Navios levam 40 dias para atracar no Porto de Santos

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2 milhões de toneladas de açúcar esperam para entrar no cais santista. Em condições normais de funcionamento, embarque leva uma semana

Exportadores de açúcar brasileiros estão em festa com os preços altos e os consumidores lá fora interessados em comprar. O que estraga a festa é a dificuldade em vencer o gargalo do porto de Santos: o embarque que levava uma semana, agora precisa de 40 dias, trazendo prejuízos gerais.

47 navios esperam o sinal verde para atracar no cais santista e embarcar 2 milhões de toneladas de açúcar. Esse volume, nestes 19 dias de julho é 36% maior do que o embarcado em julho inteiro do ano passado. Um dos motivos para esse aumento é que o Brasil é o único país com açúcar sobrando para vender ao mercado externo.

“Tem muito a ver com o preço também: os preços, quando eles estiveram muito altos no início do ano, os importadores, os compradores acabaram por usar o estoque e cessaram as compras”, afirma o consultor da Kingsman do Brasil, Luiz Carlos dos Santos Júnior.

Outro motivo é a entrada de um comprador de peso do açúcar brasileiro. A China, uma das maiores exportadoras de açúcar do mundo, não tem dado conta do próprio consumo interno. Por isso, passou a importar.

Como o porto de Santos tem apenas sete pontos de atracação para navios de açúcar a granel é preciso paciência para embarcar. Além disso, quando chove, o açúcar fica parado nos portos. E a chuva da semana passada fez o tempo de espera aumentar de uma semana para até 40 dias. E esse atraso custa caro: R$ 45 mil por dia por cada navio parado, sem falar nas outras consequências.

“A partir do momento que não há o escoamento dessa quantidade de açúcar, você começa a ter problemas logísticos da transferência desse açúcar aqui pro porto de Santos. É caminhão, são vagões, não existem armazéns em número suficiente para acondicionar esse tipo de carga”, conta o presidente da Sindamar, José Roque.

Os caminhoneiros teriam mais motivos pra comemorar o aumento na exportação, se não fosse o tempo de espera para descarregar. “Daria para ir lá carregar e descarregar uma viagem por dia, mas com esses imprevistos, a gente consegue fazer no máximo 3, 4 viagens por semana por causa do tempo parado”, conta o caminhoneiro Walter Maukuski.

FONTE: G1

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marlige

Tá faltando práticos nos portos. Além de décadas de não-investimentos. em infra.

camberiu

Esse e’ um dos motivos que me levam a crer que o crescimento brasileiro nao e’ sustentavel a longo prazo. A nossa infra-estrutura e’ fraca, o custo Brasil e’ elevado e o boom e’ muito mais cunjuntural que estrutural. Basta uma queda na demanda e tudo desaba.

camberiu

Galante, Realmente. O que eu acho interessante e’ que eu vejo uma tremenda briga aqui no forum entre a turma do PT vs. a turma do PSDB e sinceramente, eu acho a diferenca entre os ditos partidos e seus respectivos politcos quase que infimas e predominatemente cosmeticas. Tanto o PT quanto o PSDB sao partidos de esquerda e centro esquerda respectivamente. Serra, FHC e Dilma tiveram um passado politico bastante parecido. O PSDB pelo menos fez “algumas” reformas estruturais, mas ainda sim muito aquem do que era necessario. Acredito que se o vento conjuntural de prosperidade tivesse ocorrido no governo… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

a-ham…

“Chefe” e Camberiú, estou com pouco tempo para “policiar” nos blogs os comentários onde o conteúdo fica ali, na linha tênue que separa o debate político ligado à infraestrutura (tema do post) da propaganda política. Peço a contribuição de vocês nesse esforço!

Tito

Perfeito Camberiu.

MO

and about o pobrema?

e …….
??

MO

Fernando "Nunão" De Martini

MO, Umas perguntas pra quem entende bem do porto de Santos: – levando-se em consideração que é um porto não dedicado a só um tipo de carga, basicamente lidando com quase todos os tipos e suas exigências, de contêiner a suco de laranja, de carro a soja, de açúcar a máquinas, o número de sete pontos para navios carregarem açúcar é realmente pouco, como diz a reportagem, ou ficou pouco só agora, pelas circunstâncias? Dá pra ampliar isso e ao mesmo tempo ampliar a capacidade de armazenar? Ou só seria a custa de outros pontos? Ou só mesmo no projeto… Read more »

Omega

Hahaha, o nunão deu um puxão de orelha no “chefe” rsrs 😛

Interessante esse caso do porto de Santos, o governo(vide qualquer um. sem politicagem aqui) quer aumentar as parcerias comerciais ou seja, quer exportar mais e consequentemente aumentar as compras também. Mas não faz investimentos suficientes para suprir o aumento e sobre carga nos portos.

Acontece a mesma coisa com os Aeroportos brasileiros.

Tem coisas que a gente entende que mexer é complicado, tipo alguma reforma administrativa, mas reforma física, que todo mundo ficaria feliz, geraria empregos e aumentaria a eficiência, ninguém faz não sei pq.

MO

Não fui qualificdo como capaz de dar alguma opinião pela casa

Apenas ouvi dizer que açucar mão opera com chuva, considerando que choveu 7 dias consecutivos e records atras de records de embarque dec açucar foram alcançados, acho que se leram alguns coments acima terão um exclarecimento melhor que o meu

Em tempo santos não exporta graneis de origem mineral ou adubal ou de qualquer especie, todos os graneis exportados por santos não se dão bem com chuva, logo …

MO

Fernandinho, se quizer algo melhor, te mando por mail …

Wagner

Huum ja pensaram isso na guerra ?
” Porta aviões brasileiro incapaz de intervir em conflito devido a lentidão no embartque dos Skyhawks”
ah ah aH !!!!!