Submarino nuclear ‘Vladimir Monomakh’ completa primeiro ciclo de provas de mar

Submarino nuclear ‘Vladimir Monomakh’ completa primeiro ciclo de provas de mar

151
3
SHARE

178859774

De acordo com representantes do estaleiro Sevmash, o Vladimir Monomakh, terceiro submarino nuclear da classe Borei (Projeto 955), completou com sucesso o primeiro ciclo de provas de mar. A informação foi divulgada ontem (08).

O estaleiro divulgou em comunicado oficial que o navio passou 25 dias testando todos os sistemas e equipamentos.  Ainda conforme o comunicado, o ciclo final de provas deve ser concluído no fim deste ano. O diretor da Sevmash, Mikhail Budnichenko, afirmou ainda em julho que o Vladimir Monomakh entraria em serviço em dezembro. Porém, o submarino – que será armado com mísseis balísticos Bulava – teve os testes suspensos no início deste mês após o lançamento malsucedido de um míssil. O ministro da defesa russo, Sergei Shoigu, também requisitou mais cinco testes de fogo com os mísseis.

Por conta da falha no lançamento realizado em 6 de setembro, oito de 20 testes de fogo com o Bulava foram oficialmente declarados malsucedidos. Porém, alguns analistas sugerem que, na realidade, o número de ocorrências seja ainda maior. Apesar de diversas falhas anteriores serem atribuídas ao fabricante, as Forças russas insistem que não está sendo considerada nenhuma alternativa ao Bulava.

FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

3 COMMENTS

Deixe uma resposta