Project_885

A Rússia não lançará ao mar seu mais recente submarino de ataque nuclear (SSN) no dia 7 de maio como anteriormente divulgado. Autoridades do estaleiro construtor informaram apenas que o motivo está relacionado a “questões técnicas”.

A data de lançamento também marcaria o aniversário de 65 anos do “Dia da Vitória”, data comemorada pelos russos após a derrota nazista.

O primeiro submarino da classe Project 885 Yasen, batizado com o nome Severodvinsk iniciou sua construção em 1993 no estaleiro de Sevmash. Por diversos motivos, principalmente falta de fundos, a construção foi paralisada.

A classe Project 885 foi baseada nas classes Alfa e Akula, possuindo dimensões menores e poder de fogo aumentado. Cada submarino dessa classe pode transportar até 34 mísseis de cruzeiro, incluindo os modelos 3M51 Alfa SLCM, SS-NX-26 Oniks SLCM e SS-N-21 Granat/Sampson SLCM.

Mesmo com os atrasos, espera-se que o Severodvinsk entre em atividade na Marinha da Rússia no final de 2010 ou início de 2011.

O Kazan, nome da segunda unidade da mesma classe, teve sua quilha batida em 2009. Esta unidade incorpora novas melhorias e sistemas de armas mais moderno. A construção dessa nova classe de SSN é uma das prioridades no reequipamento das forças militares da Rússia.

FONTE: RIA Novosti

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ditongo

O desenvolvimento dessa classe de submarinos tem grande preocupação para a redução de ruídos. Especulado como o maior defeito das velhas classes de submarinos russos.

Ilya Ehrenburg

Já faz mais de 30 anos, que os submarinos eslavos são silenciosos.

Rodrigo Cesarini

Principalmente os que nunca navegaram, esses são os mais silenciosos 🙂

[]s

Ilya Ehrenburg

Pois é… Não navegam. Tanto, que há pouco tempo, estavam dois a passar como foguetes ao largo da costa americana, em direção à Havana; depois de lá aportar, saíram em missão, desta vez, silenciosa. Quatro SSN’s americanos foram destacados para acompanhar e sombrear os “Akulas”. Perderam-nos!

Isto, por que não navegam… Já aqueles que navegam, não acharam nada.

Rodrigo Cesarini

Meu caro, deixe sua ideologia de lado por um instante e se atenha aos fatos; desde quando o tal Severodvinsk está em construção mesmo?

Lamento acabar com suas ilusões, mas a URSS não existe mais e já foi tarde. Para melhorar as comunicações nos submarinos, os russos tiveram quem apelar para a tecnologia sueca, e disso existem provas fotográficas:
http://englishrussia.com/index.php/2009/04/14/worlds-biggest-submarine/

Mais precisamente aqui:
https://englishrussia.com/images/submarine_typhoon/1_043.jpg

🙂 []s

Galileu

Mas que preconceito com armas russas hein, antes se a “Terra da Banana” tivesse algum Akula, a muito tempo a Russia resolveu esse problema de ruido.

Lembre-se amigos o Chaves já encomendou seus subs Kilo, que com certeza dá pega pros scorpene (na minha opinião).

Imagina se vier um Amur, aew fecha as portas das forças no fds e faz bingo pra arrecadar uns trocos!!!

José Maria Bravo

Prezados Ilya Grigorievych e Galileu Galilei De saída uma retificação da matéria: a Rússia comemora a vitória na Grande Guerra Patriótica no dia 9, e não no dia 7, como foi dito, e nem no dia 8, como nós e os aliados ocidentais fazemos. O C. H. Cony (aquele lacerdista, coitado – rs) afirma que a Ditadura só precisava censurar a imprensa uma única vez, porque a partir da primeira vez a enorme maioria dos profissionais da área se alinhou “direitinho”. Se na imprensa foi assim, em nossas casernas, após anos de doutrinação ideológica, o peso ideológico da “Guerra Fria”,… Read more »

Nick

Ideologias á parte, esses subs são mais mortais que os Barracudas Franceses. Devem estar no mesmo nível que os Virgínia Americanos. O problema para a rússia não é conhecimento, mas dinheiro.

Querem atualizar seus sistemas de armas, mas ainda sofrem com os reflexos da crise financeira do ano passado.

[]’s

Dalton

Caro amigo socialista José Maria Bravo… :<) a reativação da IV Frota foi uma necessidade administrativa. Norfolk, a maior base naval do mundo e que tive a chance de visitar, encontrava-se meio sobrecarregada, porém não houve transferencia de navios de Norfolk para Mayport . Os navios baseados em Mayport na sua grande maioria, fragatas da classe Perry de pouco valor militar e que no futuro serão substituidos pelos LCSs, continuam sua vida monotona de combate ao trafico de drogas e os poucos navios maiores continuam sendo enviados para o Mediterraneo e ao Indico e mesmo apoiando navios baseados em Norfolk.… Read more »

Rogério

Rodrigo Cesarini,

Esses hollywoodianos são mentirosos mesmos, no filme ele parecia tão moderno, kkkkkk.

http://thequintessential.files.wordpress.com/2008/12/alec_baldwin1.jpg

[]s

Pedro

Insisto em dizer que deveriámos investir pesado em subs… E ideologia acho que perdemos tempo em erguer certas bandeiras aqui.

Abraços.

Rodrigo Cesarini

Fanboy é um caso sério, conheci muitas variações dessa “espécie” internet a fora: usuários de Apple x PC; Linux x Windows; DC x Marvel; Ferrari x Porche, etc, etc. Aqui encontramos mais uma variante: adoradores de equipamentos russos/soviéticos versus american Mc’Donalds Ford way of life. Fiz uma piadinha(verdadeira) que o submarino que não funciona é o mais silencioso que existe e pronto, descambou pra superioridade russa, submarinos indetectáveis; Kilo que vai deixar a MB no porto(se o orçamento já não o fizesse); herança maldita do FHC, quarta quinta sexta e sábado frota… Não precisam ofender minha mãe, me apedrejarem ou… Read more »

Ilya Ehrenburg

Senhor Rodrigo Cesarini. Não costumo ser ofensivo, com outros debatedores, mas, desta feita serei um tanto incisivo. O senhor deveria saber, que no que tange à tecnologia relativa à construções de submarinos, os suecos nada tem a ensinar, principalmente aos russos. Basta ver o histórico operacional dos submarinos australianos, de projeto sueco. Um deles, quase afundou, dia desses… As imagens que o senhor colocou, são de um Akula, conhecido pela OTAN, como Typhoon. Submarinos gigantescos, mas caríssimos de manter, com a exceção de três, foram desmobilizados e colocados para desmanche. Suas fotos são de uma das unidades, que tiveram baixa,… Read more »

Ilya Ehrenburg

Sobre os “Kilo”. São reconhecidamente silenciosos, apesar de possuírem, tal quais os submarinos nucleares, casco de pressão (casco duplo). Esta arquitetura, apesar de permitir mergulhos em maior profundidade, é geradora de maiores ruídos. Como os Kilos são silenciosíssimos (algo constatado, dolorosamente, pela USNAVY), observa-se uma grande evolução tecnológica dos eslavos, no que tange ao desenvolvimento de aparas absorventes de tensão entre cascos (amortecimento e proteção – absorção acústica). Quanto ao uso dos Kilos por vizinhos, não vejo motivo algum para preocupação, pois, os Scórpenes são igualmente silenciosos e capazes. Mesmo os IKL 209 o são, haja vista ser este também,… Read more »

José Maria Bravo

Prezado amigo Dalton (sem adjetivações – rs) Criar uma estrutura administrativa de comando é relativamente complexo, e demanda tempo, organização e burocracia. Dotar-lhe dos mais eficazes meios bélicos, em momento de crise, é absolutamente fácil, rápido e pontual. Existe, sim, muita fantasia e teoria conspiratória com relação à reativação da IV Frota. Mas artigos mais sérios, publicados tanto no esquerdista “Le Monde Diplomatique”, como na liberal “Política Externa”, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e Política Comparada da USP (lá estão os insuspeitos Celso Lafer, Lampréia e FHC no Conselho Editorial) foram convergentes ao apontar a existência de certo… Read more »

Ilya Ehrenburg

Dá-se o fato, que os comunistas dos fóruns e blogs brasileiros, são justamente aqueles dotados de larga visão e independência de pensamento. Já as nossas contra-partes, não passam de um exército que ressoam preconceitos e absurdos, obsessivos como fanáticos.

Quem são os apegados à verdade idealizada? Não são os “vermelhos”, certamente…

MO

Ei Elias, o que isto tem a ver com o post ?

Vc acabou de escrever um trecho bacana sobre os Kilos !

Meu, Pajaiusta (pronuncia), ajudaria muita mais se vc corrigisse o Velikiy escrito errado, por exemplo

MO

MO

JMB

Por favor, politica nao … vamos nos ater a Severodvinsk

por favor

MO

Kamos

Certo ilya e os capitalistas são burros e não sabem raciocinar.Viva o comunismo ! graças a Deus a URSS reina até hoje!Quem disse que a URSS morreu? a imprensa capitalista?aaaaahhh…

fala aew Dalborga:

http://www.youtube.com/watch?v=GejQ6Xua83s

tem esse tambem:

Ilya Ehrenburg

Olá MO. Entendi o vosso recado. Antes de tudo: Quem levou dolorosos quinze anos, para concluir a querida corveta “Barroso”, não pode criticar o atraso eslavo para a conclusão do “Severodvinsk”. Resolvendo uma confusão de designações: Durante a guerra fria, era difícil para os americanos (leia-se OTAN), obter os nomes russos para as classes de navios e aviões, então, davam-lhe apelidos para nomeá-los. Quando os gigantescos submarinos do projeto 941 apareceram, receberam por parte da OTAN o apelido código de “Typhoon”. Os russos os batizaram de “Akula” (Tubarão). Acontece, que os submarinos de ataque, projeto 971, ganharam dos marinheiros ocidentais,… Read more »

Elizabeth

Hoje quando analisamos as forças de submarinos nucleares de França e Inglaterra a composição aproximada é de 4 SSBN e 6 SSN. A Russia com o envelhecimento dos meios herdados da URSS caminha dentro de mais uma década para um cenário totalmente russo de meios navais. Qual seria o tamanho da frota russa? Provavelmente algo proximo a frota de França e Inglaterra. Completada por um numero de 6 a 9 SSK´s. Se conseguir isto já tera sido uma façanha, haja vista o tamanho da economia russa em comparação as potências européias. Porem há um agravante no caso russo. A necessidade… Read more »

MO

Kamos – Enviado em 15/04/2010 às 21:38

(Nota do Editor – MO) Comentado deletado – nada a ver com o assunto

Rodrigo Cesarini

Como os suecos não tem nada a ensinar? Olha o glorioso telefone Ericsson de disco, operacional dentro do glorioso Typhoon(tenho um igual em casa).

Acho que vou usar tags em meus comentários, assim ajudo os menos dotados de humor a identificar os que o contém. Ficaria assim:

[HUMOR] ou [IRONIA]

[]s

Ilya Ehrenburg

Olá Elisabeth. Minha cara, no caso das frotas do Mar Negro e do Báltico, não se fazem necessários a presença de transportadores/lançadores… Além disso, se não me engano, embarcações médias eram enviadas por canais que ligavam rios tributários até o Don, como ligação ao Mar Negro. Se isto não for um delírio da propaganda anti – soviética, então é um problema a menos. Tem termos de lançadores, já faz algum tempo, que a marinha russa não pensa em trafegar pelos mares, mas sim, deitar-se no leito do Ártico. Isto, somado a mobilidade do Topol-M, sistema liberto dos silos subterrâneos, provê… Read more »

Ilya Ehrenburg

Erro: *Em termos de lançadores…

Elizabeth

Ola Ilya Ehrenburg.

A minha analise foi em termos de SSN. Em momento algum escrevi sobre a presença de SSBN que não fosse na frota do norte.

A analise esta associada a presença de SSN na frota do norte e pacifico e uma eventual presença no mediterrâneo que voltou a receber a atenção da marinha russa nos últimos anos depois de algum tempo de ausência daquele cenário de atuação.

Dalton

Caro José…

um dos aspectos positivos dos EUA foi a série de tv “Julia” que voce mencionou alguns dias atrás e que muita nostalgia me trás.

no mais, apesar de não concordarmos em algumas coisas é sempre
um prazer ler seus comentários.

grande abraço

Kamos

Comentário editado hum… poderia editar o comentário do ilya tambem às 20 :33:

Dá-se o fato, que os comunistas dos fóruns e blogs brasileiros, são justamente aqueles dotados de larga visão e independência de pensamento. Já as nossas contra-partes, não passam de um exército que ressoam preconceitos e absurdos, obsessivos como fanáticos.

Quem são os apegados à verdade idealizada? Não são os “vermelhos”, certamente…

afinal o que isso tem a ver com o assunto?:)

Kamos

KKKKKKKKK ! Boa, Rodrigo.

Dalton

Caro Ilya… quanto aos 2 submarinos russos que surgiram na costa leste americana é bem provavel que eles “desapareceram” mesmo afinal esta é uma das habilidades de um submarino nuclear, e os Akulas são excelentes, embora ao menos do ponto de vista ocidental não se comparem aos Los Angeles melhorados (23) nem aos Seawolfs (3) e aos Virginias (6 já comissionados). Russos sabem construir bons submarinos, muitos dos incidentes que ocorreram nos ultimos anos deu-se mais por falha humana,mas o maior problema é orçamento e no caso dos 2 SSNs que apareceram em aguas americanas provavelmente respondiam naquela ocasião, a… Read more »

Ilya Ehrenburg

Caro Dalton,

Especulo o número de seis, mas pode ser quatro, cinco… Só os comandantes russos, podem saber ao certo. De seis, creio que manter 50% em patrulha, seja algo normal.

Cara Elisabeth,

Você está corretíssima. O Mediterrâneo e o Mar Negro, ganharam muita projeção e importância, no que tange aos interesses operativos da Marinha Russa.

Spectre

50% em patrulha. Acho demais, acredito que nem os americanos consigam isso.

Acho que no máximo 1/3 deles em patrulha seja possível e isso com os equipamentos novos.

Dalton

Spectre… os EUA conseguem ! Quando a estrutura era de 18 SSBNs, normalmente 5 encontravam-se em posição e outros 5 encontravam-se em transito ou mesmo em exercicio preparando-se para patrulha, ou seja dos 18, 10 encontravam-se capazes de disparar os misseis. Com a conversão de 4 SSBNs para SSGNs, a estrutura atual é de 14 SSBNs, como tudo indica que nada mudou, cada barco continua com 2 tripulações , tudo leva a crer que 4 estão sempre em posição e outros 4 em transito. Dos 4 SSGNs, 2 estão sendo mantidos sempre no mar…atualmente, os USS Florida e Ohio e… Read more »

José Maria Bravo

Meu Prezado Dalton

O prazer é recíproco, mas spbre séries de TV (e os anos 60 foram os melhores da TV americana, creio) fico com duas para mim incomparáveis:

“Twelve o´clock, high” (no Brasil com o impagável título de “Inferno no Céu!”), e “Star Trek”.

Grande abraço

Vida longa e póspera! (rs)