‘Making of’ do poster comemorativo dos 40 anos do início da construção das fragatas classe ‘Niterói’

11

 

No princípio era a fragata Tipo 21, que depois virou a Niterói

 

Nosso artista digital José da Silva, editor do site NGB – Navios de Guerra Brasileiros, sempre gostou de desenhar navios desde garoto. Há alguns anos ele já tinha desenhado as fragatas Tipo 21 e em 2012 tivemos a ideia de tirar os desenhos da gaveta (na verdade, do HD) para a confecção de posters para colecionadores, a exemplo do que é feito nos EUA e Reino Unido.

Aproveitando o ano que marca os 40 anos do batimento de quilha das fragatas classe Niterói, pedimos ao José para modificar o desenho da Tipo 21 e transformá-la na classe “Niterói”.

O projeto levou mais de um mês de pesquisa em fotos, desenhos anteriores e literatura sobre o tema. A cada etapa dos desenhos, o “Zé” enviava para os editores do Poder Naval/Forças de Defesa o material para que pudéssemos fazer observações e dar pitaco. Foi um trabalho que usou várias cabeças e o raro talento do José, que tornou o projeto possível e garantiu o alto padrão de finalização.


 

Algumas ideias que tínhamos a respeito da Tipo 21 e da Niterói foram confirmadas ou desmentidas à medida que o desenho era produzido, principalmente sobre a posição da superestrutura e o tamanho do casco. Em alguns pontos, os navios são mais parecidos do que imaginávamos!

Atualmente José está trabalhando no desenhos dos próximos posters de navios da MB (os quais não podemos revelar agora para não estragar a surpresa). Em breve ele também vai fazer navios de guerra de outras Marinhas.

O poster da classe “Niterói” foi impresso em quatro cores no formato de 820 x 550 mm, em papel Couchê de 115 g/m2.

Faça como outros leitores, incentive o talento do José da Silva e reserve já o seu poster. Nunca antes na história deste País se desenhou um poster assim!

Clique num dos botões abaixo para adquirir o poster da edição de colecionador (versão sem dobras, com cobertura de verniz, pronto para emoldurar),  por apenas R$29,90! O valor já inclui o frete para localidades no Brasil e o tubo protetor.

Para compradores fora do Brasil consultar o valor do frete pelo e-mail revista@fordefesa.com.br.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
manoel

recebi o meu hj- parabens!!! ficou mesmo muito bom…ótimo…vamos esperar os proximos trabalhos

mmmbrandao

Galante… em um post anterior, logo que foi noticiada a publicação do poster, vc mencionou que aqueles (como eu) que compraram pela internet todas as edições da revista Forças de Defesa receberiam o poster como brinde. Então vamos realmente receber?

dinair

Sim Brandão, estamos enviando aos assinantes o poster da versão standard (com dobras). Vc tmb receberá o seu.

Daglian

Muito interessante. Se possível, gostaria de saber em que software são feitos os desenhos. Por curiosidade mesmo.

José da Silva

Boa noite Daglian,

Foram feitos no Corel Draw.

Daglian

Obrigado shipbuildingbr!

Moriah

show, já incorporei a minha frota de assuntos navais aki de casa…haha

GUPPY

Acho que em matéria de Fragata Classe Niterói, sua história, o Modfrag, etc, o Poder Naval é completo. Insuperável. Além de farta literatura, fotos históricas, entrevistas fantásticas (na Revista Forças de Defesa), criou-se estes posters inéditos. Simplesmente belíssimos. E parece que vai sair na Revista uma matéria explicando tudo sobre o Modfrag. Tô doido pra ver.
Mk10 é PN!

MO

guppy concordo que MK 10 eh com os cara, mas seria muito bom se houvessem outras fontes, varias infos de veiculos midiasticos diferentes,o pessoal brigando para fazer materia, mas infelismente salvo engano somos nos and os padilha/GW que se preucupam com isso … Mas também mas creio que tambem ‘a gente semo’ tudo isto dado ao pessoal ser ‘xiita naval’ aqui, por nossas anotações de uma vida em caderninho de anotações e afins e pegadas no pé para não deixar a peteca cair, pois se fossemos como a maioria teriamos um otimo assunto de F5EMbr pra falar da mk 10… Read more »

GUPPY

MO, Considero o PN insuperável em matéria de “Fragata Classe Niterói”, primeiro porque é notório que tudo o que se publica aqui sobre a Classe, sobre qualquer navio da Classe, é de conhecimento de causa, de quem realmente conhece os navios, sua história, etc. Temos aqui pessoas que serviram em unidades da Classe, como o próprio Galante. Nota-se também que as matérias trazem um certo carinho, um certo respeito pelas fragatas. Claro que críticas também são colocadas, quanto ao armamento principalmente, a idade, mas também são enaltecidas as qualidades marinheiras, o salto tecnológico que estes navios representaram quando de suas… Read more »

MO

rss, o Poggio