Navio Escola Brasil realiza a 30ª viagem de instrução de Guardas-Marinha

12

Navio-Escola Brasil U27

Foi realizada, no dia 18 de julho, a cerimônia militar de despedida do Navio Escola (NE) “Brasil” (U27), que realizará a 30ª viagem de instrução de Guardas-Marinha. O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e de membros do Almirantado, a bordo do navio, que estava atracado na Base Almirante Castro e Silva, na Ilha de Mocanguê, Niterói (RJ).

A viagem tem o propósito de complementar os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos na Escola Naval, bem como aprimorar a formação profissional dos futuros Oficiais, com destaque na adaptação da vida a bordo.

Durante pronunciamento, o Comandante da Marinha destacou a importância da viagem como complemento às atividades ministradas em sala de aula. “Somente esta viagem permitirá que esses jovens orientem-se pelas estrelas, analisem as variações climáticas, pratiquem a navegação em águas restritas, planejem e avaliem as derrotas entre os portos. Isso fará com que sintam prazer pela rotina de bordo”, declarou o Almirante.’

O NE “Brasil” conta com uma tripulação de 200 Guardas-Marinha, 30 Oficiais, 218 Praças e 14 convidados, todos sob o comando do Capitão de Mar e Guerra José Luiz Ferreira Canela.

Este ano, o navio visitará 18 portos, sendo dois nacionais. Ao todo serão 148 dias de viagem, passando pelas cidades de Salvador (BA), Las Palmas (Espanha), Sète (França), Mônaco, Civitavecchia (Itália), Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugual), Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), São Petesburgo (Rússia), Estocolmo (Suécia), Amsterdã (Holanda), Le Havre (França), Baltimore (EUA) e Jacksonville (EUA), Havana (Cuba), Kingston (Jamaica), Cartagena (Colômbia) e Fortaleza (CE).

O navio suspendeu no dia 24 de julho e seu retorno ao Rio de Janeiro está previsto para o dia 18 de dezembro deste ano.

NE Brasil perfil
NE Brasil perfil

NOTA DO PODER NAVAL: O Navio Escola Brasil – U 27, foi o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao nosso país. Foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro – AMRJ e seu projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Engenharia Naval – DEN a partir do casco das fragatas classe MK 10.

Na concepção original, o NE Brasil teria um canhão de 76 mm na proa, mas por medida de economia (sempre ela), este armamento foi eliminado e permaneceram apenas dois canhões de 40 mm e 4 canhões de salva de 47 mm.

NE Brasil pintura
Concepção do NE Brasil ainda com o indicativo visual U30

Conheça mais sobre a história do Navio-Escola Brasil no site Navios de Guerra Brasileiros – NGB, clicando aqui.

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franz A. Neeracher

Agora apareceu uma dúvida:

Eu tinha certeza que no início, o U-27 tinha um canhão de 76mm na proa.
Este teria sido retirado pouco tempo depois…creio até de tê-lo visitado ainda com o dito cujo na proa….

MO

não Franz, não tinha não no projeto (digo em determinado momento do projeto, cogitou um L 70 na proa, mas nunca foi colocado

John Paul Jones

Esse navio está na sua 30º viagem ininterrupta sem um PMG de longa duração, apenas uma docagem anual que não permite um reparo profundo estrutural.

A MB já devia pensar em um navio substituto para ele ….

Franz A. Neeracher

Pois é grande Sepol….então devo ter me confundido com alguma fragata da classe Niterói!

Grato pelo esclarecimento….:-)

MO

znarF na proxima … kkkk deixo pros “jeneos” (de jenio) do dicionário responder… kkkkk 😛

Gerson

Alemanha esta dando baixa em 4 Fragatas classe Bremen duas delas foram feitas em 1987, Porém, bem armadas! não seria o caso de uma compra de ocasião?

Comprimento: 130,5 m
Boca: 14,6 m
Calado: 6 m
Deslocamento: 3.680 toneladas
Velocidade: 30 nós

1x canhão Oto Melara 76 mm
2x canhões Rheinmetall 20 mm
Mísseis anti-navio HARPOON
16x mísseis anti-aéreos Sea Sparrow (NATO)
2x mísseis anti-aéreos GDC RAM 21 células
4x tubos de torpedos Mk 32 324 mm

Samuel Yahata

Excelente.

Ivan da Silveiraa

Essa foto do perfil do MO é bacana! kkkkk

MO

O Ostra, do desenho Supergalo

mcpon

Nossa 462 pessoas neste pequeno navio ???
Deve ser mais apertado que num subemarino !?

Liza

Ola se alguem souber informar a data da passagem do navio escola Em Le Havre(Franca)eu agradeco,pois gostaria de visita-lo.

Priscila

Liza, 15 a 20 de outubro