santos-sailorO vice-governador de Santa Catarina acompanhou o lançamento da embarcação Santos Sailor no Estaleiro Navship, em Navegantes, na última quinta-feira (27). Em quatro segundos, o navio de 1900 toneladas, que dentro de 30 dias servirá de apoio a plataforma de petróleo, foi lançado ao Rio Itajaí-Açu.

Mais de 100 funcionários participaram da construção do navio durante um ano. “A mão de obra é genuinamente catarinense, sendo oitenta por cento do próprio município. Muitos migraram da pesca e foram treinados pela empresa”, observou o vice-governador. A embarcação custou cerca de R$ 30 milhões de dólares e vai operar na Bacia de Campos, Rio de Janeiro.

Segundo o superintendente da Navship, Aldo Manoel Pedro Júnior, outras quatro embarcações estão sendo produzidas para a mesma finalidade. “Em novembro e dezembro novos navios serão colocados em funcionamento”, explicou. A Santos Sailor possuiu 85 metros de comprimento e conta com tecnologia para posicionamento dinâmico em relação à plataforma. “Este é o principal requisito da Petrobrás”, comentou o superintendente. O diretor do estaleiro, Bruce Kay, acompanhou o ato.

O estaleiro Navship está entre os grandes de Navegantes (a cidade tem mais de 40). Foi inaugurado em outubro de 2006 e pertence ao grupo norte-americano Edison Chouest Offshore, especializado na fabricação de barcos de apoio a plataformas de produção de óleo e gás. A empresa ocupa uma área de 2220 mil metros quadrados.

FONTE: ADJORISC / COLABOROU: João Adaime

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

São encomendas de empresas que possuem contrato com a Petrobrás.

Noel

RSRSRS, VALEU

Noel

Entendi que são encomendas da Petrobrás, ou seriam para empresas que operam para ela?
Sds

Flavio

Podemos fazer aqui, é só questão de querer

Noel

Obrigado, Poggio.

João Curitiba

1900 toneladas é porte de uma fragata, não é mesmo?

Marcelo Ostra

Po que legal Noticia tipica da trradição naval/maritima brasileira Lançaram, é .. ta e que tipo de embarcação seria o Santos Sailor (de apoio a plataformas ??? aHH TAH, TEM UM MONTE DE TIPOS QUE FAZEM ISSO … ) Bom, pelo design aparente (pela foto) e peso, parace ser um PSV, mas até então o pessoal não tem obrigação de saber É por essas e outros que estamos cheio de “genios navais” por ai … Independente, parabens pela embarcação, seja a la a quem pertencer, pois a brilhante fonte (reportagem) não cita tbm … Depois eu que ou chato …… Read more »

Marcelo Ostra

Noel,

A diguinissima reportagem nao disse, mas é da Opmar Servicos Maritimos Ltda., Rio de Janeiro, mas o dono final é estrangeiro… : Edison Chouest Offshore LLC, Galliano, LA, USA
Esta afretado a Petrobras

Outra coisa, tbm não eh de 1.900 t naum … (sabia .. ve soh:)

Tonnages
Deadweight 4.500 t
Gross 2.998 t
Net 1.101 t

Draft: 6,24 m
Depth 7,32 m
Loa: 84,73 m
Length (BP) 81,68 m
Breadth Moulded 18,29 m

Apenas uma pequena diff para 1.900 t .. tipico de nossa “imprença Navalica”

Abs
Mod MO

Alonso

Por favor, alguém saberia me informar qual é a Sociedade Classificadora desse navio?

Marcelo Ostra

é a ABS

( )´s
Mod MO

eriksailor

O Mr. Edison Chouest nao perde tempo mesmo, aonde entra com sua familia eles dominam. Para quem nao sabe esta empresa é de 1 unico dono o Sr Edison, e nos USA eles sao o grupo mais forte no apoio Maritimo, estao longe de ser o maior, mas sao os mais ousados e organizados, e que oferencem melhores salarios. No Brasil infelizmente graças a adm, de Brasileiros nesta companhia nao podemos dizer o mesmo, a falta de respeito para com o profissional brasileiro é tremenda, enquanto nos USA é normal um tripulante, entrar como Deckhand, e chegar a Capt, acumular… Read more »