No período de 22 de maio a 17 de junho, a Marinha do Brasil realizou a operação “Sinal Vermelho”, na área compreendida entre Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). O exercício simulou a evacuação e resgate de não combatentes, bem como o transporte de 93 pessoas, 80 brasileiros e 13 verdianos (nacionais de um país fictício).

A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) utilizou militares e meios operativos e de apoio na ação, cuja finalidade é testar o tempo de reação, o estado de prontidão e o aprestamento dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais da Marinha do Brasil que compõem a força de emprego rápido, no contexto de uma evacuação de não combatentes.

Durante a atividade, foram empregados um grupamento operativo de fuzileiros navais, um destacamento de controle aerotático e um componente de apoio de serviço ao combate. O grupamento operativo foi do tipo elemento anfíbio e seu componente de combate terrestre foi nucleado pelo 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Humaitá).

Para a ação, foi instalado e operado um centro de controle de evacuados com todas as capacidades necessárias.

FOTOS: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bardini

Preparativos para evacuar brasileiros da Venezuela?

Oganza

Bardini,
o “evacuar” foi ótimo. 😀

Marcelo Andrade

As fotos estão espetaculares!!!

O NDM Bahia ficou show!!! Uma ótima aquisição eu acho!

Acho que é a primeira vez que a MB faz uma operação desta envergadura, muito bom!!

Manoel Pedro Blanco

Bom dia Sr(a)s. Leitores(a)s.

Parabéns à Marinha do Brasil, sempre
ativa; com os meios que possui; na
vigilância/defesa da Amazônia Azul.

Manoel, o Patriota.

claudio quadros

eu Acho que Hms Ocean pode vim mais rápido que gente imagina se ouve guerra Venezuela vamos precisa do Bichão

Manoel Pedro Blanco

Bom dia Sr. Alexandre Galante.

Parabéns pelas belíssimas imagens;
foram todas para meu arquivo.

Manoel, o Patriota.

Ozawa

Então já comece a evacuar 10 milhões de pessoas no Rio de Janeiro com 1 intenso tiroteio por hora, 40 cargas roubadas por dia, 100 homicídios por semana. Evacuem ao menos os seus, do Hospital Naval Marcilio Dias, cercado, ou melhor, encurralado no Complexo do Lins, sob tiroteio diário, com médicos, pacientes, acompanhantes e visitantes, rotineiramente, se agachando dentro do hospital e isso há 10 anos pelo menos e só se agravando. Evacuação!? Pronto Emprego? Sinal Vermelho? No Complexo do Lins o sinal tá roxo! Essa evacuação é em que cenário? De guerra? Já estamos e não vejo evacuação alguma…… Read more »

qboavida

Bardini e Ozawa, uma força armada pode passar 1000 anos sem ser usada, mas nunca 1 minuto sem estar preparada. Ou você acha que, em caso de uma necessidade, podemos criar e treinar uma marinha em uma semana, do zero? Se alguém é contra as forças armadas é melhor dizer que quer transformá-las em forças policiais, ou em alguma outra instituição que julguem importante, do contrário deixem elas trabalharem.

Ozawa

qboavida, esses chavões de doutrina de preparo e emprego, vindas da caserna, também cansam um dia diante da realidade. Estão na mesma linha da “manutenção de doutrina” como justificativa da não desativação dos claudicantes e eufemísticos “Falcões”. Sinceramente, não preciso ler isso para mudar de opinião. Tente, querendo, uma tese mais criativa e elaborada.

Volto a repetir que a sociedade brasileira está cansando dessas manobras militares diversionistas que só se prestam a fotos, belas reconheço, de matérias institucionais, e sem nenhum emprego real há décadas, com a casa completamente encurralada num estado de guerra.

É só um aviso.

Zeabelardo

Sugiro evacuar (em todos os sentidos) brasileiros PARA a Venezuela. Os seres humanos devem viver seus sonhos e essa é uma oportunidade imperdível de aproveitar o socialismo.

Fabio.

Pessoal o NDCC Matttoso Maia já esta para voltar? em testes de mar?

Mahan

Onde esta o Ocean??

Marcelo Andrade

Ozawa

Será que vc sabe que está frequentando um Blog sobre Defesa?
Sinceramente , seu comentário foi estapafúrdio!!!Nem minha filha de 15 anos escreveria tamanha asneira!!!

Não é melhor acabar com as FFAA??

Po cara, pede pra cagar e sai!!!!!

Vai comentar no G1 do Globo

Ozawa

Marcelo, pela seu estilo agressivo, fútil, chulo, ignorante no mais completo sentido da palavra, e sem nenhum fundamento, eu sequer vou responder sua pergunta. Apenas dizer, que sua estatura retórica, baixa, muito baixa, não me faz temê-lo ao ponto de me fazer sair daqui. Farei, como já o fiz, no momento que eu mesmo decidir, salvo, unicamente, a contrária autoridade dos editores.

Leandro Costa

Vamos com calma, pessoal. . Ozawa, sua argumentação principal também é bastante sentimental. Eu entendo. Andam acontecendo coisas aqui em Niterói que eu nunca vi. Está piorando tudo à passos largos de maneira muito preocupante. Cada vez mais me sinto mais e mais encurralado em um fogo cruzado que nada posso fazer para intervir. Mas a sua revolta não é bem direcionada mesmo. Se realmente estava insinuando que as FFAA sejam utilizadas aqui dentro para caçar bandidos e sanar o problema da criminalidade e acabar com a Guerra Civil Não-Declarada do Rio de Janeiro, você vai estar tapando o sol… Read more »

Balbino Botelho

Claro que a culpa não é diretamente das forças armadas e é difícil culpar alguém especificamente. O fato é que a criminalidade no Brasil atinge níveis alarmantes. Facções, armas e drogas entrando… Acredito que as forças armadas seriam muito úteis no mínimo nas fronteiras… Tudo bem, as forças armadas precisam treinar… Mas seriam muito mais úteis fechando todo acesso das fronteiras. Não permitir que drogas, armas ou imigrantes entrem no país (imigrantes ilegais). Seria mais realístico. O uso das ffaa em zonas urbanas tem sido frequente, com efeito momentâneo razoável. Na zona urbana poderia ser também, mas unido a um… Read more »

Marcilio

Parabéns, bela matéria. Desembarquei na região de Itaóca ES em 1985, quando estava no CFN no 3º Batalhão de Infantaria Paissandu, os navios eram outros; NDCC Garcia D’ávila, NDCC Duque de Caxias, NTTr Ary Parreiras e os lindos Contra Torpedeiros, bons tempos!!

Leandro Costa

Balbino, existe uma preocupação permanente das FFAA com as fronteiras, afinal de contas é atribuição delas a segurança das mesmas, não é um trabalho fácil, ainda mais quando se contam com recursos muito limitados, que impedem uma presença ainda maior. Mas não importa o quão bem equipados e até mesmo financiados, alguma quantidade vai sempre passar. Digo isso porque se fizermos uma comparação simples, dá para ver bem o tamanho da encrenca. Os EUA com sua fronteira com o México, fronteira relativamente pequena e em área desértica, com todo seu poderio econômico e tecnológico, não consegue barrar totalmente a entrada… Read more »

Renan

Senhores, a matéria é linda. Parabéns.

Mas a questão levantada é hiper interessante.

No meu ponto de vista, o Brasil caminha a passos largos para se tornar um México, Bolívia ou Venezuela.
Pois o Estado está podre de corruptos, muitos financiados por criminosos dos mais variados tipos.
Se alguém não tomar as rédeas da sociedade logo, este país continental será dividido por bandidos, isto será em vários países menores.
O Brasil que conhecemos geograficamente não irá existir em algumas décadas.
Basta uma guerra civil declarada, pois no Rio de Janeiro já existe não oficial.
Obrigado

Bardini

Sempre achei que as FFAA deveriam treinar… Não sabia que era errado.
.
No mais, sobre o Hell de Janeiro (como o diz o Juarez), o EB rasgou recentemente 400 milhões de reais na favela da Maré e depois que foram embora, virou a mesma folia.

Marcelo Andrade

Caro Ozawa, administradores e comentaristas, Realmente, me excedi ontem e não respeitei o mais basilar direito que é a expressão de uma opinião!! Como disse Descartes: ” Não concordo com uma palavra que você disse mas, defendo até a morte o seu direito de proferi-las” Peço desculpas a você Ozawa e à todos! Não se deve escrever nada de cabeça quente! Mas é porque foi mais forte do que eu! Acho que deveríamos comentar o exercício da MB e deixar os assuntos de Segurança ou Insegurança Pública para o blog das Forças Terrestres. Também moro no RJ, Baixada Fluminense e… Read more »

Juarez

Eu na quero entrar no off topic,mas uma parte dos problemas do Hell de Janeiro passa por uma ação militar e para militar, mas não la. A ação se dará na fronteira oeste por onde passa algo em torno de 90% das drogas e das armas q abastecem as favelas. Eu já disse e repito, deem carta branca para a FAB pulverizar todas as pistas clandestinas, OFICIAIS E MILITARES, no Paraguai e na Bolívia que estão sendo usadas como bases logísticas tráfico inclusive e com o apoio de alguns miltares e policiais destas duas bostas de países.Se um pardal decolar… Read more »

Johan

Belas fotos…bom treinamento.
Quanto a situação do Rio de Janeiro trata-se do supra sumo das coisas erradas que temos no Brasil, algo cultural no berço da “ré”pública, pois as oligarquias imperam, uma sociedade doente consumidora de drogas e, por que não, apoiadora/finaciadora do tráfico e conseqüentemente de todas as mazelas que isso traz. Bem, está é minha opinião e acho interessante o debate que poderia ser em um tópico criado pelos editores.

Juliano Bitencourt

Zeabelardo 20 de julho de 2017 at 21:34
“Sugiro evacuar (em todos os sentidos) brasileiros PARA a Venezuela. Os seres humanos devem viver seus sonhos e essa é uma oportunidade imperdível de aproveitar o socialismo.”
Zeabelardo, apoiadíssimo.
.
Fotos muito bacanas.
.
Sobre a guerra urbana, a solução começa com um Presidente e um Congresso que apóiem respaldem as forças de defesa e segurança, sem titubear, e respeitem a VONTADE DO POVO. Com as polícias totalmente respaldadas, para fazer o que tem obrigação de fazer, e o absoluto apoio popular que terá, nós podemos prevalecer. Os socialistas que se explodam.

Agnelo

Boa tarde Ozawa Existe um ditado que diz: “Quem pode mais, pode menos, mas quem pode menos, não pode mais”. Nenhuma operação é tão complexa quanto a guerra. Se a força se prepara para a guerra, ela se prepara pra tudo. A evacuação de não combatentes (brasileiros) por exemplo, foi necessária em alguns casos e quase necessária em outros, em diversos lugares do mundo, nos últimos anos. Cito, como exemplo: Honduras, Haiti, Bolívia, Costa do Marfim, Congo, Sudão, Lìbia, Líbano. Além disso, há a previsão de socorro, em caso de grandes desastres naturais. Quanto ao emprego das FFAA para conter… Read more »

sub-urbano

Tudo no Rio começou com o maldito Exodo Rural promovido pelos próprios militares. Um país que nunca teve indústrias importantes com megalópoles teratólogicas com 5 milhões, 12 milhões, 18 milhões de habitantes!!! Como arrumar emprego pra toda essa massa humana? pior agora na era pós industrial.

Israel, Canadá, Australia, Nova zelandia… as cidades todas com 500 mil, 800 mil habitantes no maximo. Aqui esses formigueiros humanos de desocupados e marginais desempregados de td tipo. Codem colocar o USMC pra patrulhar o RJ… “vai continuar morrendo policia e bandido, o crime não pára”!!!

Renato de Mello Machado

No triste dia 16 de março de 1985,lamento informar a todos que o Brasil acabou.O lema nacional mudou para “Desordem e Decadência,atraso,declínio,empobrecimento,subdesenvolvimento,declinação, deterioração,piora, agravamento,caimento,diminuição,queda,decréscimo,agravo, ruína,abismo,quebra…..

hartmam

A grande imprensa no Brasil propaga que as FFAA devem conter seus gastos em virtude de que em nosso continente não existe conflito desde o sec XIX (!!!!). Esquecem -se a pouco mais de trinta anos no Atlântico Sul houve um embate entre argentinos e ingleses , e que poderia ter nos envolvido também (A Sra Thatcher peitou o Gen Ex Figueiredo , que a peitou de volta). Existe ainda (!!!) resistência em boa parte da sociedade com relação aos programas militares , o que em minha opinião é um erro. Isso se deve em boa parte pela falta de… Read more »

_RR_

sub-urbano,
.
Tóquio tem quase 10 milhões de habitantes… Pequim tem lá uns 20 milhões…
.
O problema não é a concentração de população, e sim as “políticas sociais” aplicadas desde esse período, que simplesmente não deram certo, e nem nunca darão…
.
Lei e ordem, pura e simples… Sem isso, podemos trazer o US Army inteiro que não vai rolar…

Fabio.

Puxa ninguém me deu atenção quando perguntei sobre se o ndcc mattoso maia esta em testes de mar.

Gabriel Barbosa

Perdeu o foco os comentários !!!

Ninguem parou falar e analisar o contexto como um todo , Bahia operando Helis , desembarcando viaturas , fragatas fazendo treinamento , entre outras coisas!

Ja tinha comentado sobre esse exercicio no topic do HMS OCEAN , agora que saiu nda se falou !

Poderia ter tido uma atenção melhor !!!!

Belas fotos lindas! Tem um video no you tube sobre exercicio !!!!

Grande abraço !!!

tiago cruz

Imaginando num futuro uma força Bahia desovando tropas , Ocean Nal capatenea comandando operações aeres e antisubmarinas , mais um navio de apoio puro sangue para manter a força em além mar, quatro tipo 23 para defesa em geral, umas duas tamandares , dois sub. Riachuelo fazendo a proteção da força expedicionária , ai vamos q vamos

Roberto Medeiros

Tiago Cruz, parabéns por voltar ao tópico. qto aos demais, uma humilde opinião: Que tal discutir este assunto de segurança pública em outro tópico? o assunto aqui é navio, e salvo engano a geografia das comunidades (mesmo as de beira de mar) não contemplam o emprego deste tipo de meio para o combate ao crime.
Por outro lado, achei importante este treinamento. Muito importante mesmo. Se vc não pratica, não atinge a perfeição, e qq exercício que permita à MB explorar a potencialidade deste meio recém adquirido, no meu entender, é válida.

Antonio Marques Figueira dos Santos

Senhores, enquanto a justiça não punir o USUÁRIO de drogas como realmente deve ser o RJ e o Brasil continuarão nesse inferno. Agora, 12:30 hs alguns financiadores do crime estão acordando nos seus luxuosos aps na Barra após uma noite de ”nariz nervoso”, cidadãos esses que além de tudo financiam campanhas políticas há cada 2 anos. Chega de hipocrisia e de passar a mão na cabecinha desses vermes.

Antonio Marques Figueira dos Santos

Roberto Medeiros mas a segurança pública em qualquer contexto DOMINA a conversa, você nunca deve ter sido assaltado, não é?

Kornet

Isso td que acontece não só no RJ como no país td é reflexo de uma corja que se apoderou por 13 anos do país e que criou um mega exército de fanàticos e idiotas úteis,em que o aumento da violência é reflexo de uma sociedade capitalista ,consumista e que os ditos excluídos estão exercendo o seu direito de revidar. Desde os tempis de FHC começaram a pipocar Ongs de direitos humanos e logo depois vieram o ParTido e começaram a implantar o gramcismo e o marxismo ,o judiciàrio foi moldado a agir com esses ditames ideológicos,defesa exarcebada de usuàrios… Read more »

Edilson

O pessoal acha que um problema de décadas será resolvido na canetada e com operações espetaculosas. Os resultados da tal “guerra às drogas” foi um fiasco, dinheiro jogado fora sem qualquer avanço prático. Ações do tipo “lei e ordem” servem apenas para massacrar as vítimas de sempre, aquelas já massacradas diariamente pelos próprios criminosos. O que precisamos é somente que a lei seja cumprida, de modo imparcial, sem voluntarismos, para evitar a repetição de casos como o noticiado recentemente, onde o filho de desembargadora foi solto, mesmo tendo sido preso com dezenas de quilos de maconha, armas etc. Bombardear pistas… Read more »

Jagderband#44

Estamos em 1944.

Jagderband#44

_RR_, acabo de voltar de Tóquio, e posso garantir.
Não existe megalópole melhor no mundo para se viver.
Abs.

Paulo Costa

Muito boas as fotos,muito bom ver a força naval com o Bahia operando,não sabia da capacidade de TOM do Bahia,e pude ver que arrumaram o piso da doca alagável e lateral,me lembro que vi uma foto da doca alagável ,e as peças de madeira estavam gastas.Se formos a algum pais pela ONU.esta ai uma boa força,provavel que o pais esteja com a capital no litoral,com um conflito no interior,estão barcaças do Bahia poderão desembarcar viaturas e tropas,o mesmo com o G29 que pode abicar para o desembarque,e para proteção de área pode ser com as Niteroi,ou F22.Que o Ocean venha… Read more »