O segundo de um grupo de três petroleiros iranianos entrou em águas venezuelanas na quarta-feira para transportar combustível para o país, que sofre com o colapso de sua indústria de petróleo por causa das sanções dos EUA que paralisaram importações e exportações.

A Reuters informou que os dados do petroleiro revelaram que o navio “Fortune” com bandeira iraniana havia entrado nas águas da zona econômica exclusiva da Venezuela às 05h45 GMT, seguindo a mesma rota do navio “Forest” que atracou em um porto venezuelano na segunda-feira.

O “Forest” deve transportar 272 mil barris de combustível, de acordo com uma fonte do porto que falou em anonimato à Reuters.

Duas fontes familiarizadas com o assunto disseram que a unidade de craqueamento catalítico líquido da refinaria de Paleto retomou recentemente a produção de gasolina e que está bombeando pelo menos 30 mil barris por dia.

A única outra refinaria que produz gasolina na Venezuela é a Refinaria Cardon, no estado de Falcon, no oeste do país, e ela reiniciou sua unidade de craqueamento catalítico para produzir cerca de 25.000 barris por dia no final de setembro.

O terceiro navio “Vaxon” deve chegar no final desta semana, completando a entrega de cerca de 820 mil barris de gasolina iraniana e outros combustíveis para a Companhia Nacional de Petróleo da Venezuela, de acordo com os dados.

FONTE: Al-Masdar News

Subscribe
Notify of
guest

134 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Agressor's

Isso também se não tiverem trazendo mísseis de cruzeiro e outros tipos de armas.

Alberto

só falta aparecer essas porra lá na Venezuela e acabar sendo mais um rolo pro Brasil se incomodar…

Last edited 3 anos atrás by Alberto
Joao Moita Jr

Para o Brasil é mais conveniente ficar fora disso. Em briga de Pitbulls, Poodle não cabe.

Conan

Mas cabe Fila brasileiro!

Luiz Trindade

Só se for Fila Brasileiro que estava passando fome em alguma favela brasileira…

FKoelho

Nem todo mundo é favelado, imagino que seja um complexo seu!

gordo

“conheço trabalho e tomo muita cachaça nas favelas de BH , se eu tiver que ir para uma guerra escolho eles para irem comigo “. É justamente esse o ponto, gente que trabalha etc… e mora numa favela, num pais com o PIB entre os 15 maiores do mundo. Será que Eles iriam com você para lutar por essa elite que os deixa morando numa favela? Quais seriam as promessas para levar essa gente ir ajudar a derrubar o Maduro (que não é flor que se cheire). Seriam Eles depois de feito o serviço os Lanceiros Negros nesse seculo 21 já… Read more »

Comte. Nogueira

Que mania de generalizar as coisas e achar que todo mundo é espelho seu!
O Brasil é magnífico! O problema deste País é o brasileiro que tem a capacidade de falar mal da própria nação.

Nilo Rodarte

Se começar uma briga de pitbulls lá, querendo ou não querendo o Brasil vai ter que se envolver. Nem que seja pra manter a briga do lado de lá da cerca.

Salim

Exato, porem se Ira trazer misseis fica bem complicado para nos. Se Boden ganhar sera difícil EUA tomarem medida. Rússia, China e agora ira estão se apoderando pais, parece Síria, náo vai ser bom náo pra nos..

Glasquis7

Se começar uma briga de pitbulls lá, o melhor que o Brasil pode fazer é se declarar neutro pois uma invasão americana sem provocação (e o Maduro não é tonto a esse ponto) seria uma grave violação aos tratados o que acabaria acionando o TIAR e obrigaria a todos os países da região a condenar a invasão.

Caso contrário, abriria o precedente para que qualquer potência viesse e invadisse qualquer país sul-americano alegando alto preço dos grãos, nacionalização de recursos, descuido com Amazônia (principalmente a Amazônia Azul que tem petróleo) etc., pra ocupar e tomar posse dos recursos.



Luiz Trindade

Poodle com sindrome de cachorro de madame que late a quem chega no portão mas não come na mesa da madame…

Edson Parro

É viva o “blood and flesh yankee”!
Les gendarmes du monde.

Pablo

Venezuela pitbull?
Pra um país ser tudo isso que tu fala, em primeiro lugar tem que conseguir se sustentar.
esse pitbull ta mais pra lassie, só late!!!

Last edited 3 anos atrás by Pablo
sergio ribamar ferreira

De acordo com o Sr.Agresso’s não duvido dessa possibilidade.

Alex Rocha

Os caros do oriente já perceberam que o ocidente está fragilizado, estão latindo mas não estão fazendo nada de fato. O presidente americano disse que vai fazer muita coisa, mas nada acontece. O que se percebe é que os caras como a Rússia, Irã, China, Venezuela estão se lixando para que os americanos dizem, porque sabem que não vai passar disso. Sabemos dos efeitos horríveis de uma escalada militar, mas se os americanos quisessem mesmo travar a chegada destes navios já teriam feito. Porque não estão fazendo?

Peter nine nine

Alex, e porque deveriam privar o venezuelano de combustível ou da capacidade de o produzir? Se é verdade que as acções dos líderes venezuelanos puseram a Venezuela como está hoje, também é verdade que não é com o venezuelano que a comunidade internacional se preocupa quando aplica estas sanções, muitas das quais pouco sentido fazem… Até óleo alimentar já foi sancionado, veja lá. Na prática, a Venezuela, se o medo é que esta se posicione como uma ameaça militar, comandada por um líder “errático”, blablabla, etc, sanções na área militar seriam as únicas justificadas. Imagine agora, bolsonaro cometia um erro… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Verdade, por isso a ONU não endossa sanções econômicas aos países, pois e sempre a população que sofre e os lideres ainda recebem apoio dos nacionalistas pois pagam de defensores da pátria contra as potências estrangeiras. As sanções econômica pouco ou nada fazem para mudar regimes, como exemplos, Cuba, Iran, Venezuela e Russia.
Cuba esta sob sanções há 60 anos e o Iram há 40 anos.

horatio nelson

o irã na verdade está dando de graça petroleo pros eua…afinal de contas o destino final dos petroleiros será os eua !

Last edited 3 anos atrás by horatio nelson
Alison

Não apostaria nisso no seu lugar…. rsrsrs

leonardo

Não parece

Antoniokings

Essa notícia já foi retificada, pois não houve confisco de embarcações.
Apenas sanções contra os proprietários dos navios.
Aquelas mesmas sanções que não servem pra nada.

Alison

Sem falar que essas embarcações não são iranianas, diferentes da materia atual.

Andre

Se as sanções não servem para nada, por que tanto choro sobre elas?

Cristiano de Aquino Campos

De três, dois já chegaram e o terceiro chegando. Onde você viu o contrário?

rommelqe

Todo esse volume de combustível não é suficiente para abastecer durante uns 15 dias toda a frota de veiculos da Venezuela. Assim é necessario para manter as atividades mínimas requeridas para garantir um mínimo de qualidade de vida para a população, inclusive aquelas relacionadas a agricultura etc…

Entusiasta Militar

O Irã não dá nada de graça …

O ouro do povo Venezuelano está por trás disso

Ze Carlos

E’ dificil ter do’ dos Venezuelanos. Eles que pediram por isso…

Agressor's

Os EUA estão colhendo o que plantaram décadas atrás. Ambos esses governos surgiram em consequência de suas práticas colonialistas.

Agressor's

Os EUA primeiro derrubam o governo do teu país, depois menosprezam tua cultura e por fim te faz comprar o “bom” lixo americano, sejam eletrônicos, cinema ou os equipamentos militares de refugo deles. Quem sabe se não houve dedo americano na queda da nossa monarquia? E hoje temos uma sucessão de governantes que batem continência pra esse pessoal que nos tratam feito vira-latas por sermos parte do que eles mesmos cunharam como “terceiro mundo”.

Conan

Ninguém é obrigado a nada, compra quem quer.

Agressor's

Explica isso para os que usam o Tik Tok e a rede 5G Chinesa. Eu tenho certeza de que a Huawei discorda desse tipo livre mercado que nos vendem e que acabou com muitas das nossas empresas de potencial. É o estranho caso dos EUA capitalista, que usa medidas comunistas para frear a China na guerra comercial. Vai lá e deixa o mercado livre pra vê o que acontece, em 1929 quase o capitalismo foi por água abaixo, até que o presidente dos EUA teve que interferir rigorosamente na mercado pra salvar os EUA na crise. O mesmo que também… Read more »

Leitor Sincero

Assim como China não permite FAcebook, Instagram, Twitter… abre o olho canhotinho.

Last edited 3 anos atrás by Leitor Sincero
Andre

Verdade, o capitalismo quase caiu em 1929 e 2008, mas o comunismo caiu em 1989 e 1991. Até alguém ter uma nova idéia, o capitalismo liberal, utilizado por todos os 25 maiores IDHs do mundo, segue sendo a melhor opção.

Alex Rocha

Não concordo contigo. Se estamos onde estamos é por culpa nossa mesmo. Como o Conan disse, ninguém é obrigado a nada. Não adianta ficar culpando outros pelas nossas cagadas passadas ou presentes. Não adianta mais chorar pelo leite derramado. Não damos conta de mudar o passado mas podemos batalhar pelo futuro. Agora muitos brasileiros precisam acordar. Já disse em outros posts e volto a dizer, estamos num sistema de governo falido que favorece a corrupção, a puxada de saco e a preguiça. Enquanto a cultura do pais não mudar nada muda e isso começa com os habitantes.

Welington S.

É o tempo todo assim de nego acusando EUA e o escambal por erro NOSSO e problema cultural NOSSO. NÓS é quem temos que resolver essa bagaça e não ficar pelos cantos rasgando o cy de raiva dos EUA pelo o que eles fizeram no passado ou fazem. Os EUA nos trata como vira-latas porém existe brasileiros que se auto-intitula como um. O próprio ”Agressor’s” ai se intitula como um vira-lata a partir do momento que só reclama e não faz nada para ajudar ou mudar. Fica esperando cair do céu.

Agressor's

Nosso verdadeiro inimigo tem uma bandeira com listas vermelho, azul e branco, com um retângulo cheio de estrelinhas. Este gafanhoto sim, é a nossa ameaça.

Agressor's

“Welington S.

O próprio ”Agressor’s” ai se intitula como um vira-lata a partir do momento que só reclama e não faz nada para ajudar ou mudar. Fica esperando cair do céu.”

Não entendi aonde você quis chegar com essa sua colocação. Você está querendo me dizer então que eu deixarei de ser vira-lata se eu me calar para a situação em que o nosso país se encontra e mantiver uma postura conformista de aceitação com isso?! Mas no que isso fará ajudar o nosso país a sair dessa situação?

Welington S.

Não se bate continência se PRESTA.

Marcelo Danton

Vc certeza de diverte na sua piscina de bolinha né não ??!? Que criançola ?.
Não saiu da quinta série ainda??

Welington S.

Seu comentário foi realmente para mim? Porque não sei aonde comentei alguma criancice aqui…

Agressor's

Excelente argumento, o seu.

Luis Roberto de Lima

Trabalhei em multinacional americana, joint venture americana/japonesa na nacionalização dos carros da Ford e inclusive chicotes para a F150 americana, trabalhavamos em uma verdadeira torre de Babel com funcionários de várias nacionalidades, eramos tratados igualmente pelos americanos. Somos considerados um povo capaz e inventivo, só que com eles não tem o jeitinho brasileiro. Tive a honra de trabalhar por 27 anos e somos até hoje uma grande família espalhada pelo mundo.

Cristiano de Aquino Campos

Muito provavel a sua teória do dedo americano na queda do imperio. Eles nunca engoliram uma monarquia no continente.

Andre

Quem sabe se tivéssemos seguido o modelo político-economico americano não estaríamos com um IDH semelhante ao sul coreano, que seguiram…

Ricardo Bigliazzi

Eu tenho… mas passa em alguns minutos…

Antoniokings

E o Irã está ajudando a colocar em operação algumas refinarias venezuelanas que sofriam com falta de peças por causa do boicote americano.

RPiletti

É o mais racional a ser feito. Porém, não parece ser tão simples trocar o equipamento ocidental pelo iraniano…

Salim

Ninguém da nada, Venezuela e seu povo vou pagar esta conta, que náo e monetária somente.

Leitor Sincero

Até mesmo porque um país que ama o controle Estatal não pode depender de outra nação… então…. nacionalizem tudo… Capitalismo é uma porcaria mesmo… Que o proletariado produza tudo e tudo dele seja…

willhorv

O povo Venezuelano não tem culpa que um imbecil tomou o poder para uma ditadura.
Sua única conivência é permitir que isso perdure.
Tenho dó de ver no que está se transformando este povo outrora tão alegre.
Pena.

horatio nelson

em parte eles tem culpa pois votaram no psuv do chavez assim como nós aqui no 13, mas graças a DEUS nosso pr venceu. e veja toda a luta q temos para a despetização no governo e desvenuelização do brasil ! mas infelizmente nossos vizinhos do sul estão em um processo de venezuelização devido a más escolhas.

PauloR

Quem mais se parece com a Venezuela hoje é justamente o Brasil, inclusive economico com as políticas do Guedes

Kemen

Também acho PauloR, filosofias politicas diferentes, mas o resultado parece caminhar no mesmo rumo.__ O Guedes concordou em dar com uma mão, mas esta tratando de tirar com a outra e com grandes ganhos nas contas, pedindo a criação de novo imposto que, além de atingir aqueles que receberam o auxilio emergencial terão nos preços de tudo a cobrança mascarada, pois impostos se repassam aos consumidores, atingirá a muitos outros, enorme lucro com o tempo.

Welington S.

E quem você queria na pasta econômica? Me dê nomes.

Leitor Sincero

Palloci kkkk

Leitor Sincero

Você deve ter demência.

Cristiano de Aquino Campos

Na epoca, votaram no Chaves pois ele era anti-sistema de lá, onde a riqueza do petroléo ia para poucos e o povo na miséria. Querendo ou não, no começo ate que ele fws algo de bom pelo povo, tanto é que ate hoje, a maioria fala bem do Chaves más odeia o maduro.
Aliasz consta que os próprios Chavistas raiz acham o maduro um como chamam, traidor da causa bolivariana de Chaves. Chegou ao poder e voltou a ser quase como antes do Chaves.

horatio nelson

concordo q o maduro é pior q o chaves…ele está mais preocupado com pasta base de cocaína,pelo menos o chaves dava migalhas ao povo ja com o maduro brigam por lixo.

Glasquis7

Por que estaria preocupado com pasta base se ele tem toneladas de cru?

Ricardo Bigliazzi

Essa Venezuela é uma vergonha mesmo, importar gasolina do Irã sendo que tem as maiores reservas de petróleo do Mundo, exemplo de incompetência absoluta de um regime recheado de inúteis..

Obs.: OK, OK! entendo que esses navios do Irã podem estar levando mais do que gasolina para a Venezuela… mas fica a pergunta: Por que não compram da China ou da Russia, se é que vocês me entendem…

Cristiano de Aquino Campos

Não estamos longe disso. O nosso petroléo e tão grosso como o deles e muito do nosso petroléo e exportado cru pois não temos refinária capazes de processar o nosso próprio petroléo.
Obs. Nós tambem importamos petréo.

Renan

As peças para montar uma refinaria capaz para nossa industria está apodrecendo a décadas no porto de Santos
Não tem estrada para levar até o local

Ricardo Bigliazzi

Cristiano, sei disso, a grande questão é não haver planejamento para isso. Como pode haver planejamento para investimento em novas unidades de refino com tecnologia mais avançada com a politica econômica hoje em vigor para o setor petrolífero Venezuelano?

Veja o link abaixo. As contas não batem. Aquilo é uma mentira. Um castelo de cartas, basta um ventinho para tudo ruir.

A incompetência absoluta reina na Venezuela:

https://pt.globalpetrolprices.com/Venezuela/gasoline_prices/

Mayuan

Tupi e Iracema mandam lembranças.

RPiletti

Ricardo, a questão lá é que as refinarias que fazem a transformação do petróleo em “gasolina” precisam de peças para manutenção, sem peças para isto não adianta ser o maior produtor de petróleo do universo…
A solução seria montar uma refinaria Made um Iran…

Cristiano de Aquino Campos

Bela obsrvação que mostra que mesmo, antes do Chaves, quando muitos falam que a venezuela era um oaraiso demicrático e de condições de vida do cidadão, eles não se preocuparam em desenvolver nem mesmo uma indústria de peças vitais ou uma estrutura de apoio ao seu principal meio de sustento nacional.
Só se preocupavam em gastar o dinheiro e gastavam mal, pois se tivessem investido no país e no povo, Chaves nunca teria chegado ao poder. Parece muita cidade aqui do Rio de Janeiro.

Raduga

E os imbecis preocupados com Macron, se algum país pode investir contra nossa soberania na Amazônia só a potência militar e econômica dominante pode fazê-lo. Mas aí alguns civis e milicos entregariam de bom grado ao Tio Sam, se contentariam em se tornar um Porto Rico.

Welington S.

Você não viu a quantidade de imbecil que bateu palmas quando Biden disse claramente sobre impor sacões caso o Brasil não aceite sua esmola? É isso aí. É isso que vemos e vamos continuar vendo. Brasileiro já ultrapassou o limite da imbecilidade – depois vão reclamar do imperialismo americano vindo aqui tomar nosso território. Pra quem acha que Republicanos será pra sempre nos EUA está muito enganado. Uma hora ou outra os Demôniocratas virão e aí é que eu quero ver nego no choro.

Agressor's

Todo governante “eleito” nos EUA faz um juramento de defender os interesses de sua nação, não importe os meios para isso. Portanto não importa que lado político de lá governe, seja ele qual for a política colonialista de dominação político-econômica que exercem aqui será a mesma de sempre que foi estabelecida.

Welington S.

AAAAAAAAAAAAAh não, não importa não. Aham, senta lá, Cláudia.

Heinz Guderian

Um país sem combustível não sustenta um conflito, o resultado inevitável será a derrota, bastar olhar o caso japonês na segunda guerra. Por isso que afirmo, é questão de tempo até termos uma guerra civil na Venezuela, e caso a mesma venha a agredir o Brasil ou Colômbia, a derrota será acachapante com apoio dos EUA.

Agressor's

Uma Guerra entre Brasil x Venezuela seria ótimo, 2 populações completamente alienadas hoje com uma lavagem cerebral midiática, matando uns aos outros com armamento defasado, alimentando a indústria das grandes potências.

RPiletti

??????

Heinz Guderian

“Uma Guerra entre Brasil x Venezuela seria ótimo”
Parei de ler aqui.

Alexandre Esteves

Cara, tu tens “pobrema”!

Kemen

Não é só não se sustentar num conflito, o pais não se sustenta mesmo sem um conflito, ele para.

Cidadão

A ditadura bolivariana só não foi varrida ainda não por causa do iran ou da russia…

Kemen

Deveriamos estar observando o que interesa e não interesa ao Brasil, o que muitos não observam.___ Bloqueiam a Venezuela e mais venezuelanos entrando pela fronteira atulhando o nosso pais, e alguns deles estrangeiros no extremo da pobreza, como se já não tivessemos nossos próprios problemas.__ Devemos clamar pela democracia na Venezuela, sim isso é uma ação diplomatica.__ O que o nosso aliado do norte faz para nos ajudar com a onda massiva de imigrantes venezuelanos?___Nada!__ Por que ele não os acolhe em vez de ficar construindo muros se isolando do mundo?__Afinal presume-se que os imigrantes são de oposição ao atual… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
_RR_

Kemen,

Se se refere aos americanos, alguma coisa eles á fizeram…

https://tvbrasil.ebc.com.br/brasil-em-dia/2020/09/estados-unidos-anuncia-ajuda-financeira-ao-brasil

E tem intenção de fazer mais:

https://roraimaemtempo.com/ultimas-noticias/eua-e-governo-de-roraima-negociam-verbas-separadas-para-saude-de-imigrantes-e-roraimenses,374594.jhtml

Independente de quem está no governo dos EUA, é interesse dos americanos manter um soft-power na América Latina. Desde Obama que eles entenderam que deram muito pouca atenção a região, e querem remediar isso…

Kemen

Caro _RR_ espero que nos “finalmente” as ajudas negociadas tenham se efetivado materialmente, afinal seria um reconhecimento de que as ações norte americanas na Venezuela prejudicaram o Brasil.__ Obrigado pela informação, que por sinal a imprensa pouco divulgou ou eu não observei.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
_RR_

Boa tarde, Kemem. Por nada… Países tem interesses, sempre… E os americanos não estavam pondo os seus na mesma conta que os do Brasil. Ocorre que, por causa da atual conjuntura, com chineses, russos e europeus ocupando o vácuo deixado nas últimas duas décadas, a Casa Branca decidiu que era hora de aproximar-se do Planalto, que, por sua vez, está ávido em diversificar suas relações para fora do eixo no qual estava inserido nos últimos anos. Ou seja, há atualmente uma convergência de interesses, pura e simples… De minha parte, não vejo tanto problema em aproximar-se dos americanos, desde que… Read more »

Conan

Você esta mal informado, o que acha que o secretario de estado dos EUA foi fazer na fronteira do Brasil com os EUA?

Kemen

Só blá blá blá na sua fronteira imaginaria.___ Cadê a ajuda material?

Ricardo

Navios iranianos e venezuelanos estão começando a usar bandeira russa para impedir as ações dos EUA.

Mas nada disto vai tirar a Venezuela no buraco. É de longe o país mais destruído a América Latina. A pobreza da maioria da população só rivaliza com o Haiti.

Antoniokings

Se vc contar que só na cidade de São Paulo tem mais de 25 mil habitantes de rua, acho que estamos piores do que eles.

Conan

Contra uma população de 15.000.000? kkkkkkk
Antônio Reis, um verdadeiro humorista!

Antoniokings

Pelo menos eles tratam os pobres deles com dignidade e não os deixam apodrecendo pelas ruas.
Por sinal. só aqui no Brasil e talvez na Índia encontremos tanta gente jogada nas sarjetas..
Na Índia deve ser o ‘karma’.
Aqui é a nossa meritocracia.

Welington S.

Que dignidade? Em que mundo da Lua você está vivendo cara? Você realmente sabe o que está se passando na Venezuela? Principalmente com o povo pobre de lá? Só de querer comparar algo que não se compara você já é um imbecil.

Antoniokings

Não, mas sei o que está se passando aqui.
E estamos muito preocupados.

Agressor's

Ataque a mensagem e não o mensageiro!

Welington S.

hurr durr ataque a mensagem não o mensageiro hurr durr

Parece até namorado do cara. Te orienta.

Tutu

Tenha respeito, já conversei pessoalmente com venezuelanos que tiveram que deixar tudo que tinham, família, vida e emprego.
Não minta e tente desmerecer o sofrimento de pessoas que você nem conhece.
Isso é desprezível.

Antoniokings

Nos bairros ricos de Miami e Madrid também temos muitos venezuelano.
Mas, esses não deixaram tudo para trás.
Pelo contrário.
Levaram as fortunas que tinham.
Não me venha com papo furado.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/08/venezuelanos-ricos-lideram-boom-imobiliario-em-bairro-chique-de-madri.shtml

Tutu

As suas tentativas de justificar o injustificável são impressionantes e deprimentes.
Agora me diga, o que esses venezuelanos mais endinheirados que conseguiram sair do barco mais cedo tem haver com a grande maioria que hoje está passando dificuldades?

Antoniokings

Vc deve ser gestor de fundos desses endinheirados fujões.
Só pode!

joseano

Do ponto de vista do Direito Internacional, os EUA poderiam interceptar esses navios? Aliás as sanções são via ONU ou é uma deliberação unilateral dos yankees? Estou falando em termos de legalidade, lógico que se quiserem com o poder que tem os americanos abordariam e desviariam os navios, mas fico pensando numa situação em que a parte que violasse a proibição nao fosse fraca tipo China/ Russia mandando navios seus na escolta, e aí como ficaria para fazer valer a sanção?

Cristiano de Aquino Campos

Legalmente não, pois essas sanções são unilaterais dos EUA. Não tem o endosso da ONU. Que na sua maioria dos membros não vê a validade de sanções econômicas que afetam a população e não os poderosos do país. Eles preferem sanções a venda de armas e sanções politicas, como ordem de prisão internacional dos lideres de países sob-sanção politica.

Conan

Sanções só podem ser impostas por quem tem força militar e econômica.

Cristiano de Aquino Campos

Não foi esse o cerne da questão.

Glasquis7

Então e seguindo o seu raciocínio, a Francia tem o legitimo direito de internacionalizar a Amazôni

sub urbano

Quem tem mais armas pode fazer o q quiser. A China pode fazer o mesmo com o brasil no futuro se precisar impor sua autoridade.

Defensor da liberdade

Pirataria é legal agora?

Matheus S

O Cristiano exemplificou bem a resposta da sua pergunta. Legalmente falando, isso que os EUA estão fazendo é totalmente errado, violando princípios internacionais. A ONU não tem mais sanções contra o Irã, apenas os EUA unilateralmente é que estão embargando os iranianos. O Irã estava sob embargo da ONU desde 2007, mas em Agosto desse ano, a ONU não estendeu o embargo aos iranianos e o prazo expirou esse mês, portanto, qualquer interceptação agora de navios iranianos será do ponto de vista legal, errado. Se o Irã estivesse sob embargo da ONU, nesse caso os americanos estariam certos com essa… Read more »

Matheus S

Teve um incidente da China com os EUA referente a isso em 1993. A CIA disse que um navio comercial chinês “Yinhe” estava carregando armas químicas para o Irã, no caso a USN emitiu um comunicado(leia-se forçou) aos países vizinhos que impedisse a atracação desse navio em seus portos, deixando o navio chinês no mar internacional por mais de 20 dias. Nesses mais de 20 dias, o navio Yinhe estava sob intensa vigilância dos navios americanos, porque os EUA não podiam interceptar o navio em alto-mar e inspecionar, com isso fizeram pressão para o navio se retirar e voltar à… Read more »

XFF

Bloqueio e as sanções contra Venezuela são ilegais. São sanções unilaterais e não da ONU. Até remédios e alimentos estão sendo bloqueados por tio sam. Isso é estratégia para empobrecer o país e jogar o povo contra o governo.

Conan

Se funcionar é uma ótima estratégia.

Antonio Palhares

Bem como o fundo soberano do petróleo venezuelano depositados em países ocidentais.

Tupinamba

Livre mercado não tão livre assim, né ?

Conan

Irã e Venezuela são mercados livres?

Antonio Palhares

E a “livre determinação dos povos” ?

RPiletti

Bonito na teoria, mas na prática o que vale é o tamanho do porrete, o dos americanos deve beirar 100k tons (e tem mais de um)…

glasquis 7

Então se um dia eles quiserem se apropriar da Amazônia o Brasil vai ter que ceder?

Fabio Araujo

O ouro da Venezuela compensa! Os dois já estão sofrendo sanções dos EUA nada vai mudar!

_RR_

Fabio Araujo.

Compensaria se fosse usado como reserva para segurar as garantias de investidores locais e/ou como equilíbrio para a moeda local…

A economia venezuelana atualmente está quase que reduzida ao escambo… Quem está sobrevivendo, só consegue vivendo na total informalidade…

Renato

A julgar pelo título da matéria, colocaram os americanos como donos do planeta.
Mas essa farra vai acabar
É questão de tempo.

Conan

Questão de tempo……muito tempo!!!

Antoniokings

Putin e Jinping.
E, portanto, fazem o que querem e bem entendem.
Como disse, para os EUA, o Embaixador da China na ONU: ‘Acabou! Vcs estão enchendo o saco do Mundo há muito tempo’

Não foram bem essas as palavras, mas fora exatamente nesse sentido.

Barbosa Silva

Esquecendo um pouco ideologias e propaganda de ‘guerras’ a fins, convido os nobres participantes dessa discussão ao pragmatismo algo ecenssial mundo moderno e capitalista; então ai invez de julgarmos vamos nos questionar sobre o tema; Venezuela: Qual o ato de governo daquele país que o tornou “paria”,no mundo e especificamente para os EUA. Qual o risco real que representa para a America latina e os EUA. Ditadura? Como? Os governos foram eleitos pelo voto direto do povo, a despeito de toda propaganda pra desacreditar as eleições de lá. Qual o objetivo real em tentar remover o atual governo? Restabelecimento da… Read more »

Carlos

Acrescentando, por que os EUA querem democracia somente onde há produtos que lhes interessam?

_RR_

Barbosa, A Venezuela se tornou um “paria” a partir do momento em que começou a fechar sua economia, achacando quem produz… E isso é culpa exclusiva da liderança deles e a ausência de uma visão real do que é uma economia e dos mecanismos que a mantem… O risco é com quem se alinha… isto é, adversários diretos dos EUA no cenário internacional; na disputa pelo “trono” de quem dita a estabilidade global. Prego que se destaca… Há na história casos de ditaduras que se utilizaram dos mecanismos democráticos para se estabelecerem… A Alemanha nos anos 30 é um exemplo…… Read more »

Antoniokings

Prezado Barbosa Silva

Esse papo dos EUA já cansou o Mundo.
Se vc perceber, eles costumam atacar governos ‘anti-democráticos’ que são grandes produtores de petróleo.
Desse modo, tentam tirá-los do mercado para que possam abrir espaço para o petróleo (caro) produzido em suas terras.
Foi assim com a Líbia, Irã, Venezuela e em parte com a produção do Iraque.
Mas, como tudo que é bom dura pouco, alguns países produtores perceberam a jogada e estão contra-atacando e colocando em xeque a produção americana.
Breve teremos grandes novidades.

Defensor da liberdade

Isso é livre mercado. EUA são piratas modernos e devem ser combatidos. Espero que o Irã construa logo suas armas nucleares, assim quero ver EUA cantar de galo com alguém.

Defensor da liberdade

Parabéns ao Irã, quem manda nesta zorra é o consumidor! LIVRE MERCADOOOOO!

Alexandre

Tem que apreender esta embarcação aí, para acabar com essa ousadia do Irã.

Marcos10

Não critiquem demais o Irã. Os próximos da fila somos nós.

Gerson

Não tem briga, eh só fogo de palha… qualquer coisa Moscou manda dois TU-160 e tudo se acalma…

XFF

rsrsrs.
Isso mesmo!. Irã tem aprovação do Moscou pra mandar petróleo para Venezuela.

Last edited 3 anos atrás by XFF
Tallguiese

Quando começam os afundamentos?

Glasquis7

Ainda não consigo entender o que é que faculta os EEUU a permitir ou não o comercio entre este ou outro país.

E o pior, tem quem apoia e depois depois reclama de intervencionismo.

Gabriel BR

Eu ia gostar de ver a Venezuela com misseis de longo alcance… não ia faltar dinheiro para as nossas forças armadas. Aliás misseis de longo alcance são uma peça quase obrigatória para quem quer contrapor a invasão de uma média ou grande potência…é questão de tempo para misseis iranianos aparecerem nos arsenais da Venezuela.

H.Saito

O nome do terceiro navio está errado, o correto é “Faxon

sidney pereira

O Chaves era o ídolo do Bozo, um coronel paraquedista que derrubou o governo corrupto e subserviente aos interesses externo, fortalecendo inclusive a PDVSA extirpando os exploradores da mesma , eis um dos motivos do golpe e das sanções hoje contra o governo bolivariano que não deixouse levar pela onda entreguista inclusive das riquezas nacionais e da soberania. ” As Américas para os EUA”. Obs: que doutrina é essa?