Forças Navais dos EUA interromperam ontem um ataque de piratas ao navio MV Falcon Trader II, de bandeira filipina, depois que este informou que tinha sido atacado por piratas.

Aproximadamente 10:30hs, hora local, o USS Enterprise (CVN 65) e o USS Leyte Gulf (GC 55), que realizavam apoio à Operação Enduring Freedom, responderam ao chamada de socorro do MV Falcon Trader II, que relatara que suspeitos de pirataria, em um pequeno barco, estavam tentando embarcar no navio.

Um helicóptero SH-60F “Dragonslayers” do Helicopter Anti-submarine Squadron (HS) 11, do USS Enterprise e um SH-60B“Vipers” do Helicopter Anti-Submarine Squadron Light (HSL) 48 do USS Leyte Gulf foram imediatamente enviados para investigar a situação.

Uma vez em cena, a aeronave do HS-11 disparou tiros de advertência para dissuadir os piratas de continuar seu ataque. Depois disso, dois piratas foram vistos saltando da proa do MV Falcon Trader II e ao tentarem fugir, foram perseguidos pelo SH-60F.

Como o barco pirata foi de encontro a um grande navio, suspeito de estar a atuando como um “navio-mãe”, os piratas atiraram no helicóptero com armas de pequeno calibre. O helicóptero e os seus tripulantes não foram atingidos.

“Nós vimos perfeitamente os flashes de suas AK-47, mas não fomos atingidos”, disse o Lt. Joshua A. Overn, um dos pilotos. “O treinamento anti-pirataria que recebemos nos ajudou a conduzir a situação com segurança e profissionalismo.”

A US Navy continuará a acompanhar a navio-mãe suspeito, pois muitas vezes estes permanecem com reféns a bordo, afim de impedir a ação dos navios que realizam as patrulhas na região.


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments