vanguard_classO primeiro-ministro britânico, David Cameron, avisou ontem (04) que o Reino Unido pode se tornar indefeso diante de “regimes políticos altamente instáveis”, caso desacelere o programa de desenvolvimento dos mísseis balísticos Trident.

Durante viagem até o oeste da Escócia, onde estão baseados os submarinos armados com os mísseis, Cameron insistiu: “precisamos hoje do nosso programa nuclear de dissuasão tanto quanto o governo que iniciou esse projeto há 60 anos”.

Em coluna no jornal Daily Telegraph, o ministro aafirma que as movimentações recentes da Coreia do Norte, somadas ao programa nuclear do Irã, apontam que seria “tolice” descartar o programa. “A União Soviética não existe mais, mas a ameaça nuclear permanece”, escreveu. “O regime altamente imprevisível e agressivo da Coreia do Norte conduziu recentemente seu terceiro teste nuclear, e [o país] pode muito bem ter material físsil suficiente para produzir mais de uma dúzia de armas atômicas”, lembrou Cameron. “Diante dessa ameaça crescente, alguém acha coerente abrirmos mão da nossa ferramenta de dissuasão?”, questionou.

O partido Conservador e o Liberal-Democrata do Parlamento britânico divergem acerca da continuidade do programa Trident. Os liberais propõe a implementação de uma alternativa mais barata.

Durante visita à base naval de River Clyde, em Glasgow, Cameron se encontrará com a tripulação do HMS Victorious, um dos quatro submarinos classe Vanguard da Marinha Real, armados com até 16 mísseis Trident cada um. Em seguida, o ministro participará de uma audiência pública em um estaleiro local. Entre os dados a serem apresentados no evento, estão os 12.600 empregos gerados pelo setor de defesa na Escócia – equivalente a 0,5% da população economicamente ativa no país.

O futuro do programa Trident será um tema importante na campanha para o próximo referendo sobre a independência do país, uma vez que o Partido Nacional Escocês afirma que não permitirá que mísseis nucleares em uma Escócia independente.

FONTE: AFP via Navy Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar

“regimes políticos altamente instáveis”, leia-se KK & demais bolivarianos.

virgilio

Pelo que entendi os países como Inglaterra ,EUA sempre darão desculpas para não acabar com as armas nucleares.

Parto pelo principio logico não existe países Irmão e amigos então eu penso que o Brasil deva romper com o tratado e construí suas armas nucleares.

Vai que no futuro a Inglaterra não nos ameace com esses submarinos nucleares em nosso litoral?

Diegolatm

Virgilio, é mais fácil a gente “arrear as calças” antes mesmo de eles enviarem um sub nuclear, digo isso pela forma pacifista que conduzimos nossa politica internacional.

daltonl

Caro Virgilio… a “desculpa” é que a Russia e a China estão modernizando seus respectivos arsenais nucleares, inclusive a Russia já anunciou que em breve substituirá seus ICBMs Topol e está fabricando o Bulava para seus novos submarinos. Na verdade tem partido dos EUA a redução dos arsenais nucleares como ocorreu quando do governo do Presidente Bush “Pai” que foi seguido pela Russia. Quanto aos “regimes politicos altamente instaveis” como Irã e Coreia do Norte pode se incluir também o do Paquistão, este último inclusive tem em seu arsenal misseis com ogivas nucleares. Quanto a sua preocupação de que sejamos… Read more »