Entrevista com o Alte Othon Pinheiro da Silva, pai do Programa Nuclear da Marinha

18

 

alteothon (1)

O Poder Naval Online teve o prazer de entrevistar o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva no dia 8 de janeiro. Othon é engenheiro naval, mecânico e nuclear. Foi o fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para submarinos da Marinha. É o autor do projeto de concepção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio e da instalação de propulsão nuclear para submarinos. Desde outubro de 2005 é o diretor-presidente da Eletronuclear.
A primeira parte da entrevista em áudio pode ser acessada no podcast do Poder Naval, neste link.

O Alte Othon discorre sobre vários assuntos interessantes, desde a sua participação na construção das fragatas classe “Niterói”, quando trabalhava no AMRJ, até a construção e tecnologia de submarinos.

Foto: Arquivo Eletronuclear

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
WAR

É desse tipo de técnicos que o Brasil precisa. Não esqueçamos dos brigadeiros do ITA, a turma das Universidades e de todos que lutam pela nossa tecnologia. Parabéns, Almirante!

Marcelo Martins

Esse é o “Hyman Rickover” brasileiro!! Se esses cidadãos e suas idéias fossem devidamente valorizadas, o Brasil seria um país muito mais desenvolvido do que é hoje. Mas preferimos dar altos salários e apoio a políticos que não constroem nada!

cto

esse mereceria batizar com seu nome o 1 submarino nuclear brasileiro

Radical_Nato

Realmente!!

Iuri Korolev

Excelente entrevista !

Ele tem conhecimento técnico profundo e derrubou vários mitos comuns aqui no Blog.
Espero que o Galante e os outros da escola germânica aceitem de uma vez os franceses.
Disse claramente que o submarino alemão é um projeto “paisano” e que convencional nos dia de hoje é ilusão.

Espero a 2ª parte

Sds
Iuri

Excel

Merece o respeito de todo o Brasil.

Corsario-DF

Concordo com o cto!!!

gabriel

o Brasil tem pessoas capacitadas de de fazer estes programas,o problema é que o governo não procura,temos grandes estudiosos em todas os projetos que o governo federal manda fazer, o problema é a falta de recursos pq o governo não investe nestes programas,sem este financiamento estes homens ja fazem muito ,até milagre e concordo que o nome deste brasileiro esteja no primeiro submarino nuclear brasileiro.

Pedro Rocha

Olá senhores! Nosso primeiro sub nuc seria chamado Almirante Silva!? A classe Silva, talvez o Lula ache que seja uma homenagem para ele, somente no Brasil (risos). Brincadeiras a parte o Almirante e Engenheiro merece todo reconhecimento do seu trabalho. Um abraço aos senhores!
Em tempo realmente tivemos varios Silvas muito importantes em nossa história, lembrei agora do nosso saudoso Airton Senna da Silva!

Walderson

Galera,

eu não gostaria que o sub fosse batizado com no nome dele não, pois pela nossa lei, só se pode batizar algo com o nome de quem já morreu. O Brasil ainda precisa muito desse homem. Mas, se por um acaso no momento do batismo ele já tiver passado dessa pra outra, então concordo em número, gênero e grau com a sugestão.
Um abraço a todos.

Taer

Concordo com os amigos do blog, em especial com o post do Marcelo Martins, mas foi divulgado na imprensa francesa que o nome do SN brasileiro seria batizado como SN RIACHUELO!
Sds

Hornet

Caro Pedro Rocha, e tem também o José “Petrovich” da Silva, aqui do blog. Não se esqueça. Mas concordo com o Walderson, seria melhor um nome de alguém que já passou desta para uma melhor…ou então um nome “neutro”. Que não é exatamente uma homenagem, mas que tenha um simbolismo forte, como foi o caso do Nautilus, o primeiro submarino nuclear da história. Talvez alguma coisa parecida com isso fosse legal. Riachuelo eu não acho muito legal, já tivemos muita coisa com esse nome, inclusive já virou nome de loja. Eu preferiria um nome que marcasse a presença e a… Read more »

ADRIGUES

Comcordo com o cto.

O nome do nosso primeiro submarino nuclear poderia ser Alte OTHON!!!

Iuri Korolev

Caros colegas do Blog

Gostaria de ver comentarios sobre a entrevista (muito interessante) e não sobre o nome de submarino …
Abraços
Iuri

Iuri Korolev

Marcelo Martins
Muito pertinente a comparação com Hyman Rickover
Sds
Iuri

Wilson Johann

O Almirante vem desmistificar a questão sobre submarinos alemães ou franceses e sobre convencional e nuclear. Bastante esclarecedora. De agora em diante, qualquer discussão a esse respeito terá que levar em conta os argumentos dele. E vai ficar difícil para quem defende os IKL-214. O Almirante é um técnico no assunto e deixou bem claro a opinião do técnico e da marinha.

Abraços!!!

douglas

quero ver a opinião dos especialistas do blog.

Lindomar Bomfim de Carvalho

Não compreendo como podem ter colocado um homem deste preso. Na verdade até acho que sei o que está se passando. Espero que os militares não cedam. O Brasil e o nosso povo tem que enfrentar os nossos problemas, as nossas fraquezas, … de frente. Estes traidores somente estão neste momento trabalhando para entregar a nossa engenharia, riquezas, … soberania. A verdade é o melhor dos remédios mas infelizmente este remédio não está sendo prescrito.