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O Ministério da Defesa da Lituânia (ex-República Soviética e atual membro da OTAN) assinou um contrato com a empresa britânica Thales para a transferência, adaptação e modernização de duas unidades da classe Hunt no último dia 28 de novembro em Portsmouth. Detalhe: o contrato foi assinado a bordo o lendário HMS Victory.

O HMS Cottesmore e o HMS Dulverton reforçarão as ações de contra-minagem da Lituânia e da própria OTAN no Mar Báltico. Mas para isso, estas duas embarcações terão que sofrer um processo de conversão para voltarem a desempenhar seu papel inicial. Ambos foram convertidos em navios de patrulha costeira em 1997 e exerceram esta função até 2004, quando foram incluídos numa lista de dispensa do Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD). Em 2006 o Grupo Thales, com o aval do MoD, passou a procurar um interessado para estes dois navios.

Segundo o Grupo Jane’s o acordo completo, incluindo a modernização e readaptação das unidades, está avaliado em 55 milhões de euros (cerca de 71 milhões de dólares) Espera-se a entrega dos navios para a Lituânia antes de 2011, quando aquele país tornar-se-á o terceiro usuário deste tipo de embarcação ao lado do próprio Reino Unido e da Grécia.

Com informações da Thales

NOTA DO BLOG: Possivelmente um dos campos onde a Marinha do Brasil está mais defasada é o campo das ações de contra-minagem, atividade primordial de qualquer marinha no mundo independente do seu porte. Os poucos navios da classe Schütze, além de construção antiga (mais de 35 anos de uso) estão baseados longe dos principais portos nacionais. Embora tenham recebido alguns melhoramentos ao longo dos anos, estão pelo menos três gerações atrás do que existe no mercado atualmente.

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marujo

Foram quatro as embarcações desse tipo descomissionadas pela RN?

Guilherme Poggio

Marujo,

Das 13 unidades, duas foram para a Grécia em 2000/2001 e duas estão indo para a Lituânia. Sobraram 11, sendo que o primeiro foi descomissionado em 2005, mas ainda é utilizado como embarcação de treinamento estática.

Gilson

Que compra de oportunidade, não seria a hora de substituir os nossos navios da força de minagem e varredura,construídos na década de 70 na Alemanha Classe Schutze (Type 340A),designada como Classe Aratu, no Brasil.

CorsarioDF

Essa sim uma ótima compra de oportunidade! Sobraram nove, um bom número para substituir/complementar a frota da Classe Aratu da MB.

Sds.

TAER

Nossos almirantes deveriam aproveitar essa boa oportunidade para atualizar nossa força de minagem, já que nossos Aratu estão um pouco defasados.
Sds.