hahaha….não foi isso que os chineses /brasileiros disseram aí pra cima?

Edson Parro

Flanker;

mas é interessante fazer perguntas para eles responderem. Quando respondem.

paulino

A China pode cultivar soja sozinha. A China compra soja do Brasil, Estados Unidos, Argentina e Rússia porque é barata. A China é membro da OMC. A China busca o livre comércio. A China tem sido um grande produtor de carne de porco há milhares de anos. Não compra soja e não afeta carne de porco. Produção!

Edson Parro

paulino;

além do corona vírus, você soube que houve uma gripe suína no China, ano passado? Você sabe o que aconteceu com os porquinhos deles?

paulino

A gripe suína também é conhecida como peste suína africana. A peste suína vem da África. A China importa um pouco de carne de porco russa e a espalha para a China através da carne de porco russa. A China controla completamente a propagação da peste suína africana. A peste suína africana tem pouco efeito na produção suína chinesa!

Edson Parro

paulino;

faz uma continha de padaria e divide os números aí. E depois acrescenta mais alguns milhões de boquinhas de porquinhos, patos, marrecos, e outros bichinhos que eles criam para o “pápá”.

Marcelo

O território da China é maior que o do Brasil

Flanker

eu sei…mas, pouca coisa….entretanto, a população é 7 vezes maior…..

Cheng

Esqueceste de falar q o PIB chinês é 8 vezes maior

Matheus Santiago

Vale destacar que a China ainda não é um inimigo à altura do que foi a URSS, mas o potencial chinês de antagonizar os americanos é muito maior do que foram os soviéticos. Um dos motivos foi a ausência de um mercado de títulos na URSS, os EUA ao contrário dos soviéticos, tinham todo o mundo desenvolvido dispostos a financiar os americanos em suas empreitadas, ainda mais em razão do governo Reagan, o político precursor dos déficits exorbitantes, em razão de financiar gastos militares. E de lá até hoje a situação só exacerbou. A China ainda tem um mercado de… Read more »

Marcelo

Não subestime os Russos. Sozinho pode destruir o planeta 50 vezes.

Flanker

nossa…..que medo……outros países tb são capazes disso….

Edson Parro

Rprosa;

e quando será que acaba essa “hegemonia”? Aliás, “engenharia econômica”, onde o China é o maior participante.

Aliás, quem, “na esquina”, não tem hedge em US$?

Marcelo

Você tem idéia das reservas internacionais de US $ que tem a China?

marcus

Não é necessário dar um tiro contra a China, basta parar de comprar o que ela produz. 90% ou mais dos produtos que a China copiou e produz com mão de obra semi escravizada, qualquer país da Europa ou os EUA conseguem fazer, até mesmo países próximos a China conseguem.

O Brasil que está com o parque industrial defasado, consegue também.

Façam isso e a Chinesada vai voltar a comer rato, cachorro, gato e morcego.

paulino

Os brasileiros são preguiçosos e não trabalham muito. Eles são viciados em futebol. Como o Brasil pode se tornar um país industrializado? As fábricas da China que produzem produtos baratos implementam uma produção de 24 horas. A fábrica implementa dois turnos. Os trabalhadores trabalham 12 horas por dia e 26 dias por mês. O salário mensal dos trabalhadores chineses chega a US $ 800-900. A China tem os trabalhadores mais qualificados e trabalhadores. Os ocidentais não apenas investem na China, os chefes chineses abriram inúmeras fábricas, a China possui inúmeras empresas locais e a China não depende de investimentos ocidentais!

Edson Parro

paulino;

e você pode me dizer quantos será que são esses tais trabalhadores de 800~900 dólares por mês quem têm no China?

Last edited 3 anos atrás by EParro
paulino

O salário dos trabalhadores chineses comuns é de cerca de 6000-7000 RMB, 7 RMB são trocados por 1 USD e os salários chineses são de cerca de 900 USD. Os chineses são os trabalhadores mais trabalhadores do mundo. A fábrica chinesa implementa a produção de máquinas automatizadas, e a eficiência da produção da fábrica chinesa é a mais alta!

Edson Parro

paulino;

Quantos são eles? Qual a quantidade de trabalhadores chineses recebem esse valor por mês? Você sabe quantos são?

Cheng

Realmente, a informação do Paulino tá errada, o salário mínimo da China é USD380.

Qual é o do Brasil mesmo? USD190, vou redondar para USD200 para não ficar feio.

Last edited 3 anos atrás by Cheng
Flanker

entaõ pega esses valores e divide pelo número de horas trabalhadas, lá e aqui……

Cheng

Atualize seu cerebro….

Esse negócio de trabalho escravo é de coisa do passado….

Seu Achismo pífio ainda acredito a China só tem mao de obra barata…

Vai conhecer melhor o motivos das saídas das fábricas dos próprios chinês para Sudeste Asiático, Índia e Continente africano, pois a mão de obra na China está ficando caro para os produtos com valor menos agregado.

Flanker

Cara, pelo padrão do teu texto, pelo modo de uso das palavras e outras características da narrativa, você não deve ser brasileiro…….e usa algum tradutor de texto para o português

Welington S.

”A gigante é ela.”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Carlos Campos

Gigante mexendo com todo mundo ali, ela é grande e forte, mas não onipotente, Vietnã, Filipinas, Malasia, India, Japão, Austrália, Coreia do Sul, Camboja, e etc, será que a China aguenta? claro que não, a China, é igual o Japão, odiada na Asia.

PACRF

Simples: quem perder a “paciência” com a China, corte relações diplomáticas e comerciais, se arme e vá lá tirar satisfações. Não entendo por que os governos Trump e Bolsonaro, que andam muito “impacientes” com a China, ainda não tomaram essas providências.

Gus Talking

Meu amigo, “se arme e vá lá tirar sastifações” , vc só pode estar brincando, vc é criança? Ninguém precisa tirar satisfação, é tudo um jogo, onde os diplomatas é que agem, não vai ter guerra e ninguém vai de estapear, o jogo é jogado em outro nível, sem violência. Ademais,com esse vírus chinês o que a China conseguiu foi renascer um sentimento de ódio contra eles, muitas empresas estão se retirando e vão direcionar para outros mercados, o Brasil pode se dar bem nessa se souber jogar as cartas certas, em pouco tempo a China voltará para a idade… Read more »

PACRF

Fico intrigado quando você disse “Brasil pode se dar bem nessa se souber jogar as cartas certas, em pouco tempo a China voltará para a idade média sem o disparo de 1 tiro”. Em 1987 o PIB do Brasil era igual o da China. Hoje o PIB da China é o segundo maior do Mundo. Se continuar crescendo do jeito que está, antes de 2030 passará o dos EUA. Com relação às forças armadas, pergunto: o que pode ser comparado entre a China e o Brasil?

Kemen

Já houvi algo parecido de um governante na época da segunda guerra mundial que usava um bigodinho ridiculo e escreveu um livro de como se chegava ao poder, “Minha Luta”.

Quem sera que espalhou a febre amarela no mundo? Quem sera que espalhou o Ebola no mundo? Quem sera que espalhou a Malária no mundo? Aproveitamos e reagimos também contra todos esses malditos?

kkkkkkkkk.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Paulo Lahr

Pq?

Eu nao gosto da China. Mas se analisarmos a situacao, eles foram atacados pelas potencias asiaticas e europeias a vida toda. Franceses postaram uma vez uma frase num local ocupado na China ‘proibido a entrada de cachorros e chineses’. Agora eles podem recuperar o que perderam, estao errados? Se fosse o Brasil, estaria errado?

Eh uma questao deles e precisam resolver.

paulino

Os países ocidentais sempre consideraram o coronavírus uma pequena gripe. O presidente saiu às ruas para pedir ao público que levante o isolamento social, argumentando que o crescimento econômico é mais importante que a saúde. Os países ocidentais não prestam atenção suficiente ao vírus, resultando em milhares de mortes todos os dias. Coréia do Sul, Vietnã, Através de um estrito isolamento social, Malásia, Filipinas, Mongólia, Japão, China e outros países do Leste Asiático controlaram com sucesso a propagação do coronavírus!

Flanker

Então que perca…vá para cima dos EUA….será que eles pagam para ver? hahahaha….duvido muito…..acho que esse china aí estava estressadinho por ainda não ter comido sua ração diária de morcego….

Cheng

Se a China for para cima sera indireto, vai enviar vários navios pesqueiros gigantes para provocar colisão, e serão acompanhados por navios de guerra da marinha chinesa, qualquer agressão americana, a marinha chinesa iniciara uma operação ofensiva para proteger seus cidadões.

Flanker

Que bobagem….

Cheng

Bobagem??? Lembre o que aconteceu em 2001 com o aviao espião americano? Caiu na ilha Hainan, após a colisão com uma caça chinesa?

Edson Parro

Cheng;

e o que aconteceu com aquele pesqueiro chinês em águas territoriais argentinas?

Cheng

Quando uma pessoa tem débil geográfico, eu até compreendo…

Porém débil em matemática, pela amor de Deus……..Krak não sabe diferenciar 320km com 20000km ?‍♂️É para quebrar mesmo!!!

Fabio Araujo

Mas ela tenha cuidado pois se entrar em guerra com Taiwan e EUA de um lado e com a Índia do outro as coisas podem não sair tão bem. A China esta muito alvoroçada.

paulino

Você não deve culpar a China por espalhar o vírus. O coronavírus é um novo tipo de vírus. Os humanos não sabem disso. Ninguém sabia que seria tão contagioso a princípio. A China imediatamente bloqueou o epicentro da cidade de Wuhan e também o bloqueou. Em toda a China, durante esse período, os chineses não puderam ir para o exterior. Os genes virais de diferentes países do mundo são diferentes. Os genes virais da China, Europa e Estados Unidos são diferentes. A doença por coronavírus no Brasil vem dos Estados Unidos. Atualmente, os cientistas não sabem a fonte do vírus… Read more »

Flanker

Imediatamente bloqueou?? Que piada….mais um teleguiado……acho que esse aí é o Xings com outro nick

Cheng

Mais um bolsominion NEGATIVISMO detected

Flanker

bolsominion só parque não gosto da china? Meu Deus…..você é mais um dos que pensam somente de forma binária……..

Cheng

Negativismo como Bolsominion. Não me importa se gosta da China ou não, o fato é não é mais possível de negar a China melhorou muito ( poder de consumo, salário mínimo, IDH, PIB, renda per capita, alfabetização, patente de inovações, redução de extrema pobreza mais de 800 milhões chineses e outros inúmeros avanços) A China, 1 dia, NÃO HOJE, daqui a 80 a 100 anos, terá a seu próprio sistema democrático. Todos os países democráticos tanto no continente europeu e no americano, tiveram um processo de preparação, Preparar o sistema e a população a adaptar à democracia. A China é… Read more »

Flanker

Quero ver os sanguessugas do PC chinês largarem o osso……mas, pra mim não interessa……não gosto e nunca gostei da china….que se virem……e que fiquem o mais longe possível daqui…….

Cheng

Kkkkkk

Então melhor vc pegar uma carona do SpaceX e se mudar para ISS, pois, infelizmente (para vc) tem porrada de chinês em todos os cantos do mundo!

Ops, e torce para a China atrasasse o Tiangon Program, senão terá vizinho chinês no ISS!!!

Flanker

Aqui no RS, onde eu moro, em especial na minha cidade, graças a Deus esses gafanhotos ainda não chegaram….

Cheng

Ok…

Então com certeza é uma cidadezinha pobre q não vale a pena de investir.

Flanker

Isso….É só a 5a maior cidade do RS, com 300 mil habitantes, 4 universidades, sendo a primeira universidade federal brasileira construída fora de uma capital e que é hoje uma das maiores universidades do país ….aqui tb temos o segundo maior contingente militar do Brasil, sede do comando de uma Divisão e de uma Brigada do EB, abrigando mais de 15 unidades do EB, além de 1 Ala da FAB. Aqui tb está sediada a única unidade da KMW na América do sul. É tb o maior polo/referência em saúde do interior do estado…..realmente uma cidadezinha pobre…..

Cheng

De fato, é uma cidadezinha beeem rica nos seus olhos….

Flanker

coitado….vc é apenas um coitado…..que, sem argumentos, fica com esse mimimi….tô c@g@ndo para o que você acha ou deixa de achar de mim e de minha cidade…..e você mora onde, infantilóide?…….cresce, sujeito….deixa de ser bobalhão……

Cheng

Criança, quem precisa crescer seria vc, vc só tem ódio a China….

Conheço muito bem seu estado, tenho 7 Frigoríficos q exportar frango e porco para mim a China e HK, e minha empresa gera milhões de USD mensalmente para seu estado!

Então q C @ g u e na sua calça….

Marcelo

O estado do RS tá quebrado

Flanker

Não diga???? Sério??? hehehehehehe….coitado…..vocês são dignos de pena mesmo……me divirto com os malabarismos que fazem para puxar o saco de uma cambada de gente situada no outro lado do mundo e que, na primeira oportunidade que tiverem, vão comer o r@bo de vocês……patéticos…vcs são patéticos….

Cheng

Exatamente, tenho parente em Hong Kong e em Taiwan, já estavam sabendo desde o fim de Novembro de 2019 sobre alguns casos de pneumonia misteriosa q não reage à antibiótico, isso já havia noticiado no jornal da China, HK e TW, mas não teve a grande repercussão, Pois só registro primeiro morte no 27 de Dezembro de 2019! Então a China abriu uma investigação e alertou no dia 31/12/2019 a OMS. Imediatamente, UM ÚNICO LUGAR levou o caso a sério foi em Taiwan, ordenou instalar túnel de triagem no aeroporto internacional q recebe voos da China. Portanto é ridículo como… Read more »

Edson Parro

Cheng;

mas Hong Kong e Taiwan, estão ali, “do ladinho” do China, então ficam de “bem atentos”, né?

Mas e aquele médico/dentista chinês que fez o alerta do vírus em setembro/outubro 2019? Não conta?

Mas os “pacientes zero”, em vários países, parece-me que não eram militares, ou eram?

Cheng

O negócio está “ali ladinho” com certeza é bem mais atento; porém a questão é, se um governo QUER OU NÃO! Temos 2 belos exemplos dos amores “eternos”: Trump e Bolso. Sobre o médico, Primeiro, ele é oftalmologista! Segundo, ele mandou um alerta no dia 30/12/2019 no grupo médico do WeChat (e não em Setembro/Outubro de 2019 como relataste) quando viu um resultado de teste de coronavírus SARS do subtipo. Terceiro, a polícia local da cidade de Wuhan, não prendeu o médico (mas muito desinformados acreditaram nos fake news dos bacharéis das universidades WhatsApp e instagram) o médico Li foi… Read more »

Edson Parro

Cheng;

você sabe o que aconteceu com esse médico? “Espalhar pânico!?”

Alertar sobre a existência de um vírus é espalhar pânico? Ué, mas então não entendi. O que o governo chinês fez em em 31/12/2019?

Como assim, o episódio é uma questão interna? Ah! controlar a mídia, estabelecer uma “estorinha” e fica tudo bem, né? Esse é o ponto!

Que questão interna é essa que afetou bilhões de pessoas por todo o globo terrestre?

Cheng, defender o indefensável é aquilo que você tenta.

Cheng

Acredito vc tem problema de leitura e interpretação! 31/12/2019, a OMS foi informada pela China sobre pneumonia misteriosa. Todos os países tiveram seus 60 dias a preparar para o cenário pior, alguns desses se saíram muito bem; outros perderam controle pois só tinham “gripezinha” pendurada na boca! Nunca falei não cometeram erro, porém a culpa está apenas na polícia local e no Prefeito de Wuhan q já renunciou o cargo e foi expulso pelo partido, e recebeu uma punição severa do governo central de Pequim. Sobre o controle e influência na mídia, hipocritamente, isso acontece no mundo inteiro, diretamente ou… Read more »

Flanker

Renunciou ao cargo? Hãhã….sei….Foi expulso pelo partido….o Único partido que existe na china…..Punição severa do governo? Julgamento, direito à defesa….isso não existe lá? Judiciário não existe lá?……Conforme um outro lobotomizado aí pra cima escreveu, os trabalhadores chinas trabalham 12 horas por dia, 26 dias por mês …..como se isso fosse algo glorioso….mas, entende -se, pois nessa ideologia, “Tudo tem que virar óleo, pra por na máquina do Estado”, não é?

Cheng

Finalmente, percebi q perdi meu tempo para um analfabeto e ignorante!

Enfim, PASSA UMA TOMADA PARA DORES DE COTOVELOS.

Flanker

Ficou bravinho, é? Eu que sou analfabeto e igncorante? Tá certo…..hehehe

Cheng

De maneira alguma….

Apenas tenho pena de você…

Pitty so pitty!

Victor Filipe

Você escreve tomada no lugar de pomada e chama os outros de analfabeto… devia ter vergonha de si mesmo…

Flanker

hehehehe…isso mesmo, Victor…..

Cheng

Os inteligentes entenderão foi erro de corretor automático, porém FELIZMENTE, não é o seu caso.

Flanker

quantos anos tu tens? 11…12? kkkkk….cresce…….me divirto com sujeitos como tu……

Cheng

Infelizmente (felizmente) não consigo sentir essa diversão.

Só me divertindo com os inteligentes!

Portanto se diverte a sós!

Edson Parro

paulino;

Os humanos não sabem disso”

Como assim?

Flanker

Edson, esse cara deve ser um bot….olha o padrão de texto e o uso das palavras

Mameluco Pernambucano

Ponto a ser observado: A FONTE DA NOTÍCIA. Logo conclui-se que é uma agência de notícias chinesa, falando para os chineses, portanto, passando a (des)informação de que aquelas águas são soberanas da China. Na minha análise não há expulsão de embarcação da US NAVY, o que houve foi mais uma Operação por parte da Marinha dos EUA de Garantia da Liberdade de Navegação em águas internacionais. Certamente houve um acompanhamento por parte da Marinha chinesa e de reclamações na rede de rádio. Acredito que nada além disso. Em tempo, deduzo que o Blog Poder Naval apenas divulgou a notícia, para… Read more »

Adriano Madureira

Acho que o mar da China não é mais o playground americano???…

Já estava na hora, eles não são o dono do globo.

Fabio Araujo

Isso é um jogo de xadrez chinês, os chineses provocaram ameaçando Taiwan com a passagem de um frota perto e depois com exercícios de desembarque numa região com o litoral semelhante ao de Taiwan, agora os EUA para provocar mandaram esse navio dar uma volta por umas ilhas disputadas.

Gus Talking

Essas ilhas são artificiais, foram construídas pela China na mão grande, chegaram lá, cercaram e encheram de pedras e terra e declararam que é território deles. Falaram e prometeram ao mundo, na época, que não seriam nunca militarizadas. Mentiram na cara de pau chinês. Transformaram as ilhas numa base militar e daqui a pouco vão instalar mísseis intercontinentais e etc.

Fabio Araujo

É um grupo de pequenas ilhas e atóis, só uma delas era habitada, e a China usou alguns desses atóis como base para a criação das ilhas artificiais.

Gus Talking

Adriano Madureira, o”mar do sul da China” não é da China, eles é que querem q seja, olha no mapa e veja que esse mar pertence a outros países, a China não tem nenhum direito sobre ele, mas querem ganhar no grito, é um absurdo, eles já perderam em todas as cortes internacionais, mas os chinos continuam lá, não respeitam ninguém, acham que o mundo é deles e estão se lixando para os vizinhos. Mal comparando, é como se o Brasil decretasse que todo Atlântico até as Malvinas fosse o “mar do sul do Brasil”, não interessa o que o… Read more »

Kemen

Tem razão, as ilhas Paracel são objeto de disputa até hoje, geograficamente estão mais para o Vietnã do que para as Chinas (Continental ou Taiwan). Os chineses tomaram as ilhas do Vietnã em 1974 e colocaram uma pseudo população lá, uns mil e poucos habitantes. A China que se quide, pois se realmente ameaçarem a US Navy a sério e resultar em combates, irão perder feio no mar.

Cheng

O mar da China oriental também NÃO pertence ao Japão e aos EUA, qual é o motivo de apropriaram essa Zona e se formaram a 1ª linha e a 2ª para UM POSSÍVEL fechamento da entrada e saída marítima mercantil um eventual guerra????

Kemen

E necessario observar a lei do mar em passagens e estreitos, por exemplo a pasagem entre a Grã Bretanha e a França, o estreito de Gibraltar, o estreito de Bosforo, o acesso ao mar Baltico entre a Dinamarca e a Suecia, etc. A navegação é e tem que ser livre de forma a permitir a livre navegação, em tempos de paz, o comercio mundial. Qualquer tentativa de querer impedir a livre navegação não respeita as leis do mar.

Carlos Campos

Não pe play de ninguém, nem da China, nem dos EUA.

Dalton

A versão americana diz que o USS Mustin praticou uma “operação de liberdade de navegação” como antes dele fizeram vários outros navios.

.

Evidentemente que a fonte chinesa proclama “soberania indiscutível” e que o navio americano foi “expulso”.

Chuck Norris Do Paraguai

Será que a China começará a enviar da próxima vez, sua segunda Marinha, navios pesqueiros sem peacadores, para colidir com os destroyers americanos?

XFF

Isso é pura provocação do Titio Sam.

Fabio Araujo

Essas Ilhas são disputadas pela Indochina que as ocupou em 1932, pela China que as ocupou desde de 1974, pelo Vietnã ( são próximas ao Vitenã ) e por Tawian. Por conta destas disputas os EUA por provocação devem ter chegado perto da Ilha. Mas com tantos outros pretendentes quem será deles que tem o apoio dos EUA na disputa? A Indochina na época que ocupou as Ilhas era um território francês, sera que a França ainda apoia a Indochina nesta questão?

Dalton

A França e outros países tem insistido na “liberdade de navegação” e também tem enviado navios para lá.

Luiz Galvão

Eu estou ansioso para ver quando for a vez da China praticar a “liberdade de navegação ” em territórios americanos e das potências e européias.

Quando a Rússia transita seus navios no canal da mancha o UK já faz estardalhaço. Imagina a China.

Dalton

É diferente Luiz…se os navios chineses estiverem em águas internacionais reconhecidas mundialmente, tudo bem.

.

A Rússia não costuma transitar seus navios pelo Canal da Mancha, eles contornam o reino Unido então são acompanhados

coisa bastante natural, inclusive em pelo menos uma ocasião os russos foram flagrados jogando lixo onde não deviam.

Luiz Galvão

Dalton

Se não me engano há uma norma internacional que isenta navios de guerra de seguirem o protocolo de descarte de lixo no Mar.

Matheus Santiago

Sim. A “Marpol 73/78” é uma lei que abrange todos os navios, mas na qual isenta as entidades militares de serem obrigadas a cumprirem os requisitos da convenção, mas muitos afirmam que aderem a essas regras internacionais.

A USN assim como a RN estão bem a frente nesse quesito de aderir as normas internacionais quanto ao descarte de lixo.

Marcelo

Várias vezes os navios russos passaram pelo canal da mancha e até em comboio

Antoniokings

Calma Luiz Gavião!

Esse será o segundo passo chinês.

O primeiro é assegurar que não terá problemas em suas rotas de navegação entre ela e o Sudeste Asiático até a costa da África.

Ao que parece (li reprtagem esta semana), a base naval que ela tem na África já está apta a receber seus porta-aviões.

É uma estratégia muito bem elaborada pelos chineses que são mestres nesse assunto.

Luiz Galvão

Kings,

Como já disse em outra oportunidade eu não sou fã boy de nenhum país.

Muito menos misturo a política de um país com o assunto do Blog, afinal estamos num Blog de assuntos navais.

Isto posto, admiro muito a China por estar querendo conquitar seu espaço e preservar sua soberania construindo uma FFAA de respeito.

É briga de cachorro grande.

No mais, muitos aqui misturam as bolas . Se querem falar de política, beleza, mas que procurem um Blog de política.

Abs.

XFF

Verdade!

XFF

Todos países Colonialistas…

Alex Barreto Cypriano

Sacanagem tua especular sobre apoio Francês à Indochina reclamante das Paracel, né? Deboche tem limite…

Tomcat4,2

Nada de novo por aquelas bandas mas…. os chineses acham que são donos de tudo por aquelas bandas marinhas e que nisso só se entra onde e se eles permitirem???Ainda vai dar melda uma hora vai.

Luiz Galvão

Tomar,

O que dizer então por exemplo do UK ? São donos de territórios de norte a sul do Atlântico, Diego Garcia no Indico e por aí vai.

Tulio Rossetto

As ações de um não justificam a do outro.

Quando a Inglaterra conquistou as possessões que tem hoje, a dois séculos atrás, não existiam lei internacionais, instituições de diálogo, regras e normas. Hoje a história é diferente, um país não deve simplesmente fincar bandeira e falar “é meu”, senão voltaremos ao século 19.

Luiz Galvão

Nesse ritmo podem mudar o nome da Trilogia para Blog China Today.

Tantas notícias interessantes sobre diversos países sendo publicadas em outros blogs de defesa e aqui só sai notícia da China.

Alô editores !

Antoniokings

Luzi Galvão

Nada mais natural, tendo em vista o protagonismo que a China está exercendo atualmente.

E tenha certeza que isso vai aumentar muito.

Tem a ver com as perspectivas de que ela logo será a maior potência econômica, política e militar do Mundo.

Luiz Galvão

Oi Kings!

Nada contra a China ou qualquer outro país específico.

Só acho que a quantidade de notícias sobre a China está excessiva. Existem outras notícias muito interessantes sobre as FFAAs de outros países que não são publicadas.

Abs.

Antoniokings

Ok.

Compreendo.

SDS

Marcelo

A verdade sempre estará nos fatos e não nas palavras

Mgtow

Uma noticia dessa é pra passar em branco só porque vc não gosta da China?Esses kids do olavismo cultural são hilarios. Acham que o mundo gira em torno de seus umbigos. Cara a China é o que nas questões militares atuais. Lide com isso

Luiz Galvão

Você sabe ler ?
Você sabe interpretar e entende o que lê ?

Não parece.

Você me conhece para vir me taxando de olavista ?

Vá Se catar e destilar seu ódio e frustracao com outro .

Mgtow

Vá Se catar e destilar seu ódio e frustracao com outro”…….kkkkkk….como vcs são cinicos né bicho. Agora estão se refugiando no vitimismo barato que tanto vcs acusaram a esquerda do demonio nesses ultimos anos e blablabla? Toda vez que eu identificar essa tatica…vou desmascarar e jogar na cara. Pode chorar

Luiz Galvão

“Toda vez que eu identificar essa tatica…vou desmascarar e jogar na cara. Pode chorar”

Sugiro que você procure um psiquiatra urgente.

Aproveite e faça também um curso de leitura e interpretação de texto.

Passar bem.

Flanker

Eu votei no bolsonaro……somente pq odeio a esquerda e ele era o único capaz de derrotar o haddad…mas, por mim, o Bolsonaro pode ser apeado do poder a qualquer momento, pois tem feito uma bobagem atrás da outra. Olavo de Carvalho? Velho estúpido e professor de Bolsonaro para uso de vocabulário chulo. E para vcs, se alguém é contra uma coisa necessariamente é a favor do seu oposto? Típico de mentes dicotômicas. Além do mais, o mundo tem mais de 200 países…..e a china é 1 desses países…..e quanto a desmascarar, você tb deve ter um probleminha com o sexo… Read more »

Luiz Galvão

Flanker,

Deixa esse paranóico psicopata pra lá.

Não perde teu tempo com isso.

Marcelo

A China é só apenas um paizinho. Kkkkkkk
Acorda seu tapado metido a eloquente

Flanker

Sou tapado e metido a eloquente….kkkkkkkk…em que série vc está? 5ª…6ª??? hehehehe…. vc é incapaz de sequer ler direito……qual foi a parte do meu comentário “o mundo tem mais de 200 países…..e a china é 1 desses países…..” que vc não entendeu???? Onde eu escrevi “paizinho”???hahahahaha

737-800RJ

“Isso também prova que as forças armadas dos EUA são a fonte de problemas e caos para o Mar da China Meridional”.
Não que os Estados Unidos sejam santos, bem longe disso, mas será que a fonte do problema realmente seja quem queira navegar em águas internacionais e não uma ditadura com ímpetos expansionistas que alega ser dona de tudo que a cerca e não lhe é de direito?

JS666

As ilhas Paracel são chinesas por direito, sempre foram até serem anexadas pela França em 1933. A questão das Ilhas Spratly é bem mais complexa, mas mesmo assim a base das reivindicações chinesas são fortes.

Jagderband#44

“Por Zhang Zhihao”

KKKKKKKKKKKKK

Salim

Meio chines suspeito ne, propaganda pra chinês ver. Sem fonte seria fica difícil, fake news.

Rafael M. F.

O destroyer passou a 12 milhas do mar territorial chinês. Foi, segundo a USN, “operação de liberdade de navegação”.

Mais um de muitos estranhamentos naquela região que, segundo diversos analistas (e dos bons), será onde vai estourar a próxima guerra mundial. É uma área no séc. XXI que, em termos de instabilidade latente e antigos ressentimentos, é o equivalente ao que foi a região dos Balcãs no séc. XIX.

Mauricio Pacheco

E vocês acreditaram?

TJLopes

Se tá na internet deve ser verdade. ZzZZzZzZzz

Talisson Goet

O batalhão mais antigo da Brigada Militar condecorou a Maria do Rosario no mesmo dia em que um “brigadiano” ficou inválido pro resto da vida pela pedrada um petista covarde. O EB condecorou o Genuino… É a politica.

Talisson

Desculpe, era em resposta a um outro comentário.

Saldanha da Gama

Puxa que susto!!!! Pensei que o weintraub havia invadido as águas territoriais chinesas…….

TJLopes

China expulsa destróier dos EUA.

Fonte: China.

Ok.

O que realmente deve ter acontecido:

O destróier estava realizando um Freedom of Navigation Operations (FONOPs) entrou nas águas próximas da ilhas paracel, a China xingou muito no twitter, nada aconteceu, o destróier seguiu seu caminho.

filipe

A China perdeu o medo dos EUA, acho que já devem ter em segredo umas 3000 ogivas nucleares, oficialmente são 300 , mas nessa altura devem ser mais, eles estão mais agressivos, vimos a nova lei de Hong Kong, as movimentações sobre Taiwan, eles perderam o medo em 1950 na Guerra da Coreia, o General MacArtur queria jogar várias bombas nucleares sobre a China e foi impedido, os Chineses perceberam isso, essa excitação fez com que nem China , nem Coreia do Norte tenham medo dos EUA, se o MacArtur tivesse jogado as bombas , os Chineses estariam bem mansinhos… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Sabe o que falta nesse tipo de matéria? Uma nota do editor repondo os fatos extirpados sob a propaganda oficial. Só minha opinião, tá? Não é uma reclamação.

Dario Renato

Para quê, Alex? O “buzz” foi criado e os cliques foram registrados, não é?

Luiz Trindade

Os EUA perderam o passo e agora tenta acompanhar a China em seu próprio território. Já era… Há quanto tempo os analistas militares ocidentais estavam alertando sobre o avanço militar chinês?!? Agora?!? Agora já era!!!

glasquis7

Os EEUU estão em operações na região do mar oriental da China junto com o Chile.

Marcelo

Existe planos da china para neutralizar a retaguarda norte americana. Começando pela invasão da região de valparaiso no Chile.

Bardini

Quanto chinês e americano nessa seção de comentários…

.

Vou até abrir uma barraquinha pra vender sopa de cachorro e hotdogs, pra atender as duas torcidas.

Saldanha da Gama

Tem russo, cubano, venezuelano, bolivarianooooo, melhor abrir um supermercado… E o que me espanta, é que falam muito bem o português….. Abraços

Mgtow

Sugiro que vc abra uma banquinha para vender produtos de limpeza. Pois ha muitos limpadores de privadas de uma certa cidade americana cujo estado tem os Everglades. Esses dominam o blog de cabo a rabo, tú vai descolar uma graninha boa

Jagderband#44

Sopa de morcego tu quis dizer…

Luiz Galvão

E pelo visto tem brasileiro metido a sabichão também.

jodreski

É só responder na mesma moeda… pega um Destroyer Chines e visite a costa americana…. a verdade é que as potências adoram se provocar… os chineses provocam os americanos, os americanos tb provocam os chineses, os russos e vice versa.

Não deveria ser, mas é absolutamente normal.

USS Independence

Continuem torcendo pela supremacia chinesa.

Em algumas décadas ou anos, a noticia poderá ser esta: NAVIOS CHINESES EXPULSAM NAVIOS BRASILEIROS DE ÁGUAS TERRITORIAIS BRASILEIRAS.

Matheus Santiago

Mas eu acho que exatamente isso que deve acontecer para nossos políticos e militares acordarem e começar a levar a sério o tema de segurança nacional. Mas isso não deve acontecer em um futuro próximo, mas distante. Em um futuro próximo acredito nas tentações chinesas em reamar a Argentina para resolver a questão das Malvinas, pois assim como são para os chineses questão de soberania o impasse com o Taiwan, são as Malvinas para os argentinos – ambos os países se apoiam nessas questões de soberania e isso não pode ser descartado em um planejamento futuro da segurança nacional, pois… Read more »

Ricardo Bigliazzi

China Daily”… ótima versão. Espero amanhã a publicação da versão Americana. Depois avaliamos.

Rogerio Schneider

A fonte da notícia é de um jornal chinês. Para mim, não tem validade. Meios de comunicação na China e Russia falam o que o governo quer ouvir.

Sincero

Consumir produtos chiguilings nos levará possivelmente à WWIIII. O nível de agressão e ameaças aos vizinhos está aumentando de tom. Os discursos anti-japonês e anti-inglês parecem estar aumentando também. E nós estamos financiando tudo isso.

Ricardo Barbosa

China “diz que expulsou” seria a manchete correta…

Gabriel BR

A China mal começou a mostrar os músculos.

Orivaldo

O mundo pode ser tornar mais perigoso se todos os países demarcarem como seu território, aguas internacionais …

Dalton

Os EUA tem no “DNA” a Ásia e o Oceano Pacífico. Foram os EUA que tiraram o Japão do isolacionismo secular na década de 1850 e ao contrário do que o filme “O último samurai” mostra, foram os europeus que moldaram as forças armadas modernas japonesas. Bom filme, mas, historicamente falando, sem pé nem cabeça. . Com a derrota da Espanha em 1898, as Filipinas viraram um protetorado americano e mesmo depois da independência continuou sob influência americana e a ilha de Guam tornou-se um território americano. . Os EUA estão no Japão desde 1945 e o que começou com… Read more »

Brunobpm

Notar-se que ; É sempre um navio , AMERICANO , e nunca o contrario , a navegar ao redor das costas alheias , Alguém já viu . um destoyer CHINES dando um passeio pelo caribe ou golfo do Mexico ?

Last edited 3 anos atrás by Brunobpm
dalton

E o que um “destroyer CHINES” faria no Golfo do México ou Caribe ? Qual o grande aliado chinês na região ? Venezuela ? A navegação comercial corre algum risco na região ? Algum país está questionando o direito de navegar em águas internacionais ?

Brunobpm

Porta -aviões americanos a décadas , rodeiam, livremente o mundo inteiro , e estacionam em suas bases asiáticas , normalmente baseadas em ilhas tomadas a força da população local . Com o crescimento da Marinha Chinesa e o Retorno Da Marinha Russa , vai ser interessante ver como a Usnavy e a diplomacia americana , iram se comportar , quando a reciproca se tornar , verdadeira .

dalton

Existe apenas um NAe baseado no exterior, atualmente o USS Ronald Reagan, baseado no Japão, em Yokosuka, onde encontra-se a maior parte da marinha japonesa e os japoneses, inicialmente detestados pelo restante da Ásia por conta da agressividade mostrada até 1945, ficaram felizes em entregar a defesa da nação nas primeiras décadas após a rendição concentrando-se na reconstrução do país e a presença americana garantiu que o Japão se tornasse a segunda maior economia do mundo, algo que não aconteceu por exemplo com a ocupada Alemanha Oriental pelos soviéticos. ., A ilha de Guam onde provisoriamente “estacionou” o USS Theodore… Read more »

Mgtow

Grande dia. Viva China!

Dr.Pimpolho

kkkkkkk;;;

Mattos

Deram corda pra chinesada, agora aguenta.

pgusmao

Versão chinesa da “expulsão” de navio americano, nítida propaganda política, pois os americanos tem voado e navegado em todos locais que consideram área internacional no Mar da China.

Sincero Brasileiro da Silva

Só pra lembrar: Navios chineses expulsando navios americanos é normal… https://www.naval.com.br/blog/2018/10/03/destroieres-chines-e-americano-quase-colidem-no-mar-da-china-meridional/