‘Dia de 18 horas’ pode acabar nos submarinos da US Navy

0

Desde a década de 1960 a Marinha dos EUA adotou o regime de 18 horas/dia para a comunidade da Força de Submarinos. Neste regime os submarinistas alternam um turno de seis horas com 12 horas de descanso. Mas isto pode acabar em breve.

Segundo os estudos do Submarine Medical Research Laboratory mesmo na ausência da luz solar e de relógios a biologia humana funciona melhor em ciclos de 24 horas. O corpo do ser humano produz um hormônio chamado melatonina que tipicamente possui um pico a cada 24 horas, durante o sono profundo. No entanto, a produção de melatonina não se ajusta a um ciclo de 18 horas.

Sem um período de sono adequado, submarinistas podem desenvolver baixos níveis de alerta, tempo de reação lento e irritabilidade. Outros estudos civis demonstram que ciclos diferentes de 24 horas podem desenvolver doenças do coração, diabetes, problemas de pressão arterial e obesidade.

Estudos desenvolvidos a bordo do SSBN Maryland e do SSN Pittsburg no ano passado mostraram que ciclos de 24 horas, com 16 de descanso, melhoram a performance dos marinheiros. Outros estudos mais prolongados ocorrerão no segundo semestre deste ano e servirão de base para uma decisão final.

No entanto, os comandantes dos submarinos possuem a liberdade de alterar o regime diário para manter a segurança do navio e atingir o máximo de eficiência.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments