PROSUB_Itaguaí
A Marinha do Brasil está planejando uma frota de seis submarinos nucleares e mais 20 convencionais, 15 novos e cinco revitalizados. Com seus torpedos e mísseis, será a mais poderosa força dissuasória do continente nos termos do Plano de Articulação e Equipamento da Marinha (Paemb). A meta é de longo prazo, só será atingida em 2047. O custo estimado de cada navio de propulsão atômica é de 550 milhões de euros.

O primeiro deles, incluído no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), já em andamento, sairá por 2 bilhões de euros, valor composto pelos custos de transferência de tecnologia e outras capacidades (como a de projetar os navios) por parte do estaleiro francês DCNS. As outras unidades estão cotadas apenas pelo preço de construção, no novo estaleiro de Itaguaí, no litoral sul do Rio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita as obras em dezembro.

O núcleo industrial será instalado ao lado da nova base da Força de Submarinos. Os dois projetos estão sendo executados pelo grupo Odebrecht. A empresa também vai produzir os submarinos.

Segundo o almirante Júlio Moura Neto, a importância da Força de Submarinos pretendida pela Marinha está na defesa do pré-sal, na necessidade de segurança marítima e na nova posição do Brasil no contexto internacional. “São fatores que reforçam a necessidade de priorizar a estratégia de dissuasão”, afirma.

FONTE: estadao.com

NOTA DO BLOG: “viagem ao fundo do mar” seria um título melhor para esta matéria, pois o autor simplesmente “viajou na maionese”. Se somarmos todos os submarinos que a Marinha já teve em toda a sua história e que não estão mais em operação (21), teríamos um número inferior ao proposto pela matéria. Em outras palavras, a Marinha do Brasil atingiria daqui a 37 anos um número superior de submarinos (todos operados simultâneamente) que ela chegou a possuir durante 75 anos de história!

Em relação aos cinco submarinos atuais da classe IKL 209/209 mod, que passam por processo de revitalização, eles dificilmente eles estarão em operção em 2047, data informada pelo texto quando o número de unidades chegará a 20 submarinos convencionais. O Tikuna, atualmente o mais novo submarino da MB, terá na data proposta 42 anos de operação, tempo demasiadamente grande para um submarino. Fica difícil imaginar o S-30 Tupi, quase um sexagenário, ainda prestando bons serviços ao país data indicada.

Com relação aos submarinos nucleares, este sim é um verdadeiro exercício de futurologia sem bases razoáveis. É de conhecimento geral as enormes etapas que o país terá que vencer para chegar ao primeiro exemplar. Vencida as etapas técnicas, será necessário reunir os recursos para tal empreitada. Não é uma tarefa simples. Basta ver que marinhas tradicionais e de grande expressão mundial como a Royal Navy e a Marine Nationale possuem grandes dificuldades para manter frotas de SSN deste porte (a RN possui sete SSN e a MN possui seis). É possível imaginar a Marinha do Brasil com uma frota de SSN equivalente às frotas da França e do Reino Unido investindo apenas frações dos valores que estes países investem?

Imaginar que um país quetem pouca experiência na construção de submarinos , que pouco investe em pesquisa e desenvolvimento e não trata a área de defesa como prioridade nacional terá seis SSN junto com outros 20 submarinos convencionais é ser otimista ao extremo.

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Bom, vou ser otimista e torcer para que se concretize, esses 6 Subs Nucleares e 20 convencionais…

Mesmo que seja a metade dessas quantidades, já seria uma força respeitável. Mas 2047?? Poderia ser 2035 no máximo.

[]’s

Fox Bravo

Poggio, bem lembrado!
Acho que uma força de 2 ou 3 SSN, e 12 sub convencionais seria aceitável, nos próximos 35 anos, não contando os atuais U-209. Somente os novos que poderão a vir. Ainda sim, se a MB atingir está quantidade teremos uma formidável força de dissuasória.

Vplemes

Vocês esperavam o que? É só ver quem escreveu a matéria: Roberto Godoy “O especialista”. Fala sério, se juntássemos todas as abobrinhas que este senhor fala em uma semana, dava para fazer a maior torta de abobora do mundo (Olha o Godoy ai Guinnes!). Este “jornalista” é tão especializado no tema defesa, que não sabe a diferença entre a culatra e o quebra chama de um FAL. O pior de tudo é que tem muita gente que utiliza as “reportagens” deste cidadão para opinar sobre o tema. Haja paciência!

Korolev

Talvez seja possível até 2047, mas é necessário que muita coisa de dê certo, continuidade política, bem estar econômico, aumento do orçamento da defesa, entre outros…

Fábio Mayer

Pior é ouvir isso umas 10 vezes hoje na CBN… tem gente que esquece do bom senso e da realidade!

Korolev

Fala sério, se juntássemos todas as abobrinhas que este senhor fala em uma semana, dava para fazer a maior torta de abobora do mundo (Olha o Godoy ai Guinnes!).[2]

UAHAUHAUAHUAHAUAHUAHAUHUAHAUHAU!!!
Boa!!!

Mario Blaya

como dizia um economista, ” a medio prazo estaremos todos mortos!”

2047 parece um data para enganar trouxa mesmo, porque não 2046, eu gosto de numeros pares!

Ricardo

Putz até la acho que não to vivo para conferir 🙂

Nautilus

O cronograma da MB para o ProSub prevê o primeiro S-BR entrando em serviço em 2017, 2018, 2020 e 2021. O primeiro SSN entrará em serviço em 2025. Esse navio deverá ser seguido por uma classe de SSN aperfeiçoada, que incorporará os melhoramentos ditados pela experiência com o primeiro navio. Deverá, portanto, haver um intervalo de vários anos entre a entrada em serviço do primeiro SSN e os 5 da nova Classe. Os SSK da Classe Tupi deverão ser desativados à medida que os SSK que sucederão a Classe Scorpène-BR forem entrando em serviço, a partir de 2025. Então, eles… Read more »

Galileu

ahahahahah essa MB é uma comédia, por isso se dá tão bem com o ParTido!

Quem perde com esses comandos “Nirvana” que sempre aparecem, é a própria força que eles defendem!!

Pé no chão! até 2050 terá 1 SSN e olhe lá…..

Ratão.com

Viajou geral na maionese!!!

Fico com a opinião sensata do blog

Bulldog

A chance é grande de em 2047 termos UM subnuc e QUATRO convencionais. Estes que foram comprados agora…e nada mais.

Ratão.com

A historia passada nos condena a um futuro mediocre!!!

Em 2047, se estivermos vivos até la ( espero que não), deverão ter 03 (tres) submarinos construidos em 2012 /2016, os mesmos que estão sendo construidos agora e um casco vazio para a montagem de um “motor” atomico…

matheus

2047?
isso esta mais para 2147!!!

RodrigoBR

Eu não sei se vamos ter 20 convencionais e mais 5 nucleares, mas que nós vamos ter muitos, vamos! Porque o Brasil finalmente acordou, sabe que de agora em diante não pode mais prescindir de uma força militar poderosa, pois o futuro é muito obscuro! A hegemonia econômica e político-militar dos EUA está em declínio… A China e a Índia nos próximos 10 ou 15 anos terão “colado” na capacidade econômica e militar dos EUA. E o que acontecerá quando a China resolver se “expandir” ??? A China está deseperada já nos dias de hj por recursos naturais, imaginem daqui… Read more »

muscimol

2047…. fonix … isso é que é planear de avanço!! …. là se vai o dinheiro todo em subs. A arabia saudita torra o cacau todo em armas, com a populaçao num indice de desenvolvimento humano = merd…. numero 55 em 2010. Quando o petroleo acabar vao se mantar uns aos outros com todas as armas que compraram, que fazem inveja a muita gente pelos vistos. O vosso indice de desenvolvimento é de 73, trabalho com cientistas Brasileiros que querem voltar para ai e nao podem porque mesmo com esse cacau todo o Brasil nao tem nenhum plano tecnologico para… Read more »

Diego

Agora sim, uma ambição digna de respeito, mas se for depender de verbas…

Giordani RS

Bom…Eu devo estar me despedindo deste mundo lá por 2047, mas gostaria de antes de partir, poder ver ao menos UM SSN tupiniquim…
E o godoy é o godoy…ontem teve um globo news Painel, o 3º sobre Defesa e adivinha se o maladoy não estava lá…

PS.: E o Poder Aéreo sob novo ataque dos chineses-bolivarianos? Hehehe…

Invincible

kakakakakaka…

Boa piada. E tem gente que cai nessa.

Quem falou isso? O Silvio Santos?

20 Subs vem aí Oh oh Ohohhhh….

Zen

Li o titulo e fiquei feliz pra ………, mas pra 2047, fala sério.

FAVOR NÃO ESCREVER PALAVRÃO NOS COMENTÁRIOS

Ricardo-BH

Já foi dito neste blog que o projeto de um submarino nuclear é muito caro, para usá-lo somente em atividade de patrulha das plataformas marítimas. O Brasil, signatário do tratado de não proliferação de armas nucleares, já reiteirou que não usará nesses submarinos armas nucleares. Aliás, gostaria de ressaltar esse ponto. Todos falam que precisamos de submarinos nucleares. Eu discordo. Penso que precisamos de um submarino de submersão permanente. Não precisa ser necessariamente nuclear. Há outras tecnologias capazes de gerar energia independente do oxigênio, como as células de hidrogênio, por exemplo. Acho que no horizonte de tempo que a MB… Read more »

Cláudio

Guilherme Poggio disse: 21 de novembro de 2010 às 22:20 Quando li essa matéria no Jornal Estado de São Paulo fiquei de olhos estalados, pois pelos investimento pequenos que nosso País vem fazendo é impossível que essa matéria se concretize. Porém, o erro maior dessa “matéria” está em acrescentar a soma dos 26 Submarinos, os atuais Submarinos. Qualquer pessoa que tenha um pouco de interesse/conhecimento pela area bélica de nosso País, sabe que essa matéria foi escrita por um Jornalista que não tem nenhum conhecimento a respeito desse assunto, no mínimo, o Jornalista deveria ter conversado cum uma pessoa esclarecida,… Read more »

grifo

Enquanto o blog do, aviaumzinho está de novo em pane, permitam-me dar a minha inútil contribuição ao blog do barquinho. O Godoy aqui é só o mensageiro, não é justo culpá-lo por estes absurdos (e de qualquer maneira a lei diz que os incapazes são inimputáveis). Ao que consta a MB realmente disse que vai ter isso. Pessoalmente quero acreditar que existam pessoas sensatas no almirantado que sabem perfeitamente que os números são irreais, e espero que a MB esteja adotando a milenar tática de mirar alto para acertar baixo. Pede 6 sabendo que se levar 2 já está bom.… Read more »

Ademar

Não vejo nehum absurdo nessa notícia . Por se acharem estrategistas , o que não são e nunca serão . Dá pra perceber que a grande maioria dos comentaristas aqui , não entendem nada do contexto geral discutido e são totalmente alienados ! Que pena que isso aconte nessa comunidade . O Brasil caminha para em breve se tornar uma das maiores potências econômica e militar do planeta ! Acham realmente que estes meios só estarão prontos e disponíveis nessa data ? Enganam-se grandemente , o segredo é a alma do negócio . Se espantarão em breve com novas notícias… Read more »

RtadeuR

Não ou discutir datas, quantidades e idades de operação, mas o que importa nesta informação é a doutrina. Ora, sabemos que navios de superfície são lentos e de pouca furtividade, já foi dito que eles precisarão existir sempre pela presença ostensiva dos mesmos, mas a virada de doutrina em direção à furtividade é excelente, digo mais, a Marinha do Brasil, além dos submarinos que são furtivos, já deve estar pensando em patrulhar usando de satélite, UAVs, e aeronaves com radares especiais, digo ainda mais, alguém já deve estar pensando em colocar bóias de profundiade que operem como radar passivo em… Read more »

Humberto

Acorda vc Ademar..
Acho que vc está postando no lugar errado, sonhar e querer algo é uma coisa, agora tentar desqualificar alguns que estão a muito tempo e conhece alguma coisa com palavras ou promessas de um dia melhor é coisa profeta. Se vc o for, jogue na mega-sena..Creio que vc tenha mais sorte..
Aparece cada um..
[]

Francisco AMX

“Eu acho interessante como alguns números vão sendo “jogados” na mídia e ninguém reflete sobre os mesmos.”

Como os preços dos caças? a hora operacional? o tanto de ToT que a SAAB irá tranferir e gerar empregos? 🙂

realmente precisamos refletir sobre números!

tem gente que não se contenta em saber que o Rafale é mais caro, eles querem que seja o dobro… aliás, o triplo! rsrsrs
talvez seja para tentar compensar algo que falta no produto que eles defendem…

Sds!

MVMB

Comentário perfeito na nota do BLOG.

O resto é piada…. ou samba-enredo.

Já estou vendo/ouvindo na PORTELA (em ritmo de samba):

“O Brasil caminha para em breve se tornar uma das maiores potências econômica e militar do planeta
Teremos 26 submarinos, segunda esquadra e tres NAE, centenas de aeronaves
Acreditem, foi NETUNO quem falou.
Olha a Portela aí gente !!! Arrebenta Bateria !!!!!”

Francisco AMX

Não entendo muito de meios navais… mas um passarinho me contou que o que o Godoy falou está nos planos da PEAMB… acho que ele apenas repassou o que está lá… não estou aqui para defender o Godoy, acho que ele tem muito pouco “status” para falar de equipamentos… mas conhece e tem acesso aos meios, além de ser mais formatado para questões amplas de defesa e geopolítica… penso eu…
Acho que o erro aí está em não dar “baixa” nos navios que operam hoje… somou-se todos… e no final deu esta frota maravilhosa! rsrsrss

Sds!

Vplemes

Francisco AMX disse:
22 de novembro de 2010 às 9:26

Chico AMX, crise de abstinência? O aereo só esta fora do ar a um dia e você já esta assim? kkkkk

André

Ricardo – BH, duas observações:

1 – Os sistema de células de combustível (AIS) já estão em operação em vários submarinos de várias marinhas do mundo. São ótimos mas não se comparam à propulsão nuclear.

2 – A Alemanha não desenvolve submarinos nucleares porque é proibida de fazê-lo. Os tratados assinados no final da segunda guerra, e que ainda estão em vigor, proibem Alemanhã, Japão e Itália de possuirem submarinos nucleares.

André

Caro Ricardo – BH,

A Alemanhã não desenvolve submarinos nucleares porque é proibida de fazê-lo pelos acordos pós segunda guerra que ainda estão em vigor. Japão e Itália também não podem ter submarinos nucleares.

Marcos T.

Sería impensavel nos dias de hoje, más se o crescimento econômico do Brasil se mantiver em 4,5% , 5% ao ano não é coisa impossivel não, improvavel más não impossivel.
Não sei voces más eu pretendo viver para sempre e estarei lá para conferir, afinal o que são 37 anos?

wjw

Se falar que o brasil tera dois submarinos nuclear ate o ano de 2300 ai acredito fora isto não acredito em mais nada.

rodrigo ds

Ademar… Ademar…. Nada a declarar…… eita!!!!!!

Puxa vida, até aqui no naval vem comentários de FX2, vamos esperar o PA voltar…rssss

João Gabriel

Bom a previsão é bem otimista e um tanto utópica também….acho que um número mais realista,seria de uns 10 a 12 submarinos,aliás uma pergunta aos mais entendidos,quantos submarinos seriam suficientes para a MB patrulhar nossas costas,fronteiras marítmas e além mar?

Obrigado!

Abraços!

Rodrigo

Cada vez que o Godoy abre a boca, poderiam colocar aquela claque da platéia gargalhando.

Entendo que ele recebe do MD e da marinheirada do lago Paranoá, que vive na Disney, mas bom jornalista normalmente filtra o que ele recebe da fonte.

@wagner

Quando chegará o Super Star Destroier ” Executor” para a MB ?

Rodrigo

Rodrigo disse:
22 de novembro de 2010 às 10:39

Complementando…

Recebe informações, para não ficar com duplo sentido.

Vplemes

Rodrigo disse:
22 de novembro de 2010 às 10:39

Rodrigo, você matou a charada. Bom jornalista filtra a informação, mas como o Godoy custa a ser sequer “jornalista”, querer que seja “bom” é pedir demais. O pior é que no Brasil a pessoa vira “especialista”, “doutor” e que tais, muito facilmente. Não há qualquer exigência de qualificação para que alguém se arvore em especialista em algo. Alguém poderia me dizer qual a qualificação do Godoy para que ele possa ser chamado de “jornalista especializado em defesa”?

Francisco AMX

Pois é Vplemes!… primeiro começa a tremedeira da mão… rsrsrs

sds!

Rodrigo

RodrigoBR disse: 22 de novembro de 2010 às 2:39 Já fiz a pergunta, mas não vi a resposta.. Este seu avatar é a foto da capa do saudoso OFP ? Digamos que toda esta neurose anti-OTAN que o Jobim anda jogando na mídia fosse real. A OTAN tem capacidade hoje. O Brasil levaria por baixo uns 40-50 anos para ter capacidade de se opor a OTAN economicamente e militarmente. Até lá será só chegar junto e levarem o que quiserem e embargar qualquer tecnologia que o Brasil busque. O Brasil reclama da OTAN, mas faz uma aliança “carnal”, com um… Read more »

Francisco AMX

Sobre o Godoy, tb tenho a impressão que ele é “genérico” demais… acaba não se aprofundando onde teria condições… mas chamar o cara de “vendido” é forçar a barra…

Outro detalhe da persona dele é a simpatia… isso é inegável…

Sds!

Francisco AMX

“Se a questão é realmente um grande complô contra o Brasil e a China, não seria mais lógico nos aliarmos aos chineses ao invés de um membro da OTAN ?” não vi isso na entrevista… vi suposições do que e pq, a possíveis movimentos… se eles são cabíveis, pq não falar sobre o pq deles? negar o pq de a OTAM começar a “enxergar” o AS como uma possibilidade de “atuação”, que parece já ser admitida por alguns membros, é fazer vista grossa! Engraçado que tem gente que reclama dos “vermelhuxos” e por tal, dão carta branca a qualquer coisa… Read more »

Rodrigo

Francisco AMX disse: 22 de novembro de 2010 às 10:54 Eu falei de entrevista ____________? Olha o topo do post, que você vai ver a quem eu me refiro. —————————————————– Eu tenho uma certa resistência a jornalistas “especializados”. Normalmente temos dois tipos deploráveis e um bom. O primeiro tipo de inútil é aquele que se interessa por determinado assunto, pesquisa muito, sai perguntando, pentelhando e puxando o saco de meio mundo, mas não tem experiência prática alguma. Ai eu pergunto… Alguém que não conhece na prática sobre algum assunto, pode dissertar sobre ele com alguma propriedade ou analisar se a… Read more »

Francisco AMX

OLha… sem pegar no pé de ninguém especificamente, mas tem gente aqui que acusa personas/CPFs, com todo o gás, sem provas na verdade (o que não é fácil – entendo – e pode até ter fundamento e ser verdade), mas não oferece uma identificação de seu próprio e real nome e onde se “encontra”… fico cabrero com isso, mas é natural… o problema é que estes querem que acreditemos em tudo que venha deles… praticamente exigem isso, e fica difícil… O que eu falo aqui, sobre o que escutei de oficiais da FAB durante esta minha vida, não espero que… Read more »

Ivan

VPLemes, Vc fez a pergunta: ” Alguém poderia me dizer qual a qualificação do Godoy para que ele possa ser chamado de “jornalista especializado em defesa”? ” Talvez a resposta esteja na enorme escassez de jornalistas ‘realmente’ especializados no tema defesa que o Brasil viveu nos últimos anos. Possivelmente fruto de desvio que o tema sofreu no nosso país, sendo tomado como “coisa de milico”, sem importância para a sociedade civil. Eu, pessoalmente, tenho enorme dificuldade de encontrar com que conversar ao vivo e à cores sobre defesa. As vezes encontro os velhos companheiros de arma, mas mesmos estes estam,… Read more »

Francisco AMX

“Eu falei de entrevista _______________?” Caro Editor(es), veja bem se isso é conduta aceitável! tenho tentado evitar bate-boca, tenho tido sucesso, observem como este cidadão, que se diz educado, refere-se ao interlocutor. Já recebi ameaça de banimento, de um editor, por dizer muito, mas muito menos que isso! na verdade o edito não entendeu nada do que eu falei, já mandei e-mail para o editor chefe falando sobre… nunca recebi nenhuma resposta! logo, deveriam tomar a mesma medida “publica” que fizeram comigo! Já para ti, enrustido num nome “genérico” _______________ CARO FRANCISCO AMX, O RODRIGO JÁ FOI REPREENDIDO E DEVIDAMENTE… Read more »

Francisco AMX

Ivan,

Falou tudo!

Abraço bruxo! e obrigado pela dica de ontem!

Apollo2010BR

Não sou defensor do GODOY como “especialista em defesa”, mas o que poucos veem, é que ele tem papel muito importante sim, pois assim como o BLOG PODER NAVAL, ele traz o tema militar a muitas pessoas que em outras situações nem saberiam que o Brasil está passando por um processo de modernização das forças armadas. Então POR FAVOR nao vamos denigrir uma pessoa que da maneira dele ( mesmo limitado) esta tentando popularizar o TEMA de DEFESA, que é o que exatamente fazemos aqui. Alem do mais ele tem boa visão Geopolitica para compensar a falta de conhecimento tecnico… Read more »